Franquia de descontaminação de pintura: entenda como abrir uma Acquazero e oferecer o serviço

Por
em
Homem passando a flanela sobre a capota do carro imagem ilustrativa franquia de descontaminação de pintura
Advertisement

Ter um empreendimento como uma franquia de descontaminação de pintura, é a chance que todo investidor precisa para aumentar o seu leque de serviços e ganhar uma cartela de clientes fiéis. 

Não há especificamente uma empresa que cuida apenas da descontaminação da carroceria de um veículo. Isso porque esse é apenas uma etapa complementar da lavagem ou polimento. 

Depois da limpeza externa é importante para remover os resíduos ou particulares que não saíram com a água e produtos químicos. E antes do polimento, pois remove a sujeira que pode prejudicar e agravar a pintura. 

Entre as franquias que fazem esse trabalho, está a Acquazero. Uma marca referência no mercado e considera uma das maiores do setor automotivo. 

Além de contar com produtos próprios e exclusivos, ainda possui um modelo de negócio com uma série de serviços para os franqueado se destacarem dos concorrentes.  

Conheça um pouco mais sobre a marca e como fazer o melhor processo de descontaminação de pintura neste texto. Acompanhe a leitura com a gente!

Como funciona uma franquia de descontaminação de pintura?

A franquia de descontaminação de pintura é responsável por realizar esse procedimento que visa remover as impurezas mais superficiais ou imperceptíveis ao olho humano da carroceria do carro.

Na maioria dos casos, essa pode ser uma etapa que antecede o processo de polimento. Ou seja, antes de fazer uma limpeza mais profunda, é aconselhável que a camada de verniz, responsável pelo brilho, esteja descontaminada. 

Dessa forma, o profissional treinado consegue detectar o grau de dano causado por alguma impureza e traçar a melhor técnica para aquele veículo específico.

Essas contaminações são causadas por pó de tinta — resquício de alguma pintura, micro pedaços dos pneus, seiva de árvore, fezes de animal, partículas de asfalto etc. 

O trabalho é feito por meio de uma massa descontaminante, que no caso da Acquazero é conhecida como AcquaClay.

Ela possui um certo nível de abrasividade não muito elevado como as ceras convencionais e não tem a capacidade de danificar algum processo de vitrificação, espelhamento ou polimento.

Porém, esse é um procedimento que não é recomendável que seja feito por pessoas leigas, pois o manuseio errado pode agravar o problema. Por isso, cabe a franquia de descontaminação de pintura oferecer o treinamento correto para seus franqueados, como a Acquazero

Ao final do trabalho, o profissional refaz a verificação da tintura e indica o melhor serviço para o seu cliente caso o problema não tenha sido resolvido.

Vale lembrar, que a grande vantagem de ter uma franqueadora por trás do seu trabalho, é a possibilidade de oferecer serviços que se complementam.

Conhecendo um pouco mais sobre a Acquazero

A Acquazero surgiu no ano de 2009, em São Paulo, pelo empresário Marcos Mendes. Após pesquisas para descobrir como o setor estava se desenvolvendo, ele decidiu inovar e contratou um químico. 

Assim, foi desenvolvido um produto exclusivo capaz de limpar um veículo utilizando a menos quantidade de água possível. Apesar da concorrência, que já existia nessa época, ele optou por atuar com pessoas de classes diferentes das que seus concorrentes. 

O grande momento da Acquazero aconteceu em 2014, quando iniciou-se a crise hídrica no Brasil. Durante dois anos, devido aos baixíssimos níveis de água dos reservatórios de água no Sudeste, as pessoas afetadas tiveram que procurar soluções ecológicas para vários tipos de serviços.

Dessa forma, a marca passou a ser mais procurada pelos consumidores e conseguir ter o primeiro grande momento financeiro. Uma das táticas utilizadas para ampliar a receita, foi estruturar o negócio já para o modelo de franquias. 

Pensando em ampliar ainda mais a sua atuação, Marcos Mendes decidiu se associar ao empresário mineiro, referência em franchising e dono da holding Encontre Sua Franquia (ESF), Henrique Mol.

A junção da marca com a ESF aconteceu em duas etapas. No início do ano de 2018, a holding havia comprado 60% da marca. Porém, após alguns meses, ela assumiu o controle total das operações da empresa voltada para estética automotiva.

Recentemente a Acquazero se tornou a maior rede de franquias de estética automotiva do país. A informação foi divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

Segundo a instituição, a marca além de ser a maior do ramo, é a 5º do segmento de serviços automotivos. Veja tudo sobre a Acquazero acompanhando o vídeo a seguir. Assista!

Quando é necessário fazer a descontaminação de pintura?

Alertamos que a necessidade de realizar o processo de descontaminação de pintura não é detectável apenas com o olhar. Essas impurezas são, em sua maioria, inorgânicas causadas pela poluição dos grandes centros. 

Esse tipo de fuligem e resíduos industriais aderem a tintura do carro com muita facilidade por meio de propriedades físicas e químicas. Com o passar do tempo, elas acabam corroendo a pintura, causando oxidação e desbotamento da mesma. 

Importante frisar que independentemente de onde o veículo estiver estacionado, ele sempre estará sujeito a essa contaminação, orgânica ou não. Afinal, essas substâncias são carregadas pelas correntes de ar.

Assim, para que sua franquia de descontaminação de pintura seja eficiente, vamos passar as duas formas mais comuns de perceber o quão contaminado está o automóvel. São duas recomendações para fazer essa identificação. 

A primeira é por meio do toque, ou seja, passar a mão sobre alguma região e observar se a superfície está áspera ou dando a sensação de lixa. Outra opção é calçar sua mão com um saco plástico e passe sobre a pintura. 

Dessa forma, se o som gerado parecer com um chiado é sinal que aquele local precisa passar por uma descontaminação. Porém, ambos os procedimentos só devem ser feitos após a limpeza externa do veículo

Etapas do processo de descontaminação de pintura

Para ter êxito nesse processo é importante seguir algumas recomendações. E como apontamos no tópico anterior, o primeiro é a limpeza do carro. Vale lembrar que a Acquazero tem como característica fazer essa etapa utilizando apenas 300 ml de água. 

Uma ótima vantagem para que deseja entrar no mercado ganhando a atenção dos clientes. Afinal de contas, o consumo consciente é uma das tendências de consumo no Brasil, como mostra o estudo feito pelo Instituto Akatu

Após esse passo, é preciso seguir outras orientações para que a sua franquia de descontaminação de pintura seja vista como uma referência no mercado. São elas:

Divida o carro em áreas

Antes de começar a fazer a checagem de quais as áreas do carro é necessário que o processo seja feito, é preciso separar a carroceria em quadrantes. Ou seja, com uma fita adesiva crie essas regiões e comece a fazer o teste. 

Prepare o AcquaClay

Advertisement

Com o carro separado, é hora de preparar a massa AcquaClay. O ideal é que você a corte em até quatro pedaços para que consiga fazer o produto render. Além disso, poucas gramas são suficientes para o carro inteiro.

Após essa divisão, posicione a sua AcquaClay de uma forma que ela cubra o maior espaço possível em sua mão. Mas cuidado para não exagerar ou deixar a massa muito fina. Antes de começar a passá-la é preciso seguir o próximo passo. 

Borrife o lubrificante

É muito importante que antes de começar a etapa de descontaminação da pintura, borrifique o lubrificante na área selecionada. Além de ajudar no processo de deslizamento da massa, ele evita que aconteça problemas mais graves devido a corrosão do produto.

Mesmo que seja mais fraca que as ceras, ela pode danificar ainda mais a tintura. Gerando desconforto para os clientes, aumentando o seu trabalho e gerando prejuízo. Por isso o treinamento é tão importante. 

Comece a passar a AcquaClay

Escolha apenas uma área separada para fazer o trabalho por vez. Após aplicar o lubrificante, comece a deslizar a massa sobre a superfície fazendo movimentos para frente e para trás. Vale destacar que esse procedimento não pode ser feito circularmente. 

Caso perceba que a AcquaClay está agarrando ou colando na pintura, passe mais lubrificante. Não esqueça de ir dobrando a massa para sempre tenha uma face limpa em contato com a tintura. 

Por fim, limpe o excesso de lubrificante com um pano de microfibras. Ao final desse processo, repita o teste com as mãos para detectar se há contaminações ainda ou não. Caso encontre algo errado, será necessário fazer o polimento, enceramento ou vitrificação.

Como vimos ao longo do texto, esse é um empreendimento que exige um certo cuidado e não pode ser feito por qualquer pessoa. Por isso, cabe a franquia, no caso a Acquazero, treinar os franqueados e suas equipes para que consigam entregar o melhor trabalho possível.

Além disso, o procedimento pode não ser muito conhecido do grande público. Dessa forma, cabe ao empresário explicar as vantagens e necessidades de realizar esse procedimento. Lembrando que esse é um trabalho que preserva o brilho do carro e atrasa a corrosão natural. 

Gostou e quer saber um pouco mais sobre como abrir uma franquia de descontaminação de pintura como a Acquazero? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores sobre as vantagens desse negócio!

Agora, se você ainda tem dúvida sobre o melhor momento para abrir seu negócio, clique aqui e leia nosso artigo sobre o assunto.

Se preferir, você ainda pode contar com uma consultoria gratuita para abrir sua franquia. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement