Franquia de produtos de limpeza e higiene pra carro, casa e muito mais

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Franquia de produtos de limpeza e higiene: produtos em uma cesta
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Abrir uma franquia de produtos de limpeza e higiene pode ser o primeiro passo para você mudar de vida ou complementar a sua renda. 

É praticamente impossível ir a casa de uma pessoa e não encontrar nem que seja um singelo detergente. Dessa forma, essa pode ser uma oportunidade diferenciada para iniciar a carreira de empreendedor com um bom faturamento. 

Existem diversas maneiras de conseguir entrar nesse mercado. Porém, a mais segura, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é por meio das franquias. 

Por causa disso, preparamos o texto a seguir, para mostrar a oportunidade desse mercado e como ele pode ajudar você a ser um grande empreendedor. Acompanhe! 

Quais as vantagens de abrir uma franquia de produtos de limpeza e higiene?

Ao optar por uma franquia de produtos de limpeza e higiene, o empresário tem acesso a um público-alvo muito fiel e recorrente. Isso acontece porque esses são itens fundamentais em diversas cestas de compras. 

Se o mercado é promissor por si só, quando se une a franquias, os resultados podem ser melhores ainda. 

Afinal, com o apoio de uma grande marca por trás, oferecendo o seu know how, você estará à frente de seus concorrentes.

Uma franquia também garante expertise para lidar com o mercado, suporte, treinamentos etc.

Porém, para que isso possa funcionar da melhor maneira possível, é preciso fazer um estudo sobre os produtos da franqueadora, a necessidade da sua região e ter conhecimento sobre o segmento. 

Dessa forma, você encontrará um empreendimento lucrativo, próspero e com grande potencial para crescer.

Cuidados na hora de escolher a melhor franquia

Abaixo, listamos alguns cuidados para escolher a melhor franquia para você. Vamos entrar um pouco mais afundo nesse processo. Ele será de suma importância para que você consiga realmente mudar de vida e não ter problemas no futuro. 

Primeiramente, é necessário que você se interesse, tenha conhecimento e vontade de trabalhar no segmento de varejo. Vale lembrar que não estamos considerando de uma maneira geral, mas sim voltado para os produtos de limpeza e higiene. 

Em seguida, a região em que vai trabalhar também precisa ser um ponto de boas oportunidades.

Imagine a seguinte situação: você mora em uma área onde grande parte das pessoas usam mais produtos de lavanda. Se a franqueadora não tiver essa essência no catálogo, você acha que terá um bom resultado?

Ou seja, haverá um trabalho redobrado para tentar convencer o seu público a utilizar outras fragrâncias, o que nem sempre traz resultado e pode ser o caminho para a falência. Por isso é tão importante conhecer o comportamento do seu público-alvo.

Após esses processos mais básicos, mas determinantes para o sucesso do seu negócio, será hora de conhecer a sua capacidade financeira. Dessa forma, faça um levantamento do caminho do seu dinheiro. 

Esse é um passo importante para conseguir ser um bom gestor. Afinal, você vai saber o quanto pode investir no empreendimento.

Caso queira, também há a opção de contratar um financiamento ou conseguir um sócio para o seu empreendimento. 

Existem diversas oportunidades para ambas as situações. Vale a pena estudar e identificar a que realmente se encaixa ao seu caso.

Não esqueça também de analisar com cuidado a Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF é o documento que apresenta tudo sobre a franquia. Desde o seu histórico até os valores necessários para investimento no negócio.

Como está o mercado de produtos de limpeza e higiene?

Vários produtos espalhados na imagem
O mercado de produtos de limpeza é um dos mais promissores no Brasil, pois o consumo é intenso.

O mercado de produtos de limpeza e higiene já era um dos mais atrativos do Brasil. Porém, com a pandemia da Covid-19, o setor passou a contar com números ainda mais atrativos. 

Diante do cenário proposto pelo conceito de “novo normal”, a tendência é que o setor continue em alta e se torne ainda mais importante para a economia nacional. De acordo com a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), o ramo movimenta, aproximadamente, R$ 18 bilhões por ano. 

Além disso, um levantamento feito em 2019 pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), identificou a presença de diversos produtos nos lares. 

Segundo a instituição, os amaciantes estão presentes em 81,5% das casas do país. Além disso, existe uma grande penetração nos produtos como sabão em pedra (66,3%), detergentes (94,8%), esponjas de aço (79,3%), água sanitária e alvejante com cloro (81,3%).

Já diante do cenário da pandemia, os especialistas entendem que esses números sofreram um aumento considerável. Especialmente porque uma das maneiras mais eficazes de remover o vírus é mantendo o ambiente sempre higienizado. 

De acordo com um estudo da Euromonitor, também houve um aumento no preço médio de produtos como desinfetantes, sabão, lenços úmidos e alvejante. Com base no levantamento, é possível identificar também um aumento no número de produtos vendidos.

4 exemplos de franquia de produtos de limpeza e higiene

No Brasil, é possível conhecer algumas marcas que trabalham apenas negociando produtos de limpeza e higiene. São empresas que possuem fábricas próprias, são conhecidas por boa parte do mercado e possuem baixo custo.  

1. Zaplus Car

A franquia Zaplus Car é uma rede de venda de produtos voltados para limpeza automotiva, além de outros cuidados para o veículo.

Este mercado é amplo para o empreendedor, com diversos tipos de clientes para se trabalhar. Neste modelo da Zaplus, o franqueado pode vender para lava jatos, limpadores de carros autônomos, entre outros.

Além disso, o franqueado Zaplus conta com uma vantagem que fortalece o seu empreendimento. A rede é a fornecedora homologada da franquia Acquazero, especializada em limpeza automotiva.

A Acquazero possui mais de 400 unidades em todo o Brasil, nos Estados Unidos e na República Dominicana. E este número tende a aumentar nos próximos anos.

Para se ter uma ideia, a Acquazero teve um crescimento de 152% no número de unidades entre 2019 e 2020. Assim, entrou para o ranking das 50 maiores franquias do Brasil segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Além de contar com este amplo mercado consumidor, a Zaplus também oferece um modelo de negócio bem estruturado, e com diversos suportes ao franqueado.

Nesse sentido, a franqueadora auxilia na escolha do local para a instalação da unidade, bem como no projeto arquitetônico do estabelecimento.

Do mesmo modo, o franqueado conta com treinamentos para ele e para sua primeira equipe de colaboradores. Assim, todos aprendem sobre a operação da rede e o marketing a ser desenvolvido.

Por fim, são dois modelos de negócios da Zaplus Car, o Standard e o Prime. O primeiro trabalha apenas com a venda dos produtos. Já o outro oferece também workshops sobre limpeza automotiva.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Veja um pouco mais sobre a Zaplus no vídeo abaixo.

2. Ecoville

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Intitulada como a maior rede de franquia de produtos de limpeza do país, a Ecoville trabalha com franqueados oferecendo o que há de melhor para os processos residenciais e profissionais. 

Tendo como reconhecimento a qualidade de seus mais de 250 produtos, a Ecoville está em expansão desde 2007, quando começou a fabricar em Joinville aquilo que viria a se tornar referência no mercado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 65 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses  

3. REDEDLIMPA

Produtos de limpeza dispostos em uma mesa
A REDEDLIMPA é uma das maiores franqueadoras desse segmento.

Com mais de 20 unidades, a REDEDLIMPA conta com uma estrutura diferenciada em relação a seus concorrentes. Ela é reconhecida pela variedade de produtos e um atendimento de qualidade. 

Dentre as opções estão detergentes, amaciantes, desengordurantes, alvejantes, limpa alumínio, lava louças e até ceras automotivas. Tudo fabricado pela própria empresa.

No mercado desde 2009, ela busca oferecer o que há de melhor para seus clientes, com aplicações úteis e acessíveis. 

  • Investimento inicial: não informado
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado 

4. Bioclean

A Bioclean é uma empresa que está no mercado há 10 anos. O trabalho de um franqueado é abrir um ponto de comércio direto com o seu cliente final.

Os mais de dois mil produtos da marca podem ser utilizados em diversos ambientes, como escritórios, indústria, escolas, residências etc. Isso acaba criando um grande leque de oportunidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 97 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 16 meses 

Outras opções voltadas para limpeza e higiene

Caso você queira investir no segmento de limpeza e higiene, mas não se interessou tanto pela venda de itens, também existem outras opções.

Elas não comercializam produtos, mas oferecem o serviço completo de limpeza para o cliente final. São ótimas alternativas para atuar neste mercado. Veja algumas das marcas que selecionamos abaixo.

Acquazero

Considerada a maior rede de franquias de estética automotiva do país, a Acquazero é uma empresa que conta com o que há de mais moderno no mercado para oferecer seus serviços. 

Entre as opções de atendimento oferecido pela marca estão a higienização de ar-condicionado, polimento e vitrificação de pintura do carro.

O catálogo de serviços da franquia também conta com os processos para estofados e tapetes.

No mercado desde 2009, a Acquazero busca expandir ainda mais sua atuação pelo Brasil e no mundo. Ao todo, são mais de 320 unidades, em modelos home office e lojas físicas.  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses 

A seguir, separamos um vídeo explicando mais sobre o modelo de negócio da Acquazero e as vantagens de fazer parte da rede de franqueados. Confira!

Total Clean

Criada no Espírito Santo, a Total Clean é uma marca que trabalha especificamente com impermeabilização de estofados.

Apesar de ter um catálogo mais simples que as demais opções, ela é reconhecida pelos clientes devido a alta qualidade do seu trabalho. E também por seu modelo sustentável. 

Presente em alguns estados brasileiros, a empresa conta com processos e soluções inovadoras.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

Jan-Pro

A Jan-Pro é uma das principais empresas de serviços de limpeza do mundo. No Brasil desde 2011, ela conta com mais de 300 franqueados espalhados pelo país.

Com um modelo flexível, treinamentos e práticas diferenciadas, o empreendedor consegue entregar diversos serviços de limpeza e conservação. Não importa se em uma igreja, restaurante, agências, escritórios, supermercados etc.  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,5 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 1 milhão
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses 

Abrir um empreendimento voltado para higienização de ambientes pode ser uma grande opção para quem deseja mudar de vida. Não importa se você vai escolher a parte do varejo ou colocar a mão na massa de fato. As perspectivas são as melhores. 

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de produtos de limpeza e higiene? Continue explorando o nosso blog por meio do artigo: Franquias de serviços de limpeza: diferentes formas de lucrar.

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