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Franquia de beleza: atendimento completo ou focar em nichos?

Sumário

Não há como negar que uma franquia de beleza faz parte de um dos segmentos do franchising mais promissores para aqueles que resolvem empreender. Por isso, nesse conteúdo vamos falar sobre o assunto e descobrir dicas para empreender e marcas para investir.

De acordo com uma pesquisa, o segmento de Beleza, Saúde e Bem-Estar teve um aumento de 24% na margem de vendas no primeiro trimestre de 2023. Logo, pode ser uma segmento promissor para quem quer empreender e lucrar.

Isso porque, os números desse setor mostram o quão vantajoso é investir na área. Para se ter uma ideia, no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, o Brasil ocupa a quarta posição. Já o desempenho das franquias de beleza em 2022 foi bastante atraente.

Assim, o faturamento do ramo no franchising faturou R$ 47,3 bilhões. As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Continue a leitura!

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Franquias de beleza são uma boa opção

As franquias de beleza são uma boa opção para investir devido a expansão do consumo dos serviços no mercado atual.

Mas antes de mais nada, é importante lembrar que elas não estão focadas apenas no público feminino. Dessa forma, foi o tempo em que os homens eram minoria na busca por esse tipo de serviço.

Sendo assim, cada vez mais o segmento atrai homens que desejam fazer serviços estéticos para a pele, cabelos, barba, mãos e pés. Nesse sentido, uma pesquisa apontou que, atualmente, 38% dos homens não dispensam dos cuidados com a beleza e estética.

Por outro lado, as mulheres ainda são a grande maioria no mercado da beleza. Portanto, 97% das brasileiras não abrem mão de investir em cuidados com a aparência e serviços estéticos.

Os estudos como esse só reforçam o potencial do segmento, fortalecendo ainda mais o interesse e o objetivo de quem busca em um do modelos de franquia disponíveis do setor.

Por que investir no mercado de beleza?

O uso de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade, são importantes fatores que vêm favorecendo o setor. Assim, melhoram os preços praticados pelo segmento, também são potencializados os lançamentos de produtos.

Dessa forma, o cenário fomenta a abertura de novos negócios, especialmente as franquias, bem como a ampliação de mix de produtos das empresas atuais, aumentando a competitividade.

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Ainda, existem opções para fortalecer o tipo de negócio, que pode ser segmentado ou mais amplo. Com várias opções de serviços, as franquias que apostam em um leque mais abrangente de atendimentos conseguem, inclusive, aumentar o ticket médio da unidade.

Por outro lado, quando a rede investe em um nicho, a empresa mostra que é especialista no assunto. Por isso, há uma maior conquista da confiança do cliente, atraindo-o para o negócio. Então, nos últimos tempos, o mercado de Beleza e Estética tem ficado ainda mais focado. 

Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, em franquias de esmalteria ou em franquias de depilação. Esses são dois importantes mercados vêm ganhando cada vez mais força nesse setor.

Mas fique atento! Isso porque, as empresas com esse perfil precisam ser criativas e detectar novos hábitos e novas tendências. Por fim, investir em um nicho de beleza pode ser uma boa pedida. Logo mais, descubra as opções de franquias para investir. Mas antes, entenda o que é nicho de mercado.

Mas afinal, o que é nicho de mercado?

O termo é usado quando uma empresa se especializa em um determinado segmento ou público-alvo. No caso das franquias, por exemplo, uma empresa de beleza de nicho pode ser aquela voltada apenas a fazer sobrancelhas, ou apenas depilação.

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Portanto, a segmentação vai depender do seu objetivo. Então, pesquisar o segmento desejado avaliar o custo-benefício são muito importantes nesse processo. Saiba mais à seguir!

Dicas para realizar a melhor escolha por franquia

A pesquisa pelo modelo de negócio desejado é o fator mais importante e que deve ser observado com toda a atenção. Durante essa pesquisa de preço, lembre-se de avaliar também dois aspectos, primeiro, a aceitação da marca pelo público. 

Depois, é importante que os clientes de outras unidades tenham boas opiniões sobre o negócio, do contrário, a sua unidade poderá ser prejudicada, uma vez que as críticas vão afetar toda a rede.

Além disso, você precisará avaliar a opinião dos franqueados sobre o negócio. Dessa forma, pergunte sobre o retorno do negócio e suas dificuldades. Em seguida, questione também sobre o suporte que a rede oferece, o que será essencial para garantir o sucesso da sua unidade.

Por isso, conheça a marca, avalie todas as informações, entre em contato com a franqueadora e esteja sempre muito atento a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse é o documento que as franquedoras enviam aos candidatos para apresentar todas as informações da empresa antes mesmo de fechar negócio.

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Vantagens do nicho de mercado

Na hora de investir em uma franquia de beleza, é muito importante considerar as vantagens do negócio. Especialmente quando for segmentado.

