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Franquia de loja de roupa: opções para investir

Sumário

A franquia de loja de roupa é uma modalidade de negócio favorecida pela necessidade de consumo e tendêcias de mercado. Por isso, o investimento é uma oportunidade que traz bons frutos aos empreendedores. Quer saber mais? Leia nesse artigo.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o setor faturou R$ 240,6 bilhões. Desse modo, embarcar no segmento pode ser promissor para quem deseja investir e ganhar dinheiro.

Já o mercado da Moda e Vestuário pode ser uma boa opção para empreender com a sua franquia, pois é movimenta bilhões anualmente. Sendo assim, o setor de vestuário brasileiro é considerado o 5º maior mercado do mundo. O consumo anual é de, em média, 6,6 bilhões de peças, de acordo com dados.

Então, diante de todas essas informações, fica mais fácil entender o potencial de oportunidades que o setor oferece. Conheça mais vantagens e opções de investimento a seguir.

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Por que investir em franquia de loja de roupa?

As razões para você investir em uma franquia de loja de roupas são variadas. O franchising, por si só, é um ambiente promissor por garantir aos empreendedores melhores condições de atuação, maior segurança de investimento e apoio de uma legislação específica.

Mas, além disso, existem opções bem acessíveis de investimento, sendo possível começar o seu negócio com uma opção de franquia barata. Com possibilidades de baixo investimento, os franqueados podem atuar em franquia de loja virtual em formato home office ou de vendas diretas.

Logo, é possível que, mesmo não tendo nenhuma experiência com o mercado da Moda, você possa desempenhar um bom trabalho e conseguir alcançar bons lucros com sua franquia. Agora, dê uma olhada no passo a passo sobre como adquirir uma franquia.

Resistência à crise

Como já mencionamos na introdução desse texto, o segmento de franquia de loja de roupas é forte e está em constante desenvolvimento.

Dessa forma, é um dos que mais se destaca no universo franchising devido aos seus resultados de faturamento e expansão pelo país. Segundo a ABF, em 2023, o setor faturou R$ 26,5 bilhões e apresentou um crescimento de 12,2%, em relação ao ano anterior.

Ao mesmo tempo, como os brasileiros não abrem mão de consumir roupas, o investimento em novidades potencializa a inovação dos diferentes nichos do setor. Ainda, a procura por produtos de vestuário, calçados e acessórios é constante.

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Em estudo identificou que, após cobrirem as despesas mais importantes, o restante da renda dos brasileiros é gasta com moda e vestuário. O levantamento indica que, em média, 28% do salário restante dos brasileiros são destinados a roupas novas.

O resultado da pesquisa indica que mesmo em cenários instáveis, os brasileiros buscam dedicar uma parte da renda para a compra de roupas, acessórios, calçados e outros produtos voltados para a moda. A tendência é que as redes consigam enfrentar bem os momentos de crise.

Seja muito mais do que um vendedor

Atualmente os consumidores valorizam muito mais um bom atendimento, até mesmo mais do que um bom preço. Assim, uma pesquisa revelou um novo perfil das consumidoras de moda íntima.

Logo, os dados mostram que cerca de 42% das consumidoras compram pelo bom atendimento, seguido da uma variedade de produtos. Sendo assim, o diferencial das franquias de loja de roupas deve estar apoiado na forma como o produto é vendido.

Muitas redes, por exemplo, apostam no serviço de consultoria para garantir uma melhor experiência de compra aos clientes. Portanto, orientações e conhecimentos de moda e tendência ajudam a conquistar um maior número de clientes.

Moda sempre é tendência

Como já explicamos, o segmento de Moda está sempre ancorado nas tendências de mercado, sendo influenciado, também, por diferentes mídias. Atualmente, novas formas de consumo que circulam na internet e nas redes sociais reforçam ainda mais as novidades do setor.

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Assim, os consumidores acabam por seguir influenciadores digitais, que criam tendências de moda replicadas pelos consumidores. Ainda, de acordo com um estudo, 62% dos brasileiros optam por pesquisar essas tendências em sites de moda. Outros 34% optam por influenciadores vindos do Instagram e YouTube.

Oportunidades do mercado de franquias de loja de roupa

No mercado de Moda, é possível segmentar o tipo de produto que será vendido. Dessa forma, é mais fácil especializar o seu atendimento e conquistar um público que busca por escolhas mais específicas.

Ao mesmo tempo, ao investir em uma franquia de loja de roupa, é também possível oferecer os produtos em um ponto de vendas, com várias opções em um só lugar.

Dessa forma, tudo dependerá da sua possibilidade e interesse de investimento. Independente da escolha, é possível se tornar um franqueado de sucesso ao seguir as dicas e escolher a rede ideal para o seu perfil.

Seus clientes serão sua propaganda

Como dito, o investimento na qualidade do atendimento da sua franquia de loja de roupa será o diferencial entre as concorrentes.

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Isso porque, quem investe em um formato de franquia, encontra treinamento, suporte com plano de negócios, orientações para divulgação, sistemas próprios de gerenciamento da unidade, além de consultoria de campo. Todos os processos atuam com foco no sucesso da unidade.

Por isso, use todos os recursos oferecidos pela franqueadora, se especialize no mercado de atuação, conheça novidades e tendências e esteja sempre pronto para oferecer um atendimento diferenciado.

Potencial da internet

A tecnologia se tornou grande aliada do setor de vendas. Por meio dela é possível divulgar, vender, estar ativo, além de alcançar um público mais amplo e variado.

Dessa forma, mesmo que você atue em uma loja física, sua presença nas redes sociais irá reforçar muito a sua atuação. Portanto, se tornar uma referência no que você oferece é uma forma também de criar vínculos com novos clientes e gerar resultados no seu negócio.

Nas franquias, o suporte de marketing auxilia muito na atuação online. Os franqueados encontram apoio para criação de sites, conteúdos para redes sociais, além de estratégias específicas para cada conteúdo.

Por isso, mesmo que você não tenha tanta afinidade com as redes sociais, poderá iniciar a sua presença virtual com auxílio completo da franqueadora.

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Plano de negócio

O plano de negócio é um planejamento estratégico criado para colocar em prática todas as regras que facilitam o andamento da unidade. Nesse sentido, ao estar a frente de uma franquia, você terá acesso a um planejamento já definido pela franqueadora.

Porém, mesmo que tenha um planejamento pronto, vale ressaltar que é essencial ter comprometimento com o negócio, se dedicar integralmente e seguir as padronizações da rede.

O plano de negócio funciona como um bússola. Ou seja indica quais os passos a se seguir de acordo com a etapa de desenvolvimento da franquia. Assim, é importante ter compromisso com a gestão e operação da rede.

Nichos de franquia de Moda

Uma das questões mais importantes que precisa ser definida antes da abertura da franquia, é escolher em qual mercado você pretende atuar. Isso indica os tipos de produtos que a sua franquia irá vender e o público-alvo da unidade.

No franchising, é possível atuar em um único mercado e atender, por exemplo, somente o público infantil. Então, a unidade trabalhará com peças de roupas e sapatos voltadas para este público.

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Mas ao mesmo tempo, é possível escolher uma rede que trabalha com públicos mais amplos, com a venda de peças de roupas e calçados para homens, mulheres e crianças.

Além do tipo de público, é preciso escolher a finalidade dos produtos. Por exemplo: se serão peças mais casuais, esportivas, sociais etc. A seguir, você conhecerá alguns dos principais mercados que uma franquia de loja de roupa pode atuar. Acompanhe!

Moda íntima

O setor de moda íntima está em alta. Não à toa, é um mercado que encontra boa demanda durante todo o ano.

Isso porque, os brasileiros não compram por peças de moda íntima em apenas uma época do ano. Há buscas constantes, com altas de compras em épocas comemorativas, como dia das mães, dia dos namorados e Natal.

Roupas femininas

O segmento de roupa feminina é um dos que mais vendem. Tanto pela diversidade de produtos, quanto pela alta demanda por novidades.

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O mercado é tradicional e muito promissor quando o assunto é inovação. Muitas empresas e redes de franquias vêm investindo no e-commerce como oportunidade de expansão das vendas.

Masculinas

Franquias especializadas no público masculino são opções bem atrativas. Há variedade de produtos e boas oportunidades para atração desse público.

Assim, é possível direcionar as vendas para um nicho específico, como as peças esportivas, sociais ou casuais. Ou apostar em redes que trabalham com estilos diversos, o que ampliam as possibilidades de ganhos da unidade.

Infantil

De acordo com dados da Associação Brasileira da Industria Têxtil e de Confecção (ABIT), o consumo de roupas infantis cresce cerca de 6% por ano. Logo, se trata de um mercado em expansão e com alta demanda.

Então, com uma demanda sempre em alta, visto que as crianças crescem rápido e logo precisam de novas peças e calçados, as franquias acabam por faturar muito neste segmento.

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Plus Size

mercado Plus Size está entre os segmentos de Moda que ainda tem muito o que ser explorado. Isso porque, consumidores deste mercado estão sempre em busca por peças que atendem com qualidade, modernidade, conforto e, claro, que sejam bonitas.

Dessa forma, investir em uma franquia de moda Plus que esteja atenta às necessidades desse público pode ser uma boa oportunidade de se destacar no mercado da moda.

Por isso, é essencial estudar bem o mercado, entender as demandas dos clientes e estruturar estratégias de vendas e atendimentos para o público que se pretende trabalhar.

Opções de franquias de loja de roupa para investir

Até aqui, você percebeu que as franquias de lojas de roupas são segmentos prósperos para investir. Mas agora é preciso escolher qual modelo é ideal para o seu perfil de empreendedor.

Nesse sentido, uma estratégia importante é avaliar todos os custos que envolvem o investimento, além de entender qual serão seus direitos e obrigações à frente da unidade. Portanto, confira uma lista estratégica com opções de marcas do setor de Moda para você considerar abrir. Acompanhe!

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Como escolher a melhor franquia para abrir?

Escolher a melhor franquia requer uma análise criteriosa. Identificar interesses e alinhá-los com setores em ascensão é importante. Avaliar o suporte da franqueadora, desde treinamento até marketing, também é determinante.

Ainda, analisar o histórico da marca, compreender o desempenho de outras unidades, contribui para uma escolha informada. Em seguida, você pode fazer uma pesquisa sobre o mercado local, pois pode lhe ajudar a identificar a demanda.

Mas lembre-se que a leitura atenta da documentação fornecida pela franqueadora é essencial e conversar com outros franqueados pode lhe fornecer informações valiosas.

Com essa abordagem estratégica, a escolha da franquia ideal alinha-se ao seu perfil e objetivos. Por fim, garante um investimento sólido.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Para quem uma franquia de roupas é indicada?

Uma franquia de roupas é indicada para empreendedores que buscam ingressar no setor da Moda que, como você aprendeu, se trata de um mercado dinâmico e em constante evolução. Ideal para aqueles que têm paixão pelo universo fashion e desejam oferecer variedade e estilo aos consumidores.

Além disso, é uma opção atraente para quem valoriza a gestão de um negócio consolidado e receber suporte da franqueadora em aspectos como marketing etc.

A franquia de roupas atende tanto a empreendedores experientes no ramo quanto aqueles que buscam uma entrada estratégica no mercado. Desse modo, proporciona oportunidades diversas.

Como abrir uma franquia de loja de roupa?

Depois de descobrir as vantagens de investir em uma franquia de loja de roupa, a dúvida seguinte é: como abrir este tipo de negócio?

A seguir, separamos para você conhecer um passo a passo prático com explicações sobre o assunto. Confira!

Faça o cadastro

Antes de mais nada, a sua primeira ação para iniciar em uma franquia é realizar o cadastro no site da franqueadora. Mas lembre-se que é essencial escolher a rede que mais combina com o seu perfil empreendedor.

A partir desse cadastro, basta aguardar o retorno da franquia. A rede entrará em contato com você para lhe conhecer melhor e as suas expectativas enquanto franqueado.

Então, preencha o formulário de cadastro disponível no site da marca escolhida. Depois, serão solicitados dados simples como nome completo,telefone, e-mail etc.

Primeiro contato

Nesse momento, um consultor irá conversar para saber mais sobre as suas intenções sobre o negócio e condições de investimento.

Essa conversa é essencial para que a franqueadora entenda se você está alinhado com os objetivos da empresa. Por fim, se tudo estiver certo e o seu perfil for aprovado, você receberá os documentos relativos ao investimento.

Estudo da COF

O principal documento que você irá receber é a Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF apresenta informações completas sobre o negócio. Por exemplo: taxas, prazo de retorno, características da franquia, direitos e deveres de ambas as partes etc.

Por isso, estude o documento com calma e entenda tudo o que a franqueadora exige dos franqueados. A Lei de Franquias determina que os candidatos têm no mínimo dez dias para estudar a COF antes de assinar o contrato de franquias.

Contrato de franquia

O contrato de franquia é complementar à COF e caracteriza como será a relação entre franqueado e franqueadora. No contrato, constam informações que definem a relação entre o empreendedor que está investindo em um modelo de franquia, e o franqueador.

Assim, como dito, devem estar incluídas, de forma bastante explícita, quais são as taxas a serem pagas e os direitos e deveres de ambas as partes. Na cláusula dos direitos, é garantido ao franqueado suporte e treinamentos completos para inauguração da franquia.

O direito de uso de marca, transferência de know-how, entre outros suportes também constam no contrato. Por isso, preste bastante atenção a tudo que o contrato descreve, relativo à sua atuação como franqueado e as obrigações da marca como franqueadora.

Como deveres, estão a necessidade de seguir regras e padrões estabelecidas pela franqueadora em tudo que diz respeito à unidade: atendimento aos clientes, venda dos produtos, uso de fornecedores, entre outros.

A COF e o contrato de franquia são documentos detalhados e extensos. Por isso, é recomendado que os candidatos a franqueados os estudem com muita atenção. Se possível, conte com o auxílio de um advogado para leitura das documentação e assinatura do contrato de franquias.

Abertura do negócio

Chegou o momento de abrir o seu negócio! Mas a sua escolha pelo ponto ideal ainda passa pelo crivo da equipe de implantação da franqueadora, que avalia se a localidade está de acordo com o objetivo da rede.

Essas análises dependem do público-alvo, da mobilidade ideal da região, se existem concorrentes muito próximos, entre outras informações.

Todo esse processo é alinhado com a franqueadora, que avalia o melhor ponto para que seu negócio flua da melhor maneira e com todo o potencial que tem de crescimento.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre o setor de Moda e quais as opções de franquia de loja de roupa para investir. Agora que está por dentro do assunto, abra o segu negócio e lcure.

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