Franquia de container: conheça esse modelo de negócio e vantagens

Por
em
Franquia de container Cream Berry com mesas ao redor.
Advertisement

Para quem busca um modelo de negócio com baixo custo de manutenção, uma franquia de container pode ser uma boa opção. Por isso, neste texto você confere tudo sobre este tipo de investimento além de opções em várias áreas.

De modo geral, investir em franquias pode ser uma boa opção. Isso porque, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor, em 2021, foi 10,7% maior do que em 2020.

Ou seja, mesmo com a instabilidade da economia, as franquias apresentaram lucros. Portanto, optar por um dos modelos de negócios dentro do franchising pode ser uma alternativa para a economia formal. Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona uma franquia em container?

Antes de mais nada, é preciso entender em linhas gerais como funciona o mercado de franquias. Assim, você pode decidir com mais facilidade se realmente vale a pena abrir uma franquia de container.

Em primeiro lugar, no franchising os investidores buscam colocar em prática um plano de negócio já testado e consolidado. Ou seja, recebem da franqueadora tudo que for necessário para amparar o empreendimento.

Dessa forma, você não enfrenta todos os desafios de formatar uma empresa do zero. Logo, isso faz das franquias um modelo de negócio mais seguro.

Sendo assim, mesmo sem experiência o empreendedor aprende a gerenciar o negócio. As franqueadoras oferecem ainda uma série de suportes para garantir que o franqueado gerencie bem a empresa.

Por exemplo, apoio na escolha do ponto comercial, mercadológico, transferência do método, campanhas de marketing e promoções, consulta de campo especializada, acompanhamento por parte da marca e muito mais.

Também vale destacar que há muitos negócios de baixo custo no setor de franchising. Sendo assim, é possível analisar as franquias em que valem a pena investir de acordo com o seu perfil empreendedor.

Entre eles, está a franquia de container. De modo geral, neste modelo de negócio, os serviços e produtos são oferecidos em um espaço compacto, com menores custos de instalação e manutenção.

Pessoa comprando casquinha de sorvete em food truck. Ilustração do texto sobre franquia de container.
A franquia de container já é sucesso no segmento de Alimentação.

Com certeza você já deve ter visto restaurantes e lanchonetes funcionando no modelo de container. Porém, este modelo de negócio não fica limitado ao segmento da Alimentação. Ou seja, pode ser aplicado a outros negócios.

Vantagens de uma franquia de container

No Brasil, a franquia de container é uma tendência recente. Mas em países como Estados Unidos e Japão, esse modelo ganhou a preferência dos empreendedores e dos consumidores.

Com a pandemia, abrir uma franquia de container se tornou uma opção mais viável. Por isso, algumas lojas registraram crescimento de até 50% na procura pelos espaços.

Há muitos fatores que fazem da franquia de container uma boa opção para investidores. Em primeiro lugar, está o fato deste formato demandar um menor investimento e taxas de manutenção.

Dessa forma, podem ser uma alternativa para quem busca franquias baratas nos mais diversos segmentos. Além do mais, podem ser uma opção para quem quer entrar no universo do empreendedorismo e ainda não tem experiência.

Os contêineres também são opções mais simples de instalação. Sendo assim, o franqueado não gasta tanto com construção civil, instalação e outros fatores.

Sem contar que a franquia de container pode ser instalada em locais estratégicos de acordo com o segmento em que se pretende investir. Assim, ocupando um espaço menor, é possível atingir um público qualificado.

Outra vantagem é a sustentabilidade. Isso porque, esse tipo de franquia é menos poluente, sua construção tem menos impacto e o uso de água e energia elétrica são menores.

De acordo com uma pesquisa, 70% dos consumidores brasileiros

Advertisement
buscam por negócios mais sustentáveis. Além do mais, eles estão dispostos a pagar um valor até 35% maior por produtos e serviços preocupados com o meio ambiente.

Três mulheres em pé em fundo branco e usando avental. Ilustração do texto sobre franquia de container.
Uma das vantagens do modelo de negócio de container é a equipe reduzida.

Por fim, a franquia de container tem a vantagem de ter todas as operações centralizadas em um único local. Dessa forma, a equipe é menor, o que demanda menos gastos e também mais tranquilidade para gerir a equipe.

Desvantagens de uma franquia em container

Embora existam muitas vantagens, abrir uma franquia de container também tem desvantagens que devem ser levadas em conta. Em primeiro lugar, está justamente o tamanho reduzido.

Isso porque, algumas empresas demandam grandes estoques, expositores ou outros elementos que exigem amplos espaços. Então, é importante analisar se o negócio que você gostaria de abrir pode ser formatado em um local pequeno.

Em seguida, é preciso levar em conta que nem todo lugar comporta um container. Sendo assim, é preciso analisar a viabilidade de ter uma franquia do tipo no local desejado, sempre analisando com antecedência.

Além disso, por serem padronizados, os contêineres não permitem tanta personalização, como seria possível no caso de uma loja. Por fim, é preciso levar em consideração o valor para adquirir ou alugar o espaço.

Em muitos casos, as taxas cobradas pelas franquias não  incluem o aluguel ou compra do container em si. Dessa forma, você deve analisar os gastos envolvidos no processo para se programar e não ter imprevistos no processo.

Modelos de negócio de uma franquia em container

O mercado de franchising conta com diversas opções nos mais variados segmentos. No caso de uma franquia de container não é diferente.

Assim, é possível encontrar uma franquia de container que vale a pena investir no segmento que mais tem ligação com o seu perfil empreendedor. A seguir, confira algumas opções e analise de acordo com seu objetivo.

  • Cream Berry, uma franquia de açaí e cremes de frutas
  • Campinas Celulares, rede de manutenção de eletrônicos
  • SolarOn, franquia de energia solar fotovoltaica
  • Macis, rede de pizzaria gourmet
  • iGUi, uma franquia de piscinas
  • Ecology Store, rede de franquias de moda
  • Container Baby and Kids, marca especializada em brinquedos e acessórios infantis
  • Doggi, que oferece banho e tosa de cães por agendamento em aplicativo
  • Box Market, franquia de lojas de conveniência para condomínios
  • Pit Stop, marca que atua no delivery de bebidas
  • Container Segurança, franquia de locação de containers

Conheça outras franquias que adotaram este modelo de negócio. Assista ao vídeo abaixo!

Com tantas opções de franquia de container, pode parecer difícil escolher a melhor para o seu perfil. Mas você pode analisar alguns fatores antes de assinar o contrato.

Pensando nisso, separamos este texto que pode te ajudar: Franquias baratas 2021/2022: 240 melhores oportunidades para empreender e ganhar dinheiro.

Advertisement
Advertisement