Afinal, você pode ser especialista em salão de beleza com cuidados capilares e não ter afinidade alguma com depilação, por exemplo. A não ser que tenha um potencial de investimento maior e que fará a contratação de outros profissionais, para lhe auxiliar.

Por outro lado, se não for esse o caso, investir um algo que será o seu potencial de trabalho e com o custo menor, poderá será mais proveitoso para o seu objetivo de empreendimento.

Dessa forma, será mais simples descobrir se aquele investimento é mesmo o que você espera. Veja alguns benefícios de optar por um nicho de mercado abaixo!

Especialização do negócio

A principal vantagem de optar por um nicho de mercado é justamente a especialização. Concorda que, se você é especialista em algo, tem grandes chances de ter uma empresa bem-sucedida? 

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Uma franquia de esmalteria, por exemplo, pode transmitir maior confiança ao consumidor. Isso porque, se uma pessoa quer fazer as unhas de forma diferenciada, as chances de procurar por uma esmalteria, que trabalha apenas com isso, são muito maiores.

O foco no nicho de mercado, permite que você dedique toda a sua atenção para criar o melhor produto ou serviço possível, já que poderá concentrar os seus recursos naquilo que o cliente precisa.

Isso tem um efeito multiplicador, pois não tem como negar que clientes felizes são a melhor propaganda para o seu negócio. Portanto, saber o que o consumidor precisa (por lidar com aquele assunto tão específico no dia a dia) é o melhor caminho para esse sucesso.

Tudo isso se torna ainda mais acentuado em uma franquia de beleza. Afinal, a marca já será reconhecida como uma especialista no mercado. Então, ao pesquisar, o consumidor saberá exatamente a qualidade do serviço que você tem a oferecer.

Investimento focado

Pensando ainda na especialização, é possível concentrar o orçamento de marketing e publicidade para o seu público-alvo. Isso também facilita o seu posicionamento como especialista, assim como na liderança de mercado.

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Mas também significa que você não competirá apenas no preço. Ao se concentrar em um grupo menor de clientes, você tende a saber quem são e quais os problemas a serem solucionados por sua marca.

Assim, você será capaz de desenvolver produtos e serviços que atendam especificamente a essas necessidades. Algo que pode diminuir sua preocupação em competir com dezenas de concorrentes maiores que você.

Fique ligado na demanda

É fundamental que o nicho de mercado escolhido por você tenha demanda suficiente para sustentar o seu negócio. De nada adianta, por exemplo, você montar uma barbearia toda requintada em uma cidade pequena com uma população de baixa renda.

Sendo assim, muito provavelmente, a maioria dos moradores não terá condições financeiras para comprar o seu produto. Mas também tenha certeza de que o nicho escolhido por você já não está saturado.

Afinal, quando um novo tipo de negócio começa a dar certo, é bastante comum que muitas pessoas abram o mesmo tipo de empreendimento. Depois, em pouco tempo, o modelo de negócio acaba não sendo lucrativo para ninguém.

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Mas a franqueadora vai lhe auxiliar nestes aspectos. Até porque, a rede deseja que sua unidade tenha bom desempenho, pois o sucesso de uma franquia é o êxito de toda a rede.

Logo, a franqueadora realizará estudos de geomarketing, ou seja, verificar se a sua localidade têm muito público e poucos concorrentes. Se sim, você poderá dar continuidade ao processo de franqueamento.

Como escolher entre um nicho ou uma franquia de beleza completa?

Como explicamos, investir em um nicho de mercado pode ser bastante vantajoso. Assim como optar por uma franquia completa. 

Do mesmo modo, as franquias de beleza podem ser segmentadas, uma opção com mais variações de serviços pode atrair uma clientela ainda maior. Além de aumentar o consumo médio dentro da empresa.

Isso significa dizer que uma pessoa busca o seu negócio para realizar um serviço e acaba fazendo outro, aproveitando a oportunidade e estar disponível ali, naquele momento. Mas como escolher entre essas opções? Acompanhe abaixo alguns passos que podem lhe ajudar!

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Avalie sua capacidade de investimento

O primeiro passo para escolher entre um nicho ou amplitude de mercado é verificar seu capital disponível. Normalmente, um negócio que oferece vários serviços tem custo maior. Portanto, se os valores que você tem disponível são limitados, pode ser mais vantajoso optar por um nicho.

No ramo da Beleza, é possível escolher entre nichos como: esmalteria, depilação, escovaria, design de sobrancelhas, cosméticos, estética facial e outros. 

Agora, se você ainda preferir um negócio mais amplo, pode verificar a possibilidade de um financiamento de franquia. Assim, terá maior aporte para investir. Outra opção é contar com um sócio ou um investidor.

Considere seu público

Um outro ponto importante ao considerar abrir uma franquia de beleza é analisar o público da sua localidade. Ou seja, entenda se as pessoas têm interesse pelos serviços que você tem considerado. Ainda, identifique se preferem locais especializados ou vão a salões completos.

Claro que a franqueadora vai lhe ajudar nessa pesquisa, como citamos antes. Mas você está na sua cidade, na localidade que deseja iniciar o negócio. Então, pode ter facilidade em perceber esses aspectos.

Por fim, converse com seus vizinhos, amigos e parentes sobre o assunto. Assim, você terá certa facilidade em entender se as pessoas ao seu redor se interessam pelos nichos ou não.

Avalie seus concorrentes

Seus concorrentes também irão lhe ajudar a perceber a demanda na sua localidade. Dessa forma, avalie o que oferecem hoje e qual atração obtida de clientes.

Para isso, é uma tática interessante se tornar cliente desses espaços. Portanto, vá até as empresas e converse com os funcionários, com outros clientes presentes. “Sonde” o que pensam dos atendimentos e do mercado.

Você não deve dizer que pretende abrir um negócio semelhante, pois isso pode mudar o comportamento das pessoas. Nesse sentido, observe tudo realmente como um cliente curioso. Por fim, essa ação poderá lhe trazer bons entendimentos.

Analise sua capacidade de gestão

Seja crítico sobre suas habilidades de gestão. Isso porque, quanto mais amplo o negócio, mais essas habilidades serão demandadas. Se você estiver pronto para lidar com diferentes serviços, estoques e tipos de clientes, uma franquia ampla pode ser uma boa opção.

Mas se suas habilidades ainda são limitadas, pode ser mais vantajoso começar com um negócio nichado. Então, ao longo do tempo, se desejar, você poderá ampliar seu escopo de atendimento.

Em todo o caso, capacidades de gestão podem ser facilmente desenvolvidas. Você só precisará se dedicar aos estudos e ao trabalho.

Aliás, a franqueadora também vai lhe oferecer treinamentos para atuar com o negócio. Por isso, aproveite-os ao máximo, para que a operação da sua unidade seja mais eficaz e lucrativa.

Opções de franquia de beleza: amplas e segmentadas

Agora que você já sabe como considerar as opções de franquia disponíveis no mercado, é interessante conhecer algumas marcas, não é mesmo?

O segmento de Beleza é um dos mais amplos do sistema de franchising. Só de microfranquias, por exemplo, são cerca de centenas de marcas no mercado. Para que você entenda, as microfranquias são negócios com investimento máximo de R$ 135 mil.

Mas para lhe ajudar nessa pesquisa, apresentamos uma lista com opções de franquia de beleza. Tanto as que oferecem vários serviços, quanto outras que se destacam em um nicho de atuação. Acompanhe!

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Como escolher por franquias de beleza?

Comece pela pesquisa e identifique o seu ramo de interesse. Isso porque, para investir, você precisa sentir atração pelo modelo de negócio e por sua atividade. Dessa forma, será mais simples manter o entusiasmo de dedicar tempo e dinheiro no ramo.

Nesse sentido, quando você realmente não gosta da atividade, sua dedicação tende a minguar. Sendo assim, é mais que essencial ter compatibilidade com o setor para fazer o negócio se desenvolver e lucrar.

Além disso, a pesquisa de mercado precisa incluir uma avaliação detalhada das marcas de franquia. Como citamos, são várias no mercado. Algumas delas trabalham com nichos, e outras têm mais serviços no catálogo. 

Portanto, escolher ou não por um nicho vai depender, especialmente, da sua capacidade de investimento. Uma franquia de clínica de estética, por exemplo, pode oferecer vários serviços garantindo um maior público e ticket médio. Isso, já que um mesmo usuário poderá realizar vários atendimentos.

Enquanto que, uma franquia de beleza específica terá mais rotatividade de público e pode atrair pela especialização. Assim, esse tipo de negócio também pode ser chamado de franquias baratas. Então, pode ser o mais interessante para quem tem o capital limitado.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Passo a passo para investir em franquia

Primeiramente, é essencial entrar em contato diretamente com a marca desejada e estabelecer uma comunicação transparente sobre visão e valores. Em seguida, a análise minuciosa do negócio, considere o mercado e a concorrência local, pois é importante para uma decisão informada.

A avaliação da Circular de Oferta de Franquia (COF) proporciona percepções valiosas sobre as condições contratuais e obrigações. Paralelamente, o planejamento financeiro detalhado é fundamental para uma gestão eficaz dos custos iniciais e operacionais.

Já a negociação com a franqueadora, é momento de alinhar expectativas e condições. Logo, antecede o passo final: o investimento na franquia. Siga esse processo estruturado, pois você estará bem preparados para garantir o sucesso e a prosperidade da sua unidade.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu se vale a pena fazer o atendimento completo ou focar em nicho quando se trata de empreender com franquia de beleza. Ainda, descobriu dicas estratégicas e opções de marcas para investir. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e lucre.

Acompanhe o mercado
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