Franquia de manicure express dá lucro?

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Franquia de manicure express fazendo o atendimento
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Um grande sucesso que vem ganhando o Brasil é o modelo de franquia de manicure express. Por meio delas, é possível que em menos de uma hora, um cliente saia do local com as unhas feitas. É quase metade do tempo dos atendimentos convencionais.

O conceito inovador chegou ao país há poucos anos, porém, já é considerado um sucesso nos nos Estados Unidos e Europa. Com o foco na qualidade e no atendimento rápido, o consumidor não precisa se preocupar em marcar um horário.

Esse trabalho, feito por especialistas e colaboradores treinados, pode ser um empreendimento de grande sucesso para quem deseja investir no setor de estética. Afinal, o que não falta são pessoas querendo cuidar de suas aparências.

Pensando nisso, desenvolvemos o texto a seguir. Nele, explicamos como esse tipo de franquia é rentável, quais são os seus desafios e como o setor tem se comportado nos últimos anos. Acompanhe!

Por que abrir uma franquia de manicure express?

Quem deseja investir no setor de estética e beleza, na maioria dos casos, já possui algum tipo de conhecimento na área. Ou mesmo, está associado a uma pessoa que tenha esse entendimento e vontade de atuar no segmento.

Muito desse movimento se dá por causa do atendimento mais próximo, cuidadoso e delicado. É comum encontrarmos reclamações sobre os famosos “bifes” tirados das unhas. Isso é um fator que pode prejudicar o empreendimento.

Com clientes mais exigentes que alguns outros serviços do setor, montar uma franquia de manicure express pode ser o grande diferencial para unir o melhor atendimento, trato e agilidade.

Por isso, separamos 6 motivos para ajudar você a entrar nesse negócio, seja sozinho ou com algum sócio.

Imagem de uma calculadora em cima de folhas com gráficos e uma mão segurando uma caneta (imagem Ilustrativa). Texto: franquia de manicure express.
O setor de franquias de manicure oferece uma boa rentabilidade para o empreendedor.

1. Possibilidade de oferecer preço mais justo

Uma das principais vantagens de atuar com franquia de manicure express é trabalhar com um preço mais justo, independentemente do status social de seus clientes.

Além disso, mesmo que possa ter um valor um pouco mais alto que alguns salões de beleza, há um custo-benefício maior para os consumidores do seu empreendimento.

Na maioria do casos, quem opta por esse tipo de serviço mais rápido, está disposto a pagar um valor mais alto. Mas desde que a sua experiência o faça sentir-se satisfeito e valorizado como cliente.

2. Contratar profissionais qualificados

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Esse tipo de negócio exige que os profissionais contratos sejam qualificados e especializados no tipo de serviço que irá oferecer. No nosso caso, manicures com habilidade e experiência para realizar seu trabalho de forma rápida, além de bons equipamentos.

A vantagem de contar com esse tipo de colaborador é ter a garantia de um time competente. Ou seja, que conhece todos os truques estéticos e cuidados higiênicos necessários para não ferir nenhum cliente.

Assim, a sua franquia de manicure express será reconhecida no mercado, se tornando então uma referência. Como resultado, isso aumenta a propaganda boca a boca e a sua carteira de clientes.

3. Maior conforto para os cliente

O principal foco desse tipo de negócio é oferecer para seus clientes um atendimento rápido e de qualidade. Isso já deve estar claro até aqui. Contudo, não explicamos o motivo disso ser uma real vantagem para o seu empreendimento.

Uma franquia de manicure express tem como principal filosofia atender qualquer pessoa, a qualquer momento — desde que respeitado o horário de funcionamento da sua empresa.

Com pessoas entrando sem horário marcado, e a garantia de que o trabalho será feito em um tempo menor, o empresário consegue ter uma boa rotatividade de clientes.

Dessa forma, fica mais fácil para ele criar o senso de fidelidade entre os consumidores da região em que está instalado.

Imagem de uma mulher loira em salão de beleza (imagem ilustrativa). Texto: franquia de manicure express.
Ciente satisfeita costuma voltar e ainda falar bem do negócio para outras pessoas.

4. Rentabilidade além do habitual

Com clientes frequentando semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente a sua loja, a rentabilidade do negócio se torna muito maior.

Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), detectou que não há uma periodicidade tão definida em relação a procura de serviços de estéticos.

Porém, muito dessa irregularidade vem da busca por novidades no mercado.

Vale lembrar que, para medir a rentabilidade, é preciso fazer um estudo prévio do quanto esse empreendimento fatura no mês. Portanto, identificar qual parte desse dinheiro está comprometido, devido aos gastos para manter o negócio e, por fim, ver o quanto sobra.

Essa quantia é convertida em porcentagem, que será chamada de rentabilidade. Dessa forma, fica mais fácil identificar o tempo necessário para que o empresário receba todo o investimento feito para abrir a sua franquia de manicure express.

Caso queira abrir um empreendimento com mais chances rentáveis, procure por marcas que oferecem outros serviços além do que estamos apontando neste texto. Ou seja, escovaria, depilação, sobrancelha entre outros, tudo no mesmo ambiente.

5. Mercado com produtos mais acessíveis

Saindo um pouco dos fatores internos, vamos apresentar na sequência dois pontos externos que irão ajudar a sua empresa a crescer de forma sustentável e a um baixo custo.

Não é muito difícil encontrar esmaltes e equipamentos para o trabalho de manicure. Em qualquer loja de departamento ou farmácia é possível encontrar esmaltes, palitos, alicate, algodão, removedores, fixadores etc.

Devido a essa facilidade, e o fato de serem produtos relativamente baratos, é possível oferecer um serviço cuja qualidade vai além do atendimento. Ela está presente também no produto final.

Assim, o empresário consegue investir mais em inovações e tecnologias para que ele e sua franquia de manicure express estejam sempre atentos as tendências e estilos da moda.

Imagem de potinhos de esmalte de várias cores lado a lado.
Os produtos fazem diferença na qualidade deste tipo de serviço.

6. Menos concorrência

Apesar de parecer que existam muitos locais que oferecem esse tipo de serviço rápido, os maiores concorrentes ainda são os salões de beleza. Isso significa que o seu principal competidor na hora de atrair clientes não é especializado no trato das unhas.

A grande questão é que na maioria dos salões esse é um trabalho genérico e sem atrativo para os clientes. Além de não possuir salas de espera confortáveis, conforto e um atendimento rápido.

Além disso, a franquia de manicure express em que você investir fará um trabalho de divulgação do seu empreendimento. O que irá aumentar o seu destaque diante dos seus concorrentes.

Serviços express de manicure

Os serviços express de manicure contam com muitos benefícios, seja para o empreendedor, sejam para os clientes, como vimos anteriormente.

São cuidados para mulheres e homens – estes últimos cada vez mais adeptos a este universo. Nesse sentido, separamos alguns destes serviços para falar um pouco mais a respeito.

Pois, assim, o empreendedor que ainda está em dúvida sobre este tipo de negócio, fica sabendo um pouco mais sobre ele.

Esmalteria

Os serviços de esmalteria evoluíram bastante nos últimos anos. Atualmente, eles oferecem muito mais do que os tradicionais cuidados com o corte e pintura.

Além dos cuidados tradicionais com as unhas do pé e das mãos, as franquias de serviços express de manicure oferecem outros tipos de cuidados.

Manutenção das cutícula, unhas de gel para dar um realce para às mão, bem como decoração das unhas, são alguns deles.

Esses serviços fazem parte do dia a dia das pessoas. Em suma, além de ser um cuidado com a saúde das mãos e pés, é também uma forma de melhorar a autoestima.

Imagem das unhas de uma mão todas pintadas e enfeitadas.
Os coloridos das unhas chamam a atenção dos clientes.

Depilação

Os serviços de depilação também fazer parte do cotidiano das pessoas, sejam homens ou mulheres. Muitas delas se incomodam com o crescimento dos pelos no corpo e desejam removê-los sempre que possível.

Seja para o rosto, axilas, partes íntimas ou peitoral para os homens. Os serviços de depilação, em certos momentos, não podem ser deixados para depois.

Seja por causa de uma viagem à praia, ou um evento importante. Muitos clientes procuram estes serviços express sem agendamento.

Dessa forma, se o estabelecimento consegue atender, ele ganha um cliente a mais pela agilidade. Por último, utilizar materiais de qualidade também será um diferencial para a franquia.

Escovaria

Quem deseja um serviço de escovaria normalmente não tem tanto tempo e deseja sair com os cabelos prontos para qualquer ocasião.

Estes serviços englobam lavagem, hidratação e a escovação dos cabelos. Eles são a base de uma franquia de serviços de beleza, como o de manicure express.

Para estes cuidados, os clientes prezam pela comodidade e rapidez, além de um bom ambiente.

Da mesma forma, o empreendedor consegue captar clientes e, enquanto oferece a escovaria, faz elevar o ticket médio agregando outros serviços.

Design de sobrancelha

Febre entre homens e mulheres, o design de sobrancelha é um tipo de serviço que não pode faltar em uma franquia do setor.

Este embelezamento do olhar por meio de técnicas como depilação com linha egípcia, à pinça ou à cera fazem parte do dia a dia das pessoas.

Com técnicas modernas, uma franquia de serviços express de manicure pode atrair diversos clientes que não querem sentir dor para cuidar desta região do rosto.

Da mesma forma, é bom investir em produtos de qualidade e profissionais bem treinados para oferecer um serviço diferenciado.

Imagem dos olhos de uma mulher e um pincel sendo aplicado na sobrancelha. Imagem ilustrativa texto franquia de manicure express.
Um bom serviço de design de sobrancelha é fundamental para uma franquia da área.

Quais os desafios para abrir uma franquia de manicure express?

As coisas não são mais como antigamente. Para algumas pessoas, um dia se tornou pouco para todas as obrigações. E isso se dá pelo ritmo mais acelerado em que estamos vivendo, deixando para trás alguns cuidados.

De acordo com um estudo feito pela Folha, o brasileiro trabalha em média 1,7 mil horas por ano. Oito horas a mais que os japoneses, conhecidos pela fama de trabalhar demais. Todo esse tempo gasto no trabalho equivale a 20% da vida de um indivíduo no ano.

Vale frisar que o estudo desconsiderou os empreendedores, que na sua maioria comprometem mais da metade do dia para cuidar de suas empresas. Também não foi levado em conta o tempo de deslocamento entre a casa e o local de trabalho.

Como vivemos em uma Era onde é comum se dedicar mais ao trabalho que o normal, é natural que as pessoas busquem serviços mais ágeis. É aí que entra a franquia de manicure express.

Ao se apoiar em uma marca conhecida pela agilidade e habilidade para oferecer um bom atendimento, o empreendedor tem a chance de proporcionar a seus clientes um trabalho que não irá prejudicar a sua rotina.

Quem opta por esse tipo de serviço express, seja unha, depilação, sobrancelha entre outros, sai na frente da concorrência. Ou seja, mais chance de atrair uma parcela da população que vem buscando mais processos de beleza, como ainda veremos no decorrer do texto.

Mais flexibilidade

Uma franquia de manicure express consegue atender seus clientes independentemente do horário em que ele chega.

Como as horas tão corridas, é comum que as pessoas busquem por esses espaços em intervalos como do almoço ou lanche. Para muitos, são os únicos momentos do dia disponíveis.

Nesse sentido, a grande vantagem dessas franquias é a capacidade de oferecer modelos de negócio com infraestrutura capaz de atender toda uma região.

Não só com produtos de qualidade ou equipamentos diferenciados, mas também um ambiente agradável e higienizado.

Além dessa facilidade, ser atendido instantaneamente, a possibilidade de fazer outros procedimentos de beleza e a otimização do tempo formam um conjunto de características quase imbatível.

Atendimento realmente express

Como parte do acordo da franquia e seu franqueado, ela oferece um treinamento obrigatório para todos os envolvidos nas operações da empresa.

Todas as obrigações de ambas as partes estão presentes no documento conhecido com Circular de Oferta de Franquia (COF).

Confira um vídeo sobre o que é a COF e como ela é importante para o desenvolvimento do seu negócio!

Geralmente uma manicure demora mais de duas horas para finalizar as mãos. Nos serviços express, esse serviço pode ser feito em até uma hora. Isso também vale para os outros procedimentos, caso empreenda em uma marca com mais opções.

Mas para o seu empreendimento ser um sucesso e atender as suas expectativas, é preciso fazer um bom estudo de localidade e do público-alvo que deseja atingir. Além de seguir as orientações da franqueadora para criar um ambiente diferenciado que favoreça esse tipo de atendimento.

Outro ponto importante de observar é em relação ao seu estoque. A falta de equipamentos e produtos podem afetar o seu negócio e atrapalhar o seu principal diferencial: a agilidade. Por isso, esteja sempre atento para que nunca falte coisas básicas.

Exclusividade no atendimento

Muitas marcas, principalmente de serviço, são conhecidas pelo acolhimento dos consumidores e suas formas de tratamento. Por isso, é importante montar uma equipe apta e capaz de seguir os padrões.

De acordo com a Salesforce, os consumidores estão buscando mais experiências satisfatórias do que preço baixo. Com isso em mente, o empresário tem mais chances de atrair a parcela da população que busca por esses processos de beleza mais rápidos.

Também é aconselhável que o investidor busque profissionais com perfil mais alinhados com o tipo de público da franqueadora. Lembrando que sempre se vê o gestor da unidade como exemplo a ser seguido.

Pensando nessa situação, surgiu o conceito de “Foco no Cliente”. Ou seja, a capacidade de uma empresa usar sua energia para atender todas as necessidade do consumidor. Surpreendendo-o positivamente e criando fidelidade.

A fidelização de clientes nesse setor é importante para a empresa ganhar força no mercado. Assim, ela atrai mais consumidores e aumenta o fluxo de caixa. Como resultado, o empresário pode investir em novos produtos e equipamentos para se manter sempre a frente da concorrência.

Pessoa cortando o cabelo de outra pessoa.
Todo salão precisa de um bom atendimento e um ambiente agradável.

Como está o mercado de manicure express?

Que o brasileiro se preocupa com a aparência não é novidade. Não à toa, estamos entre a população que mais consome produtos e atendimentos estéticos.

O Sebrae, na pesquisa trouxemos anteriormente no texto, também apontou que as mulheres gastam, em média, quase um terço de seu orçamento com produtos de beleza ou algo relacionado a estética.

E muito se engana quem pensa que esse é uma mercado apenas para elas. Os homens também estão procurando mais esse tipo de cuidado. Entre 2013 e 2018, o faturamento gerado pelo público masculino aumentou 30%.

Com ambos os sexos indo atrás de métodos estéticos, e com um setor tão positivo, abrir um negócio voltado para beleza se torna uma grande oportunidade para qualquer empreendedor.

Segundo o levantamento anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF) de 2019, as franquias do setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar estão entre os empreendimentos de maior sucesso no Brasil.

E quando se trata de franquia de manicure express, o cenário fica ainda mais animador. De acordo com o estudo divulgado pelo Sebrae, em 2018, o setor segue em pleno crescimento.

Atualmente, o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking dos países que mais consomem esmalte no mundo. Já a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), acredita que o setor de esmalteria irá crescer 10% ao ano por um bom período ainda.

Muito pelo modelo de negócio que está se consolidando no país, ganhando mais adeptos e clientes fiéis.

Qual o futuro para uma franquia de manicure express?

Como vimos, esse é um setor que tende a crescer e ganhar cada vez mais adeptos. Principalmente por estar se consolidando no mercado e não ter uma base de concorrentes diretos tão alta também.

Porém, a tendência é que a busca por franquia de manicure express aumente consideravelmente nos próximos anos, devido aos cuidados na hora de tratar das unhas.

Essa estrutura natural tem na queratina a sua principal substância de formação. A finalidade das unhas é proteger a extremidade dos dedos e auxilia com o manuseio de objetos.

Além disso, se não houver um cuidado na hora de fazer o trato das unhas, há chances de entrar bactérias causando possíveis inflamações ou infecções.

Cadeira de lavagem de cabelo dentro de um salão de beleza (imagem ilustrativa). Texto: franquia de manicure express.
Um salão de beleza deve ter um ambiente agradável e aconchegante.

Devido a isso, os conceitos de Nail Color e Nail Care vem ganhando força no mercado internacional e também no Brasil. Os produtos feitos com base nessa concepção trazem elementos que ajudam no fortalecimento, hidratação e saúde das unhas.

As informações partem do Sebrae e da Abihpec. As duas instituições realizaram, em 2018, um estudo sobre as tendências para a indústria de estética.

Outro ponto que devemos ficar atentos na hora de abrir uma franquia de manicure express, é o surgimento e busca por esmaltes com proteção ultravioleta (UV). O produto, devido as suas substâncias e ativos, aumenta a durabilidade e prolonga a vida útil do esmalte.

Além disso, com o avanço da tecnologia no setor de esmalteria, as unhas em gel terão grande destaque nos próximos anos. Com o crescimento na procura por esse procedimento, as grandes esmalterias passam a investir nesta solução.

Exemplo de franquia de manicure express

Uma das marcas mais conceituadas nesse tipo de trabalho é a Suav. Criada em Belo Horizonte, Minas Gerais, no ano de 2010, a marca entrou para o mercado com o objetivo de oferecer serviços de beleza e estética com mais qualidade, praticidade e acessibilidade para seus clientes.

Focado na vida e na mulher moderna, ela desenvolveu o seu próprio modelo de negócio, em que não é necessário marcar hora para ser atendido. Seu sistema de atendimento express permite que o serviço seja finalizado em questão de minutos.

Além disso, ela preza pelo acompanhamento e aplicação das tendências em sua rede de franqueados. O que os mantém atualizados em comparação com seus concorrentes. Um dos grandes destaques da Suav são os serviços de depilação, esmalteria e design de sobrancelhas.

Como vimos ao longo do texto, esse é um setor que permite atender vários tipos de clientes em pouco tempo. Isso pode aumentar a sua rentabilidade e criar uma carteira de clientes fidelizados.

Sendo assim, o mercado já começa a enxergar os benefícios desse tipo de sistema. Afinal, somos uma sociedade acostumada a fazer tratamentos estéticos. Não à toa, somos um dos maiores consumidores do mundo.

Uma das melhores marcas para investir e abrir sua franquia de manicure express é a Suav, que conta com mais de 10 anos de experiência e está em constante evolução.

Gostou e quer conhecer mais sobre o setor e a Suav? Baixe o nosso Guia completo sobre a Franquia Suav!

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*Informações publicadas em Março/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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