Franquia de esmalteria: entenda o preço do negócio e confira opções para investir

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O preço de uma franquia de esmalteria é variado e, por isso, é preciso muita pesquisa na hora de investir. 

Até porque, os modelos de negócio disponíveis no mercado são igualmente variados. Alguns deles se encaixarão mais facilmente no seu perfil de empreendedor.

Mas, independentemente do modelo, abrir uma esmalteria pode ser um ótimo negócio. Afinal, este é um setor que atrai clientes e que tem ótimos números.

Para se ter uma ideia, o Brasil é o segundo maior país consumidor de esmaltes do mundo. Algo garantido, especialmente, pelo amplo público consumidor do serviço.

Segundo a Euromonitor, cuidados para as unhas são a segunda opção mais procurada em salões de beleza. Ele fica atrás apenas de cuidados para os cabelos, que representa 56% da procura pelos consumidores.

Apesar dos números atrativos, é preciso ter cuidado na hora de investir em uma esmalteria. Isso porque, será essencial gostar do ramo para atuar nele.

Quando não tem interesse na atividade, o empreendedor perde o entusiasmo de investir tempo e dinheiro no negócio.

Agora, quando se sente atraído pela atividade, ele trabalha com prazer e ainda mais dedicação para ver a unidade de franquia crescer. Continue lendo saiba o preço de uma franquia de esmalteria!

Preço de uma franquia de esmalteria

Se você leu este texto até aqui, já percebeu que as franquias de esmalteria disponíveis são variadas. Não só em seu número de marcas, mas também aos suportes oferecidos.

Por isso, é difícil estabelecer com exatidão qual o preço de uma franquia de esmalteria. Os custos para abrir um negócio desse tipo mudam conforme a marca do negócio. Mudam também de acordo com o tamanho do espaço da loja e das taxas cobradas.

Assim, para saber o quanto será preciso investir, você deverá avaliar marcas específicas. Nós apresentaremos algumas delas logo abaixo, com suas taxas associadas.

De qualquer forma, o custo médio para abrir uma franquia de esmalteria no Brasil é de R$ 60 mil. Isso incluindo as taxas do franchising.

Normalmente, são três as taxas principais de uma franquia: a taxa de franquia, royalties e taxa de publicidade.

A taxa de franquia é o primeiro valor pago pelo franqueado à franqueadora. É ela que estabelece a parceria entre o empreendedor e a marca. Ao mesmo tempo, ela libera ao franqueado os treinamentos para atuação com a franquia.

Os royalties, por sua vez, existem para manter a relação entre as partes. Ele funciona como uma espécie de “aluguel” do know how e marca de franquia.

Há ainda a taxa de publicidade. Esse valor serve para manter um fundo de marketing e garantir esse suporte ao franqueado. Assim, a unidade pode se divulgar e atrair mais clientes.

Além desses valores, é importante avaliar o custo para montagem da operação e o capital de giro da franquia. As franqueadoras apresentam esses valores em sua COF.

Conhecer todos os custos associados será fundamental para seu planejamento financeiro. Isso vai garantir que as despesas da franquia não serão um problema.

9 franquias de esmalteria para investir

Como citamos ao longo do texto, existem várias franquias de esmalteria para investir. Para escolher a melhor opção ao seu caso, será preciso avaliar diversas possibilidades e compará-las.

Compare, por exemplo, os valores de investimento para cada uma. Isso vai deixar claro se você tem os valores necessários para abrir a sua unidade.

Além disso, é importante se identificar com a proposta da franquia. Sem contar, é claro, verificar se seu público está disponível na sua localidade. 

As franqueadoras te ajudarão a entender estes pontos durante o processo de franqueamento. Ainda assim, é essencial ter conhecimento prévio sobre eles — algo que você só vai conseguir com uma boa pesquisa.

Para te ajudar, listamos abaixo algumas das principais franquias de esmalteria do Brasil. Acompanhe!

1. Suav

O principal diferencial da franquia Suav é o atendimento express, sem hora marcada. Com ele, o cliente só precisa chegar à unidade e será atendido. Sem desculpas ou remarcações.

Em uma unidade Suav, o cliente pode realizar serviços como esmalteria, depilação, design de sobrancelhas e escovaria. 

A variedade de serviços é interessante ao franqueado porque aumenta seu ticket médio por usuário. Inclusive considerando que os atendimentos foram pensados para realização rápida e, muitas vezes, simultânea.

  • Investimento inicial total: R$ 168 mil‬
  • Taxa de franquia: R$ 35 mil
  • Royalties: 5% do faturamento mensal
  • Taxa de publicidade: R$ 500,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: 16 a 36 meses

2. Maria Pimenta

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A Maria Pimenta é uma franquia com atendimento centrado na esmalteria. São serviços para o cuidado, recuperação e customização das unhas, para públicos variados.

Somado a esses atendimentos, a rede oferece opções como depilação, maquiagem e massagem. Assim como micropigmentação e design de sobrancelhas.

  • Investimento inicial total: R$ 70 mil
  • Taxa de franquia: R$ 40 mil
  • Royalties: R$ 1.150,00
  • Taxa de publicidade: R$ 350,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 28 mil
  • Prazo de retorno: 8 a 12 meses

3. Von Beauty

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Cuidados com as unhas vão da cutilagem à esmaltação e outras técnicas.

Uma franquia Von Beauty oferece também outros serviços além da esmalteria completa, com manicure e pedicure. São eles: a depilação, massagens, design de sobrancelhas, injeções de botox e cuidados para os cílios e cabelos.

A variedade de serviços disponíveis na unidade dependerá do modelo de negócio escolhido pelo franqueado.

  • Investimento inicial total: R$ 65 mil
  • Taxa de franquia: R$ 25 mil
  • Royalties: R$ 1 mil
  • Taxa de publicidade: R$ 500,00 
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

4. Unhas Cariocas

Os serviços da Unhas Cariocas são os mais variados. Incluem, por exemplo, manicure e pedicure básicas, unhas decoradas, alongamentos, esfoliação dos pés e mais.

Além desses, a rede oferece atendimentos como massagem e depilação. Sem contar os pacotes de serviços que atraem consumidores. Esses pacotes são nomeados como locais turísticos do Rio de Janeiro. 

  • Investimento inicial total: R$ 88 mil
  • Taxa de franquia: R$ 28 mil
  • Royalties: R$ 2 mil
  • Taxa de publicidade: R$ 400,00 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses

5. D-Unhas Nails & Beauty

Hoje, a D-Unhas Nails & Beauty possui pouco mais de 10 unidades espalhadas pelo Brasil. Os atendimentos oferecidos pela franquia são variados, e quase que 100% centrados nas unhas.

São eles: manicure, pedicure, esmaltação permanente, decorações e unhas esculpidas. As unidades ainda podem oferecer tratamento para os cílios e depilação.

  • Investimento inicial total: R$ 148 mil
  • Taxa de franquia: não informado
  • Royalties: R$ 1.560 
  • Taxa de publicidade: R$ 500,00 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

6. Unhas Fast – Manicure Express

Os serviços da franquia Unhas Fast são direcionados às unhas, cabelo e design de sobrancelhas. Para as primeiras, os atendimentos incluem Unhas de Gel, decoração, esfoliação e spa dos pés.

Já para os cabelos, são oferecidos cuidados como coloração e mechas. O espaço mínimo necessário para loja é de 50 metros quadrados.

  • Investimento inicial total: R$ 157,7 mil 
  • Taxa de franquia: R$ 29 mil
  • Royalties: R$ 1,3 mil 
  • Taxa de publicidade: não informado
  • Faturamento médio mensal: R$ 55 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

7. Turquesa Esmalteria

Uma franquia Turquesa Esmalteria oferece os seguintes serviços:

  • Manicure e Pedicure;
  • Embelezamento do Olhar, com design de sobrancelhas e cílios;
  • Depilação e Fotodepilação;
  • Estética Facial e Corporal;
  • Cabelos; e
  • Maquiagem.

Um diferencial oferecido pela marca são drinks e cafés que ficam disponíveis aos clientes. Assim, os usuários contam com um momento ainda mais relaxante enquanto cuidam da sua beleza.

  • Investimento inicial total: R$ 47,6 mil
  • Taxa de franquia: não informado
  • Royalties: R$ 1.050,00
  • Taxa de publicidade: R$ 360,00
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 11 a 24 meses

8. Decolores Home Beauty

A  Decolores Home Beauty se diferencial porque atua de forma delivery, em vez de em uma loja física. O atendimento pode ser realizado onde o cliente desejar, como em casa, escritório, hotel e mais.

Os serviços disponibilizados pela franquia são variados. Incluem, por exemplo, o serviço completo de manicure e pedicure, design de sobrancelhas, depilação, cuidados com os cabelos, maquiagem e mais.

  • Investimento inicial total: R$ 128 mil 
  • Taxa de franquia: não informado
  • Royalties: 10% do faturamento bruto 
  • Taxa de publicidade: 2% do faturamento bruto
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

9. Nails2you – Estética de Unhas

As franquias Nails2you podem oferecer serviços para as unhas, design de sobrancelhas e tratamentos rápidos para os cabelos. Na esmalteria, os atendimentos incluem esmalte permanente, unha em gel, decoração, spa dos pés e outros.

  • Investimento inicial total: R$ 59,9 mil 
  • Taxa de franquia: R$ 13 mil
  • Royalties: não informado
  • Taxa de publicidade: não informado
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

E então, qual dessas opções de franquia de esmalteria você achou mais interessante? Qual delas tem um preço que se encaixa no seu orçamento?

Não se esquenta que um bom planejamento financeiro é essencial para o sucesso do negócio. Sem eles, você terá problemas para se desenvolver sua unidade.

Por que investir em uma franquia de esmalteria?

Como explicado antes, o serviço de esmalteria tem um amplo público consumidor. Para quem gosta da atividade de beleza, investir nesse serviço pode ser uma ótima alternativa.

Mas a procura pelos clientes não é a única razão interessante para abrir uma franquia de esmalteria. Listamos outras delas abaixo.

Plano de negócio da franquia

Ao abrir uma franquia, o empreendedor recebe o plano de negócio completo da marca. Ou seja, todo o seu planejamento de como atuar, quais serviços e produtos oferecer, como estabelecer a loja etc.

Com esse planejamento estabelecido, as chances de erro com o negócio são bem menores. Afinal, o plano já terá sido testado em outras unidades da marca e corrigido sempre que necessário.

Esse é um dos principais fatores responsáveis pela baixa mortalidade das franquias no Brasil. Para se ter uma ideia, apenas 5% das unidades fecham as portas antes dos dois anos de operação. No caso de empresas abertas do zero, essa porcentagem sobe para 23%.

Mercado em alta

As esmalterias fazem parte do setor de Saúde, Beleza e Bem-estar, que registra crescimento contínuo. De 2014 a 2019, o mercado teve crescimento de 10 milhões de dólares no faturamento. 

O consumo de beleza no Brasil representa 6,2% do consumo em todo o mundo. Só no franchising, o ramo teve faturamento de R$ 34,2 bilhões em 2019. Em relação ao número de unidades de franquias, o aumento foi de 4%.

Suporte da franqueadora

Sem dúvida, uma das principais vantagens de investir em uma franquia é contar com o suporte da franqueadora. Por meio dele, o empreendedor aprende a atuar e recebe uma série de orientações para tornar seu negócio mais lucrativo.

Um dos primeiros suportes oferecidos é o para treinamento do empreendedor. Esse treinamento pode ser feito de modo on-line e/ou presencial, o que varia por franqueadora.

Em seguida, vem o suporte de marketing. Normalmente, as franqueadoras disponibilizam conteúdos para redes sociais e fazem o design de materiais gráficos. Assim, o franqueado pode fazer a impressão ou publicação dos conteúdos, para atrair mais clientes.

Ainda são comuns os apoios comerciais, como para conquista de parcerias; apoio jurídico; escolha do ponto comercial; contratação de funcionários etc.

Todos esses suportes ficam listados na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca. É essencial ler o documento para ter a certeza de com o que você poderá contar. Saiba mais sobre a COF no vídeo abaixo!

Atração do cliente

Outra vantagem de abrir uma franquia de esmalteria é que a franquia já tem uma marca consolidada no mercado. Isso atrai o consumidor mais facilmente, pois ele sabe o que esperar da empresa.

Muita gente já conhece ou experimentou os serviços de uma franquia de esmalteria. Assim, ao ver uma nova unidade, elas percebem que poderão contar com o mesmo atendimento no espaço.

Quando não conhecem sobre a marca, os usuários costumam pesquisar sobre ela. Como uma franquia já possui experiência de mercado, é mais fácil encontrar opiniões sobre ela. Então, o consumidor tem maior base de informações para se decidir pelo atendimento.

Para saber mais e ficar por dentro das melhores franquias de esmalteria e seus preços, assine nossa newsletter!

Você também pode continuar sua leitura aqui no site descobrindo qual o melhor negócio para o seu perfil. Neste caso, basta acessar: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?

Outra opção é contar com uma consultoria completa para conhecer grandes marcas de franquia e qual a mais vantajosa. Neste caso, acesse: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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