O empreendedor encontra em uma franquia de estética a atrativa opção de investir em um mercado amplo e sólido. Neste conteúdo, trouxemos alguns pontos que podem ajudar você.
O setor de Saúde, Beleza e Bem-estar é o de maior faturamento do franchising brasileiro. Inclusive, no primeiro semestre de 2022 teve ganhos acima de R$ 21 bilhões.
São números animadores para quem deseja atuar no segmento.
No setor existem diversas opções de negócios. Há uma grande variedade de tipos de produtos e serviços para atuar. Além disso, o mercado está em um bom momento, como mostraremos a seguir.
Como está o mercado de estética no Brasil?
O mercado de estética no Brasil está cada vez mais forte, sendo um dos maiores do mundo em alguns nichos. Logo, é uma opção interessante para os empreendedores que pretendem abrir um negócio de estética.
O Brasil se tornou o terceiro maior mercado de estética no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
O setor movimentou mais de R$ 47,5 bilhões com perspectivas otimistas para os próximos anos. São números da Associação Brasileira da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC.
Do mesmo modo, o Brasil é o quarto maior mercado de consumo para produtos de beleza e cuidados pessoais. Incluindo, portanto, os segmentos de cosméticos, perfumes e produtos para higiene bucal.
Outro nicho em crescimento é o de barbearias e estética masculina. Os homens não ficam para trás quando o assunto é estética e autocuidado.
Dados da ABIHPEC, indicam que cerca de 54% dos homens vão com frequência ao salão de beleza no Brasil.
Produtos de cuidados para a pele também entram nos destaques. Melhor ainda, nesse nicho o empreendedor pode investir em uma franquia online, fazendo as vendas pela internet.
Enfim, o mercado como um todo tem destaque. Por isso, vale a pena o empreendedor avaliar bem e investir da melhor forma.
Qual a melhor franquia de estética?
Neste conteúdo mostraremos uma lista com as melhores franquias de estética do mercado. A melhor é aquela que atende ao seu perfil pessoal e profissional.
Como são muitas opções nesse segmento, é fundamental saber escolher bem em qual negócio investir.
Nesse sentido, o empreendedor deve pesquisar bem, conhecer marcas variadas. Ver qual delas trabalha com produtos ou serviços que mais chamam sua atenção.
Do mesmo modo, é interessante reduzir o número de franquias para fazer uma avaliação mais detalhada de cada uma. Comparar o renome das marcas, estruturas de negócio e investimento necessário.
É fundamental buscar uma franquia que seja compatível com a sua capacidade de investimento.
Além disso, conheça os produtos ou serviços da rede, entenda o que eles podem oferecer aos clientes. Seja uma variedade de cuidados ou então qualidade e inovação no setor.
Escolher a melhor franquia não é simples, você deve entender que essa decisão irá acompanhar você por muito tempo.
Dessa forma, tenha paciência e avalie cada aspecto antes de investir em uma franquia de estética. Agora, veja algumas das opções nesse mercado que separamos.
Melhores opções de franquia de estética para abrir
Como falamos, o mercado de estética tem muitas oportunidades para investir em franquias. As melhores opções estão em diferentes setores. São nichos variados para aproveitar este segmento cada vez mais forte.
Aqui separamos algumas franquias para você conhecer um pouco sobre elas. Assim, poderá avaliar qual tipo de negócio é melhor para investir.
Vantagens de investir em uma franquia de estética
Uma das maiores vantagens de investir em uma franquia de estética é o amplo mercado para atuar. Hoje em dia, homens e mulheres são adeptos desses cuidados, por isso, é um setor cada vez mais atrativo.
Além da variedade de clientes, o setor de estética é vantajoso. Ele tem opções de negócios com vários investimentos. Ou seja, dá para começar uma franquia gastando pouco ou investindo mais.
A grande demanda atual por serviços de beleza e estética é um potencial que vale a pena explorar. As pessoas passam por cirurgias plásticas e procedimentos estéticos cada vez mais jovens.
Do mesmo modo, existe um nicho nesse mercado, que é o de tratamentos mais personalizados. Isso amplia o valor agregado dos serviços.
O modelo de franquia é uma maneira mais segura para investir nesse setor. Isso porque o empreendedor recebe produtos ou serviços testados e aprovados.
A qualidade e variedade dos serviços é um diferencial nos negócios em geral. Porém, ao optar por uma franquia, o empreendedor não precisa se organizar quanto a isso.
Afinal, nesse formato, a franqueadora oferece todo o suporte necessário. Tanto para a montagem do espaço quanto para o marketing.
Logo, conta com esse negócio já estruturado, com uma operação pronta e um modo de fazer. Assim, o empreendedor tem mais chances de sucesso.
Qual área da beleza dá mais dinheiro 2024?
A área de beleza que dá mais dinheiro é aquela que sabe antever e aproveitar novos cenários. Ou então as novas necessidades dos consumidores.
Em um cenário a longo prazo, os protetores solares e suplementos orais crescem em importância.
Surgem também propostas de cuidados alternativos. Por exemplo, cursos online de ioga facial voltada para rejuvenescimento.
As principais tendências para os próximos cinco anos no setor de Beleza são engajamento digital e posicionamentos éticos. Isso de acordo com o levantamento realizado pela Euromonitor International.
A pesquisa destaca também que os atributos orgânicos e naturais dos produtos serão um diferencial.
Além disso, os serviços feitos em casa podem ser uma boa oportunidade para empreender. Os clientes estão cada vez mais propensos a buscar comodidade.
Enfim, são muitas as oportunidades para investir. Cabe ao empreendedor analisar bem o seu mercado local e as necessidades que pode explorar.
Etapas para abrir uma franquia de estética
A primeira etapa para abrir uma franquia de estética é entrar em contato com a franqueadora da marca que você quer. Ela irá analisar o seu perfil, capacidade de investimento e onde você pretende atuar.
Depois disso, com a assinatura do contrato, o franqueado passa por treinamentos. Assim, irá conhecer melhor sobre o negócio. Ele também precisa escolher o ponto comercial, caso faça parte do modelo.
Em seguida, o local passa por reformas, montagem do espaço e contratação e treinamentos dos colaboradores. Com isso, sua unidade está quase pronta.
Então, antes da inauguração a franqueadora acompanha e ajuda no trabalho de marketing. Dessa forma, irá começar o negócio com o pé direito.
Com tudo resolvido, o franqueado começa seus trabalhos. Ele conta com os suportes da franqueadora, principalmente nesse primeiro momento.
Assim, como vimos, não é complexa a montagem de uma franquia de estética. Cabe ao empreendedor ter bastante cuidado, aprender todos os processo e se dedicar.
Dessa forma, terá um grande potencial de ganhos atuando nesse setor de serviços de estética. Basta estar atento para investir nas melhores opções.