Está pensando em investir em uma franquia de produtos de limpeza automotiva? Veja como fazer isso de forma simples neste atrativo mercado.
No país, há quase 60 milhões de automóveis registrados. Porém, a frota total é consideravelmente maior, ultrapassando os 100 milhões. Essas estatísticas de 2022 são do Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito.
Dessa forma, para quem quer empreen der e lucrar no setor de Estética Automotiva, essa pode ser uma boa opção. Por isso, separamos algumas informações para lhe ajudar na escolha de uma franquia de produtos de limpeza automotiva e como iniciar seu negócio. Continue a leitura!
Vale a pena abrir franquia de produtos de limpeza automotiva?
O mercado de franquias é atrativo, pois o empreendedor pode ter um modelo de negócio já testado, organizado e bem estruturado. Assim, fica mais fácil ter um negócio mais seguro.
No Brasil, o setor de franchising responde por cerca de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2022, este mercado faturou mais de R$ 211,4 bilhões.
Por ser um formado de empresa pronto, com estrutura e operação preestabelecida, a sua implantação pelo empreendedor é mais fácil. Além disso, este modelo conta com uma marca reconhecida no mercado, e isso faz toda a diferença para uma franquia de produtos de limpeza automotiva.
Nesse sentido, quando se conta com uma marca reconhecida, sua penetração no mercado e atratividade dos clientes se dá de forma mais rápida.
Do mesmo modo, com uma franquia, o empreendedor recebe suportes variados da franqueadora. Um deles é o auxílio para a escolha do melhor lugar para instalar sua unidade.
Por meio de um estudo de geomarketing, a franqueadora detecta a região mais propícia para o desenvolvimento da franquia de limpeza automotiva. Outro suporte são os treinamentos para a gestão da empresa, bem como para as melhores ações de marketing.
Da mesma forma, é vantajoso investir em rede de franquias neste mercado pela questão dos fornecedores que já são parceiros das franquias, o que melhora o custo e a disponibilidade de produtos variados.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Mercado de produtos de limpeza automotiva no Brasil
As preocupações com a higienização de ambientes, como casas e carros, tiveram um grande aumento por conta da pandemia do novo coronavírus. Alguns cuidados que antes eram deixados de lado agora fazem parte da rotina das pessoas, e isso tende a se manter assim no futuro.
Por conta disso, os motoristas estão cada vez mais atentos a inovações em relação aos produtos de limpeza para carros.
No segmento de Serviços Automotivos, onde está o nicho de produtos e limpeza para automóveis, em 2022, o faturamento chegou a R$ 6,8 bilhões.
Mas parte da receita positiva do mercado é devido ao fato dos clientes buscarem aliar qualidade e preço, bem como facilidades proporcionadas pelas soluções das franquias.
Além disso, outro ponto que tem feito diferença no segmento é a preocupação com o meio ambiente. Nesse sentido, a prestação de serviços de limpeza com pouco uso de água estão em destaque.
O mercado é amplo, com um espaço para diversos nichos, com a venda de produtos, prestação de serviços ou ambos. Portanto, o setor que permite ao empreendedor escolha diversos modelos de negócios, seja em lojas físicas ou com venda por meio da internet.
Uma destas opções para investir é a franquia Zaplus Car, especializada na venda de produtos de limpeza automotiva, da qual falaremos agora.
Zaplus Car: franquia lucrativa em alta de produtos de limpeza automotiva
A Zaplus Car é uma empresa que atua no setor de produtos de limpeza há anos, e entrou para o franchising recentemente. A franquia funciona como um grande supermercado de produtos voltados para limpeza e outros cuidados para os carros.
Ela conta com um robusto catálogo de produtos, que inclui componentes para limpeza a seco do carro, higienização interna, enceramento, polimento, entre outros.
Além disso, suas prateleiras incluem equipamentos para os cuidados como polimetriz, flanelas, esponjas, entre outros produtos.
No vídeo abaixo, você vê um pouco mais sobre uma loja da franquia Zaplus Car. Dê o play e confira!
Nesta franquia de produtos de limpeza automotiva, o franqueado conta com uma marca renomada, além suportes da franqueadora.
Por conta disso, é uma forma mais simples de iniciar um empreendimento neste mercado, até mesmo para empreendedores sem experiência.
Segundo o diretor da Zaplus Car, Henrique Mol, a franquia oferece ao empreendedor um modelo de fácil gerenciamento. Além disso, a variedade de produtos é um atrativo para clientes de todos os tipos.
Para os investidores, a marca conta com dois modelos de negócios, o Standard e o Prime. Neste segundo, além do espaço para a venda dos produtos, há também um local para realização de cursos e workshops.
Dessa forma, além de fornecer produtos para lava jato, empresas com frotas, concessionárias e autônomos, o franqueado também pode trabalhar como um parceiro. Assim, é possível agregar ainda mais valor ao negócio.
Qual é melhor: franquia de limpeza ou de produtos de limpeza automotiva?
Não é só o setor de produtos de limpeza automotiva que está em alta, mas o mercado de produtos de limpeza como um todo. Como dito, a pandemia trouxe preocupações relacionadas à higienização de ambientes que inclui carros, casas, escritórios etc.
Assim, o empreendedor pode investir em um negócio amplo, voltado para públicos diferentes, ou focar em um nicho mais específico. Além disso, é um mercado atrativo. Segundo dados, as vendas de produtos de limpeza no Brasil tiveram um aumento de 8,5% em 2020.
Do mesmo modo, você pode investir em um negócio voltado para o nicho automotivo, que como falamos mais acima, também é um segmento importante. Entre estes segmentos, o empreendedor deve analisar qual se encaixa mais ao seu perfil, bem como a região onde irá atuar.
Dessa forma, pode optar pela venda de produtos de limpeza para carros e, assim, investir em uma unidade da franquia Zaplus Car e aproveitar toda a variedade de itens da marca.
Por outro lado, existe a opção de trabalhar com serviços de limpeza automotiva. Neste setor, uma das opções é a franquia Acquazero, a maior rede de estética automotiva do mundo. A marca conta com um amplo catálogo de serviços, muitos deles voltados para a sustentabilidade.
Por exemplo, a franquia realiza a limpeza ecológica, método que usa produtos biodegradáveis e apenas 300 ml de água para limpar o carro por fora.
Um ponto interessante é que os produtos usados pela Acquazero estão disponíveis na Zaplus Car, que é a fornecedora homologada da franquia. Por fim, são dois negócios atrativos para empreender no mercado de Limpeza, cabendo ao empreendedor analisar qual é o mais indicado para o seu perfil.
Entenda como funciona uma franquia
O modelo de franquia é uma forma simples de iniciar um novo negócio, pois conta com uma estrutura preestabelecida. Neste formato, cada unidade é igual a outra, em que o franqueado recebe a permissão da franqueadora para usar a marca e o know-how da franquia.
Assim, o empreendedor investe em uma empresa estruturada e com diversos tipos de suportes para o desenvolvimento do negócio.
Por exemplo, o franqueado faz treinamentos para conhecer a operação da franquia, como a gestão da unidade, orientações para o marketing e o atendimento ao cliente. Ainda, uma franquia de produtos de limpeza automotiva, conta com fornecedores homologados, que são parceiros da marca, o que facilita o negócio.
Os suportes oferecidos pela franqueadora são detalhados na Circular de Oferta de Franquia (COF). Neste documento, o franqueado conhece seus direitos e deveres na parceria. Nesse sentido, o franqueado conhece o investimento inicial para implementar o negócio, possibilitando um melhor planejamento financeiro.
Do mesmo modo, a franqueadora orienta para as ações de comunicação e marketing da unidade. Depois, auxilia na produção de materiais de divulgação e redes sociais.
Como saber se franquia é a melhor opção?
Primeiramente, procure saber se este é mesmo o mercado que você deseja atuar. Em seguida, avalie o modelo de negócio que a franquia lhe oferece. Mas é preciso buscar por formatos que lhe agradem e que sejam compatíveis com o seu perfil.
Existem pessoas com maior facilidade para vendas diretas e atendimento ao cliente. Por outro lado, empreendedores mais tímidos podem se dar melhor com vendas por meio de lojas online.
Além disso, é preciso avaliar bem o mercado local. Algumas franquias cobrem um bairro ou uma região, outras um município.
Para avaliar esta etapa, a franqueadora auxilia, pois para também é interessante que sua unidade esteja próxima do público-alvo da empresa. Como resultado, a empresa busca o melhor local para a instalação da sua unidade.
Uma boa localização de um negócio é como plantar uma semente em um terreno fértil. A possibilidade de um crescimento sólido e saudável da semente (ou seja, da franquia) é maior.
Outro ponto que o empreendedor deve avaliar é que o modelo de franquia não permite que inove muito. A sua empresa deve seguir um padrão definido pela marca.
Agora que você está por dentro do assunto, escolha a Zaplus Car como a sua franquia de produtos de limpeza automotiva. Esse é o momento para você abrir o seu próprio negócio e ganhar dinheiro!