Franquia de limpeza residencial: solução completa para exterminar a crise

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Franquia de limpeza residencial: mulher fazendo limpeza
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Abrir uma franquia de limpeza residencial diante da pandemia pode ser a receita de sucesso para você mudar de vida e espantar a crise. 

As franquias são modelos de negócios que visam entregar para empresários terceiros o direito de explorar comercialmente uma determinada marca. Assim, como uma via de mão dupla, todos ajudam a se desenvolver. 

Os franqueados recebem treinamentos e suportes para compreender o modelo de negócio e se desenvolver. Como resultado, a franqueadora consegue se consolidar no mercado e expandir a sua área de atuação pelo Brasil e até pelo mundo.

Dessa forma, mais seguro que o próprio negócio, essa se torna a combinação quase que perfeita para quem deseja mudar de vida durante a crise. Unindo um setor em pleno crescimento há anos com a sua vontade de mudar de vida. 

Por isso, preparamos o texto a seguir para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre o segmento e descobrir as vantagens do setor. Acompanhe a leitura.  

O investimento em uma franquia de limpeza residencial

Não é muito difícil identificar pessoas que encontram dificuldades para manter a sua casa limpa, principalmente quem trabalha fora, tem filhos pequenos, animais de estimação etc. Esses fatores acabam proporcionando boas oportunidades para o setor.

Para se ter uma ideia, o brasileiro é o povo que mais trabalha no mundo. Se estima que são 1.737 horas ocupadas por ano. Dessa forma, a média de jornada fica entre sete e oito horas diárias. 

Além disso, somando com o tempo dormindo, deslocamento entre o trabalho e a casa, sobram apenas seis horas para resolver todas as situações referentes aos cuidados da moradia.

Deixar o ambiente limpo há muito tempo deixou de ser apenas um ato de capricho, mas sim uma necessidade para o bem-estar das pessoas que vivem no local. Sem contar na redução de riscos de contrair doenças provenientes de bactérias, vírus, ácaros, fungos etc. 

Vale ressaltar que abrir uma franquia de limpeza residencial resulta na oportunidade de trabalhar em diversas frentes. Se engana quem pensa que irá trabalhar apenas limpando apenas chões e janelas, por exemplo. 

Existem diversas oportunidades que irão entregar um leque de opções para o empreendedor. São serviços ligados a pós obra, limpeza de móveis e até jardinagem. Também existem marcas que permitem você trabalhar como gestor de um grupo de profissionais. 

Como a PEC das domésticas estimulou o setor?

Vários produtos de limpezas dispostos em uma cesta
A PEC das Domésticas surgiu em 2015 com o intuito de regulamentar a profissão de faxineira

Um dos fatores que fizeram desse tipo de empreendimento um sucesso, é a norma conhecida como Proposta de Emenda Constitucional (PEC) das Domésticas. Sancionada em 2013, o artigo trouxe diversos benefícios para a categoria. 

Assim, os profissionais de limpeza passaram a ter uma padronização referente a relação fixa e vínculo direto com os contratantes. Com isso, algumas marcas passaram a apostar nesse tipo de prestação de serviço para facilitar o trabalho de quem está atuando no segmento. 

Apostando na carência por esses profissionais domésticos e visando o aumento na procura por esse tipo de trabalho, surgiram as marcas com trabalho sob-demanda. Ou seja, com preços fixos, a empresa faz o papel de intermediário entre um contratante e os colaboradores. 

Resumindo, é como se fosse um processo de terceirização. Assim, os serviços que eram negociados direto entre patrões e empregada doméstica, sem uma regulamentação, passaram a servir como uma segurança para ambas as partes. 

O profissional tem a certeza do acesso a diversos direitos que antes não era garantidos. Os “patrões”, que acabaram deixando de contratar os serviços de forma direta por não saber lidar com algumas burocracias, agora encontram maior facilidade na contratação.

Como resultado dessa mudança, foi possível enxergar uma nova oportunidade para mudar de vida e empreender. Vale lembrar que por causa disso, o setor passou a ser um dos que mais empregam no Brasil. 

Vantagens de investir em uma franquia de limpeza residencial

Para quem contrata esse tipo de serviço, existem diversas vantagens como a praticidade, a garantia de um bom trabalho, valores mais em conta, segurança etc. Sem contar nos diversos serviços que podem ser oferecidos como citamos anteriormente.  

Com o custo benefícios para os clientes, os resultados impulsionaram o setor e diversas empresas do segmento passaram a fazer sucesso. Com um conceito diferente do habitual, foi possível desenvolver maneiras diferenciadas de entregar o serviço. 

Surgiram os pacotes sob demanda, contratos terceirizados e possibilidades para entregar o trabalho até para empresas. Além disso, todos os equipamentos são levados pela própria marca e o cliente não precisa ter os produtos de limpeza ou vassouras se não quiser. 

