O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Serviços e Outros » Franquia de limpeza residencial: solução completa para exterminar a crise

Franquia de limpeza residencial: solução completa para exterminar a crise

Sumário

Abrir uma franquia de limpeza residencial pode ser a receita de sucesso para você mudar de vida e espantar a crise. Por isso, preparamos o texto a seguir para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre o segmento e descobrir as vantagens do setor. Acompanhe a leitura.  

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias faturou R$ 240,6 bilhões em 2023. Desse modo, esse mercado pode ser promissor para quem deseja investir e ganhar dinheiro.

As franquias são modelos de negócio que visam entregar para empresários o direito de explorar comercialmente uma determinada marca. Assim, como uma via de mão dupla, todos ajudam a se desenvolver. 

Portanto, os franqueados recebem treinamentos e suportes gerir a unidade franqueada. Como resultado, a franqueadora expande a sua área de atuação pelo mercado. Dessa forma, se torna a combinação ideal para mudar de vida. Continue a leitura!

O mercado de limpeza e conservação

Em 2023, o mercado de Limpeza e Conservação revelou um desempenho notável, impulsionado por fatores como a crescente conscientização sobre higiene.

Sendo assim, o setor apresentou um expressivo faturamento de R$ 1,9 bilhão, tornando-se uma peça-chave na economia. O aumento robusto representou 13,5% comparado com 2022. Isso, reflete a demanda crescente por serviços de limpeza profissional.

Esse cenário positivo aponta para a relevância do setor e desta a busca constante por ambientes mais seguros e saudáveis.

Então, a preferência por serviços especializados e a valorização da limpeza eficiente impulsionaram o mercado. Ainda, oferece oportunidades estratégicas para empreendedores e empresas que atuam nesse segmento.

Até porque, após a pandemia, a higiene se tornou prioridade para cuidados, em especial com a saúde. Por isso, o mercado de Limpeza e Conservação se destaca como um bom investimento.

Por que abrir uma franquia de limpeza?

Não é muito difícil identificar pessoas que encontram dificuldades para manter a sua casa limpa, principalmente quem trabalha fora, tem filhos pequenos, animais de estimação etc. Esses fatores acabam proporcionando boas oportunidades para o setor.

Sendo assim, para se ter uma ideia, o brasileiro é o povo que mais trabalha no mundo. Se estima que são 1.737 horas ocupadas por ano. Dessa forma, a média de jornada de trabalho fica entre sete e oito horas diárias. 

Além disso, somando com o tempo de sono, deslocamento entre o trabalho e a casa, sobram apenas seis horas para resolver todas as situações referentes aos cuidados da moradia.

Deixar o ambiente limpo há muito tempo deixou de ser apenas um ato de capricho, mas sim uma necessidade para o bem-estar das pessoas que vivem no local. Sem contar na redução de riscos de contrair doenças provenientes de bactérias, vírus, ácaros, fungos etc. 

Mas vale ressaltar que abrir uma franquia de limpeza residencial resulta na oportunidade de trabalhar em diversas frentes. Se engana quem pensa que irá trabalhar apenas com a limpeza de piso e janelas, por exemplo. 

Existem diversas oportunidades que irão entregar um leque para você. São serviços ligados a pós-obra, limpeza de móveis e até jardinagem. Também existem marcas que permitem você trabalhar como gestor de um grupo de profissionais. 

Logo mais, descubra as vantagens de investir em uma franquia de limpeza residencial. Mas antes, entenda como a PEC das domésticas estimulou o crescimento do setor.

Como a PEC das domésticas estimulou o setor?

Um dos fatores que fizeram desse tipo de empreendimento um sucesso, é a norma conhecida como Proposta de Emenda Constitucional (PEC) das Domésticas. Sancionada em 2013, o artigo trouxe diversos benefícios para a categoria. 

Assim, os profissionais de limpeza passaram a ter uma padronização referente a relação fixa e vínculo direto com os contratantes. Com isso, algumas marcas passaram a apostar nesse tipo de prestação de serviço para facilitar o trabalho de quem atua no segmento. 

Desse modo, a aposta na carência por esses profissionais domésticos e o aumento na procura por esse tipo de trabalho, surgiram as marcas com trabalho sob-demanda. Ou seja, com preços fixos, a empresa faz o papel de intermediário entre um contratante e os colaboradores. 

Ou seja, é como se fosse um processo de terceirização. Assim, os serviços que eram negociados direto entre patrões e empregada doméstica, sem uma regulamentação, passaram a servir como uma segurança para ambas as partes. 

O profissional tem a certeza do acesso a diversos direitos que antes não eram garantidos. Os “patrões”, que deixaram de contratar os serviços de forma direta por não saber lidar com algumas burocracias, agora encontram maior facilidade na contratação.

Como resultado dessa transformação, foi possível enxergar uma nova oportunidade para mudar de vida e empreender. Por outro lado, vale lembrar que por causa disso, o segmento passou a ser um dos que mais empregam no Brasil. 

Vantagens de investir em uma franquia de limpeza residencial

Para quem contrata esse tipo de serviço, existem diversas vantagens como a praticidade, a garantia de um bom trabalho, valores mais em conta, segurança etc. Sem contar nos diversos serviços que podem ser oferecidos como citamos anteriormente.  

Com o custo acessível e benefícios para os clientes, os resultados impulsionaram o setor e diversas empresas do segmento passaram a fazer sucesso. Com um conceito diferente do habitual, foi possível desenvolver maneiras diferenciadas de entregar o serviço. 

Portanto, surgiram os pacotes sob demanda, contratos terceirizados e possibilidades para entregar o trabalho até para empresas. Além disso, todos os equipamentos são levados pela própria marca e o cliente não precisa ter os produtos de limpeza ou vassouras se não quiser. 

Diante dessa praticidade, com um trabalho mais rápido e de qualidade, é possível se unir a uma franqueadora e transformar a sua unidade em potência na região em que está instalada.  

Vale destacar que segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 80% do mercado está concentrado nas regiões Sul, Sudeste e Distrito Federal. Porém, o Nordeste tem apontado um aumento na demanda. 

Franquias de limpeza para você abrir

Agora que você conhece mais sobre o mercado e as vantagens do segmento, chegou a hora de apresentar a você algumas possibilidades de investimento. Existem diversas empresas que se destacam nesse segmento. 

Porém, como você poderá observar, existe uma gama enorme de oportunidades para oferecer ou montar a sua rede de profissionais de limpeza. Acompanhe!

[raio_x_esf]

Qual a melhor franquia para abrir?

Inicialmente, identifique seus interesses e habilidades, alinhando-os com setores em ascensão. Avalie o suporte oferecido pela franqueadora, desde treinamento até marketing.

Depois, analise o histórico da marca e busque compreender o desempenho de outras unidades. A pesquisa de mercado é importante para identificar a demanda local.

Também, leia atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF) para uma compreensão completa dos termos. Além disso, converse com outros franqueados para obter percepções valiosas. Com uma abordagem estratégica, você estará mais preparado para escolher a franquia ideal para o seu perfil e objetivos.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Para quem uma franquia de limpeza residencial é indicada?

Uma franquia de limpeza residencial é indicada para empreendedores que buscam um nicho sólido e em constante demanda.

Como você acompanhou acima, esse modelo de negócio atrai indivíduos que valorizam a prestação de serviços essenciais.

Assim, é ideal para quem busca um setor de atuação que não apenas atenda à crescente demanda por praticidade, mas também proporcione flexibilidade de horários e uma entrada no mercado de serviços domésticos.

Por fim, a franquia de limpeza residencial se destaca como uma oportunidade promissora para empreendedores que buscam investir em um segmento estável e relevante.

Como abrir uma empresa de limpeza?

Abrir uma empresa de limpeza por meio de uma franquia envolve um processo estruturado que começa com o contato direto com a marca. Como dito, é precisa fazer a análise minuciosa do negócio e a avaliação criteriosa da COF.

Mas antes de tomar a decisão, você pode planejar suas finanças para garantir a viabilidade do investimento. Isso porque, a negociação com a franqueadora desempenha um papel importante, pois permite alinhar expectativas e condições.

Com todos os aspectos analisados e acertados, a última etapa é efetuar o investimento na franquia. Ao longo do conteúdo, você aprendeu que vale a pena investir em uma franquia de limpeza residencial.

Ainda, descobriu os números do segmento, dicas estratégicas e opções de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu próprio negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje