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Franquia de posto de combustível vale a pena? Saiba aqui

Sumário

Você sabe quais as vantagens e benefícios de abrir uma franquia de posto de combustível? Apesar do alto investimento, existem diversas questões que tornam o negócio atrativo.

Desse modo, mesmo que demande um poder aquisitivo mais alto, abrir um posto de gasolina não é algo impossível.

Prova disso, é que o número de postos crescem a cada dia nos estados do país. Hoje, São Paulo é o estado com maior número de postos, 8.352. Em seguida vem Minas Gerais com 4.463 e Rio de Janeiro com 3.046.

Como tantos outros setores no franchising, você precisa ficar atento a algumas questões importantes para o desenvolvimento do negócio, além de escolher bem a marca.

Nesse sentido, para apresentar os benefícios e algumas opções deste mercado, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura!

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Quanto custa abrir uma franquia de posto de combustível?

Para abrir uma franquia de posto de combustível você precisa, antes de mais nada, analisar o valor do investimento.

Além disso, avaliar alguns pontos que caracterizam o negócio. A questão inicial está relacionada à localização. É necessário um espaço mínimo, que pode variar de acordo com a franqueadora.

Toda sua estrutura demandará um investimento elevado, uma vez que todo posto de gasolina conta com reservatórios abaixo do chão. É por meio deles que o combustível é bombeado.

Desse modo, a preparação do terreno, assim como sua estrutura externa como o teto, sistema hidráulico e escoamento, tem que ser levados em consideração.

Além disso, como em qualquer outra franquia, o empresário precisa pensar nos trâmites legais que envolvem esse modelo de negócio.

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Toda marca irá cobrar a taxa de franquia a partir da assinatura do contrato. Esse valor valida uma série de questões que envolvem o direito comercial.

Ainda, você precisa considerar a formação de um quadro de funcionários com frentistas, supervisores e gerente.

Esses gastos também devem estar incorporados ao processo de abertura e precisam ser incluídos no capital de giro.

Esse é outro valor demandado pelas franqueadoras com o intuito de gerar uma reserva financeira.

Ou seja, nos primeiros meses de operação, com fluxo de movimento ainda instável, é necessário ter uma forma de arcar com as despesas.

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É nesse momento que o capital de giro entra. Porém, ainda que algumas franquias de postos de combustível exijam reserva equivalente a um mês, o ideal é ter para seis meses.

Onde encontrar os valores para abrir a franquia de posto de combustível?

Todas os valores devem constar de forma detalhada na Circular de Oferta de Franquia (COF), menos os custos com a preparação do local.

Para isso, é feito um cálculo médio do que será gasto, mas saiba que não é possível definir tudo de antemão.

A COF é um documento muito importante para a sua jornada como franqueado. Será por meio das informações presentes nela que você irá compreender toda a estrutura do modelo de negócio em questão.

Entre os dados estão o histórico da marca, a disposição de taxas, dados de outros franqueados, entre outros detalhes importantes.

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Sendo assim, para analisar tudo com cuidado, a Circular deve ser entregue ao futuro franqueado com pelo menos 10 dias de antecedência da assinatura do contrato.

Caso tenha alguma dificuldade, converse com advogados especialistas em franchising ou procure esclarecer dúvidas com os representantes da marca.

Vantagens e desvantagens de abrir franquia de posto de combustível

O caminho para abrir uma franquia de posto de combustível oferece diversas vantagens. Porém, como tudo no mundo dos negócios, também há riscos.

A seguir, vamos apresentar alguns pontos entre vantagens e desvantagens para evitar problemas futuros ao empresário.

Vantagens de abrir um posto

O primeiro ponto positivo é o gasto da população com combustível. Deacordo com o estudo da Agência Autoinforme, o brasileiro consome em média mil reais por mês com cuidados automotivos. Cerca de 30% deste valor é destinado para o abastecimento.

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Além disso, o público de um posto de combustível costuma ser fiel. Assim, é possível fechar o mês com resultados significativos.

Bom movimento em vários momentos do dia

A segunda vantagem é a possibilidade de ter um bom movimento a qualquer hora do dia, principalmente se o estabelecimento estiver em uma região de grande circulação.

Por isso, saiba que os períodos da manhã e da noite, quando as pessoas estão saindo para o trabalho ou voltando para casa são os mais movimentados.

Boas condições de alta rentabilidade

Se o empresário é o dono terreno, ele não precisará pagar aluguel. Sendo assim, isso irá gerar impactos positivos na sua rentabilidade.

Agora, caso seja necessário alugar um espaço, esse valor se comparado com as perspectivas de ganho do empreendimento, será bem pequeno.

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Suporte e treinamentos a disposição

Vem em close a mão de um frentista de posto de gasolina que abastece um carro (imagem ilustrativa). Texto: franquia de posto de combustível.
Todas as franquias oferecem suportes e treinamentos para auxiliar seus profissionais.

O suporte e o treinamento são pontos que merecem atenção. Essas ações são oferecidas em qualquer segmento e tem grande importância no desenvolvimento do negócio, principalmente para empresários de “primeira viagem”.

Elas oferecem condições para que todos os envolvidos conheçam a marca, seus valores, seus tipos de serviços, informações sobre a clientela etc.

Além disso, existem auxílios que orientam o franqueado nas questões administrativas do negócio.

Combustíveis de qualidade

Oferecer produtos de qualidade é pré-requisito para qualquer tipo de empreendimento comprometido com o seu público.

Nesse sentido, grandes empresas estão preocupadas com a origem da fabricação de seus produtos, em realizar pesquisas,testes etc. Tudo para oferecer o que há de mais eficiente, alinhado às novas demandas ambientais.

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Pontos negativos de abrir uma franquia de posto de combustível

Podemos apontar duas situações que necessitam de análise. Uma delas é o contrato de exclusividade. Isso pode fazer você repensar a ideia de abrir o seu posto ou não.

Esse tipo de acordo limita o franqueado em algumas questões, como na estipulação de preços ou migração.

Ou seja, caso você não queira renovar o contrato com a franqueadora, mas ainda deseja se manter no segmento, terá que aguardar alguns anos para abrir outro empreendimento.

É importante destacar que não é permitido alterar os valores dos combustíveis ao longo da sua operação.

3 opções de franquia de posto de combustível para investir

Conhecendo todas as vantagens deste tipo de negócio, separamos algumas empresas que podem ajudar você a realizar o sonho de ter a sua franquia de posto de combustível.

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Portanto, saiba que para conhecer os valores, é preciso entrar em contato com as marcas.

1. Ale

A Ale é uma empresa presente em diversos estados brasileiros, com sede no Rio Grande do Norte.

Atualmente, são mais de 1,5 mil postos credenciados, o que torna o empreendimento uma grande oportunidade de negócio para qualquer empresário que busca crescer no segmento.

Além disso, em seus 20 anos de história, a empresa é considerada a 4ª maior em operação. Seu sucesso é fruto da simplicidade, agilidade e proximidade que a Ale tem com seus franqueados.

Ainda, a marca busca estreitar a relação com os consumidores por meio de seu atendimento.

É importante lembrar que o franqueado terá acesso a todos os treinamentos e suportes para conseguir colocar em prática as atividades propostas pela franqueadora.

2. Postos Petrobras

A Petrobras é uma das maiores empresas brasileiras que existe. Uma de suas principais vertentes são seus postos de combustível. Hoje, são mais de 7,7 mil unidades e aproximadamente 22 milhões de m³ de combustível comercializado todo ano.

Por meio do seu programa de tecnologia para aprimorar sua gasolina, diesel e etanol, a empresa tem conseguido se manter cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros.

Ainda existe a possibilidade de iniciar outras duas linhas de franquias dentro do seu posto.

Portanto, saiba que a Petrobras oferece a Lubrax, empresa responsável por questões relacionadas ao motor, ou a BR Mania, loja de conveniência da franqueadora.

3. Postos Ipiranga

Certamente você já ouviu e reconhece o bordão “Pergunta lá no posto Ipiranga”. Reconhecida por diversos motoristas, a marca é uma das maiores redes de combustível do Brasil e oferece o que há de melhor em produtos e serviços, sem contar nas unidades 24 horas.

Com uma estrutura completa, a empresa trabalha com o conceito de Posto-Loja. Ou seja, é possível alugar o espaço para outras franquias.

Caso queira, também pode ser aberto alguma das marcas da própria empresa, tais como o Jet Oil, focada no trato do motor ou a Am/Pm, sua loja de conveniência.

Além disso, os postos Ipiranga auxiliam no ponto de venda e no melhor modelo de franquia para o empresário.

Ainda, oferece apoio para a construção, acompanhamento operacional e um calendário promocional diferenciado alinhado aos seus objetivos.

Nesse sentido, existem diversas opções interessantes para quem deseja atuar em setores relacionados.

Para que você conheça essas opções, separamos o vídeo a seguir com algumas dicas de marcas. Confira!

Abrir um empreendimento desse tipo não é uma tarefa fácil. Para isso, é necessário preparar uma grande estrutura, ao mesmo tempo em que seu valor de investimento não é dos mais baixos. Porém, ainda existem vantagens que acabam fazendo o negócio valer a pena.

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