Diante dessa praticidade, com um trabalho mais rápido e de qualidade, é possível se unir a uma franqueadora e transformar a sua unidade em potência na região em que está instalada.  

Vale destacar que segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 80% do mercado está concentrado nas regiões Sul, Sudeste e Distrito Federal. Porém, o Nordeste tem apontado um aumento na demanda. 

Por fim, o último levantamento sobre o faturamento do segmento, considerando os profissionais diaristas, mensalistas e fixos. O Sebrae apontou que juntos somaram mais de R$ 105 bilhões em 2018. 

Esse número é resultante também no aumento de franquias do setor. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve um crescimento de 4,7% no número de unidades e um faturamento 3,9% maior. 

De que maneira a pandemia tem ajudado o setor?

Pessoa limpando a maçaneta de uma porta
Diante da pandemia, a procura por serviços de limpeza aumentou.

Em 2020, fomos surpreendidos com a pandemia causada pelo vírus Covid-19. De acordo com especialistas, a melhor forma de eliminá-lo é mantendo o ambiente sempre limpo, além de reforçar a limpeza das mãos.

Essa se tornou uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Como resultado dessa movimentação, o setor de limpeza passou a ter um grande crescimento no ano. 

Principalmente com a popularização do termo sanitização, que indica o processo para reduzir o número de bactérias em um ambiente de forma que ele se torne seguro para as pessoas. 

De acordo com o levantamento feito pela ABF no primeiro semestre de 2020, o segmento de Limpeza e Conservação registrou um faturamento 5,6% que o mesmo período no ano anterior. Sem contar no aumento das unidades. 

3 exemplos de franquias voltadas para limpeza

Agora que você conhece um pouco mais sobre o mercado e as vantagens do segmento, chegou a hora de apresentar a você algumas possibilidades de investimento. Existem diversas empresas que se destacam nesse segmento. 

Porém, como você poderá observar, existe uma gama enorme de oportunidades para oferecer ou montar a sua rede de profissionais de limpeza. Lembre-se sempre de estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF) e conhecer a reputação da marca antes de fechar o negócio. 

1. Acquazero

Conhecida por causa do seu trabalho no setor automotivo, a Acquazero é uma das principais marcas voltadas para limpeza do País. Isso acontece pois, alguns procedimentos podem ser feitos em estofados, tapetes, carpetes, sofás, couro etc. Até remoção de mau cheiro é possível. 

Além disso, caso o cliente queira, pode aproveitar o contrato para realizar a limpeza no veículo, se tornando um diferencial dentre os concorrentes. Vale destacar que a marca é considerada a maior rede de estética automotiva do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

Vale destacar que a Acquazero possui uma política de sustentabilidade. Ou seja, todos os serviços são feitos com uma quantidade mínima de água e produtos biodegradáveis. Para se ter ideia, o processo de limpeza de um carro acontece com apenas 300 ml de água. 

Outra vantagem de apostar nessa empresa é a possibilidade de trabalhar em home office. Assim, basta ir até o cliente para realizar os todos os trabalhos, sem a necessidade de ter uma sede física. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses 

Para conhecer um pouco mais sobre a Acquazero, separamos o vídeo explicativo sobre a marca a seguir. Confira. 

2. Mary Help

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Uma das empresas mais tradicionais do mercado, a Mary Help é conhecida por oferecer diversos serviços ligados a residências e empresas. O trabalho é do franqueado será recrutar, selecionar e treinar os profissionais escolhidos. 

O empreendedor que optar pela Mary Help também será treinado para conseguir entregar o trabalho mais diferenciado e capacitado para contratar as melhores pessoas possíveis. Sem contar o investimento baixo e a alta rentabilidade. 

Considerando as oportunidades de limpeza que a franqueadora oferece, o colaborador é direcionado ao local do trabalho com o próprio equipamento e uniforme. Ainda é possível que vá mais de uma pessoa para auxiliar no serviço. Tudo depende do que o cliente contratar. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 14 meses 

3. Limpeza com Zelo

Com mais de 10 anos de atuação, a Limpeza com Zelo é outra empresa voltada apenas para faxina residencial. O grande diferencial da marca é se basear no modelo de negócio de uma das marcas referências do segmento no mundo. 

Criada pelos mesmos idealizadores da JAN-PRO no Brasil, a Limpeza com Zelo se baseia no know how e expertise adquirida pelos empresários ao longo da jornada. Assim, consegue entregar um empreendimento rentável e de baixo custo para seus franqueados.

Atualmente, a Limpeza com Zelo conta com aproximadamente 15 unidades espalhadas pelo país, e outras seis opções no exterior. Vale destacar também os treinamentos oferecidos aos franqueados e funcionários, voltados para ações comportamentais, sociais, emocionais e operacionais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,3 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 85 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses 

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de limpeza residencial? Deseja aprender um pouco mais sobre esse setor? Confira a leitura em nosso post sobre “Franquia de serviços de limpeza que atendem residências e automóveis

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