Franquia de doceria: 7 ideias de franquias para lucrar com alimentação

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O setor de franquia de doceria é uma excelente opção para o empreendedor que se identifica com a área e busca boa lucratividade.

São diversas opções de franquias com venda de chocolates finos, doces e salgados, bem como outros produtos de dar água na boca.

No entanto, nem todos os empreendedores estão por dentro deste mercado de franquia de doceria. Por isso, trazermos este conteúdo especialmente para você!

Vale a pena abrir uma franquia de doceria?

O mercado de franchising é considerado um dos mais seguros.

Isso porque o empreendedor conta com modelos de negócios testados e aprovados pelo público, bem como uma organização da marca.

Para se ter uma ideia, segundo dados do Sebrae, a taxa de mortalidade das franquias nos primeiros dois anos é de 5%. Em contrapartida, este número é de 23% para as empresas comuns.

Além de uma menor taxa de mortalidade, o franchising vem crescendo bastante nos últimos anos.

Por exemplo, entre 2018 e 2019, o setor de franquias teve aumento de 6,8% no faturamento, com áreas chegando a registrar mais de 10% de melhora neste quesito, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Mais especificadamente o mercado de franquias de doceria se mostra uma boa opção.

Segundo informações divulgada pela Euromonitor, empresa especializada em pesquisas de mercado, cerca de 559 mil toneladas de doces e guloseimas foram vendidos no Brasil em 2017.

Uma outra vantagem de abrir uma franquia é a reputação da marca, o que ajuda a impulsionar o negócio em um primeiro momento.

Nesse sentido, uma unidade da franquia inicia seus trabalhos com o nome forte no mercado, produtos e serviços que já caíram no gosto do cliente.

Do mesmo modo, este modelo de negócios é ideal para empreendedores menos experientes, pois contam com uma série de auxílios da franqueadora.

Imagem de diversos doces enrolados em bolinhas dentro de forminhas de papel (imagem ilustrativa). Texto: franquia de doceria.
Os doces são a paixão de muitas pessoas, ou seja, um amplo público consumidor.

Estes suportes vão desde o treinamento para a execução dos serviços da rede, assim como para auxiliar a gestão do negócio e controles internos.

Estes suportes devem ser bem explicados na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que é passado ao empreendedor para que ela conheça mais sobre a franquia antes de assinar o contrato.

Opções de franquia de doceria para abrir

Uma franquia de doceria pode ser o tipo de investimento que você, empreendedor, estava procurando para ter o próprio negócio.

São muitas opções neste segmento, como chocolates, bolos, doces caseiros ou até importados, que agradam aos mais diferentes paladares.

Sendo assim, separamos aqui algumas franquia de doceria para você conhecer melhor e, quem sabe, se identificar com algumas delas.

1. Fábrica de Bolo Vó Alzira

A Fábrica de Bolo Vó Alzira surgiu, em 2008, com a ideia de fazer bolos caseiros para vender. Atualmente, ela conta com mais de 200 unidades em todo o Brasil, oferecendo mais de 50 sabores de bolos.

A franquia conta com três modelos de negócio: express, padrão full e mall. Assim, o franqueado pode optar por instalar uma unidade em diferentes locais.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio: R$ 50 mil
  • Previsão de retorno: até 24 meses

Separamos um vídeo com outras informações sobre a Fábrica de Bolo Vó Alzira. Confira!

2. Flamy

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A Flamy é uma confeitaria que oferece bolos, tortas, doces, salgados e outros produtos de doceria. A empresa foi criada em 2001 e, em 2008, entrou para o mercado de franchising.

A rede oferece, além dos produtos avulsos, kits para festas e confraternizações, além de sobremesas especiais com base em brownie, petit gâteau e croissant. Tudo feito de forma artesanal.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio: a partir de R$ 30 mil
  • Previsão de retorno: até 36 meses

3. Fábrica Di Chocolate

A franquia Fábrica Di Chocolatefoi criada na cidade de Joinvile, Santa Catarina, no ano de 2003. A rede está presente em 23 estados e em mais de 60 cidades do Brasil, além de seis unidades na Europa.

A franquia trabalha com produtos como açaí, fondue e gelatos variados. Sendo assim, a Fábrica Di Chocolate oferece com dois modelos de negócios: unidade móvel e quiosque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio: a partir de R$ 30 mil
  • Previsão de retorno: até 36 meses

4. Bella Gula

A franquia Bella Gula nasceu no Rio Grande do Sul e é uma rede de tortaria e café, com diversas opções, mas principalmente de tortas doces.

Desse modo, a rede é reconhecida pelo método artesanal de fabricação dos seus produtos. Ela conta ainda com uma experiência de mais de 10 anos no mercado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio: a partir de R$ 100 mil
  • Previsão de retorno: de 24 a 36 meses

5. Fini

A Fini foi criada na Espanha, na década de 1970, e chegou ao Brasil em 1998. A marca entrou para o mercado de franquias em 2012.

A empresa é especializada em balas de gelatina e marshmallows, bastante conhecidas no mercado de franquia de doceria.

A rede trabalha com modelo de quiosque, com taxa de franquia de R$ 40 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil
  • Faturamento médio: não informado
  • Previsão de retorno: de 20 a 26 meses
balas fini tubo ilustrativa franquia de doceria
As balas coloridas chamam a atenção das crianças nas franquias de docerias.

6. Sodiê Doces

A Sodiê Doces é conhecida em todo o Brasil, possuindo mais de 20 anos de atuação. Ela é uma franquia de doceria com mais de 310 unidades espalhadas pelo país.

Além dos tradicionais bolos e doces, a rede conta com versões zero açúcar, bolos caseiros, milk shakes e salgados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio: R$ 90 mil
  • Previsão de retorno: 36 meses

7. Amor aos Pedaços

A rede Amor aos Pedaços é uma franquia que oferece mais de 130 opções de produtos entre bolos, tortas, pavês, sorvetes, salgados e bebidas.

Seu sistema de franquia funciona em dois modelos, loja e quiosque, sendo a exigência mínima de 36m2 a 80m2. Dessa forma, suas unidades devem contar com 10 a 15 funcionários para um melhor atendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 170 mil
  • Faturamento médio: R$ 90 mil
  • Previsão de retorno: entre 36 e 48 meses

Outras franquias no setor de Alimentação para abrir

As franquias de docerias estão dentro do segmento de alimentação, o maior nicho do mercado de franchising nacional.

Este é o segmento que mais fatura ao longo dos anos. Só em 2019, ele faturou mais de R$ 48 bilhões, um crescimento de 5,6% em relação ao ano anterior.

Em 2020, mesmo com as diversas medidas restritivas em função da pandemia, as franquias de alimentação faturaram mais de R$ 40 bilhões.

Nesse sentido, o setor possui um mercado sólido, com espaço para diferentes tipos de negócios, bem como para públicos variados.

Em outras palavras, dentro do setor de alimentação, o empreendedor pode achar opções além das franquias de docerias. Ademais, alguns nichos podem ser mais vantajosos, como o de pizzarias, comidas fitness ou fast-food.

Sendo assim, separamos abaixo algumas franquias em mercados que podem ser mais atrativos do que franquias que docerias.

Todavia, antes, confira o nosso ebook. Ele pode lhe ajudar com dicas para escolher uma franquia da melhor maneira possível. Baixe agora!

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1. Cream Berry

A franquia Cream Berry é uma rede que surgiu em Varginha, no interior de Minas Gerais, e entrou para o mercado de franquias em 2016, com o nome de Akasa do Açaí.

A rede alterou o seu nome em 2021 para Cream Berry e, também neste mesmo ano, passou a fazer parte do grupo Encontre Sua Franquia.

O modelo de negócio da Cream Berry consiste basicamente na venda do açaí com diversas opções de acompanhamento para os clientes.

Ou seja, é um modelo simples, enxuto, que não exige muitos funcionários para o atendimento do dia a dia. Com isso, há uma diminuição de custos para o franqueado.

Atualmente, a rede conta com 18 unidades franqueadas espalhadas pela região Sudeste do Brasil.

Da mesma forma, a franquia investe neste produto que tem ganhado cada vez mais o mercado em todo o país. Pois o açaí é visto como uma opção saudável e nutritiva, além do sabor que agrada a muitos.

O franqueado conta com diversos auxílios da franqueadora, por exemplo, a escolha do ponto, com o layout da loja, além de treinamentos para a gestão do negócio.

Do mesmo modo, a franqueadora oferece materiais de marketing para promoções e fortalecimento da marca.

Cada loja pode optar pelo atendimento de balcão e mesas no recinto, podendo realizar vendas pelo delivery também.

A Cream Berry conta com dois modelos de negócios: o tipo express, com formato self-service para que o próprio cliente se sirva, e a loja convencional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio: R$ 50 mil
  • Previsão de retorno: entre 12 e 24 meses
Foto de uma tigela de açaí com frutas e cereais ao redor em uma mesa de madeira (imagem ilustrativa). Texto: franquia de doceria.
O açaí é um produto com um público amplo em todo o Brasil.

2. Fórmula Pizzaria

Criada em 2014, a franquia Fórmula Pizzaria trabalha no formato de restaurante e pizzaria delivery. Em seu cardápio, há mais de 40 opções de pizzas doces e salgadas, além de calzones e lanches.

O mercado de pizzarias é uma boa opção para investir no segmento de alimentação. Para se ter uma ideia, o setor movimenta mais de 22 bilhões por ano, segundo dados da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo.

A franquia Fórmula Pizzaria investe em receitar próprias, além das tradicionais, como Marguerita, Calabresa e À moda. A massa usada também é receita exclusiva da rede.

Dessa forma, todos os franqueados podem oferecer um diferencial na sua região de atuação para, assim, auxiliar com a captação e fidelização dos clientes.

Do mesmo modo, a rede conta com um modelo de negócios enxuto, priorizando o atendimento por delivery ou retirada no balcão.

Contudo, algumas unidades contam com pequenos espaços para consumo no local, de acordo com a necessidade da região e opção do franqueado.

Cada unidade trabalha com a montagem da pizza de forma padrão, utilizando os mesmos insumos. Ou seja, cada uma das franquias oferece um produto homogêneo, independente de sua localização.

O fraqueado conta com alguns suportes para iniciar os trabalhos. Ele passa por um treinamento com materiais on-line para ajudar com a gestão do negócio, realizar o marketing e montar as pizzas.

Da mesma forma, a franqueadora oferece auxílio para materiais de divulgação, layout da unidade e dos cardápios.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio: R$ 70 mil
  • Previsão de retorno: entre 24 e 36 meses

3. Mr. Fit

A franquia Mr. Fit é uma franquia de fast-food voltada para alimentação saudável. Entre suas especialidades estão estrogonofe com biomassa de banana verde e omelete com suplemento de proteína.

A rede conta, atualmente, com mais de 300 unidades e diversos modelos de negócio com marmitas congeladas, delivery e pontos comerciais para diversos locais.

  • Investimento inicial: entre R$ 6.250 e R$ 150 mil
  • Faturamento médio: entre R$ 2 mil e R$ 250 mil.
  • Previsão de retorno: entre 10 e 36 meses

Por fim, temos também um conteúdo com outras opções de franquias na área de alimentação para você. Basta clicar aqui.

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