O segredo para ter sucesso em franquia de loja virtual

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Abrir uma franquia de loja virtual tem se tornado uma das grandes opções para quem busca investir em um empreendimento de sucesso. Isso acontece porque o negócio permite que os clientes tenham cada vez mais acesso ao catálogo da loja 24 horas por dia, sete dias da semana.

Um dos motivos que chamam atenção nesse modelo de franquia é a possibilidade de contar com um empreendimento com custos reduzidos, em uma jornalida flexível e mais leve.

Além da tão sonhada autonomia profissional e a chance de fazer o seu trabalho em casa, atuar em uma franquia de loja virtual proporciona mais qualidade de vida e evita que o empreendedor perca tempo no trânsito, por exemplo.

Tudo isso só é possível devido ao avanço da tecnologia, que permitiu que diversos modelos de lojas virtuais surgissem no mercado. Porém, para que consiga fazer sucesso nesse tipo de negócio, é necessário que tenha o mínimo de afinidade com o ambiente tecnológico. 

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Mas não se assuste, com pouco já é possível ganhar muito. Ao longo deste texto, vamos apresentar as funções que você deve aprender, além dos dados sobre o mercado e dicas para investir em uma franquia de vendas on-line. Acompanhe a leitura com a gente. 

Por que abrir uma franquia de loja virtual?

O Brasil é um dos países que mais consomem produtos que vêm da internet. Esse movimento é notado desde 2014, quando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificou o País como o primeiro da América Latina nesse tipo de comércio. Enquanto o México (em segundo lugar) tem 14,2% de participação, o Brasil apresenta 59,1%.

Dessa forma, esse tipo de empreendimento passou a chamar atenção e o cenário ficou ainda mais promissor. De acordo com a pesquisa realizada pela BigData Corp e PayPal Brasil, entre 2018 e 2019 houve um aumento de 37,5% na preferência dos consumidores pelas compras on-line. 

Esse avanço só foi possível devido ao número de lojas on-line que passaram a surgir no intervalo de cinco anos. Como resultado dessa maturação, houve um crescimento na venda de produtos mais caros. Ou seja, os que custam entre R$ 100 e R$ 500 alcançaram a marca de 11,3% do total de vendas, pouco mais que 5% do ano anterior. 

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Com esse movimento, logo se pode observar outros bons resultados como o faturamento dos e-commerces, de acordo com os números que foram apresentados pela WebShoppers

Segundo a plataforma, os números passaram de R$ 53,2 bilhões para R$ 61,2 bilhões no mesmo período do ano apresentado na pesquisa anterior. Porém, mesmo diante de cenário tão promissor como esse, alguns cuidados ainda precisam ser tomados.

Ao mesmo tempo, o brasileiro é um dos povos que são mais desconfiados em fazer uma compra on-line e um dos que mais demoram para recomprar algo via internet, atingindo quase o triplo do tempo que outros países da América Latina, de acordo com a Minsait

Conheça duas formas de loja virtual

Diante das pesquisas apresentadas anteriormente, para conseguir fazer seus consumidores comprarem com você em um período inferior a três meses, é necessário achar um caminho que transmita confiança. 

Por isso, separamos dois tipos de franquia de loja virtual que você pode achar durante a sua busca por um empreendimento como esse. Fique atento às oportunidades e escolha aquela que pode proporcionar mais confiança para seus clientes. 

S-Commerce

Uma das melhores saídas para quem quer fazer parte desse movimento, é apostando em uma franquia de loja virtual que permite você divulgar seus produtos e fazer a negociação de uma maneira mais próxima e íntima com seus consumidores. Dessa forma, o S-Commerce é o mais indicado. 

Conhecido como Social Commerce, esse modelo de negócio é voltado para as mídias sociais e tem tido um importante crescimento no mercado. Uma das grandes vantagens de apostar nesse formato é conseguir oferecer seus produtos em uma plataforma gratuita e ser mais acessível para seus consumidores.

Afinal, basta que os clientes tenham uma conta na rede social em que você está inserida e para acompanhar suas postagens, fazendo um processo de compra direta ou indireta.

Além disso, qualquer feedback é dado na hora e fica fácil para você acompanhar como o mercado está enxergando o seu empreendimento. 

Por fim, vale destacar as facilidades em compartilhar o seu conteúdo e gerando uma propaganda “boca a boca”.

Com isso, para ter o alcance desejado, não deixe de alinhar suas estratégias com as preparadas pela franqueadora. Esse é um passo de suma importância para quem está pensando em abrir um S-Commerce. 

Modelo Business to Consumer (B2C)

Esse é o formato mais tradicional de loja virtual que vamos encontrar. Ou seja, equivale aos sites preparados para realizar vendas como Magazine Luiza, Casas Bahia etc.

Uma das vantagens de abrir uma franquia de loja virtual nesse modelo é ter todo o suporte de uma página preparada para um comércio como esse. 

Outro ponto que vale a pena pensar ao entrar em um formato como o B2C, é o acesso à informações sobre os produtos que nem todos os cliente têm ao ir em uma loja física. Além disso, é importante frisar a variedade de produtos que as pessoas encontram ao acessar essas páginas.

Porém, existem alguns pontos que podem jogar contra você, como ficar à mercê do próprio sistema. Ou seja, caso aconteça alguma falha no site, muito provavelmente você perderá suas vendas e pode ficar minutos ou horas sem vender devido a esse problema. 

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Por fim, vale a pena prestar atenção é o tempo de entrega. Não à toa, diversas marcas trabalham com esse período quase que express.

Esse foi um dos motivos que fizeram as revendedoras perderem espaço no mercado, afinal era necessário fazer o pedido, aguardar alguns dias e enviar para o cliente. Processo que poderia demorar até um mês.

Quais as vantagens de ter uma franquia de loja virtual?

reunião equipe franquia de loja virtual
Estudar os dados de mercado auxilia na potencialização de estratégias ao abrir uma franquia virtual.

Ao escolher um modelo de franquia virtual, o franqueado poderá ter acesso a uma variedade de vantagens que são comuns de ambos os formatos. Como a praticidade que um e-commerce traz para os consumidores. 

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Ou seja, com apenas alguns cliques é possível comprar um produto sem precisar ir até a loja e recebê-lo em casa. No caso dos S-Commerce, ainda tem o fator de proximidade com os clientes, afinal você pode ir até onde seus consumidores estão, entregar os produtos e ainda conseguir fazer outra venda. 

A segunda vantagem está na possibilidade de acompanhar seus resultados de uma maneira mais fácil.

Esses empreendimentos conseguem fazer uma análise sobre o desempenho graças ao sistema de análise de dados. Por mais que pareça algo complicado, é simples conseguir consultar e entender se seu empreendimento está bem ou não. 

Principalmente nas redes sociais, onde as próprias desenvolvedoras oferecem esse acompanhamento de maneira intuitiva.

Assim, você tem acesso ao tráfego, alcance etc. Já para quem decidir por abrir uma franquia on-line no formato de site, ainda é possível fazer o ticket médio e volume de transações de maneira automática. 

Com esses dados, é possível chegar ao terceiro ponto que mostra os benefícios desse empreendimento: a facilidade em saber qual o perfil dos seus consumidores.

Ou seja, quais os produtos têm tido maior busca, o horário em que são mais buscados, quando as vendas aumentam etc. Dessa forma, fica fácil traçar estratégias mais eficazes que as lojas comuns.

Por fim, não podemos deixar de destacar que esses negócios tendem a funcion ar 24 horas por dia durante toda a semana. Não importa que horário seu cliente sinta a necessidade de olhar seu catálogo, ele sempre terá acesso. 

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Fique atento aos cuidados para abrir uma loja virtual

Para abrir uma franquia de loja virtual é preciso ficar atento a alguns pontos fundamentais. Caso alguns deles não esteja de acordo com o aceitável, é sinal que o negócio pode não sair da maneira como você deseja. 

Dessa forma, pesquise bem sobre as marcas que você acredita que seja vantajoso. Não deixe de olhar em sites de busca, em redes sociais para entender como o público tem se comportado diante das interações e olhe também no “Reclame Aqui!”, principal site de reclamação do Brasil. 

Com isso, você consegue levantar informações importantes que vão mostrar a reputação da rede de franquias com os outros empreendedores e seus clientes. Outra opção, muito importante nesse processo, é entrar em contato com franqueados para saber como é a relação com a marca.

Após esse primeiro levantamento, é hora de checar todo o suporte oferecido pela franqueadora. Como esse trabalho pode ajudar você a se desenvolver e ter sucesso ao longo da jornada. Observe o tipo de tecnologia que a rede utiliza e quais são os modelos de lojas virtuais.

Assim, no momento que iniciar sua negociação, converse e esclareça todas as informações referentes a esse processo. Principalmente aquelas que trabalham com o modelo home office, onde os franqueados devem ir até seus clientes e, por isso, permite que o empreendedor tenha sua rede social para divulgar o trabalho.

Como escolher a melhor franquia de loja virtual?

Agora que você conhece os modelos e as vantagens de apostar em uma franquia de loja virtual, separamos algumas dicas para você conseguir escolher a melhor franqueadora para o seu momento. 

Escolha o setor que condiz com sua vontade

Antes de escolher qual a melhor franquia de loja virtual, é preciso gostar do setor em que pretende atuar. Esse processo não pode ser apenas por aquele que dá mais dinheiro mas, sim, pelo que faz você sentir prazer. 

É importante destacar que você irá investir em um tipo negócio que demanda mais que as oito horas tradicionais de trabalho. Existem diversos modelos como franquia de marketing digital, moda, alimentação, prestação de serviços etc.

Ou seja, você precisará trabalhar em uma rotina que exige mais dedicação por grande parte do seu dia, e se não houver identificação com o que faz, muito provavelmente você irá desistir nos primeiros desafios e problemas que surgirem ao longo da jornada. 

Estude a COF

homem assinando documento
A COF e o contrato de franquia proporcionam maior segurança ao investimento.

Em seguida, para conseguir achar a franquia que melhor vai atender as suas necessidades, é hora de estudar bem a sua Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar ao empreendedor todas as informações referentes ao negócio. 

Dessa forma, você fica sabendo sobre o investimento inicial, o prazo de retorno, as taxas necessárias, o tipo de suporte, treinamentos que são oferecidos, histórico da marca, pendências judiciais etc.

Não tenha pressa para analisar cada um desses pontos, de acordo com a Lei de Franquias, o documento só pode ser assinado 10 dias após o recebimento. 

Assim, caso sinta necessidade, entre em contato com um advogado e converse com o especialista sobre os pontos abordados na Circular. Ser um franqueado é conseguir seguir todas essas orientações para fazer do seu empreendimento um sucesso para ambos os lados. 

Converse com quem você confia

Por fim, um dos pontos mais importantes nesse momento é conversar com amigos, familiares ou companheiros sobre o seu objetivo. Essa etapa é aconselhável para que pessoas de fora possam opinar e levantar pontos que você ainda não percebeu. 

É muito comum fixarmos em uma ideia e sermos tomados por ela. Quando isso acontece, podemos tomar atitudes precipitadas que vão prejudicar vários aspectos importantes, afinal, estamos falando de um investimento financeiro. 

Com isso em mente, coloque os pontos positivos e negativos na balança, os compare e pense no que vale mais a pena. Caso sinta necessidade, não deixe de conversar com o consultor da marca que está prestes a se tornar franqueado.

Certamente o especialista irá auxiliar você a tomar a melhor decisão para o momento, afinal, o objetivo da marca é ter unidades de sucesso. 

Opções de franquias com atuação home office

Existem no mercado diversas opções de negócios que podem variar do modelo tradicional de loja física.

Como o objetivo deste conteúdo é falar sobre franquia de loja virtual, vamos apresentar um modelo muito comum de franquia que foge do modelo tradicional de loja, mas opera de forma diferenciada e mais prática.

Esse é o modelo home office (também conhecido como home based). Essa opção difere das lojas físicas por apresentarem investimento de baixo custo, além de gestão virtual. O investimento é mais baixo justamente pelo diferencial de não necessitarem de um ponto físico, assim como as virtuais.

Quer dizer que o empreendedor opera de casa ou em ambientes coworking, por exemplo, assim como nas franquias virtuais. A única exigência que na verdade é o necessário para executar o trabalho, um computador e acesso a internet.

Vale lembrar que nem toda franquia home office é uma franquia virtual. Muitas podem funcionar de forma delivery com serviços prestados ao cliente in loco, por exemplo.

Existe uma infinidade de negócios disponível em todos os 11 segmentos do franchising e muitos deles podem ser home office ou com operação virtual.

A seguir, apresentamos algumas sugestões de investimentos em franquias virtuais. Acompanhe.

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Qual o perfil ideal de quem deseja atuar com franquia de loja virtual?

Para quem deseja empreender no ramo de franquia de loja virtual, é importante ressaltar que deve ter um perfil específico para esse tipo de negócio.

Além disso, é essencial avaliar as condições para executar um trabalho bem planejado a frente de seu negócio.

Já mencionamos aqui que entre as vantagens dessa modalidade está a flexibilidade de horário. Essa flexibilidade permite a atuação em horários um pouco mais livres, de acordo com a demanda de trabalho organizada pelo próprio franqueado.

Essa facilitação pode ser muito boa. Ao mesmo tempo, pode ser um risco caso o franqueado não tenha disciplina e não seja organizado.

É importante estruturar bem a agenda de compromissos e seguir à risca as demandas para que a unidade comece a apresentar lucros. A seguir, você conhece mais características ideais para quem quer abrir uma franquia de loja virtual.

Disciplina do franqueado

Tanto para um modelo de franquia de loja virtual, quanto para as opções de loja física, é essencial ter disciplina. Esse compromisso com o trabalho é que vai garantir que as demandas sejam cumpridas, conforme o esperado.

Ainda é importante reforçar que o franqueado deve agir com foco nos resultados. Não quer dizer que você irá trabalhar 12 horas direto na sua empresa, mas poderá se dedicar em um tempo menor, caso alcance suas metas diárias.

Essa é uma forma de se recompensar pelo alcance de seus objetivos. Assim, será mais fácil administrar seus objetivos profissionais e pessoais. Inicialmente, será importante traçar essas metas e seguir com o planejamento da franquia.

Dedicação ao trabalho

A disciplina e a dedicação andam de mãos dadas no processo de administrar o seu negócio. Por mais que seja possível trabalhar em horários flexíveis, a dedicação ao trabalho e fundamental na franquia de loja virtual.

Dependendo da atividade do seu negócio, será possível ter uma maior flexibilidade. Entretanto, independente do segmento ou dos produtos e/ou serviços vendidos pela sua unidade, você deve se dedicar para alcançar metas diárias.

Não podemos esquecer que o objetivo de todo negócio é alcançar os lucros esperados. Quando se trabalha de gerir uma unidade por conta própria, esses lucros são totalmente dependentes do seu desempenho.

Por essa razão, a sua dedicação é fundamental para o desempenho do seu empreendimento. Caso contrário, a opção por trabalhar de forma virtual ou home office não será nada favorável.

Boa relação com a franqueadora

Estando à frente de uma franquia, independente do modelo, o franqueado tem ao seu alcance o suporte da franqueadora.

Porém, para que esse suporte seja eficiente, é preciso que o franqueado tenha uma boa relação com a franqueadora.

Esse contato é importante para manter uma boa relação de parceria na busca pelos objetivos, cumprindo com todas as ações determinadas em contrato. Ao mesmo tempo, ter uma boa relação e estar em contato com a rede permite que você consiga solucionar dúvidas e desafios de uma forma bem mais rápida e segura.

As redes oferecem suportes amplos, voltados para todas as áreas de gestão e operação da franquia. Por isso, além de seguir o que foi aprendido em treinamento, você não deve abrir mão dos suportes da marca.

Gostar do que se faz

Esse é um ponto crucial. Não importa o modelo de franqui que você irá escolher, é essencial gostar do mercado e se identificar com a franqueadora.

A identificação com o mercado, produtos e/ou serviços e com as formas de atuação da rede são essenciais para fazer com que o seu trabalho flua melhor.

Isso também permitirá que você não queira desistir do negócio quando alguma dificuldade surgir. Portanto, defina o que deseja, busque pelo modelo que considere ideal para o seu perfil.

Ter autonomia

Autonomia é essencial para buscar soluções e resolver todas as questões que envolvem a administração do seu negócio.

Estar à frente de um negócio próprio requer muita atenção e, ao mesmo tempo autonomia. Você deve saber tomar decisões bem acertadas, com base em tudo que foi repassado pela rede, gerenciando todas as ações para o sucesso da franquia.

No caso de trabalhar sozinho, será importante que tenha compreensão sobre todas as etapas para que o dia a dia de operação da unidade não seja impactado por dificuldades.

É importante você saber gerir questões financeiras, cuidar de documentos dos clientes, entender de todas as áreas da unidade, estar atento a planilhas, contatos, etc. Para isso, você deve ter organização, comprometimento e autonomia para direcionar a unidade.

Disponibilidade para um bom atendimento

Seu perfil de franqueado precisa ser dinâmico e comunicativo. Por mais que venha a trabalhar de forma virtual, a iniciativa para lidar com um bom atendimento será fundamental. Ainda mais se o contato com os clientes for feito à distância, por reuniões on-line, telefone, e-mails ou mensagens.

A disponibilidade para atender as demandas dos clientes, a simpatia e a cordialidade são essenciais. Ainda mais por meio digital, onde o emissor precisa saber bem como transmitir a sua mensagem.

Muitas vezes, o que você deseja dizer por ser comprendido de forma errada. Por isso, se preocupe sempre com o bom atendimento.

Ao longo do texto pudemos observar a importância de pesquisar sobre o tipo de negócio de vendas on-line que você mais se identifica. Apresentamos diferentes modelos e mostramos como o brasileiro tem se comportado diante do cenário de e-commerce. 

Porém, para fazer sucesso, é preciso escolher um negócio que faça seus olhos brilharem e que lhe motive a enfrentar todos os percalços que vão surgir. Dessa forma, a escolha da franquia que se encaixa ao seu perfil pode ser o primeiro passo para ter um negócio de sucesso e mudar de vida. 

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de loja virtual? Deseja aprender mais sobre esse mercado? Confira o nosso post sobre “Como ganhar dinheiro trabalhando pela Internet com franquia virtual?” 

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