Descubra porque a franquia de lavagem a seco é um bom negócio

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Franquia de lavagem a seco é um bom negócio: empreendedor fazendo a limpeza
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É comum aparecer pessoas querendo entrar no ramo de estética automotiva perguntando se investir em uma franquia de lavagem a seco é um bom negócio. Existem situações que comprovam as vantagens desse tipo de empreendimento.

A começar pelo formato das franquias. Elas são unidades de uma marca já reconhecida pelo mercado, em que a gestão é passada para um terceiro. Porém, para ter esse direito, é necessário fazer alguns investimentos.

Não à toa, por causa desse modelo de negócio, as franquias são consideradas os modelos de negócios mais seguros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as chances de uma unidade franqueada fechar em dois anos é quase cinco vezes menor que os empreendimento abertos do zero.

Já sobre o formato de lavagem a seco, preparamos o texto a seguir que mostra como realizar este processo e as vantagens. Acompanhe a leitura com a gente!

Afinal, franquia de lavagem a seco é um bom negócio?

Antes de entrar em detalhes se uma franquia de lavagem a seco é um bom negócio, é preciso entender melhor como o mercado funciona. Ou seja, quais os números que movem o setor e os fatores que fazem desse empreendimento uma boa aposta.

Nesse sentido, podemos iniciar com o estudo do Observatório das Metrópoles. Segundo o Observatório, no Brasil, existe quase um carro para cada três habitantes. Assim, são mais de 66 milhões de automóveis circulando pelas ruas e estradas.

Essa pesquisa também mostra que o brasileiro vem comprando mais carros com o passar dos tempos. Desde 2008, foram adquiridos mais de 23 milhões de veículos novos. Esse número pode até ser maior se observarmos os proprietários que apenas trocaram de carro.

Contudo, um dos dados que mais interessam a quem deseja abrir uma franquia de lavagem a seco está no tempo de permanência com um veículo, e o impacto desse movimento. Atualmente, de acordo com a Citroën, o brasileiro 4,11 anos com o mesmo carro.

Vemos uma captura aérea de várias rodovias cheias de carros (imagem ilustrativa). Texto: franquia de lavagem a seco é um bom negocio.
O mercado de serviços automotivos possui um amplo público em potencial.

Como impacto, está o resultado em um consumo médio mensal mais elevado com outros serviços relacionados. Isso mantém a impressão de algo novo e também deixa o veículo mais preservado, sendo mais fácil revender. A Autoinforme identificou o consumo de quase R$ 1,2 mil.

Vale ressaltar que, desse valor, cerca de 30% é voltado para o consumo de combustível, 10% para manutenções, 10% para serviços de estética automotiva e os demais 50% com peças de reposição, impostos de circulação e seguro.

Como funciona uma franquia de lavagem a seco?

Um dos pontos que nos permite dizer que uma franquia de lavagem a seco é um bom negócio está os seus processos. Isso porque, graças a tecnologia empregada no serviço, é possível lavar e encerar um carro em um tempo muito próximo ao realizado em um lava jato.

Porém, as diferenças estão apenas começando. O tradicional lava rápido costuma não ter nenhuma ligação com o uso de água consciente. Estima-se que haja um consumo de aproximadamente 300 litros de água por carro.

Para se ter uma ideia do impacto desse modelo de negócio, para uma franquia de lavagem a seco chegar a esse consumo por automóvel, é preciso fazer o serviço em mil carros. Ou seja, podemos dizer que existem marcas que realizam o procedimento completo com apenas 300 ml de água.

Para chegar a esse número, é importante entender como o trabalho é feito. Todo o processo começa na preparação de uma solução que mistura água e uma cera feita especialmente para isso.

Em seguida, basta aplicar a mistura com a ajuda de um borrifador por toda a superfície desejada e passar a flanela de microfibras. Assim, essa combinação de materiais vai remover toda a sujeira que estiver ali, sem a necessidade de um jato forte e pouco eficiente.

Além disso, é importante destacar que quase todas as franquias de serviços ligadas a esse setor utilizam produtos naturais. Isso é importante para evitar que aconteça reações químicas que possam prejudicar o veículo.

Uma das empresas que fazem das franquias de lavagem a seco um bom negócio, é a Acquazero, considerada a maior rede de estética automotiva do Brasil.

Conheça o modelo de negócio da marca no vídeo a seguir.

Quais as vantagens de apostar nesse modelo de negócio?

Podemos dizer que abrir uma franquia de lavagem a seco é um bom negócio por causa dos formatos disponíveis para investimento. Isso porque, em muitos casos, é possível fazer a operação em um modelo home office, por exemplo.

Nesse formato, não é necessário uma estrutura física e basta apenas ter vontade de fazer o seu empreendimento dar certo. Para que isso aconteça, o empresário recebe treinamento, os equipamentos necessários para o seu trabalho e vai até seus clientes, independente de onde eles estiverem.

Dessa forma, como não haverá gastos com aluguel, reforma, salário de funcionários etc., o investimento é mais em conta. Além disso, é preciso reforçar a rentabilidade que se torna maior que o modelo de loja física.

Porém, antes de darmos continuidade ao texto, é preciso entender a diferença entre rentabilidade e lucro. Quem optar por trabalhar com home office tem uma rentabilidade maior, pois os seus gastos são mais em conta.

Assim, a diferença entre o que foi investido com o que foi obtido como resultado se torna maior. Contudo, o lucro é compatível com o trabalho.

Enquanto isso, o franqueado de loja física tem um investimento inicial maior e uma rentabilidade mais modesta, se comparada com o formato de home based.

Ou seja, a diferença entre o valor que ele investiu e o resultado se torna menor. Porém, o lucro é bem maior, afinal, ele consegue atender mais carros em um dia.

Para finalizar, quem opta por uma franquia de lavagem a seco consegue oferecer outros serviços. Desde a vitrificação de pintura, higienização de ar-condicionado e polimento, aos serviços mais simples, como enceramento.

Descubra os custos de abrir uma franquia de lavagem a seco

Para abrir uma franquia de lavagem a seco ou qualquer outro tipo de empreendimento, é preciso ficar atento aos gastos que você terá para tirar o projeto do papel. Assim, as informações importantes estarão no documento conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF)

Além dos investimentos necessários, você pode consultar informações completas. Por exemplo, pendências judiciais da marca, contato dos demais franqueados, regras, todos os modelos de negócios e tudo que a franqueadora oferece como treinamento e suporte.

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Taxa de franquia

Antes de iniciar um empreendimento como esse, é importante observar o valor da taxa de franquia. Esse valor é o que permite você usar todo o know-how e expertise da marca, além de explorá-la comercialmente.

Vale lembrar que esse é o primeiro gasto que terá, afinal, a taxa de franquia precisa ser quitada na assinatura do contrato. Além disso, é um dos poucos pontos que podem ser negociados com a franqueadora. Porém, o valor não muda, apenas a possibilidade de parcelar.

Royalties e Propaganda

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Os royalties e propaganda são taxas cobradas mensalmente. Cada rede possui uma forma diferente de cobrar os royalties, garantindo condições diferentes aos franqueados. Esses valores também não são negociáveis.

Para ficar mais fácil de entender para que cada um serve, os royalties se relaciona à manutenção da taxa de franquia.

Enquanto isso, a taxa de propaganda é responsável por financiar as ações de marketing da franqueadora. Isso porque todas as divulgações serão feitas para a rede e nunca para uma unidade específica.

Ambas as quantias podem ser cobradas de duas forma: um valor fixo ou referente a uma porcentagem do faturamento bruto. Para saber como irá funcionar na franquia que você escolheu, leia a COF atentamente.

Vemos que alguém está assinando um contrato (imagem ilustrativa).
O empreendedor deve ficar atento ao conteúdo do contrato de franquia.

Capital de giro

O Capital de giro funciona como uma reserva financeira para que o seu empreendimento possa se desenvolver nos primeiros meses, sem que você corra o risco de perder produtividade.

Imagine uma máquina que possua engrenagens que precisam de lubrificante para não emperrarem. É assim que funciona o capital de giro, para manter as “engrenagens” da empresa funcionando bem, evitando que “emperrem”.

É recomendável que você tenha uma quantia referente a três ou seis meses de operação. 

Gastos com operação

Para saber qual o valor necessário para manter o capital de giro sempre atualizado, é preciso fazer uma análise e pesquisar os valores médios que serão gastos durante suas atividades.

Dessa forma, se o seu modelo é o home office, provavelmente seus gastos operacionais serão material, deslocamento e equipamento.

Enquanto isso, para quem optar pela unidade física, a operação pode ter um gasto com o salário da equipe, material, aluguel e outras despesas. Nesse sentido, com base nos números, é possível chegar ao seu capital de giro.

Porém, existem algumas franqueadoras que já passam essa estimativa para seus candidatos. Assim, fica mais fácil saber quais serão as suas despesas no final do mês. Lembrando que para fazer um investimento como esse, é possível buscar financiamentos em bancos ou sócios.

Como vimos ao longo do texto, abrir um empreendimento voltado para estética automotiva pode ser um bom investimento. Afinal, além de um mercado promissor, existem modelos de negócios que se encaixam à necessidade de cada empreendedor.

Gostou do texto que preparamos sobre por quê uma franquia de lavagem a seco é um bom negócio? Então, continue a leitura em nosso blog pelo texto “Franquia de lavagem a seco: vale a pena investir?

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