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Franquia de pet shop: lucre trabalhando com bichinhos de estimação

Sumário

Abrir uma franquia de pet shop pode ser a chance que você, que ama animais, estava esperando para mudar de vida. Aqui, preparamos o texto a seguir com uma apresentação das vantagens do sistema de franchising e, sugestões de marcas de franquias pet para empreender.

O Brasil ocupa a terceira posição em termos de receita no segmento de produtos para animais de estimação. Logo, as projeções de mercado apontam para um crescimento de 10,6% em 2023. Assim, alcançando um montante de R$ 46,42 bilhões.

Mas esses resultados são esperados, pois estamos falando de um setor que oferece diversas oportunidades de crescimento. Nesse sentido, para se ter uma ideia, o Brasil é um dos países com a maior população de pets do mundo.

Em outras palavras: imagine o que esse cenário é capaz de gerar para os empresários! Ainda assim, muitas pessoas podem se questionar: vale a pena abrir uma franquia ou um negócio do zero nesse ramo? Acompanhe a leitura e saiba como montar um pet shop.

Por que investir em uma franquia de pet shop?

Antes de apresentarmos as dicas de sucesso para montar o seu pet shop, é muito importante entender, de forma breve, como esse modelo de negócio funciona. As franquias são empreendimentos que visam oferecer a um empresário terceiro o direito de explorar comercialmente uma determinada marca.

Seja por meio da oferta de serviços ou produtos, você terá a possibilidade de crescer profissionalmente em diferentes ramos. Nesse sentido, para que essa parceria gere bons resultados, é muito importante que todas as diretrizes apresentadas na Circular de Oferta de Franquia (COF) sejam seguidas por ambas as partes.

Descritos no documento estão diversas garantias que vão acompanhar lhe ao longo da vigência do contrato. Logo, por causa desse acompanhamento e da transferência de know-how, as franquias são consideradas o negócio mais seguro do Brasil.

Portanto, para escolher um bom empreendimento, é muito importante que você fique atento a alguns pontos elementares para a abertura do negócio. Confira!

Mercado em alta e frequente desenvolvimento

O primeiro ponto que precisamos destacar se relaciona com os números desse mercado. De acordo com dados, em 2018, haviam mais de 139 milhões de bichinhos de estimação em todo o país.

Em 2013, essa população girava em torno de 132,4 milhões, ou seja, houve um aumento de 7 milhões. Dentre os pets mais escolhidos estão os gatos, os cães, as aves e os répteis e pequenos mamíferos, com média geral de aumento chegando a 5,2%.

Já a região onde esses animais estão concentrados está a sudeste, com quase 50%. A última pesquisa divulgada em 2022, apontam que chegou ao número de 168 milhões de animais no país. Com tantos bichos de estimação compondo as famílias, certamente ocorreria um boom no número de estabelecimentos especializados.

Reconhecimento da marca no mercado

Ao analisar diretamente as vantagens de inserção nesse mercado por meio das franquias, um dos pontos de destaque é a possibilidade de atuação na área tendo uma grande marca por trás. Esse é, sem dúvidas, o benefício que torna o sistema de franquias tão vantajoso.

Toda empresa, quando está começando, precisa ganhar a atenção do público. Sem ele, não é possível realizar vendas, oferecer serviços, fechar parcerias etc.

Por outro lado, no mundo do franchising, a perspectiva é diferente. Ainda que as pessoas na sua região não conheçam a empresa em questão, você estará apoiado por uma marca com história.

Ou seja, está há anos no mercado e sabe o que precisa ser feito para conquistar a confiança das pessoas. Por fim, essa é a chance perfeita para quem deseja empreender, mas não tem muita experiência e deseja mudar de vida.

Suporte prestado pela franqueadora

Outro ponto que precisa ser destacado, quando falamos de montar um pet shop, mas também de outras oportunidades em geral, é com relação ao suporte oferecido.

Isso porque, as marcas, para poderem expandir sua área de atuação sem o risco de perder seus clientes, oferecem diferentes auxílios para seus franqueados. 

A princípio, assim que o contrato é fechado, você passa a contar com os treinamentos que apresentarão toda a filosofia da empresa e as questões relacionadas a marca. Essas abordagens são fundamentais para o desenvolvimento e entendimento do negócio.

Mas, além disso, os funcionários contratados passam por atividades semelhantes, tudo para capacitá-los no atendimento ou mesmo na resolução de pendências e possíveis problemas. Todos esses treinamentos estarão disponíveis a qualquer momento, via suporte.

