O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Franquia de financeira: opções que valem a pena investir

Franquia de financeira: opções que valem a pena investir

Sumário

Para você que sonha em abrir o seu próprio negócio, uma das melhores possibilidades do mercado é, sem dúvida, uma franquia de financeira. Dessa forma, para que você conheça um pouco mais sobre o ramo e suas vantagens, preparamos o texto a seguir.

No ano de 2022, as instituições bancárias registraram um lucro líquido de R$ 139 bilhões, apresentando um aumento de 2% em comparação a 2021. Logo, o setor pode ser promissor para quem quer investir e lucrar.

Isso decorre devido a alguns fatores que são característicos do negócio. Podemos citar, por exemplo, o valor inicial de investimento, que é mais baixo, fazendo com que esse tipo de empresa seja atrativa para qualquer empresário.

Afinal, falamos de uma oportunidade que oferece condições diferenciadas, em relação a outros empreendimentos, e de um mercado com grandes perspectivas de crescimento. Acompanhe a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Quais as vantagens de investir em uma franquia de financeira?

A resposta para essa pergunta, você confere ao longo desse bloco. No mês de março de 2023, o Brasil registrou o nível mais alto de falta de pagamento desde o início do acompanhamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Conforme os dados, aproximadamente 40,58% dos cidadãos brasileiros maiores de idade estavam em situação de inadimplência. Isso corresponde a cerca de 66 milhões de indivíduos com pendências financeiras.

Diante desse cenário, cada vez mais pessoas saem em busca de soluções para conseguir reverter a situação.

Mas esse mercado não se constitui apenas de pessoas em má situação financeira. Também falamos daquelas que procuram meios para comprar uma casa própria, um carro, realizar o casamento dos sonhos, investir em equipamentos etc.

Tendo isso em vista, vamos apresentar algumas vantagens para o franqueado que deseja ter a sua própria franquia de financeira.

Investimento inicial baixo

A primeira grande vantagem de quem busca esse tipo de negócio é poder apostar em um empreendimento cujo investimento inicial é menor. Geralmente, o empresário precisa arcar apenas com as taxas referentes a aquisição e à manutenção da franquia.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Isso acontece, pois a maioria das franqueadoras trabalha com o modelo Home Office. Nesse modelo de franquia barata, é necessário apenas ter acesso a um computador e à internet para que o franqueado possa executar todas as atividades do seu empreendimento.

Com o passar do tempo, acompanhado do sucesso do negócio, o franqueado pode, se desejar, começar a pensar em expandir sua área de atuação por meio de Lojas Físicas. Aqui, o valor de investimento é um pouco maior.

Afinal, juntamente com o espaço físico virão outros gastos, como aluguel, reformas ou um possível quadro de funcionários, entre outros. Vale ressaltar que não falamos de edificações monumentais, mas da adoção do modelo padrão de loja estabelecido pela franqueadora.

Por contar com uma estrutura simples, as franquias de serviços financeiros, principalmente no modelo Home Office, são boas opções para quem busca um complemento na renda.

Amplo público-alvo para o negócio

A formação de um público consumidor é um fator fundamental para a consistência de um empreendimento.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Como vimos na introdução deste conteúdo, cada vez mais pessoas procuram solucionar seus problemas financeiros. No entanto, em muitos casos, recorrer aos bancos pode não ser a melhor das opções.

Nesse sentido, é possível perceber um grande potencial de mercado para o futuro franqueado. Dados fornecidos pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que o uso do cartão de crédito se tornou prática mais frequente entre os consumidores. Um total de 17% usa esse meio como forma para pagamento de dívidas.

Inseridos nesse percentual também estão os que usam cheque especial ou recorrem aos empréstimos. Mas é importante notar que são esses os principais fatores que contribuem para a inadimplência dos consumidores no país (28,1%).

Sendo assim, o leque de possibilidades para quem deseja abrir uma franquia de financeira é bem grande. Claro, ninguém deseja a elevação desses números. Em todo caso, para que isso não ocorra, uma parcela dessas pessoas precisarão recorrer aos serviços financeiros para conseguir quitar suas pendências.

Em contrapartida, podemos imaginar outro cenário, com um número de pessoas que realizam empréstimos para compra de carros, casas ou a realização de viagens. Mas o que também contribui para a estimativa de público.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Marca da empresa reconhecida no mercado

Outra grande vantagem para quem deseja atuar no ramo de franquia de financeira é o respaldo oferecido por grandes marcas reconhecidas no mercado. Sendo assim, o empresário ganha uma espécie de “carta de recomendação” proveniente do histórico da empresa e da sua relação com a clientela.

Isso significa que o empreendedor vai aproveitar de todo o know-how que levou a franqueadora ao sucesso.

Isso gera empatia e mais confiança para o novo empresário, resultando em condições positivas de trabalho. Além disso, logo nos primeiros meses de atuação, será possível obter um bom número de novos clientes.

Essa situação dificilmente ocorreria com quem tenta abrir um negócio por conta própria. Afinal, estamos falando de conquistar as pessoas do zero, de ser melhor que os concorrentes que atuam no mercado há bastante tempo.

Nesse sentido, essa expertise da franqueadora também pode ser aproveitada na relação com seus parceiros. Grande parte delas atua conjuntamente a grandes instituições financeiras.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Então, são parcerias que permitem, por exemplo, uma flexibilização dos juros ou condições especiais de pagamento, entre outras possibilidades.

Portanto, o caminho para quem deseja se tornar um franqueado é encurtado à medida que seus riscos se reduzem. Isso, conforme mostra um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Esses fatores aumentam as chances de sucesso do empreendimento!

Suporte oferecido pela franqueadora

Mais uma grande vantagem de apostar em uma franquia de financeira está na relação com o suporte oferecido. Dessa maneira, as franqueadoras podem auxiliar de diferentes formas no desenvolvimento dos negócios dos franqueados, ou seja, uma caminhada conjunta rumo aos melhores resultados.

Afinal, é assim que franquias funcionam. Esses empreendimentos crescem, à medida que suas unidades também vão obtendo sucesso, em uma rede de negócios promissora.

Imagine você, dono de uma marca com diversos franqueados, enfrentando dificuldades para se manter estável? Essa situação pode gerar graves problemas, resultando, até mesmo, na falência da matriz.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Para que isso não aconteça, as franqueadoras oferecem treinamentos para que você possa seguir os padrões de atendimento estabelecidos pela marca. Além disso, também por meio do suporte, o empresário tem acesso a procedimentos e às diretrizes que fazem o empreendimento caminhar.

Por este motivo, é crucial contar com uma equipe de suporte completa. Esses profissionais estão sempre disponíveis para que o franqueado possa consultar, tirar dúvidas e solucionar desafios diários.

Alta rentabilidade do negócio

Uma franquia financeira barata é capaz de gerar uma boa rentabilidade. Há toda uma economia gerada pela ausência de uma estrutura física enquanto a oferta/demanda de serviço permanece. Além disso, as comissões ofertadas são bastante atrativas para que o franqueado tenha bons resultados financeiros. 

Lembrando, a rentabilidade é o valor que mede o tempo necessário para que o negócio retome com valor investido. Essas e outras informações podem ser consultadas na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Opções de franquia de financeira para você considerar abrir

Agora que você conhece um pouco mais sobre as vantagens de atuar nesse mercado, separamos algumas das melhores franquias de serviços financeiros para ajudar você na sua busca. Então, procure pelos detalhes daquelas que mais chamarem sua atenção. Acompanhe!

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!
[raio_x]

Logo mais, entenda como será o trabalho do franqueado do setor financeiro. Mas antes, descubra qual a melhor franquia para investir.

Qual a melhor franquia para investir?

Comece identificando suas preferências e interesses, buscando um negócio alinhado com seu perfil. Como você aprendeu até aqui, pesquise o mercado, avalie a demanda e a concorrência.

Depois, considere a reputação da franquia, verificando sua experiência e suporte oferecido. Analise os termos do contrato e os custos envolvidos.

Além disso, converse com outros franqueados para obter feedback sobre a empresa. Com base nessas informações, será possível escolher a franquia que melhor se encaixa em seus objetivos e que oferece um ambiente propício para o sucesso do investimento.

Potencialize o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso. Conte com o curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Como será o trabalho do franqueado de financeira?

O trabalho do franqueado de uma financeira é desempenhado como corretor, sendo responsável por intermediar operações financeiras e oferecer serviços relacionados.

O franqueado atuará na captação de clientes, realizando análises de crédito, elaborando propostas e apresentando soluções financeiras adequadas às necessidades dos clientes.

Além disso, o franqueado será responsável por promover os produtos e serviços oferecidos pela financeira, estabelecendo parcerias comerciais e mantendo um bom relacionamento com os clientes.

Logo, é essencial que o franqueado tenha habilidades de negociação, conhecimento em produtos financeiros e capacidade de oferecer um atendimento personalizado e eficiente.

Como faço para ter uma franquia financeira?

Primeiramente, como dito, é essencial realizar uma pesquisa detalhada sobre as franquias financeiras disponíveis no mercado. Analise fatores como o histórico da marca, a reputação, o modelo de negócio e o suporte oferecido. A escolha da franquia deve ser baseada em objetivos e valores alinhados.

Após selecionar a franquia desejada, é importante avaliar a parte financeira do negócio. Analise o investimento inicial necessário, levando em consideração os custos operacionais, taxas e royalties envolvidos. Faça projeções financeiras realistas para entender o potencial de retorno do negócio.

Mas, antes de prosseguir, é recomendado realizar uma análise minuciosa, buscando informações sobre a franqueadora, seu histórico, experiência e satisfação dos franqueados atuais. Para isso, é possível contar com a ajuda de especialistas em franquias.

Com as informações em mãos, é hora de seguir um plano de negócios sólido. Considere aspectos como mercado-alvo, concorrência, estratégias de marketing e projeções financeiras. Esse plano será fundamental para obter financiamento, se necessário e guiar suas ações futuras.

Após realizar esses passos, entre em contato com a franqueadora para negociar os termos e condições do contrato. Antes de assinar, leia-o atentamente e, se necessário, busque orientação jurídica.

Depois de assinar o contrato, aproveite o treinamento oferecido pela franqueadora para se capacitar e entender todas as nuances do negócio. Mantenha uma comunicação constante com a equipe de suporte para tirar dúvidas e receber orientações.

Seguindo esse processo, você estará bem encaminhado para abrir sua franquia financeira de forma estruturada e segura. Lembre-se de que o sucesso dependerá do seu empenho, dedicação e capacidade de gerenciar o negócio de forma eficiente. Boa sorte nessa nova empreitada!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje