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Franquia de outlet de roupas rentável para o público C

Sumário

Um nicho de mercado com grande crescimento é o de franquia de outlet de roupas. Estes negócios apresentam um preço mais atrativo para os consumidores. Por isso, chama a atenção de clientes e empreendedores. Aqui, você vai descobrir como empreender e lucrar no mercado de Moda.

Com uma inflação em alta, cerca de 90% das profissões no Brasil tiveram seu poder de compra diminuído entre março de 2021 e o mesmo mês de 2022. Em momentos assim, lojas com preços mais baixos, como as outlets, ganham espaço.

Porém, você sabe como funciona uma franquia de outlet de roupas? Aqui, explicaremos sobre este modelo de negócio e algumas marcas que atuam neste ramo. Continue a leitura! 

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O que é uma franquia de outlet de roupas?

Este tipo de franquia envolve a redução de custos e a geração de atrativos para o público. A ideia é usar o espaço para comercializar peças que não seriam devidamente aproveitadas nas lojas principais.

Do mesmo modo, algumas marcas direcionam itens ligeiramente defeituosos para o outlet, por exemplo. Isso permite um valor mais baixo de venda em peças que podem ser usadas normalmente.

Além disso, estas lojas de roupas têm também itens que não fazem parte mais das coleções, ou são de estações anteriores. Por exemplo, os itens de verão aparecem em promoção quando o outono termina e o inverno se aproxima.

Os preços acabam saindo mais baratos, pois as marcas tentam ter o mínimo de lucro com peças que seriam descartadas. Portanto, acabam jogando o preço para baixo.

Este tipo de modelo de franquia de roupas permite que a marca possa alcançar um público mais amplo, porque apresenta peças interessantes com preços mais acessíveis. Ainda, um negócio de alta lucratividade.

Muitas destas redes de franquias atuam com lojas de rua ou também com vendas pela internet. Então, melhora ainda mais sua entrada no mercado e captação de consumidores.

Estas franquias também trabalham em nichos variados. Pode ser com roupas masculinas, femininas, infantis, bem como acessórios, o que pode incluir também calçados.

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O momento é bom para abrir uma franquia como essa, não só buscando públicos de classes mais baixas, mas também ao ampliar negócios para públicos de faixas mais altas.

O mercado de Moda

O mercado de moda no Brasil está em plena expansão. Em 2023, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou R$ 26,5 bilhões. Esse resultado positivo representou um crescimento de 12,2% em comparação ao ano anterior.

Essa alta reflete o aquecimento do mercado, impulsionado por consumidores cada vez mais interessados em novas tendências e estilos. Além disso, o aumento do poder de compra e a maior oferta de produtos de qualidade têm contribuído para esse crescimento significativo.

Com o setor de franquias de roupas baratas em crescimento, a tendência é de uma expansão contínua nos próximos anos.

Isso porque, as marcas de moda estão investindo em inovação e atendimento ao cliente. Desse modo, buscando se destacar em um mercado competitivo.

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Portanto, o segmento de Moda no Brasil apresenta um cenário promissor para quem deseja aproveitar essa onda de desenvolvimento.

Em breve, descubra quais são as melhores opções de franquias de roupas femininas, masculinas e de outros nichos. Mas antes, entenda por qual motivo investir nesse mercado.

Por que investir em uma franquia de loja de roupas?

A principal vantagem de se investir no franchising, ao invés de abrir uma empresa convencional, é a segurança.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a cada cem franquias, apenas cinco encerram as atividades até o segundo ano de operação. O resultado representa uma taxa de mortalidade de 5% em 24 meses.

Se comparado com empresas criadas do zero, a taxa de mortalidade das franquias é bem baixa. O índice de mortalidade de empreendimentos próprios é de 23% em 24 meses. Ou seja, a cada cem empresas que são abertas, 23 fecham as portas em até dois anos.

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A segurança no investimento é proporcionado por optar por um modelo de negócio já testado e com maturidade de mercado. Isso significa dizer que o modelo de negócio já superou inúmeros desafios e investiu em melhorias de processos e operações para se consolidar no mercado.

Os produtos e/ou serviços também foram testados e aprimorados de acordo com os hábitos de consumo do público-alvo. Por isso, você chega no investimento já com toda estrutura desenvolvida. Logo, basta seguir os treinamentos e padronizações repassados pela franqueadora.

As franqueadoras transferem o know-how para que você tenha condições para gerenciar a sua unidade de franquia de roupas mais baratas, além de prestar suporte constante para solucionar dúvidas e desafios que possam surgir.

Além disso, você terá acesso ao plano de negócios da marca. Nele estão todas as etapas para administração da sua franquia, desde a inauguração até a maturidade do seu novo negócio.

Se fosse um empreendimento convencional, o plano de negócio teria que ser desenvolvido pelo próprio empreendedor, que não conta com o suporte de especialistas no mercado de atuação. É uma trajetória que dá certo, mas é muito mais trabalhosa e solitária, além dos riscos de errar serem altos.

Franquia outlet de roupas: como escolher a ideal para você?

Primeiro, avalie seu perfil pessoal e profissional, identifique os seus interesses, habilidades e paixões. Escolha uma franquia que combine com suas competências e interesses pode aumentar suas chances de sucesso.

Pesquise o mercado para identificar setores em crescimento e tendências promissoras, considerando a localização, o público-alvo e a concorrência na área onde pretende abrir a franquia.

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Analise as opções de franquias, ao avaliar a reputação da marca, seu histórico de sucesso, o suporte oferecido aos franqueados e o retorno sobre o investimento.

Sendo assim, verifique as condições de investimento e se a proposta de atuação da franquia no mercado se alinha com seus valores e crenças. Estabeleça um orçamento realista, inclua os custos de franquia, taxas e despesas operacionais, e certifique-se de ter capital suficiente para cobrir os primeiros meses de operação.

Converse com franqueados existentes para obter informações sobre a experiência de operar a franquia, o suporte oferecido pela franqueadora e a realidade do dia a dia do negócio.

Participar de eventos e feiras de franquias pode ser útil para conhecer melhor as marcas e tirar dúvidas. Após a pesquisa, entre em contato com a rede de franquias do seu interesse.

O processo de seleção é coordenado pela franqueadora, que estabelece as regras para a entrada de novos franqueados.

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Por fim, seguir esses passos ajuda a garantir que você escolha uma franquia que não só ofereça boas oportunidades de negócio, mas também se alinhe com seu perfil e expectativas.

Vantagens de abrir uma franquia de outlet de roupas

Abrir uma franquia é uma oportunidade diversa e, principalmente, cheia de vantagens. Diversa, pois no mercado, existem muitas marcas disponíveis para se investir.

Só de franquias associadas a ABF, são mais de 1 mil. Claro que esse número não é totalmente de franquias de roupas, mas mostra a variedade de negócios que você pode obter.

E então, vêm os benefícios desse tipo de negócio. Como a segurança, uma vez que o franqueado estabelece parceria com uma empresa já bem-sucedida. Só que, para contar com tudo que o franchising tem a oferecer, é preciso escolher sua franquia corretamente. 

Por exemplo: a empresa que você tem interesse segue as regras da Lei de Franquias? Ela é bem-vista no mercado? O que os franqueados da marca têm a dizer sobre o negócio e a franqueadora?

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Tomar cuidado com esses aspectos vai garantir que você terá uma empresa com potencial nas mãos. Assim, aproveitará todo o seu know-how e, claro, as vantagens que esse tipo de negócio tem a oferecer.

Abaixo, apresentamos alguns dos benefícios de se investir em franquia de roupas lucrativas. Acompanhe!

Plano de negócio da franquia

Ao abrir uma franquia, como dito acima, o franqueado geralmente recebe o plano de negócios da empresa. Ou seja, um planejamento completo para colocar a franquia em prática.

Esse fator aumenta consideravelmente as chances de sucesso da unidade. Isso uma vez que o plano já terá sido testado em outras franquias.

Dessa forma, ele já terá seus erros corrigidos sempre que necessário. Portanto, ao ser colocado em prática agora, você tem resultados mais rápidos e eficazes. Algo que se reflete no índice de mortalidade das franquias como explicamos no início do conteúdo.

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Suportes da franqueadora

Para facilitar o sucesso dos seus franqueados, as redes oferecem uma série de suportes. Começando pelo treinamento, para que o franqueado saiba como atuar com os produtos, fazer o atendimento dos usuários etc.

Ao mesmo tempo, há o suporte comercial que pode funcionar, por exemplo, para que a unidade estabeleça parcerias. Com esse tipo de estratégia, o negócio pode ofertar descontos ou planos de fidelidade. Assim, atrair consumidores fiéis.

Outro suporte comum é o de marketing. Por meio dele, a unidade recebe dicas e conteúdo para sua divulgação. Seja ela online ou offline.

Entre as ações online mais comuns estão a criação e gestão das redes sociais do negócio. Isso porque, atualmente, as pessoas pesquisam na internet antes de fazer uma compra.

Desse modo, manter uma presença virtual sólida é essencial para a conquista dos consumidores. No caso das ações offline, são comuns eventos, distribuição de panfletos, instalação de banners e mais. 

Mas tudo isso pode variar de acordo com a marca de franquia que você adquirir. Afinal, as franqueadoras têm modos de trabalho diferentes, e oferecerão suportes variados.

Documentações garantem maior segurança

As garantias de capacitação de franqueados, consultorias e suporte oferecidos pelas franqueadoras são determinados pela Lei de Franquias, outro ponto que conta para a segurança do investimento.

Ou seja, com a determinação da Lei de Franquias, os franqueados encontram maior segurança nas documentações que envolvem o investimento. O principal deles é a Circular de Oferta de Franquias (COF).

Nela devem constar, de forma explícita, quais são os direitos e deveres do franqueado junto a marca, além de apresentar as regras para atuação e outras condições para investimento.

O contrato de franquia é complementar à COF e caracteriza a relação entre franqueado e franqueador. No contrato, constam informações que definem a relação entre o empreendedor que está investindo em um modelo de franquia, e o franqueador.

Assim, devem estar incluídas, de forma clara, quais são as taxas a serem pagas. Ainda, os direitos e deveres de ambas as partes. Por exemplo, na cláusula dos direitos, é garantido ao franqueado suporte e treinamentos para inauguração da franquia.

O direito de uso de marca, transferência de know-how, entre outros suportes também constam no contrato. Por isso, preste bastante atenção a tudo que o contrato descreve, relativo à sua atuação como franqueado e as obrigações da marca como franqueadora.

Como deveres, estão a necessidade de seguir regras e padrões estabelecidas pela franqueadora em tudo que diz respeito à unidade: atendimento aos clientes, venda dos produtos, uso de fornecedores, entre outros.

Atração dos consumidores

Os consumidores se sentem mais atraídos a comprar quando conhecem e confiam em uma marca. Reflita com a gente: você prefere adquirir um produto em uma empresa com a qual já comprou, ou experimentar uma nova?

Claro que, muitas vezes, optamos por novas empresas, pelo preço ou porque, quem sabe, atendimento e produtos podem ser melhor. Mas, em geral, já saber o que a marca tem a entregar pesa mais na decisão de compra.

Adquirir uma franquia traz essa credibilidade, mesmo que sua unidade seja nova. Isso já que a marca é reconhecida no mercado. Em outras palavras, tem maturidade de atuação e produtos e/ou serviços já testados.

Dessa forma, seu consumidor poderá pesquisar sobre sua empresa na internet. Então, vai encontrar a opinião de outros clientes que já compraram com a marca e gostaram da experiência.

Os clientes entendem que, por ser uma franquia, sua unidade vai oferecer exatamente o mesmo que as demais unidades da rede. Então, terão confiança de que comprar com o seu negócio será bom. Assim, é bem mais fácil atrair o público para o seu negócio.

Aliás, é por isso que é tão importante optar por uma marca com boa reputação no mercado. Caso a empresa não seja bem vista, seu nome poderá afastar potenciais consumidores, em vez de atraí-los com sua credibilidade.

7 opções de franquia de outlet de roupas para investir

Investir em franquias de outlet de roupas pode ser uma boa oportunidade para quem busca entrar no mercado de Moda.

Dessa forma, separamos aqui opções de marcas que oferecem uma combinação de preços atrativos e marcas renomadas.

Isso porque, escolher a franquia certa torna-se fundamental para garantir um retorno positivo. Agora, apresentaremos sete alternativas de franquias de outlet de roupas que se destacam no mercado brasileiro.

Essas marcas não só oferecem produtos de qualidade, mas também têm modelos de negócios comprovados e suporte para franqueados. Explore as marcas e descubra qual delas se alinha melhor com seu perfil e objetivos. Acompanhe!

1. La Baby Outlet

A La Baby Outlet é uma das franquias baratas de roupas do mercado. Seus produtos são roupas de bebê, para crianças e itens para enxoval, fabricados com qualidade e seguindo as tendências da moda.

Para garantir um preço mais atrativo ao consumidor, a empresa cuida da própria produção. A marca conta com cerca de 45 unidades espalhadas por estados como: Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

  • Investimento inicial: não informado
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

2. PUC

A PUC é uma franquia de outlet de roupas especialista em peças para o público infanto-juvenil. A marca faz parte do portfólio da Cia Hering, a maior empresa de produtos de vestuário do Brasil.

Sendo assim, para abrir uma loja da franquia, é preciso ter um espaço mínimo de 45 m². Criada em 1984, a PUC oferece uma linha de roupas e acessórios, com um visual moderno e jovem.

Além disso, a marca se dedica a misturar referências brasileiras com as da moda mundial, para resultados únicos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 181 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: até 36 meses

3. Código Girls 

Enquanto isso, a Código Girls é uma marca que se dedica ao público feminino. Especialmente às pessoas jovens, com peças que acompanham a moda internacional e trazem certo frescor ao visual.

Além de peças de vestuário, a franquia trabalha com calçados, perfumes e acessórios. Sempre descontraídas e que buscam um preço justo. Ou seja, mais em conta para atrair o cliente.

A empresa é outra das que têm fábrica própria. Nesse sentido, entrega produtos exclusivos às suas lojas franqueadas. Desse modo, o abastecimento dos estatoques das unidades é semanal.

  • Investimento inicial: não informado
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

4. Outlet Lingerie

A Outlet Lingerie é uma franquia multimarcas, presente em cerca de 25 estados brasileiros, que oferece produtos da Hope, Puket, Rosa Chá e diversas outras fabricantes.

Dessa forma, seu principal foco é ser uma franquia de outlet de roupas reconhecida e que, realmente, cobra um preço mais baixo.

Para isso, o modelo de negócio da rede trabalha com produtos de coleções passadas. Portanto, os preços podem ser bem mais baixos do que eram na temporada e na loja fabricante.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 275 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

5. bb básico

As peças da franquia bb básico são direcionadas a crianças pequenas. São itens confortáveis e que acompanham as tendências da moda. A marca nasceu no Rio de Janeiro no em 2000, para vestir os pequenos com conforto.

Atualmente são cerca de 50 lojas espalhadas pelo Brasil e e-commerce. O objetivo da franquia é deixar os bebês estilosos, mas sempre mantendo seu bem-estar. Os produtos são para o dia a dia e moda praia, e ainda incluem acessórios e brinquedos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 186,5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 75 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

6. Caverna do Dino

A Caverna do Dino nasceu em 2000 e é outra franquia de outlet de roupas voltada para o público baby. Porém, as lojas da empresa gaúcha oferecem bem mais do que as roupas.

No seu catálogo, há também brinquedos, livros de colorir, calçados, acessórios, itens para enxoval e mais.

O personagem principal da marca é um dinossauro, um simpático desenho que marca presença em todos os itens. Ainda, o empreendedor pode optar por vários modelos de franquia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 205 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: até 35 meses

7. Arena Baby

A Arena Baby é mais uma franquia de outlet de roupas atuando em um nicho onde essas peças mais baratas são bastante atrativas. A marca tem cerca de 52 unidades espalhadas pelo país.

Sendo assim, como as crianças acabam crescendo rápido, mães e pais precisam estar sempre comprando novas roupas, e as antigas, às vezes sequer são usadas. Isso porque, já não cabem mais no bebê. Dessa forma, a franquia oferece um tipo de produto atrativo para um público que busca este diferencial.

Ainda, para o franqueado, trata-se de um amplo mercado em potencial. Por fim, a franqueadora disponibiliza treinamento para a equipe das unidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 149 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Outras franquias de roupas para considerar

Além de poder investir em uma franquia de outlet de roupas, você encontra no mercado de Moda muitas oportunidades para atuar.

Isso porque, muitas franquias de roupas que começaram em um modelo normal de negócio entraram para o franchising em busca de expandir suas vendas com novas unidades pelo país.

Do mesmo modo, as franquias ganham em economia de escala, pois aumentam suas compras, e com isso, consegue oferecer preços cada vez mais atrativos.

Assim, confira algumas destas franquias de moda que atuam com diferentes públicos e modelos de negócio. Acompanhe!

Para quem as franquias de Moda são indicadas?

As franquias de moda são uma oportunidade atraente para empreendedores que desejam ingressar no setor de vestuário e acessórios. No entanto, importante entender para quem esse modelo de negócios é mais indicado, pois o sucesso nesse campo depende em grande parte do perfil do franqueado.

Primeiro, as franquias de moda são ideais para indivíduos que têm paixão pela indústria da moda. Um interesse genuíno por tendências, design, e estilo é um fator motivador fundamental para enfrentar os desafios deste mercado.

Além disso, a habilidade de acompanhar e adaptar-se rapidamente às mudanças nas preferências dos consumidores e nas estações é vital. Os franqueados de moda devem estar sintonizados com as demandas do mercado e dispostos a inovar em seu estoque e estratégias de vendas.

Ter habilidades de gestão, como a capacidade de gerenciar estoque, equipes e finanças, também é um pré-requisito. Isso garante a eficiência operacional e a viabilidade financeira do negócio.

A localização é outro fator indispensável. Isso porque, franquias de moda geralmente prosperam em áreas de grande tráfego de pessoas. Em outras palavras, onde o público-alvo tem fácil acesso.

Portanto, você pode identificar e garantir uma localização estratégica, com o apoio da franqueadora, para ter uma vantagem competitiva ao abrir a sua unidade de franquia.

Passo a passo para começar a sua franquia

O primeiro passo é entrar em contato com a marca de moda que você deseja representar. Estabeleça uma comunicação sólida com a franqueadora para obter informações detalhadas sobre o negócio, o que inclui o portfólio de produtos e a visão da marca.

Em seguida, analise minuciosamente o negócio de franquia de moda. Considere o mercado local, a concorrência e o perfil do público-alvo. Isso ajudará a determinar se a franquia se encaixa bem na sua região de interesse e se atende às suas expectativas.

Como explicamos, a COF é um documento que fornece informações sobre taxas, custos e obrigações contratuais. Então, antes de prosseguir, revise cuidadosamente para ter uma compreensão completa dos termos envolvidos.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia.

Após, estabeleça um orçamento realista que inclua os custos iniciais, as despesas operacionais e uma reserva para imprevistos.

A negociação com a franqueadora é um passo crítico. Por isso, esteja preparado para discutir os termos do contrato, incluindo as taxas de royalties, o suporte oferecido e outros detalhes importantes.

Por fim, após concluir todas as etapas anteriores, é hora de investir na sua franquia de moda. Execute seu plano de negócios e esteja pronto para oferecer produtos de qualidade, um bom atendimento ao cliente e uma experiência de compra única.

São diversas oportunidades, com formatos mais robustos, voltados para lojas de shopping e de rua, com investimentos maiores, mas também opções mais enxutas, até para trabalhar de casa.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre franquia outlet de roupas e já sabe das vantagens desse tipo de negócio. Agora, empreenda e ganhe dinheiro com a sua franquia.

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