Por isso, as franquias também oferecem os tradicionais canais de suporte para o franqueado. Dessa forma, caso identificado que algo não está indo bem, entre diretamente com a franqueadora para pedir ajuda. Assim, resulta em soluções rápidas e inteligentes.

Variedade de serviços oferecidos

O plano de negócios também é ponto-chave e chama bastante atenção quando falamos de franquias. Esses empreendimentos, devido ao seu histórico, já entendem quais produtos e serviços fazem mais sucesso entre seus consumidores. Logo, você não precisa se preocupar com nada além de realizar uma boa gestão do seu negócio.

Essa situação se diferencia completamente de quando você decide abrir um investimento por conta própria. Nesse caso, seria preciso recorrer a pesquisas e testes para compreender as necessidades do público. Nesse sentido, só aí, lançar algo diferenciado para chamar atenção dos consumidores.

Se trata de um processo que demanda tempo e dedicação. Nem todos os empresários estão dispostos ou se sentem seguros a ponto de dar um passo tão importante como esse sozinho.

Contudo, no sistema de franquias, todo isso fica por conta da franqueadora. Sua única responsabilidade será oferecer os serviços e produtos definidos pela marca.

Importante lembrar que qualquer modificação precisa ser apresentada e autorizada pela franqueadora. Caso contrário, podem ocorrer problemas contratuais.

Amplo público-alvo para o negócio

Conforme vimos até aqui, empreender no mercado dos animais de estimação pode gerar resultados promissores. Contando a variedade de espécies e as possibilidades de serviços, mas principalmente, pelo seu vasto público.

Com isso, você com uma grande marca no seu encalço, contará com um leque ainda maior de possibilidades. Já como resultado, terá faturamentos ainda melhores, se comparado com demais segmentos.

Opções de franquia veterinária ou de pet shop para você abrir

Agora que você conhece um pouco mais sobre as vantagens de empreender no setor, separamos algumas opções de franquias de pet shop para empreender em 2024.

Seja com alternativas de franquias baratas ou mais robustas, lembre-se de considerar seus objetivos profissionais, o tipo de serviço ou produto que deseja oferecer. Entenda se essa é realmente a área em que você sonha empreender. Acompanhe!

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Qual é a melhor franquia para investir?

Ao buscar pela melhor franquia para investir, é importante considerar diversos fatores. Primeiramente, é essencial analisar o mercado e identificar segmentos em ascensão.

Em seguida, é importante avaliar a reputação da marca, sua presença no mercado e, como dito, o suporte oferecido aos franqueados. Uma franquia com um modelo de negócio comprovado e um sistema de suporte sólido pode aumentar as chances de sucesso.

Além disso, é fundamental calcular o retorno sobre o investimento e o prazo de retorno esperado. Pesquisar e comparar diferentes opções de franquias lhe ajudará na hora de tomar uma decisão informada.

Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas. Assim, potencialize o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso. A seguir, confira para quem as franquias de pet shop no Brasil são indicadas.

Para quem uma franquia de pet shop é indicada?

Uma franquia de pet shop é ideal para empreendedores apaixonados por animais e interessados no mercado de cuidados pet. Este tipo de negócio atrai especialmente pessoas com afinidade por animais e disposição para lidar com clientes e funcionários.

O perfil do franqueado deve incluir habilidades de gerenciamento, dedicação e capacidade de aprender sobre o setor. Portanto, é importante também ter afinidade com vendas e serviço ao cliente.

Isso, já que a interação com os proprietários de animais é constante. Além disso, você deve estar disposto a seguir os padrões e procedimentos estabelecidos pela franqueadora para garantir o sucesso do empreendimento.

Passo a passo para abrir franquia

Abrir uma franquia requer um processo cuidadoso e bem-planejado. Por isso, entre em contato com a marca desejada e demonstre interesse na franquia.

Em seguida, analise o negócio, considere sua viabilidade e compatibilidade com seu perfil. Como você aprendeu, avalie COF, pois é essencial para compreender os termos e condições da franquia.

Depois, planeje suas finanças de forma detalhada, considere investimentos iniciais e despesas operacionais. Negociar com a franqueadora é parte fundamental do processo para garantir condições favoráveis.

Por fim, após todos os preparativos, é hora de investir na franquia e começar sua jornada empreendedora. Ao longo texto, você aprendeu sobre o mercado, conferiu dicas e alternativas para empreender. Agora que já sabe como abrir um pet shop, invista e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
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