Abrir um negócio nos dias de hoje tem sido o sonho de muitas pessoas, principalmente quando se trata de uma franquia de restaurante.
Ter o seu próprio negócio é a chance perfeita para mudar de vida e começar a realizar todos os seus objetivos profissionais. Afinal, para assumir um empreendimento é necessário, na maioria dos casos, fazer uma guinada altíssima na sua carreira.
Muitos enxergam essa oportunidade como o ideal para começar a trabalhar com aquilo que realmente gosta. Mas abrir um negócio nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente diante dos custos imprevisíveis que podem aparecer.
As coisas começam a mudar de figura a partir do momento que você conhece o modelo de franquias. Cujo todo o gasto e investimento é facilmente previsto, permitindo que o empresário tenha um controle muito maior na hora de realizar o sonho. Além disso, é a chance de entrar no mercado com uma marca conhecida e com público.
Por isso, abrir um restaurante é uma das grandes possibilidades. Porém, será que não existe um modelo mais em conta e com vantagens maiores? O que acha de abrir uma pizzaria? Vamos analisar os dois modelos no artigo a seguir. Acompanhe a leitura.
O que é franquia de restaurante?
As franquias existem no mercado desde o século XX e têm como principal objetivo ajudar uma determinada marca expandir a sua atuação por diversos municípios, estados ou países.
Afinal, imagina você dono de uma empresa tendo que cuidar de todas as lojas. Além das despesas, haverá uma pressão muito maior.
Dessa forma, as marcas passaram a permitir que um empresário terceiro adquirisse o direito de explorar comercialmente seus produtos e serviços.
O que acabou facilitando todo o processo de expansão. Porém, o franqueado precisa seguir os padrões impostos pela marca, respeitando a qualidade do seu serviço e sua história.
Em contrapartida, o empreendedor que opta por uma franquia recebe todo o conhecimento adquirido pela empresa ao longo dos anos. Essa transferência de conhecimento e know how acontece por meio de treinamentos e suporte especializados. Apesar das regras, todas as questões administrativas e de gestão são por conta do franqueado.
Assim, podemos definir que esse é um modelo de negócio semi-independente. Não à toa é considerado o mais seguro pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Agora que conhece um pouco mais sobre o conceito, uma franquia de restaurantes baratas busca oferecer para o franqueado a oportunidade de trabalhar com um cardápio reconhecido pelo público, uma das vantagens de abrir uma unidade. Elas podem ser instaladas tanto em shoppings, quanto em ruas de bairros por exemplo.
Uma das características desse empreendimento é permitir um investimento relativamente baixo e um bom retorno financeiro.
Sem contar na falta de sazonalidade para esse tipo de negócio. Restaurantes estão sempre movimentados, inclusive nos shoppings. A praça de alimentação é um dos locais que estão sempre cheios em qualquer época.
Confira as vantagens de investir em uma franquia de restaurante

Abrir uma franquia de restaurante traz grandes vantagens para o empresários. Vimos anteriormente as questões da falta de sazonalidade e o alto retorno financeiro. Porém, existem outros pontos que tornam esse empreendimento ainda mais atrativo para os futuros franqueados.
Primeiramente, você tem uma gama muito alta de possibilidades de negócio. Você pode optar por um restaurante de comida japonesa, mexicana, frutos do mar, italiana etc. Sem contar nas opções à la carte ou self-service. Ambas muito bem aceita pelos consumidores brasileiros.
Abrir um restaurante não quer dizer que você irá servir apenas os tradicionais acompanhamentos da culinária que está replicando.
Muito pelo contrário. Geralmente, esse tipo de estabelecimento oferece um cardápio muito variado. Principalmente para as pessoas que possuem algum tipo de intolerância alimentar.
Outra vantagem de apostar em uma franquia de restaurante é o fato do empreendimento ter uma instalação mais fácil que outros modelos. Esse tipo de negócio pode atender em containers e quiosques, um diferencial para as lojas com estrutura comum.
Falando um pouco sobre a estruturação do negócio, abrir um negócio exige que você encontre os melhores fornecedores. Esse pode ser um dos trabalhos mais complicados na hora de empreender sozinho.
São milhares de opções, cada uma com preço e qualidade diferente. Toda essa variedade pode acabar prejudicando o seu negócio, caso não tenha experiência.
Assim, as franqueadoras ajudam seus franqueados a encontrar as melhores e que estão dentro do seu padrão de qualidade.
Dessa forma, você não tem a chance de colocar o seu estabelecimento em cheque por causa da qualidade de seus alimentos. Inclusive, a preservação e cuidado com os ingredientes, deve ser a sua maior preocupação.
Por que apostar em uma franquia de pizzaria?
Um pouco diferente da franquia de restaurante por quilo, uma pizzaria trabalha exclusivamente com um tipo apenas de alimento. A variação costuma ser bem pouca, tendo algumas oferecendo outras massas. Esse tipo de negócio conta com uma cozinha muito específica com forno a gás, elétrico ou a lenha.
Além disso, existe um profissional que fica por conta da montagem das pizzas, conhecimento como pizzaiolo. Assim como o chefe de cozinha, esse é uma pessoa fundamental para qualquer pizzaria que queira fazer sucesso. Ele é treinado e capacitado para conseguir entregar as melhores pizzas a seus consumidores.
Por mais simples que possa parecer, essa é uma carreira que exige muito conhecimento e estudo. São pessoas que dedicam a sua carreira profissional a esse tipo de serviço. Dessa forma, focando o seu empreendimento apenas a pizzas, você precisa ter ao seu lado esse tipo de profissional.
Uma das grandes vantagens de apostar na franquia de pizzaria é ter um negócio que tende a entregar maior retorno financeiro que um restaurante comum.
Isso acontece pois nem todas as pizzarias precisam de uma mega estrutura para funcionar. Grandes empresas do mercado trabalham com modelos baratos e voltados para delivery.
Isso acaba mostrando a versatilidade de uma pizzaria, que permite o empreendedor a trabalhar com pelo menos quatro tipos de negócios. Primeiramente, o à la carte, em que é negociado apenas o que está no cardápio; fast-food, quando você vende apenas fatias; os tradicionais rodízios e, por fim, o delivery.
A seguir, vamos apresentar algumas franqueadoras que trabalham nesse segmento. Confira.
Descubra o potencial de uma franqueadora de pizza
A pizza é um dos produtos mais consumidos no Brasil. Apesar de ter chegado apenas com os imigrantes italianos no início dos anos 1900, ela se tornou muito popular em todo o país. Assim, ninguém ouça dizer que esse não é um alimento que faz parte da cultura brasileira, dividindo espaço com o arroz e feijão.
Para se ter uma ideia do tamanho do impacto das pizzas, só a cidade de São Paulo é responsável pela produção de aproximadamente 500 mil por dia. A metade do que o Brasil consome diariamente, vem da capital paulistana. No ranking mundial, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos.
Uma vantagem que precisa ser destacada para mostrar o potencial desse negócio, é a fácil adaptação da pizzaria à cultura local. O Brasil é um país com diversas características que variam de estado para estado. E no caso das pizzas esse cenário não seria diferente.
Assim, dependendo da sua localidade, as pizzas que mais vão sair será totalmente diferente da média de outro local. Por exemplo, a pizza de calabresa é uma das mais pedidas em São Paulo. Já em Salvador, a de frutos do mar possui uma saída maior que as demais.
Outro ponto que mostra as vantagens de abrir uma pizzaria em vez da franquia de restaurante, é o fato das pizzas não ter hora e nem lugar para serem consumidas. Em qualquer momento do dia ela é aceita com tranquilidade.
Quantas vezes na sua vida a pizza esteve presente em algum momento marcante da sua história? Jantares românticos, festas, encontros etc. Ou seja, é a chance de empreender em um negócio que tende a ter uma saída boa. Assim, podemos começar a imaginar qual o negócio que trás mais vantagens.
Como escolher a melhor franquia para investir?
Conseguir encontrar uma franquia de restaurante ou pizzaria é um processo relativamente simples, porém que precisa de bastante cuidado e atenção. Por se tratar de um empreendimento que estará com você nos próximos anos, é preciso ter a certeza de que está entrando no negócio certo.
Por causa disso, existem diversos passos para que você consiga montar um funil capaz de resolver as suas dúvidas e questões. Com esses critérios, ao final, terá a certeza de apostar em uma marca realmente boa e condizente com seus objetivos a longo prazo.
Antes de apresentar todo o caminho para se tornar um franqueado, precisamos passar algumas dicas para facilitar a sua jornada.
Estude a sua capacidade financeira

Primeiramente, fazer o levantamento financeiro é fundamental para quem deseja se tornar empreendedor. O medo de olhar para a sua conta diariamente, acaba permitindo que tome algumas atitudes equivocadas ao longo do mês. Resultando, assim, num poder de compra bem reduzido.
Logo, para evitar que isso aconteça na gestão da sua unidade, é aconselhável que você tenha o hábito de acompanhar e avaliar os seus gastos.
Assim, o primeiro passo para começar a mudança, pode ser anotando todas as suas despesas e as separando entre as que são importantes e não.
O objetivo aqui é eliminar as que você não considera importante para a sua vida, ou seja, o que é apenas um capricho. Não é necessário cortar tudo de uma vez, pode ir eliminando aos poucos. No final do primeiro mês fazendo esse acompanhamento, certamente apresentará bons resultados.
Não deixe de renegociar as suas dívidas e tentar encontrar planos de assinatura mais em conta para você, como celular, televisão e internet.
Pesquise sobre o mercado
Outra dica muito importante para quem pensa em empreender, é fazer uma pesquisa sobre o mercado que está prestes a entrar. No seu caso, o alimentício. A pesquisa tem como intuito permitir que você conheça as tendências do mercado. Evitando, desse modo, que aposte em uma franquia de restaurante ou pizzaria sem perspectivas.
Por exemplo, o número de pessoas que pratica o vegetarianismo e veganismo, tem crescido a cada ano. Assim, todos os estabelecimentos que pensam em continuar crescendo precisam começar a levar em consideração, com urgência, pratos que não possuam alimentos de origem animal.
O mesmo acontece para as pessoas intolerantes a lactose e a glúten. Graças a tecnologia e estudos da área de saúde, muitas pessoas passaram a ser diagnosticada com algum ou ambos os problemas citados. Apesar de exigir um cuidado maior no preparo, se espera que o número continue crescendo.
Com essas dicas iniciais, basta você dar sequência no passo a passo para abrir uma franquia. Separamos o infográfico a seguir com todo o caminho que precisará seguir.
Qual o melhor investimento: pizzaria ou restaurante?
Cada empreendimento possui as suas vantagens e desvantagens. Por isso, cabe ao futuro franqueado determinar quais são elas. Essas questões estarão sempre alinhadas com o seu objetivo a longo prazo.
Porém, fazendo uma análise sobre as possibilidades do mercado, podemos dizer que abrir uma franquia de restaurante não é tão atrativo quando de pizzaria. Não apenas devido a estruturação necessária para tirar o projeto do papel, mas também pelos ganhos que uma pizzaria pode oferecer.
É a chance, para quem está começando, entrar num empreendimento com boa taxa de rentabilidade — métrica que analisa a capacidade de um negócio se pagar em média. Sem contar na facilidade de uma pizzaria seguir as tendências. Acrescentar uma pizza no cardápio é mais fácil do que um prato elaborado no restaurante.
Lembrando que todas as informações importantes sobre o negócio estão presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Como vimos ao longo do texto, ambos os negócios trazem boas perspectivas de crescimento para os empresários, mas apenas um vale realmente a pena investir. Como no caso das pizzarias.
Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de restaurante? Quer ficar por dentro de outras dicas do nosso blog? Confira o artigo “Franquia de pizza de cone ou pizza tradicional: qual é o melhor modelo?”