Seu interesse por carros te leva a investir em um negócio próprio? Quer saber se franquia de concessionária vale a pena? Quer saber mais a respeito? Leia aqui!
Carros. Uma boa parte dos brasileiros tem paixão por veículos tanto para adquirir, cuidar e inclusive para empreender. Não à toa, o setor de veículos é um dos segmentos de maior e destaque no mercado de franquias e tem grande potencial de faturamento.
Entretanto, é preciso avaliar as opções de investimentos e verificar a que cabe no bolso de quem deseja investir no ramo. Existem franquias muito interessantes com investimentos muito altos, mas que garantem faturamento compatível.
Ao mesmo tempo, existem outras possibilidades mais em conta, com as mesmas condições de oferecer um bom rendimento ao franqueado. Neste texto vamos mostrar as características dos principais modelos de negócios do setor automotivo.
Assim como franquia de concessionária vale a pena, as franquias de limpeza automotiva, mecânica e outras mais também são oportunidades do segmento. Acompanhe!
Franquias automotivas: o que são?
As franquias automotivas são negócios voltados para o atendimento de veículos em todas as demandas. Por isso, elas diferem entre si e, por isso, não existem apenas as franquias de concessionárias, por exemplo. De toda forma, elas valem a pena porque o setor de veículos é sempre muito promissor.
De acordo com dados da pesquisa do Sindipeças, o número de veículos em circulação no Brasil aumentou 2,3% em 2019.
Além isso, as previsões reforçam que até o final de 2020, a frota de veículos pode crescer ainda mais. É esperando um aumento de 2,6% no total de veículos circulando no País
Por essa razão, o mercado favorece em grande escala o acesso aos serviços demandados no dia a dia dos motoristas e donos de veículos.
Ainda que muitos serviços sejam realizados de tempos em tempos, existem outras demandas mais constantes que permitem ao franqueado alcançar bons resultados na franquia.
Um exemplo disso são as franquias de limpeza e estética automotiva. Essas redes oferecem não só a limpeza de um veículo, mas outros serviços de manutenção e cuidados com a estética.
É caro investir em uma franquia de veículos?

Os valores de investimento em franquias de veículos, como concessionárias e outras opções, vale a pena justamente pelo valor de aquisição. Dependendo da opção, o valor é considerado baixo devido aos tipos de serviços oferecidos pelo franqueado, o que pode proporcionar um bom retorno de investimento.
Há muitos modelos considerados franquias baratas. Nestes modelos, o franqueado investe um capital mais reduzido, se comparado com os modelos mais robustos e completos, e consegue atender os clientes com uma boa variedade de serviços.
Muitas das franquias baratas que atendem veículos trabalham exclusivamente com atendimento delivery, onde não há espaço físico. Portanto, não há necessidade de investir capital para instalação de uma unidade física. Os atendimentos são realizados na casa ou no local de trabalho dos clientes.
Ao mesmo tempo, existem modelos de negócios que tanto atendem de forma delivery, quanto na unidade física. Essas já tem valores mais altos, pois devem se adequar em pontos comerciais com boa estrutura física.
Automaticamente, será necessário contratar funcionários, pagar aluguel, contas relativas ao espaço, entre outros investimentos exigidos pela rede.
De uma forma geral, os valores das franquias que oferecem serviços automotivos podem ser bem acessíveis dependendo do seu objetivo de investimento.
Para isso, basta que você estude bem as oportunidades e opções de empreendimentos do segmento e analise a que mais esteja alinhado ao seu objetivo.
Perfil para trabalhar com carros

O perfil adequado ao franqueado de serviços automotivos deve ser bem alinhado com o objetivo da franquia. Mas saiba que é possível adequar o seu perfil caso não tenha total engajamento com o setor.
Primeiramente, é preciso gostar do setor do qual irá dedicar uma boa parte do seu tempo. Isso mesmo: ao se tornar um empreendedor do ramo de veículos, terá um trabalho importante à frente do seu negócio.
Por isso, deverá se dedicar exclusivamente a ele, até que consiga estabelecer suas metas e resultados com o negócio. Assim, será possível com a afinidade e o gosto pelo trabalho, desempenhar um papel com bons resultados.
Entretanto, só essas características não bastam. Talvez o principal seja a capacidade comercial do franqueado. Estar atento ao mercado e as oportunidades favorecerá muito a sua atuação à frente da franquia.
De toda forma, é possível contar com a ajuda da franqueadora nesse processo. A rede tem condições de orientá-lo acerca das necessidades básicas de atuação. Ao mesmo tempo, você terá acesso a todo um planejamento estratégico estruturado pela marca, que o auxiliará muito no decorrer do seu empreendimento.
É possível ter bons lucros nesse segmento?
Primeiramente, é preciso seguir o planejamento definido pela franqueadora. O estudo foi amadurecido e adequado para o mercado como objetivo das franquias atingirem equilíbrio e começarem a apresentar bons lucros.
E de fato eles são possíveis. Mas é preciso muito empenho para alcançar os resultados esperados. Independenten do modelo de negócio, você terá que aplicar foco e determinação no seu trabalho.
Assim, será possível lucrar os valores esperados no negócio. É possível oferecer bons preços e negociar valores de serviços para fidelizar clientes.
Dependendo do modelo de franquia, existem possibilidades que facilitam o interesse dos consumidores pelo tipo de negócio.
Outra forma bem atrativa e que pode funcionar é o uso das redes sociais. Muitas unidades divulgam os serviços e mantêm contato com os clientes via internet, o que diversifica as formas de conquista dos consumidores.
Como escolher a melhor franquia de concessionária?

O momento de realizar a escolha pelo negócio ideal é de extrema importância para o franqueado. Esse é, portanto, o momento de decidir em qual modelo de negócio você deve investir.
Antes mesmo, é preciso avaliar se as suas condições financeiras estão de acordo com o seu objetivo de empreendimento.
Outra questão é avaliar a franqueadora que ofereça a melhor opção de negócio para o seu objetivo. Uma boa forma de compreender essa etapa e decidir pela franquia é a avaliação da Circular de Oferta de Franquia (COF).
Na COF constam todas as informações sobre o modelo de investimento: valores para aquisição, taxas, características do formato de franquia, treinamentos, suportes, direitos e deveres de franqueado e franqueadora.
Assim, será possível saber se na COF as premissas correspondem ao que se espera do negócio, tanto em relação aos direitos, quanto aos deveres do franqueado. O documento também apresenta uma boa visão sobre o dinheiro que será necessário para adqurir e manter a unidade funcionando.
Pesquise as marcas de franquias
Uma etapa fundamental nesse processo de decisão é a pesquisa das marcas de franquias que atuam no segmento de automóveis. Assim, mesmo quem busca uma franquia de concessionária, vale a pena analisar outras tantas oportunidades.
Conforme mencionamos acima, a COF é uma ótima maneira de analisar as opções em detalhes.
O estudo deve ser feito junto as empresasque você tem interesse em investir. Selecione algumas, duas ou três, e avalie a diferença entre elas, os valores necessários, as características de cada franquia, entre outras informações. No fim, você chegará na marca mais adequada ao seu perfil.
Não esqueça de ler a COF com atenção. O documento é entregue após o seu perfil de candidato a franqueado ser aprovado pela rede. Para isso, depois de escolher quais marcas você gostaria de investir, entre no site de cada uma e preencha o formulário de interesse.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
A rede entrará em contato, realizará algumas entrevistas para conhecer o seu perfil e as suas condições de investimento.
Esse momento também é ideal para você conhecer a rede mais a fundo e tirar qualquer dúvida. Tendo seu perfil aprovado, você receberá a COF e poderá estudar em detalhes o modelo de negócio que pretende adquirir.
Cuidados para administrar uma franquia de serviços automotivos

Ainda que sejam necessários cuidados específicos com a sua franquia de serviços automotivos, ou de concessionária, dentro do sistema de franquias você terá todo o acompanhamento da rede para auxiliar no trabalho.
Principalmente porque, se tratando de serviços para carros, será necessário treinamento específico e uma mão de obra preparada para execução dos trabalhos.
Por isso, o mais importante neste aspecto é o interesse por carros. Assim, será mais fácil aprender e ter interesse em executar os serviços com afinco e dedicação. Permitindo, assim, que a franquia alcance os resultados esperados com o negócio.
Uma outra preocupação que deve ser mencionada é com relação a administração do negócio. Um franqueado gestor deve se atentar a capacidade de gerir bem as finanças da sua empresa.
Além disso, é importante contar com o apoio dos colaboradores que deverão todos os ensinamentos e padronizações repassados pela rede.
Dessa forma, com dedicação e as habilidades mencionadas, o suporte da franqueadora complementará o desempenho positivo do empreendimento.
Opções de franquias de carro para você abrir
Com tantas opções de franquias de concessionárias e outros serviços, o setor automotivo permite ao investidor oportunidades muito atrativas para investimento. Ainda é possível contar com o resultado expressivo que o segmento permite.
Bem como, com o potencial dos serviços que oferecem auxilia nas condições de ganhos ao longo do tempo, sendo possível alcançar resultados muito satisfatórios. Tudo isso g raças ao tipo de serviços e a alta demanda que existe no mercado.
Portanto, para quem deseja se tornar empreendedor e opta por esse ramo, certamente terá muito sucesso. Desde que escolha a melhor franquia, dentro das suas condições, e que foque no seu objetivo de negócio.
Conheça algumas oportunidades de negócios do setor que podem auxiliar na sua busca por uma franquia de concessionária e outros serviços automotivos no franchising.
Se você leu o texto até aqui, ficou por dentro de como se tornar um franqueado do setor automotivo e conheceu boas redes de franquias para investimento.
Quer investir no setor automotivo, seja em franquia de concessionária ou em outras modalidades? Leia mais sobre esse segmento tão promissor no conteúdo: ” Franquias automotivas: 5 motivos para investir“!