O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquia de clínica popular? É fácil se você fizer do jeito certo

Franquia de clínica popular? É fácil se você fizer do jeito certo

Sumário

Os serviços de saúde são um tipo de mercado que encontra um amplo público. Nele você pode investir em uma franquia de clínica popular, conforme explicaremos ao longo deste conteúdo.

O setor de Saúde, Beleza e Bem-estar é o de maior faturamento no franchising nacional. Além disso, teve um crescimento de 27,8% entre o terceiro trimestre de 2021 e o mesmo período de 2022.

Os serviços populares na área de saúde contam com um grande público. São pessoas que não possuem plano de saúde, mas que não querem esperar pelo atendimento público.

Assim, é um nicho que encontra clientes em grandes centros, mas também em cidades pequenas do interior do Brasil. Quer saber mais? Fique com a gente!

O que é preciso para abrir uma clínica popular?

Para abrir uma clínica popular, o empreendedor precisa gostar do mercado de saúde. Além de ter um interesse sobre estes serviços e por atender ao público.

O empreendedor não precisa ser formado em áreas da saúde. Isso porque ele fica responsável primordialmente pela parte de gestão do negócio.

Para abrir este negócio, precisa de um local com boa estrutura. Afinal, existem muitos processos internos do negócio, o que exige muitas salas.

O local também precisa ser bem arejado e ter capacidade de recepcionar os clientes e dar conforto a eles.

Do mesmo modo, para esta clínica você precisa contratar médicos de várias especialidades. Para auxiliá-los, pode precisar também contratar enfermeiras e pessoas para a recepção.

Uma clínica popular também precisa ter itens médicos, como insumos para eventuais exames, equipamentos, entre outras estruturas.

Logo, é um negócio que não sai do papel em pouco tempo. Dessa forma, o empreendedor precisa planejar e investir nesta estrutura, para que possa oferecer serviços de qualidade.

Vantagens de investir em uma clínica de saúde

As clínicas de saúde são um tipo de negócio interessante. Até porque, elas oferecem serviços que fazem parte das necessidades da população. Assim, têm grande potencial de faturamento.

Este tipo de clínica oferece um acesso popular a consultas e outros cuidados para quem não tem plano de saúde. Ou seja, a uma parcela cada vez maior da população.

Afinal, houve uma queda no número de pessoas que possuem plano de saúde. Isso por conta da grande instabilidade financeira provocada pela pandemia.

A insegurança financeira aliada à grande demanda da pandemia fez com que os serviços públicos de saúde se sobrecarregassem.

Por isso, as pessoas viram nas clínicas populares uma saída viável. E é aí que entram as franquias de clínicas médicas populares. Até porque, essas empresas oferecem serviços de qualidade a um preço bem em conta.

O potencial desse mercado chama a atenção também, pois você pode investir em diversos segmentos. Pode ser uma clínica especializada em um nicho ou em vários.

Do mesmo modo, é um tipo de negócio que encontra grande potencial em cidades do interior. São regiões muitas vezes carentes de infraestrutura do SUS e, por isso, com espaço para as clínicas populares.

Para aproveitar este grande potencial com menos risco, é interessante investir nas franquias de clínicas populares. Você conta com uma estrutura pronta, o que facilita todo o processo.

Assim, confira algumas opções de franquias no tópico abaixo e entenda como empreender nesse setor.

Melhores franquias de clínica popular para abrir

Para investir em uma franquia de clínica médica popular, o empreendedor deve pesquisar. Ou seja, analisar cada uma das opções do mercado para encontrar aquela que melhor se encaixa no seu perfil de investidor.

Conheça algumas das franquias que separamos para você aqui.

[raio_x]

Perfil ideal para abrir sua franquia de saúde

O perfil ideal para abrir uma franquia de saúde é gostar deste setor. É importante que o empreendedor tenha afinidade com este mercado.

Da mesma forma, é importante que seja uma pessoa organizada e que saiba lidar com pessoas. Terá envolvimento dos funcionários e clientes e, por isso, é interessante ser bom neste ponto.

Nesse sentido, para investir em franquias de clínicas populares você precisa se planejar financeiramente. É um negócio que precisa de um investimento um pouco maior.

Além disso, o empreendedor precisa ter conhecimentos ou aprender sobre gestão. Afinal, ele terá que lidar com estoque, insumo, pagamento de colaboradores etc. É um trabalho de administração constante.

Para empreender com franquias de clínica popular é preciso estar pronto para ver pessoas doentes e não ter medo de ver sangue.

Até porque é algo inerente a uma franquia de saúde. Se essas coisas incomodam você, esse, provavelmente, não é o nicho ideal para investir.

Pode ser que você tenha um perfil mais específico. Por exemplo, para atuar em uma franquia de exames laboratoriais.

Enfim, é importante que o empreendedor avalie se possui o perfil para atuar nesse tipo de negócio. Assim, evita que se sinta mal no dia a dia e acabe por desistir.

Cuidados na hora de abrir uma franquia de clínica popular

Abrir uma franquia de clínica médica exige diversos cuidados. Um deles é analisar se tem o perfil para este tipo de negócio, como falamos anteriormente.

Além disso, é fundamental pesquisar o mercado local. Busque regiões que ainda não tenham outras clínicas, ou cujos concorrentes não são bons.

Outro ponto a analisar é a própria franquia. Saiba o faturamento desta clínica popular, os custos e suportes da franqueadora. É um diferencial que o negócio ofereça um grande leque de serviços.

Do mesmo modo, é fundamental ter cuidado na contratação dos médicos. Eles serão o seu cartão de visitas e, por isso, precisam ter bom conhecimento no assunto.

Nesse sentido, é preciso pesquisar bem sobre esses colaboradores, o que pode ser feito com a ajuda da franqueadora.

Logo, este e outros cuidados evitam que você invista alto em um empreendimento e não consiga o retorno esperado.

Passo a passo para iniciar seu negócio

Para abrir uma clínica médica de franquia ou outro negócio o processo costuma ser simples. Ele começa com a escolha da franquia na qual vai investir.

Em seguida, há uma negociação com a franqueadora relativa ao local onde será a nova unidade. Além disso, algumas marcas permitem negociar a taxa de franquia e outros custos.

Fechado o negócio e assinado o contrato, o empreendedor se torna franqueado. Então, ele começa a realizar os treinamentos oferecidos pela franqueadora.

Do mesmo modo, neste ponto, o franqueado começa a busca pelo ponto comercial da nova unidade. Inclusive, caso o negócio seja home office, o investidor pula essa etapa.

Depois de aprender tudo que precisava sobre o negócio, fazer a abertura da empresa e montagem da loja, está quase pronto. Nessa hora há um trabalho mais intenso de marketing para divulgar a nova unidade.

Enfim, depois de todo esse processo, o franqueado está pronto para começar a trabalhar. Vale lembrar que podem existir necessidades extras dependendo do tipo de franquia.

Investindo em uma franquia de clínica popular ou outras franquias, você tem grandes chances de sucesso. Para isso, basta tomar os devidos cuidados e se dedicar no dia a dia para alcançar o sucesso. Mãos à obra!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje