O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Alimentação » Franquia de açaí self-service é modelo de negócio que atrai consumidor; veja!

Franquia de açaí self-service é modelo de negócio que atrai consumidor; veja!

Sumário

Tem sido cada vez mais comum ver nas ruas e shoppings uma franquia de açaí self-service. Esta forma de consumo deste fruto é atrativo para consumidores e também para empreendedores, como mostraremos.

O consumo de açaí no Brasil aumenta a cada ano em 15%, de acordo com dados da Embrapa. Além disso, este mercado tem grande potencial para novos negócios.

Ainda, o modelo self-service tem atraído os consumidores por oferecer diversidade e sabores únicos. Por isso, investir em uma franquia de açaí self-service é uma boa opção para 2021. Confira!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS DE AÇAÍ. Acesse!

Por que franquia de açaí self-service atrai consumidor?

O açaí possui muitas formas de ser consumido. Por exemplo, nos estados do Norte do país, ele é consumido em formato líquido, misturado com farinha e acompanhando de peixe.

Por outro lado, para o restante do Brasil, no final dos anos 1990, ele se popularizou no formato de creme e suco, servidos bem gelados.

Vale lembrar que o açaí entrou no mercado muito por conta das academias e a busca por uma alimentação saudável. E por isso o açaí era acompanhado apenas por banana, granola, morango e algumas outras frutas.

O fruto se tornou uma febre não só no meio da academias, mas também nas praias, parques. Em um primeiro momento, em locais mais quentes, mas com o tempo, chegou a todos os estados do país.

Posteriormente, o açaí foi ganhando acompanhamentos dos mais variados, como chocolates, mousses, caldas, entre outros. Cada dia se descobria algo novo para combinar com o sabor do açaí.

Como um desdobramento disso vieram os açaís self-service, que permitem inúmeras combinações de sabores, atraindo os mais variados públicos.

Por exemplo, para quem está mais preocupado com a forma física, há combinações envolvendo acompanhamentos lights como frutas.

Por outro lado, para as crianças, existem combinações das mais coloridas possíveis, com granulado, balas, chocolates, entre outros.

Nesse sentido, uma franquia de açaí self-service é atrativa por poder abarcar diversos públicos e oferecer combinações diferentes.

Ademais, você aumenta o valor agregado do produto e o ticket médio dos clientes, o que é algo importante para o retorno financeiro do negócio.

Por fim, pode trabalhar com produtos que viraram febre, ou então insumos de épocas diferentes do ano.

Franquias de açaí self-service para abrir

Conforme falamos no tópico anterior, o modelo de franquia de açaí self-service é atrativo pois oferece uma variedade para os clientes e um bom retorno para o empreendedor.

Porém, o empreendedor deve buscar por redes de franquias atrativas com as quais ele possa aproveitar o crescimento deste mercado.

Sendo assim, trazemos algumas marcas de franquias que trabalham com o modelo self-service para você conhecer e analisar aquela que melhor se encaixa ao seu perfil.

[raio_x_esf]

Número das franquias de açaí no Brasil

O segmento de franquias de alimentação é o setor de maior faturamento no franchising brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), ele faturou mais de R$ 40 bilhões em 2020.

Por ser um segmento com muitos nichos de atuação, o empreendedor deve buscar negócios com o qual se identifique mais.

São muitas possibilidades de ganhar dinheiro, uma delas no mercado de açaí. Este produto possui um amplo mercado consumidor por todo o Brasil.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Embrapa, só no Rio de Janeiro, são consumidor mais de 500 toneladas de açaí por mês.

Nos dois outros maiores mercado do país, São Paulo, consome 150 toneladas e Minas Gerais um pouco menos.

Nesse sentido, uma das tendências deste segmento são as franquias de açaí self-service. Isso porque esta forma de consumir este produto tem ganhado adeptos.

Dessa forma, o empreendedor deve ficar atendo, pois o mercado de alimentação muda frequentemente. A cada momento são novas tendências, inovações e formatos de negócios.

Além disso, ao se tornar franqueado, o empreendedor deve estar atento à qualidade e diversidade de seus produtos.

Essa é uma das formas de atrair os clientes, que buscam sempre novos sabores e experiências ao consumir o açaí.

Por fim, é um negócio que combina com diferentes espaços, seja loja de rua, centros comerciais ou shopping. Do mesmo modo, esse é um tipo de produto que atrai consumidores esporádicos, que consomem por impulso.

Porém, para ter uma franquia assim, você deve analisar o seu próprio perfil, e sobre isso, vamos falar agora.

Você tem perfil para abrir uma franquia de açaí?

Uma das primeiras questões que o empreendedor deve analisar antes de abrir um negócio é se imaginar naquele trabalho todos os dias.

Ou seja, entender se as suas qualidades se encaixam para este ou aquele tipo de empreendimento.

Por exemplo, uma franquia de açaí self-service exige um empreendedor que goste de comércio, de atender os clientes e conversar.

Por outro lado, para uma pessoas mais introvertida, este tipo de negócio pode não ser o ideal.

Além disso, este tipo de franquia exige organização para manter os estoques sempre adequados, sem deixar faltar os principais acompanhamentos.

Assim, é preciso estar atendo a todos os detalhes do dia a dia, como estão os clientes, se eles estão saindo satisfeitos, se eles voltam ou não.

São detalhes que exigem um perfil organizado e observador do empreendedor, além, é claro, de uma boa habilidade de gestão.

É muito importante que você analise a si mesmo mais objetivamente que a qualquer eventual empregado.

Para trabalhar neste mercado tão concorrido que é do de açaí, o empreendedor também deve ter um perfil criativo, para buscar soluções para diferenciar seu negócio dos demais concorrentes.

Para complementar um perfil de empreendedor, contar com este modelo de franquia é vantajoso. Veja agora alguns dos pontos positivos deste formato de empreendimento.

Vantagens de abrir uma franquia

O modelo de franquia é um formato que tem atraído muitos empreendedores brasileiros. Segundo a ABF, o segmento de franchising faturou mais de R$ 167 bilhões em 2020.

Da mesma forma, investir em uma franquia de açaí self-service é interessante pois o empreendedor recebe uma marca já reconhecida no mercado.

Como resultado, isso torna a captação de clientes mais fácil, já que os consumidores identificam sua marca e a qualidade associada a ela.

Do mesmo modo, uma franquia é vantajoso pois é um negócio estruturado, com uma operação padrão, o que facilita sua implementação.

O franqueado conta também com treinamentos para conhecer este mercado do açaí, bem como para gerir bem sua unidade.

Ademais, o franqueado conta com uma estrutura de suporte, com auxílio para as ações de marketing, orientação para questões burocráticas e jurídicas, entre outros.

Um fator vantajoso é ter também um plano de negócio definido pela franqueadora. Assim, o empreendedor já sabe no início do empreendimento os custos que terá para implantar o negócio.

Estes e outros suportes são informados aos empreendedores na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento importante nas tratativas entre franqueadora e investidores.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Por fim, são muitas vantagens deste modelo de negócio, o que tem atraído muitos empreendedores ao redor do mundo.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre a franquia de açaí self service. Ainda, conferiu dicas estratégicas e opções de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, invista no seu negócio de sucesso e lucre.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje