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Franquia de roupas: entenda o que é e como investir com sucesso

Sumário

Você sabe explicar o que é uma franquia de roupas e por que vale a pena fazer esse investimento? Aqui, desenvolvemos esse texto para apresentar o setor, mostrar como o segmento pode ser rentável para você e explicamos como investir.

Um pesquisa do setor de Moda revelou que o segmento pode alcançar um faturamento de R$ 1 trilhão até 2025. Sendo assim, é pode ser interessante para quem quer empreender e ganhar dinheiro.

Como a moda está em constante mudança, as pessoas sempre buscam novas peças de vestuário. O empresário que decide abrir uma franquia voltado para esse segmento, também sai na frente em alguns pontos.

Logo, não é necessário se antecipar as tendência. Isso porque, esse trabalho é feito pela franqueadora por meio das suas coleções. Continue a leitura!

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O que é uma franquia de roupas?

Uma franquia de roupas é um modelo de negócio em que um empreendedor adquire os direitos de operar uma loja de uma marca estabelecida.

Essa parceria proporciona benefícios, como: suporte da franqueadora, reconhecimento de marca e estrutura operacional testada, o que pode simplificar a sua entrada no mercado de Moda.

Mas falar apenas do vestuário é algo muito amplo, não à toa existem diversas lojas especializadas em apenas um tipo seja íntima, infantil, feminina, gala, social, esportiva etc. Justamente por  abraçar essa variedade de possibilidades, esse negócio se torna atrativo para os empresários.

Dessa forma, as franquias de roupas passaram a ser procuradas por vários investidores. Não só por isso, mas também por ser um produto que as pessoas estão sempre comprando, mesmo em situações de crise, por exemplo.

Além disso, atuar nesse segmento permite que você não sofra com a sazonalidade, ou seja, durante todo o ano tem uma variedade de vestuários de acordo com a época que estamos seja: verão, inverno, outono ou primavera. Mas vale ressaltar que a frequência de coleções depende de uma franquia para outra. 

Ainda, para quem deseja se destacar da concorrência, é comum encontrarmos lojas especializadas em venda de roupas oferecendo outros artigos como: cintos, carteiras, meias, chinelos, entre outros. 

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Melhores franquias de roupas para investir

Preparamos uma lista com as melhores franquias de roupas para investir. Confira as marcas reconhecidas e modelos de negócio eficazes.

Nesse sentido, essas franquias oferecem uma entrada estratégica e promissora no mercado. Então, ao considerar essa seleção, você pode explorar opções que não apenas proporcionam retorno financeiro, mas também capitalizam a crescente demanda por moda.

Assim, é possível garantir uma presença marcante no cenário empresarial. Descubra as oportunidades e prepare-se para iniciar sua jornada de investimento. Acompanhe!

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Logo mais, descubra qual o perfil ideal para investir em franquia. Mas antes, veja as dicas para abrir a sua unidade de roupas.

7 dicas para abrir uma franquia de roupas

Se você chegou até aqui no texto, entendeu o que é uma franquia de roupas e qual o perfil ideal para se tornar um investidor no setor. Agora, vamos apresentar sete questionamentos importantes para quem deseja saber como fazer esse investimento. 

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O modelo de franquia parece uma forma mais segura de abrir um negócio. Isso, devido a facilidade de se unir a uma marca consolidada, ter um plano de negócio traçado e resultados comprovados. Ou seja, exige cuidados na hora de definir em qual empresa se tornar franqueado. Confira as dicas!

1. Por que abrir uma franquia nesse setor?

Para abrir uma franquia, o primeiro passo é identificar qual tipo de negócio motiva mais você. Desse modo, faça um levantamento e entenda se o empreendimento irá proporcionar uma escalada promissora. Ao mesmo tempo, confira se será confortável o suficiente para lhe deixar seguro.

Como no mercado da Moda está em constante mudança e em constante inovação, é importante que você tenha facilidade e conhecimento básico sobre tendências, costumes e estilo.

Esse suporte deve ser oferecido pela marca e precisa ser prazerosa, além de ter a capacidade de deixar o empreendedor focado a ponto de fazer o tempo voar.

2. Sua situação financeira se encaixa com o investimento?

Parte fundamental para qualquer investidor, a análise financeira pessoal é importante para identificar qual a sua capacidade econômica antes de entrar em um negócio. 

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Assim, para a maioria das pessoas, fazer esse levantamento é uma parte chata. Porém, é importante que não tenha preguiça ou má vontade ao fazer esse estudo. Sem ele, não será possível ter tranquilidade para fazer o investimento. 

Considerando quem ainda não faz esse tipo de acompanhamento, o primeiro passo é identificar as suas saídas e entradas mensais. Após essa etapa, é preciso conhecer cada despesa e descobrir o caminho que seu dinheiro faz.

Por meio dessa ação, será fácil conhecer quais são seus gastos bobos do dia a dia. Ainda, qual o tamanho das suas dívidas e quanto do seu capital financeiro está prejudicado pelo consumo espontâneo.

Nesse sentido, para ter sucesso nessa prática organize suas contas pessoais em planilhas, defina seus objetivos, mude os hábitos, evite empréstimos ou dívidas com juros alto. Depois, economize dinheiro, crie um fundo de reserva e viva de acordo com sua condição financeira. 

3. Como é o sistema de franquia dessa marca?

Todo investimento exige um cuidado especial para que não se torne um problema e por consequência, um gerador de dívidas. Dessa forma, antes de fechar o contrato com qualquer franquia é indicado que faça uma pesquisa completa sobre a marca.

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Busque entender como o mercado e os consumidores enxergam a franqueadora, se tem uma boa reputação e se arca com seus compromissos.

Depois, entre em contato com as outros franqueados e questione como estão se saindo, se o suporte oferecido realmente condiz com o que é oferecido etc.

Consulte também a efetividade do plano de negócio da marca, embora possa parecer que ser uma franqueadora é sinônimo de sucesso, nem todas têm um sistema realmente efetivo. Por isso, é importante pesquisar sobre a franquia de roupa e o que é que está por trás dela. 

4. A marca possui um bom know-how?

O know-how representa o conjunto único de habilidades, conhecimentos e experiências que uma pessoa ou empresa tem em determinada área.

Sendo assim, essa expertise, desenvolvida ao longo do tempo, confere vantagens competitivas, Por fim, pode permitir a aplicação prática e eficiente do conhecimento específico em situações relevantes para o sucesso da sua unidade de franquia.

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5. Quais habilidades você pode aprimorar?

Como falamos anteriormente no texto, um bom empreendedor conhece seus pontos fortes e fracos, além de buscar constantemente sua evolução como empresário. Isso é muito importante para que o negócio não fique parado no tempo. 

Então, antes de fechar o contrato com a franqueadora, identifique os seus pontos e busque entender o que é útil para uma franquia de roupas. O sucesso da sua unidade deve ser o maior motivador para que você trabalhe as suas habilidades como gestor e administrador.

Portanto, trace metas pessoais com o que deseja melhorar, estude sobre o mercado e como é o dia a dia do empresário do ramo. Em seguida, procure por cursos que podem auxiliar você a ser um profissional melhor e principalmente, ouça quem tem mais experiência na área.

6. A Circular de Oferta de Franquia é atrativa?

Também conhecida como COF, nesse documento constam todas as informações importantes para você entender como funciona a marca e quais os custos para mantê-la. 

Será por meio da Circular que você terá a garantia de que a franqueadora não omitiu nenhuma informação sobre o negócio. Portanto, é essencial que o documento seja bem estudado para não ter nenhuma confusão durante o período de duração do contrato. 

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Avalie se o seu perfil corresponde realmente com a marca. Verifique se a franqueadora se encaixa com seu plano financeiro e levante todos as informações para não ter obstáculos na hora de firmar a parceria.  

Não tenha pressa e estude bem todas as informações do contrato, converse com o consultor para esclarecer qualquer dúvida. Uma outra dica é procurar um advogado para lhe ajudar a interpretar as obrigações de ambas as partes. 

Além disso, a Lei do Franchising exige que a assinatura do Contrato de Franquia só aconteça dez dias após a entrega do documento. Se essa regra for descumprida por alguma das partes, o contrato perde a validade e o acordo é considerado irregular. 

7. Qual ponto comercial ideal para minha unidade?

Esse é o ponto mais importante para quem deseja abrir uma unidade física. Um bom lugar para expor a marca é díficil de achar. Assim, existem franqueadoras que auxiliam o investidor a pesquisar e encontrar esse espaço. 

Dessa forma, a empresa garante que a loja estará no melhor lugar possível. Um bom local precisa estar em uma área que tenha um fluxo de pessoas e principalmente, do perfil do seu consumidor. 

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O estabelecimento precisa ser fácil de chegar e ter um bom posicionamento no quarteirão ou andar. Dê preferência por pontos que serão visto pelo maior número de pessoas. 

Por fim, os custos deste imóvel deve ser levado em consideração. Não apenas o aluguel ou valor de compra, mas se será necessário alguma reforma estrutural como cabeamento, uma parede nova, encanamento etc.

Perfil ideal para o investidor de franquia de roupas

Primeiramente, é preciso considerar algumas situações como a disponibilidade e vontade de atuar na linha de frente. Assim, você precisa se dedicar a sua unidade e trabalhar para que se torne uma referência para seus clientes. 

Além disso, você deve estudar e saber lidar com críticas, para que possa buscar o aprimoramento do atendimento da sua equipe. Ou seja, prezar pelo relacionamento com os clientes e ser capaz de identificar suas necessidades.

Outro fator importante que você precisa estar ciente é que o seu trabalho será maior que as oitos horas habituais. Logo, se tornar um franqueado é um passo que também exigirá o seu tempo.

Surgirão obrigações que irão desafiar você e a sua franquia. Como dono de uma empresa, será necessário desenvolver suas capacidades de persuasão, liderança e trabalho em equipe. Pontos importantes para que você consiga desenvolver a sua nova vida profissional. 

Como o seu foco será um trabalho voltado na comercialização de produto para um determinado público, também é aconselhável que conheça ou estude o Código de Defesa do Consumidor. Uma visão comercial mais apurada vai ajudá-lo a ter sucesso no mercado da moda. 

As franquias oferecem para seus franqueados, treinamentos e suporte para que consiga desenvolver o plano de negócio da marca da melhor forma possível. Por isso, é esperado que o investidor seja uma pessoa comprometida e participativa nos treinamentos e atividades oferecidos pela franqueadora.

Por fim, a organização é uma característica importante, principalmente quando se trata do controle de estoque. Mercadorias com baixa procura significa dinheiro parado na loja, e o impacto desse armazenamento mal controlado pode ser fatal para o saúde financeira da sua unidade.

Qual o custo para investir em uma franquia de roupas?

Após ter o perfil selecionado, é importante entender quais os valores e taxas serão cobrados para que o negócio inicie. Ou seja, o que é e como afetam a sua franquia de roupas. 

Essas cobranças são comuns nesse tipo de empreendimento e é imutável ao longo do seu contrato. O que garante mais controle sobre os gastos necessários para manter a unidade.

Taxa de Franquia 

Para que você possa usar a marca, ter acesso ao know-how, treinamentos, manuais da franquia e auxílio para a instalação e inauguração da unidade, é necessário pagar essa taxa inicial. Os valores variam de acordo com a unidade que deseja abrir.

Esse valor é quitado assim que o contrato com a franqueadora é assinado. Já a cobrança muda de acordo com o tipo de unidade que o investidor escolher. 

Taxa de Royalties

Os royalties são responsáveis por autorizar que você use a marca. Esse valor é mensal e pode ser cobrado tanto por um valor fixo em contrato ou percentual sobre o faturamento da unidade. 

Também está presente nessa taxa a manutenção do suporte e auxílio jurídico. Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia.

Taxa de publicidade 

Essa cobrança serve para a empresa criar campanhas e peças publicitárias para melhorar a divulgação da marca. Isso ajuda a rede de franqueados a aumentar suas vendas e a difundir a marca para outras regiões. 

Esse valor é recolhido de todos os franqueados e evita que você perca tempo e energia criando campanhas para o seu negócio. Essa cobrança pode ser uma taxa fixa ou porcentagem de acordo com o faturamento.

Abrir um negócio exige muito esforço dos envolvidos, mas o empreendimento também precisa ajudá-lo a equilibrar a sua vida pessoal com a profissional. Por isso, é importante saber qual o seu perfil como empreendedor e quais os seus objetivos ao dar esse passo importante. 

Passo a passo para abrir sua franquia

Primeiramente, contate a marca desejada e estabeleça uma comunicação eficiente. Em seguida, analise minuciosamente o negócio. Como dito, a avaliação da COF é importante, pois fornece informações sobre investimentos e suporte.

Paralelamente, planeje suas finanças com precisão e garanta uma base sólida para o empreendimento. Ao negociar diretamente com a franqueadora, esclareça todas as dúvidas e alinhe expectativas.

O último passo é o investimento na franquia. Assim, você consolida a parceria e inicia a sua jornada empreendedora de sucesso.

Ao longo do texto, você aprendeu que investir nem franquia de roupas é uma boa opção. O mercado está em alta, pronto para manter o crescimento. Além disso, oferece diversas possibilidades de atuação. Agora que está por dentro do assunto, empreenda e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
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