O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquia de ecommerce: opções mais baratas e lucrativas do mercado

Franquia de ecommerce: opções mais baratas e lucrativas do mercado

Sumário

Investir em uma franquia de ecommerce pode ser mais vantajoso e simples do que você imagina. Por isso, preparamos este texto com dicas e opções de negócio que podem agradar. Leia até o final!

Até porque, o e-commerce no Brasil teve o maior crescimento da América Latina em 2022. Do mesmo modo, estima-se que as vendas por meio de comércio eletrônico devem crescer 126% até 2025.

Esse modelo de negócio chama a atenção ainda por seu baixo investimento inicial diante de abrir uma loja física. Isso porque, não é necessário ter um espaço físico grande e ainda é possível trabalhar em casa.

O que é uma franquia online?

A franquia digital também pode ser chamada de virtual, online ou e-franchising. Esse tipo de negócio funciona de forma semelhante a uma franquia convencional.

No entanto, não é preciso ter espaço físico para operar. Dessa forma, os franqueados atuam com produtos ou serviços de forma online. Assim, podem usar sites, redes sociais e outros canais de comunicação.

As franquias de lojas online geralmente operam sem estoque. Sendo assim, o papel do franqueado é vender os produtos aprovados pelo franqueador.

Essas empresas exigem menos espaço do que uma loja física. Muitos têm horários de trabalho flexíveis para que os empreendedores possam trabalhar quando for mais conveniente.

Os valores variam muito, mas existem opções de microfranquias digitais cujo valor varia até, no máximo, R$ 135 mil.

Normalmente, esse valor é menor, porque o franqueado precisa apenas de um computador com internet para trabalhar.

A franquia de loja virtual pode minimizar alguns riscos comerciais comuns, principalmente para empreendedores inexperientes.

Ao adquirir uma franquia, você desfruta do reconhecimento do mercado tanto para a marca quanto para o produto. 

É importante lembrar que cada franquia tem um período de retorno determinado. Isso vai depender do segmento de loja escolhido e do plano de negócio.

Qual o trabalho de um franqueado ecommerce?

O trabalho de um franqueado de e-commerce é vender pela internet. Como, geralmente, esses negócios funcionam com uma única pessoa, é preciso ainda fazer a gestão de sua própria empresa.

Dessa forma, é preciso cuidar de questões burocráticas que venham a aparecer e manter a relação com a franqueadora. Afinal de contas, lembre-se que você vai ter que prestar contas para a marca.

Mas, agora, vamos apresentar algumas opções de franquia de ecommerce. Por isso, continue lendo e saiba mais sobre alguns empreendimentos possíveis.

Melhores opções de franquia de ecommerce para você abrir

Chegou a hora de conhecer algumas opções para trabalhar com franquia de ecommerce. Dessa forma, você pode analisar aquela que mais interessar a você e coletar dados sobre o melhor negócio.

[raio_x]

Para quem uma franquia de ecommerce é indicada?

Uma franquia de ecommerce pode ser um negócio para diversos perfis de investidores. O principal é para quem busca baixo investimento, renda complementar e facilidade de operação pela internet. 

Como a atuação ocorre em casa e tem horários flexíveis, esse negócio é ideal para complementar a renda.

Assim, é preciso aceitar as decisões do franqueador. A participação dos franqueados com ideias e colaborações é fundamental para o crescimento da rede. 

Isso porque, o conhecimento e a experiência de cada franqueado da rede podem complementar a visão do franqueador.

Os empreendedores do mercado de franchising devem estar cientes de que o aprendizado é constante.

Isso porque, o mercado de franquias é um sistema de gestão compartilhada.

Sendo assim, o franqueador divide a gestão de sua marca com os franqueados que abrem novas unidades. São esses franqueados que orientam a unidade e trabalham diretamente com ela no dia a dia.

Vantagens e desvantagens de abrir uma franquia online

Existem várias vantagens em escolher entre as opções de franquia online. Elas possuem, por exemplo, baixo investimento inicial, facilidade de venda e suporte da franqueadora. 

As franquias online têm a vantagem de atingir um público-alvo maior. Usando as ferramentas de marketing digital, você consegue alcançar as pessoas que realmente querem o seu produto.

Do mesmo modo, as franquias funcionam por meio de um plano de negócio pronto.

Isso significa que você não precisa construir seu negócio do zero. Outro ponto positivo desse modelo de negócio é o suporte prestado pelo franqueador. 

Você pode contar com o apoio da empresa nas diversas etapas do negócio. Há, por exemplo, treinamentos e materiais prontos para orientar a gestão do negócio.

Além disso, o modelo de home office tem crescido no Brasil e se tornado mais comum durante a pandemia. Sendo assim, as taxas de um negócio online são muito melhores do que as franquias comuns. 

A possibilidade de trabalhar em casa reduz investimentos como aluguel, IPTU de imóvel alugado, condomínio, imóveis.

Por isso, uma franquia de ecommerce pode ser tão vantajosa para quem está começando a empreender.

No entanto, o modelo oferece duas grandes vantagens: baixo investimento e adaptação ao trabalho online.

Alguns tipos de franquias digitais podem oferecer um retorno financeiro menor quando comparado à franquia comum.

Isso porque, o próprio investimento é mais baixo. Outro ponto que nem sempre é positivo é a adaptação a um modelo de trabalho totalmente remoto.

Cuidados para abrir sua franquia na internet

Abrir uma franquia de ecommerce demanda alguns cuidados. Afinal de contas, você vai dedicar tempo e dinheiro ao negócio. Por isso, precisa ter segurança para escolher o negócio e fazer um bom planejamento.

O primeiro passo para quem quer empreender no mundo digital é definir em qual nicho de mercado atuar.

Assim, o ideal é encontrar um equilíbrio entre uma área rentável e algo com que você se identifique. 

Para que seu negócio tenha sucesso, é fundamental desenvolver um plano de negócios detalhado.

Do mesmo modo, uma boa preparação intelectual dá ao empresário maior segurança na prática de suas atividades. Os negócios online também exigem que o proprietário busque treinamento. 

Uma dica de ouro para começar um negócio na internet é selecionar os melhores talentos para fazer parte do seu time.

Se um dos envolvidos não for bom o suficiente, os resultados do trabalho de todos os outros ficarão comprometidos.

Caso trabalhe sozinho, busque ampliar seus conhecimentos de acordo com as competências que o negócio demanda.

Pronto, você já sabe mais sobre como funciona uma franquia de ecommerce. Então, mãos à obra!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje