Franquia de produtos de limpeza automotiva: conheça o mercado e empreenda

Por
em
Imagem de mão fazendo a limpeza d uma pia. Imagem ilustrativa texto franquia de produtos de limpeza automotiva.
Advertisement

Está pensando em investir em uma franquia de produtos de limpeza automotiva? Veja como fazer isso de forma simples neste atrativo mercado.

O Brasil conta com mais de 38 milhões de carros em circulação, o que mostra que este segmento possui um amplo mercado consumidor em potencial.

Dessa forma, separamos algumas informações para lhe ajudar na escolha de uma franquia de produtos de limpeza automotiva e como iniciar seu negócio.

Vale a pena abrir franquia de produtos de limpeza automotiva?

O mercado de franquias é atrativo pois o empreendedor pode ter um modelo de negócio já testado, organizado e bem estruturado. Assim, fica mais fácil ter um negócio mais seguro.

No Brasil, o setor de franchising responde por cerca de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising. Em 2020, este mercado faturou mais de R$ 167 bilhões.

Por ser um formado de empresa pronto, com estrutura e operação preestabelecida, a sua implantação pelo empreendedor é mais fácil.

Além disso, este modelo conta com uma marca reconhecida no mercado, e isso faz toda a diferença para uma franquia de produtos de limpeza automotivo.

Neste setor, os clientes buscam aliar qualidade e preço, bem como facilidades proporcionadas pelos produtos.

Assim, quando se conta com uma marca reconhecida, sua penetração no mercado e atratividade dos clientes se dá de forma mais rápida.

Do mesmo modo, com uma franquia, o empreendedor recebe suportes variados da franqueadora. Um deles é o auxílio para a escolha do melhor lugar para instalar sua unidade.

Por meio de um estudo de geomarketing, a franqueadora detecta a região mais propícia para o desenvolvimento da franquia de limpeza automotiva.

Outro suporte são os treinamentos para a gestão da empresa, bem como para as melhores ações de marketing.

Da mesma forma, é vantajoso investir em rede de franquias neste mercado pela questão dos fornecedores que já são parceiros das franquias, o que melhora o custo e a disponibilidade de produtos variados.

Antes de falamos um pouco sobre este mercado de franquias de produtos de limpeza automotiva, veja o nosso ebook com as vantagens de investir em uma franquia.

E-book "As vantagens de abrir uma franquia: o guia definitivo".

Mercado de produtos de limpeza automotiva no Brasil

As preocupações com a higienização de ambientes, como casas e carros tiveram um grande aumento por conta da pandemia do novo coronavírus.

Alguns cuidados que antes eram deixados de lado agora fazem parte da rotina das pessoas, e isso tende a se manter assim no futuro.

Por conta disso, os motoristas estão cada vez mais atentos a inovações em relação aos produtos de limpeza para carros.

Além disso, outro ponto que tem feito diferença no segmento é a preocupação com o meio ambiente. Nesse sentido, a prestação de serviços de limpeza com baixo uso de água estão em destaque.

O mercado é amplo, com um espaço para diversos nichos, com a venda de produtos, prestação de serviços ou ambos.

Para se ter uma ideia, a frota de carros no Brasil é de mais de 38 milhões, segundo estudo do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

É um amplo setor que permite ao empreendedor escolher diversos modelos de negócios, seja em lojas físicas ou com venda pela internet.

Uma destas opções para investir é a franquia Zaplus Car, especializada na venda de produtos de limpeza automotiva, da qual falaremos agora.

Zaplus Car: franquia lucrativa em alta de produtos de limpeza automotiva

A Zaplus Car é uma empresa que atua no setor de produtos de limpeza há anos, e entrou para o franchising recentemente.

A franquia funciona como um grande supermercado de produtos voltados para limpeza e outros cuidados para os carros.

Ela conta com um amplo catálogo de produtos, que inclui componentes para lavagem a seco do carro, higienização interna, enceramento, polimento, entre outros.

Além disso, suas prateleiras incluem equipamentos para os cuidados como polimetriz, flanelas, esponjas, entre outros produtos.

No vídeo abaixo, você vê um pouco mais sobre uma loja da franquia Zaplus Car.

Nesta franquia de produtos de limpeza automotiva, o franqueado conta com uma marca renomada, além suportes da franqueadora.

Por conta disso, é uma forma mais simples de iniciar um empreendimento neste mercado, até mesmo para empreendedores sem experiência.

Segundo o diretor da Zaplus Car, Henrique Mol, a franquia oferece ao empreendedor um modelo de fácil gerenciamento. Além disso, a variedade de produtos é um atrativo para clientes de todos os tipos.

Para os investidores, a Zaplus Car conta com dois modelos de negócios, o Standart e o Prime. Neste segundo, além do espaço para a venda dos produtos, há também um local para realização de cursos e workshops.

Dessa forma, além de fornecer produtos para lava jato, empresas com frotas, concessionárias e autônomos, o franqueado também pode trabalhar como um parceiro. Assim, é possível agregar ainda mais valor ao negócio.

Qual é melhor: franquia de limpeza ou de produtos de limpeza automotiva?

Não é só o setor de produtos de limpeza automotiva que está em alta, mas o mercado de produtos de limpeza como um todo.

Como falamos, a pandemia trouxe preocupações relacionadas à higienização de ambientes que inclui carros, casas, escritórios, etc.

Assim, o empreendedor pode investir em um negócio amplo, voltado para públicos diferentes, ou focar em um nicho mais específico.

Além disso, é um mercado atrativo. Segundo a consultoria Euromonitor, as vendas de produtos de limpeza no Brasil tiveram um aumento de 8,5% em 2020.

Do mesmo modo, você pode investir em um negócio voltado para o nicho automotivo, que como falamos mais acima, também é um segmento importante.

Entre estes segmentos, o empreendedor deve analisar qual se encaixa mais ao seu perfil, bem como a região onde irá atuar.

Dessa forma, ele pode optar pela venda de produtos de limpeza para carros e, assim, investir em uma unidade da franquia Zaplus Car e aproveitar toda a variedade de itens da marca.

Vemos crianças jogando água em um carro usando baldes; o veículo para que será lavado por elas (imagem ilustrativa). Texto: franquia de produtos de limpeza automotiva.
O mercado automotivo é amplo, com consumidores dos mais variados perfis.

Por outro lado, existe a opção de trabalhar com serviços de limpeza automotiva. Neste setor uma das opções é a franquia Acquazero, a maior rede de estética automotiva do Brasil.

A Acquazero conta com um amplo catálogo de serviços, muitos deles voltados para a sustentabilidade.

Por exemplo, a franquia realiza a limpeza ecológica, método que utiliza apenas 300 ml de água para limpar o carro por fora, além de produtos biodegradáveis.

Um ponto interessante é que os produtos utilizados pela Acquazero estão disponíveis na Zaplus Car, que é a fornecedora homologada da franquia.

São dois negócios atrativos para empreender no mercado de limpeza, cabendo ao empreendedor analisar qual é o mais indicado para o seu perfil.

Entenda como funciona uma franquia

O modelo de franquia é uma forma simples de iniciar um novo negócio, pois conta com uma estrutura preestabelecida.

Neste formato, cada unidade é igual a outra, em que o franqueado recebe a permissão da franqueadora para utilizar a marca e o know-how da franquia.

Assim, o empreendedor investe em uma empresa estruturada e com diversos tipos de suportes para o desenvolvimento do negócio.

Por exemplo, o franqueado recebe treinamentos para conhecer a operação da franquia, como fazer a gestão da unidade, orientações para o marketing e o atendimento ao cliente.

Para uma franquia de produtos de limpeza automotiva, conta com fornecedores homologados, que são parceiros da marca, o que facilita o negócio.

Os suportes oferecidos pela franqueadora são detalhados na Circular de Oferta de Franquia (COF). Neste documento, o franqueado conhece seus direitos e deveres na parceria.

Ademais, neste modelo, o franqueado conhece o investimento inicial para implementar o negócio, possibilitando um melhor planejamento financeiro.

Do mesmo modo, a franqueadora orienta para as ações de comunicação e marketing da unidade. E ainda, auxilia na produção de materiais de divulgação e redes sociais.

O mercado de franquias é forte no Brasil, faturamento mais de R$ 167 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Por ser muito amplo, você deve saber escolher a rede de franquias mais indicada para você.

Vemos uma pessoa lavando louça (imagem ilustrativa). Texto: franquia de produtos de limpeza automotiva.
Aproveite o mercado de produtos de limpeza investindo em uma franquia.

Como saber se franquia é a melhor opção?

Primeiramente, procure saber se este é mesmo o mercado que você deseja atuar. Em seguida, avalie o modelo de negócio que a franquia lhe oferece.

É preciso buscar por formatos que lhe agradem e que sejam compatíveis com o seu perfil. Existem pessoas com maior facilidade para vendas diretas e atendimento ao cliente.

Por outro lado, empreendedores mais tímidos podem se dar melhor com vendas pela internet, por meio de lojas on-line.

Além disso, é preciso avaliar bem o mercado local. Algumas franquias cobrem um bairro ou uma região, outras um município.

Para avaliar esta etapa, a franqueadora auxilia, pois para ela também é interessante que sua unidade esteja próxima do público-alvo da empresa. Como resultado, ela busca o melhor local para a instalação.

Uma boa localização de um negócio é como plantar uma semente em um terreno fértil. A possibilidade de um crescimento sólido e saudável da semente (ou seja, da franquia) é maior.

Outro ponto que o empreendedor deve avaliar é que o modelo de franquia não permite que ele inove muito. A sua empresa deve seguir um padrão definido pela marca.

Com isso, se você é um empreendedor criativo, com várias ideias de negócio, seu perfil pode não se adaptar tão facilmente ao modelo de franquia.

Contudo, se está propenso a investir em uma franquia, leia o nosso conteúdo com diversas dicas de como escolher a melhor franquia para você. É só clicar no link!

Por fim, caso tenha optado por uma franquia, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda não se decidiu, receba uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar na escolha da franquia mais indicada para você. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement