Franquia de massas: conheça 10 opções lucrativas

Por
em
franquia de massas
Advertisement

Já pensou em investir em uma franquia de massas ou de pizzas variadas? Saiba tudo sobre elas neste conteúdo!

Se tem um tipo de negócio que é sucesso no franchising são os empreendimentos voltados para o segmento de Alimentação. Uma franquia de massas, por exemplo, pode ser uma boa opção de investimento.

Tanto é verdade que as massas estão entre as mais consumidas entre os brasileiros. Pesquisas apontam que a culinária italiana está entre as preferidas no nosso país.

Entre os pratos estão uma infinidade de massas, como espaguete, risoles, lasanhas e as famosas pizzas.

Haja apetite para tanta coisa boa que o universo de franquias pode oferecer. As vantagens são tanto para os franqueados que desejam ingressar no setor de Alimentação, quanto para os consumidores que encontram produtos voltados ao sucesso das massas.

Quer saber em que áreas você pode investir e como elas são aceitas no segmento? Continue conosco neste artigo.

Quais são os dados do segmento de Alimentação?

Entre os 11 segmentos do franchising, o setor de Alimentação tem um destaque bem significativo em relação aos demais.

O mercado é influenciado pelo interesse de consumo dos clientes, que estão sempre em busca de opções fáceis e mais acessíveis de alimentação.

Até porque, o dia a dia corrido e os afazeres de casa e do trabalho levam as pessoas a optarem por alternativas rápidas e práticas. Como o delivery ou a alimentação fora de casa. Tanto é que as pesquisas mostram que cerca de 1/3 dos rendimentos dos brasileiros é investido em comer fora de casa.

É assim que o segmento de Alimentação do franchising se destaca. São oportunidades de franquia de massas, fast food, comida saudável e diversas outras que permitem ao franqueado atuar oferecendo opções bem atrativas para o consumidor.

As tendências de crescimento do setor indicam que as formas de atendimento aos clientes vêm se diversificando, assim como se ampliam os formatos de franquias.

É possível atuar em um formato tradicional de restaurante, em franquia de quiosque, delivery e mais.

Vale lembrar que esse também é o segmento que menos sofre com crises financeiras. Isso porque, mesmo havendo instabilidades, refeições, lanches e outros produtos alimentícios são sempre buscados.

Por isso, se o seu objetivo é investir em franquias de alimentação, esse certamente será um terreno fértil para seu negócio crescer e gerar bons resultados.

Assim, veja no infográfico abaixo informações sobre o setor de alimentação.

infografico numeros setor alimentacao

Tipos de franquias de massas para investir

Primeiramente, existem várias formas de investir no sistema de franquias. Entre elas as franquias de massas, que podem ser específicas, trabalhando apenas com um tipo de produto, como pizzas ou lasanhas.

Há também a possibilidade de trabalhar com uma franquia tipo “casa de massas”, em que os clientes encontram uma gama de produtos, com variedades de tamanhos, tipos e preços.

Por isso, vale avaliar os custos e possibilidades desses investimentos e como eles podem ser destaque entre as oportunidades em geral.

A seguir, você conhece algumas das possibilidades de investir em franquias de massas.

Franquias de pizzaria

Entre as possibilidades, as franquias de pizzaria têm grande desempenho entre as demais do segmento de Alimentação.

Elas oferecem um tipo de produto que tem boa saída e atraem os consumidores de todos os gostos.

Além disso, é possível oferecer o produto de forma variada: em pedaços, inteira, rodízios, congeladas, pré-assadas, entre outras opções.

O atendimento pode ser in loco, com espaço para os clientes se alimentarem no local e/ou atendimento delivery.

Desse modo, isso facilita o interesse de consumo e permite que o cliente avalie a opção mais adequada para determinado momento.

Essas facilidades contribuem também para a variação de preços de aquisição das franquias.

É possível investir em uma franquia delivery, que geralmente apresenta custos de aquisição de operação mais enxutos; bem como em franquias de restaurante, com valores de investimento mais robustos.

Da mesma forma, é um produto que permite uma interação entre os consumidores que sempre optam por realizar algum tipo de encontro, comemoração e compartilhar o momento de comer.

Por diversas razões, as franquias de pizzaria são bem interessantes para quem busca investir em Alimentação.

Franquias de comida italiana

Advertisement
prato de risoto em cima de uma mesa, ao fundo uma taça de vidro (franquia de massas)
A comida italiana tem uma receptividade muito positiva no segmento de Alimentação devido a sua ampla variedade e sabor.

Não há como falar de massas, sem falar na comida italiana. Assim como as pizzas, essa tendência chegou ao Brasil e logo conquistou o paladar dos brasileiros.

São massas de todos os tipos, como nhoque, lasanha, o macarrão nas suas diversas formas, risotto, calzones, risoles, entre outras delícias.

Entre as franquias de massas, os restaurantes são destaque. Eles oferecem uma boa variedade de pratos, com acompanhamentos que atendem a todos os gostos.

Ainda é possível encontrar opções de franquia de massas congeladas. Esse formato oferece aos clientes produtos semi prontos. Assim, o cliente apenas os leva para casa para finalizar a preparação.

Então, nas opções de restaurante, é possível encontrar uma ampla opção de produtos e cardápios de massas, com atendimentos no próprio local e por delivery.

Mas se preferir, é possível investir apenas no formato que realiza a entrega dos produtos nas casas dos clientes. Ou seja, tudo vai depender do seu interesse e capacidade financeira.

Por que as franquias de massa são um sucesso?

casal almoçando a mesa de um restaurante (franquia de massas)
O ambiente agradável e o tipo de produto oferecido nos restaurantes atrai os mais diversos consumidores.

Inevitavelmente quando se procura uma praça de alimentação de shopping ou um local para degustar algo saboroso, logo nos deparamos com pelo menos uma opção de franquias de massas.

Muito comum entre elas, as pizzarias e restaurantes estão por toda parte, justamente pelo seu potencial de procura no ambiente de alimentação, atratividade dos preços e variedade de opções.

Os clientes encontram opções de alimentos mais simples e práticos, como as pizzas vendidas em fatias. Assim como uma variedade de alimentos mais completos, como os restaurantes que trabalham com macarrão e permitem que os clientes escolham os ingredientes que incrementarão a receita, por exemplo.

Existem várias razões que favorecem o ambiente promissor das franquias de massas no Brasil. Entre elas está a boa receptividade dos consumidores pelas massas.

Outro aspecto positivo é o valor dos produtos. Basicamente são preços mais em conta, sendo possível comer uma pizza ou uma massa bem caprichada por valores que cabem no bolso da maioria dos consumidores.

Do mesmo modo, outra vantagem competitiva é que são opções de preparo rápido, que atendem aos consumidores mais apressados entre um compromisso e outro.

Dessa forma, razões não faltam para que o sucesso desse tipo de negócio seja facilmente identificado por quem busca empreender no ramo de Alimentação no franchising. Certamente essa será uma boa escolha.

Valor de investimento em uma franquia de massas

alta rentabilidade franquia de massas
Os valores de investimento em franquias de massas podem variar de acordo com o porte da franquia.

Para quem busca investir nas franquias de massas, como já explicamos, é possível encontrar opções bem variadas. Afinal de contas, existem unidades de franquia bem acessíveis, as quais chamamos de franquias baratas.

Nesses modelos, é comum que o franqueado atue em uma unidade com estrutura mais enxuta. Na maioria das vezes, o atendimento é feito apenas por delivery.

Ao mesmo tempo, há as opções de franquias mais completas, instaladas em pontos comerciais mais robustos. Neste caso, é importante contar com um bom capital de investimento para equipar a unidade, contratar funcionários, atender os clientes no local etc.

Portanto, os valores são bem variados, o que permite uma maior entrada de diferentes perfis de empreendedores.

Mas o que vale ser analisado, além do capital para aquisição, é a estrutura da unidade e as taxas que precisarão ser pagas por você ao longo do franqueamento. Essas informações são facilmente identificadas na leitura da Circular de Oferta de Franquia (COF).

A COF é entregue aos candidatos a franqueados, que têm 10 dias para estudar o documento antes de assinar o contrato de franquia. A COF detalha todos os valores e outras informações relativas ao investimento e a sua atuação como futuro franqueado.

Por isso, estude o documento com calma e só assine o contrato de franquia se estiver de acordo com todas as informações.

A seguir, apresentamos opções de franquias de massas disponíveis no franchising.

10 opções de franquias de massas

Como já mencionamos neste texto, as opções de franquias de massas variam tanto em relação ao valor de aquisição e atuação, quanto as formas de atendimento aos clientes.

Então, é importante avaliar todas as características do negócio antes mesmo de decidir por qual optar.

Além disso, é importante saber que você receberá treinamentos e suportes completos da franqueadora.

Ou seja, mesmo que ainda não tenha experiência no ramo alimentício ou com atendimento ao público, você será plenamente capacitado pela rede.

Assim, é importante seguir todos os ensinamentos repassados nos treinamentos e as padronizações da marca.

Esses passos são importantes para a garantia de sucesso da sua unidade, além de proporcionar mais segurança ao dia a dia do seu negócio.

1. Fórmula Pizzaria

Não tem como pensar em uma franquia de massas sem pensar na Fórmula Pizzaria. No mercado desde 2014, a Fórmula Pizzaria é uma empresa que veio com o objetivo de oferecer um produto diferenciado aos consumidores de pizza.

Assim, com um atendimento de excelência e os melhores produtos, a marca vem se destacando entre as franquias de pizzaria do segmento.

Em seu cardápio é possível encontrar mais de 40 opções de pizzas, entre doces e salgadas. As opções buscam atender a diferentes perfis de clientes.

Dessa forma, a Fórmula Pizzaria também está atenta às tendências oferecendo sabores exclusivos para pessoas que são vegetarianas, por exemplo.

Para se tornar um franqueado, você pode optar por franquias com apenas opção de cozinha e voltada exclusivamente para delivery. Ou então, pelo formato de restaurante com atendimento in loco e delivery.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 a 36 meses

2. Parmê 

São mais de 40 anos de história da Parmê. A marca oferece as melhores opções de massas, que agradam o paladar mais exigente dos consumidores.

Fundada no Rio de janeiro, a Parmê é uma empresa que está no mercado oferecendo produtos e serviços reconhecidos pela qualidade. Seu cardápio inclui lasanhas e macarrões.

Entre as opções de negócio da empresa, é possível optar por dois tipos de franquia. Uma para shopping centers e outra para restaurantes em outras localidades.

Ainda é possível oferecer nas unidades o atendimento delivery.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 740 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: 25 meses

3. Pizza Hut

Entre as mais conhecidas franquias de pizzaria está a Pizza Hut. Afinal, a marca já atua no mercado com cerca de 14 mil restaurantes em todos os continentes, vendendo mais de 11,5 milhões de pizzas por dia.

O sucesso da marca chegou ao Brasil em 1989. De lá para cá, a empresa vem mostrando o sucesso de seus produtos no mercado de Alimentação.

Assim, para se tornar um franqueado da marca, o candidato precisa desembolsar um valor bem robusto de investimento. É possível trabalhar com três modelos de franquia: o Express, o Delivery e o Super Delco.

  • Investimento total: a partir de R$ 850 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 180 mil a R$ 230 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 36 meses

4. Loucos por Coxinha

Quem disse que o salgado mais famoso do Brasil não é destaque nas massas? A franquia Loucos por Coxinha, por exemplo, começou com um simples carrinho ambulante e, logo que abriu sua unidade física, se transformou em franquia.

O sucesso do salgadinho é tanto que a marca já acumula resultados expressivos aos franqueados que desejam ingressar no ramo.

Por isso, se você gosta do ramo e pretende abrir uma franquia de massas com a venda de coxinhas, essa opção é bem interessante.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 205 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 12 a 24 meses
foto de uma coxinha em uma tábua de madeira. imagem ilustrativa para texto franquia de massas.
As coxinhas também são boas opções de massas para trabalhar.

5. Itália no Box

A rede de franquias Itália no Box surgiu com uma proposta de oferecer pratos da típica cozinha italiana de uma forma mais acessível, sem perder a qualidade e o sucesso dos pratos.

A marca foi criada por uma família italiana com a ideia de reproduzir os pratos consumidos por eles. A proposta era também homenagear a tradição das receitas que passam de geração em geração.

Assim, as franquias levam a tradicional comida italiana de forma prática e rápida, sem perder o verdadeiro sabor dos temperos tradicionais da família.

No cardápio, produzido e entregue em pequenas caixas térmicas, a ideia é manter o sabor original dos pratos. Para isso, a a franquia oferece todo tipo de massas, parmigianas, nhoques, entre outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
  • Prazo de retorno de investimento: até 18 a 24 meses

6. Spedini

A franquia Spedini Trattoria Expressa está há mais de 25 anos no mercado, unindo a agilidade e facilidade do fast food com a qualidade da comida italiana. 

As massas artesanais e “grano duro” são combinadas com molhos feitos diariamente nas unidades, para a garantia de frescor. Desse modo, os clientes podem aproveitar receitas tradicionais de forma rápida.

A franqueadora oferece auxílio na montagem e inauguração da loja, no recrutamento de equipe, e mantém uma equipe técnica para a assessoria dos franqueados

  • Investimento inicial: a partir de R$ 320 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 24 e 36 meses

7.  Rizzo Gourmet

A franquia Rizzo Gourmet está no mercado desde 1998 e trabalha com massa, risotos, saladas e grelhados.    

foto de um prato com massas e saladas temperadas. imagem ilustrativa para texto franquia de massas.
No ramo de massas, existe enorme variedade de pratos e combinações.

A marca é conhecida por trabalhar com massas “grano duro”, molhos feitos artesanalmente e sem conservantes, além de tomates “pelati” e carnes nobres. 

Atualmente, existem 20 unidades Rizzo na Grande São Paulo e no litoral paulista, sempre com modelos em shoppings e complexos empresariais. Além disso, a marca possui uma operação simplificada, sem a necessidade de um chef de cozinha. 

Da mesma forma, os franqueados podem contar com vários suportes em pesquisa e implantação, operacional e marketing. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 24 a 36 meses

8. Pizza Roots

No mercado desde 2010, a franquia Pizza Roots traz um formato diferenciado para o consumo de pizzas: o de cones. Assim, os produtos possuem um formato prático para serem consumidos e com uma massa crocante. 

Nesse sentido, o cardápio da franquia é bem amplo, com pizzas salgadas, veganas e doces.

Além disso, os franqueados podem escolher entre dois modelos de negócio. São eles: o food truck, opção mais em conta, e o formato loja tradicional, que exige um espaço e decoração adequados. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 16,8 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 8 e 18 meses

9. Usina das Massas

A Usina das Massas é uma franquia especializada em massas e molhos, oferecendo ao cliente a opção de escolher a massa e o molho para combinação.

Desse modo, são oito opções de massas, como nhoque, penne, ravioli e mais. Já os molhos podem ser com carnes, queijos, cogumelos e outros.

Além disso, a marca trabalha com programas de fidelidade para os clientes e promoções de opções baratas do dia. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 390 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 30 e 36 meses

10. Oven Pizza Bar

foto de uma pessoa cortando um pedaço de pizza em uma mesa.
Pizzas são pratos que agradam boa parte do público.

A Oven Pizza Bar faz parte da franquia Oven Pizza e une em um só modelo opções de pizzas artesanais com muitas opções de drinks, chopes artesanais, vinhos e outros.

Sendo assim, a ideia da marca é, justamente, unir o consumo de pizzas e drinks em um só lugar. 

Mas além das pizzas tradicionais, os clientes também podem encontrar bruschettas e opções de saladas e piadinas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 18 e 24 meses

Perfil ideal para trabalhar com franquia de massas

Para trabalhar com uma franquia de massas, o investidor precisa ser muito organizado. Isso porque, antes mesmo de adquirir a franquia, ele precisa se organizar para fazer os investimentos e mudanças necessárias. 

Além disso, é importante estar confortável com atividades da gestão e administração de um negócio, já que, como franqueado, ele terá que conduzir o negócio. 

Por fazer parte de uma franquia, o franqueado também precisa estar disposto a seguir os padrões de qualidade estabelecidos. Logo, é necessário se dedicar aos treinamentos para adquirir o know how da marca. 

Por se tratar de um tipo de negócio que lida com pessoas a todo momento, o franqueado deve conseguir ter boas relações. Afinal de contas, ele terá que lidar com uma equipe, fornecedores e clientes. 

Mas claro, não podemos esquecer que um requisito muito importante é o interesse pelo ramo de alimentação e, especificamente, massas. Como franqueado, gostar e se identificar com o negócio escolhido é um passo para ter bom desempenho no dia a dia. 

Se você leu o texto até aqui, percebeu que uma franquia de massas pode mesmo ser uma ideia de negócio muito interessante para iniciar no franchising e sair lucrando.

Então, que tal saber mais sobre o segmento e como se destacar com uma franquia? Leia mais neste conteúdo que selecionamos para você: Guia completo de franquias de pizzaria.

Advertisement
Advertisement