O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Como ganhar dinheiro abrindo uma franquia de padaria na sua cidade

Como ganhar dinheiro abrindo uma franquia de padaria na sua cidade

Sumário

Uma das alternativas de investimento no setor de alimentação é uma franquia de padaria. Sendo assim, preparamos este texto com dicas, números do segmento, cuidados e mais.

Até porque, os produtos de panificação fazem parte da rotina dos brasileiros. Uma pesquisa apontou, por exemplo, que existem 63,2 mil panificadoras no país.

Sendo assim, abrir uma franquia de panificadora pode ser uma forma de atuar com produtos com alta demanda. Do mesmo modo, esse modelo de negócio apresenta diversas vantagens.

Números do ramo de padarias no Brasil

Os números do ramo de padarias no Brasil são positivos. De acordo com o Sindipan-MT, são cerca de 76% de brasileiros que comem o tradicional pão no café da manhã. 

Além disso, são mais de 70 mil padarias espalhadas pelo Brasil, com dados da ABIP.

No ano anterior de 2021, segundo a Associação, o mercado desse segmento faturou R$ 105,85 bilhões no Brasil. O que aponta um crescimento de cerca de 15,3% em relação ao ano de 2020.

Além disso, é estimado que cerca de 41 milhões de brasileiros vão às padarias todos os dias para comprar pão. Dados de 2020 apontam que esse mercado emprega por volta de 2,5 milhões de trabalhadores. 

Inclusive, 920 mil têm empregos diretos e 1,6 milhão são de profissionais indiretos.

Como funciona uma franquia de padaria?

Uma franquia de padaria é um negócio inserido no setor de Alimentação. Assim, funciona por meio de um modelo de negócio pronto para ser seguido e aplicado.

O funcionamento depende de como cada marca trabalha e de suas estratégicas.

Dessa forma, mesmo sem o conhecimento de cozinha, é possível investir em uma franquia de padaria. Afinal, elas oferecem todo o know-how necessário dos processos. 

Sendo assim, os franqueados e a sua equipe aprendem diversos aspectos do negócio por meio de treinamentos.

Outro ponto é a padronização. Ou seja, todas as unidades da marca oferecem produtos com o mesmo nível de qualidade e padrões.

Desse modo, a unidade pode receber a massa pronta. Ou então aprender a fazer o pão com produtos entregues por parceiros aprovados pela marca.

Além disso, pode funcionar como um espaço para o consumo no local, bem como delivery e take away.

Em seguida, vamos apresentar franquias de padaria delivery, baratas e outras alternativas. Dessa forma, você pode escolher a que mais gostar.

Melhores opções de franquia de padaria e massas para você abrir

Chegou o momento de conhecer as melhores opções de franquia de padaria com várias faixas de investimento. Logo, analise aquela que mais combinar com o que você pode pagar.

Há, por exemplo, franquias de padarias baratas, franquia de pães congelados e muito mais. Leia!

[raio_x]

Como escolher a franquia de padaria ideal para investir?

Para escolher uma franquia de padaria ideal para abrir, o empreendedor deve seguir alguns passos principais. Desse modo, é possível fazer uma escolha segura. 

Assim, é necessário seguir algumas questões, como o perfil empreendedor e as qualidades necessárias. Bem como, se esse perfil se adequa às expectativas da marca.

Desse modo, o empreendedor pode selecionar marcas específicas em que ele gostaria de empreender. 

Além de optar por segmentos em que deseja atuar e que tenha mais afinidade.

Há também a questão financeira e dos valores a serem pagos. Como, por exemplo, investimento inicial, capital de giro, taxa de franquia e de propaganda, royalties, entre outros.

Analisar essas questões ajuda o investidor a se organizar financeiramente antes da decisão final.

Além de ajudar a selecionar as marcas que mais se adequam às suas expectativas e realidade. Pois, antes de começar a gerar lucros, o empreendimento deve manter as operações até que se torne rentável.

Esse passo serve para evitar riscos como gastar mais do que pode e mais do que o planejado. Porém, com planejamento é possível investir de forma ainda mais segura. 

As franquias também oferecem o valor previsto para o investimento, valor de faturamento mensal, retorno do investimento etc.

Dessa forma, o franqueado pode ter uma noção de retorno e da porcentagem de lucro e gastos.

Vantagens de abrir sua franquia de padaria

Ao investir em uma franquia de padaria o franqueado tem diversas vantagens. Afinal, o modelo de franquias costuma ser um investimento seguro devido a diversas questões. 

Pois, para se expandir como uma franquia, seus funcionários recebem uma preparação completa. Além disso, o franqueado recebe treinamento para se adequar aos padrões do negócio.

Outra vantagem é um marketing personalizado, com uma estrutura já elaborada e especializada. Assim, o risco de fracasso é pequeno, pois já conta com o plano de negócio estruturado e testado no mercado.

Bem como a possibilidade de financiamento de forma mais fácil e segura.

Cuidados importantes na hora de investir em um negócio

Há também alguns cuidados importantes na hora de investir, para que o empreendedor escolha abrir uma boa franquia. 

Um desses cuidados é a avaliação da marca e da sua experiência como franqueadora. Como o suporte oferecido ao franqueado, resultados financeiros e satisfação de outros franqueados. 

Ou seja, a franquia precisa ter o seu negócio já testado em uma unidade-piloto. Afinal, a ideia da franquia é a possibilidade de reproduzir as mesmas condições oferecidas para os franqueados.

Além de minimizar os riscos do investimento e oferecer um negócio seguro e pronto para ser replicado. Pois, com esses testes muitos erros são corrigidos e os produtos e serviços são testados e avaliados pelo mercado.

Esse passo também ajuda em outras questões. Por exemplo, avaliar se o modelo de negócio é baseado em uma tendência de mercado ou apenas em um modismo passageiro. 

Afinal, o franqueado paga uma taxa para reproduzir esse modelo e ter os direitos de uso da marca já reconhecida pelo mercado.

Um dos pontos principais das franquias é o suporte oferecido. Isso acontece por meio de treinamentos, acompanhamento, inovações tecnológicas etc.

Todos esses fatores são pontos principais para o sucesso das franquias.

Há também o cuidado de avaliar a saúde financeira das franquias, bem como o cumprimento das exigências legais.

A franqueadora deve garantir para os seus franqueados a viabilidade do seu plano de negócio.

Essa avaliação leva em conta a capacidade do negócio de atender a gestão da rede.

Até mesmo a legislação exige que sejam entregues balanços dos dois últimos exercícios na COF.

Isso significa que o franqueado precisa ser informado sobre a regularidade fiscal e tributária da empresa em que irá investir.

Unindo nossas dicas com nossas opções de investimento você vai longe! Então, não perca tempo.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje