Está em dúvida se deve investir em uma franquia de rua ou franquia em shopping? Veja aqui como escolher entre estes dois modelos de negócios da melhor forma.
O franchising é um setor que atrai empresários pela solidez e faturamento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020 foram mais de R$ 167 bilhões em rendimentos, mesmo com a crise econômica.
Entre estes dois modelos de negócios, o empreendedor deve avaliar bem qual formato é mais vantajoso, levando em conta uma série de questões. Veja aqui mais sobre os modelos e como optar por um deles.
Como funciona uma franquia de rua?
Uma franquia de rua é um modelo voltado para um local com grande fluxo de pessoas, seja na parte central das cidades brasileiras ou nas ruas mais movimentadas dos bairros.
Nesse sentido, pode variar o tamanho do empreendimento, pois pode ser uma loja de rua menor, que possibilita um atendimento mais rápido aos pedestres.
Além disso, existem franquias voltadas para lojas de rua maiores, com modelos mais robustos e chamativos. O tamanho irá depen der do tipo de franquia com a qual você irá trabalhar.
Entre a franquia de rua ou franquia em shopping, o formato voltado para rua exige que o franqueado faça uma boa escolha do ponto.
Por isso, é comum a franqueadora realizar um estudo de geomarketing para detectar o local mais eficiente para a instalação da nova unidade.
Da mesma forma, uma franquia de rua possui um horário de funcionamento que deve se adequar à região. E este tempo costuma ser longo, o que exige bastante dedicação do franqueado.
Assim, é preciso avaliar bem se o que você busca na hora de empreender, se encaixa ao modelo de loja de rua.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Modelos para abrir uma franquia em shopping
Para escolher entre uma franquia de rua ou franquia de shopping, um dos pontos que devem ser levado em conta pelo empreendedor é o custo de implementação.
Os centros comerciais como os shoppings costumam ter o metro quadrado mais caro por conta das comodidades e estruturas oferecidas.
Dessa forma, para abrir uma unidade franqueada, é necessário um capital maior para reformas, aluguel, mobiliário e custos mensais.
Nesse sentido, quem investe no comércio em shoppings, deve saber o impacto dos custos de ocupação na contabilidade do negócio.
Contudo, operar em shoppings oferece muitas vantagens como segurança e presença constante de pessoas, mas envolve também, um custo considerável de locação.
Uma franquia de shopping deve ter uma estrutura apropriada para este tipo de público.
Dentro deste tipo de franquia de shopping, existem ainda as lojas comuns e o modelo quiosque. A loja comum conta com um estoque maior, atendimento personalizado e mais demorado.
Por outro lado, o quiosque é voltado para um atendimento rápido, pois alcança o cliente enquanto ele anda pelos corredores do shopping.
Assim, exige agilidade dos funcionários e uma maior capacidade de convencimento, que costuma ser trabalhada pela franqueadora e pelo franqueado.
Dentro do shopping, ainda existem locais mais adequados para abrir uma franquia de um tipo de produto ou serviço.
As áreas próximas às praças de alimentação, por exemplo, costumam ser disputadas. O franqueado deve consultar a franqueadora em relação ao suporte que ela poderá oferecer na escolha do melhor ponto.
Por fim, como escolher uma franquia de rua ou franquia em shopping? No próximo tópico apresentaremos algumas dicas para facilitar esta escolha.
Franquia de rua ou franquia em shopping: como escolher?

Conforme falamos, optar por um ou pelo outro modelo de negócio deve levar em consideração alguns fatores.
O empreendedor deve avaliar, juntamente com a franqueadora, alguns dos aspectos que podem direcionar a escolha entre abrir uma franquia de rua ou franquia em shopping.
Veja aqui alguns destes detalhes que devem ser analisados pelo empreendedor antes de investir em uma rede de franquias com um destes dois modelos.
Capital para investimento
Entre estes dois modelos, uma das vantagens de abrir uma loja de rua é o investimento inicial. Este formato pode se adaptado para pequenos locais, que costumam ter um aluguel mais barato, por exemplo.
O investimento com reformas do local pode variar de acordo com o modelo de negócio, e até com o estado em que se encontre o ponto, seja ele na rua ou no shopping.
Nesse sentido, o empreendedor deve avaliar qual a sua capacidade de investimento e qual tipo de ponto será mais fácil encontrar na sua região.
O shopping é um local bastante concorrido, e por isso, dependendo do momento, isto pode inviabilizar o início do seu empreendimento.
O futuro franqueado deve analisar se a lucratividade do marca compensa o alto investimento que pode ser necessário para uma loja de shopping.
Dessa forma, para negócios menores, pode ser mais seguro realizar um investimento em uma loja de rua.
Deve-se colocar tudo isso na ponta do lápis para que o empreendedor avalie suas possibilidades de investimento, sem comprometer sua saúde financeira.
Custos associados à franquia
Assim como os custos com reformas devem ser levados em conta, outros gastos também são importantes de se avaliar na hora de escolher onde instalar sua unidade.
Nesse sentido, é preciso estudar os custos com aluguel para cada tipo de loja. Qual será mais em conta? Este cálculo é necessário para evitar um investimento maior do que a capacidade do negócio.

Assim, sabendo dos valores dos aluguéis, você consegue identificar qual deles se encaixa às suas possibilidade naquele momento. Alguns lugares podem pedir um cheque calção ou adiantamento, bem como um fiador.
Ainda, o contrato de aluguel costuma ser mais longo, por isso exige cuidado antes de assinar com o shopping.
Contudo, o empreendedor também deve levar em consideração que o aluguel mais caro em uma loja de shopping compensa em algumas coisas.
Por exemplo, comodidade de estacionamento, local seguro, pouca influência do tempo no movimento de clientes.
Dessa forma, além dos valores que devem estar de acordo com sua capacidade, é preciso avaliar também os pontos positivos de cada espaço.
Modelos da franquia escolhida
Estamos falando entre escolher entre uma franquia de rua ou franquia em shopping. Contudo, nem sempre as marcas possuem estes dois tipos de modelos.
Algumas das franquias do mercado podem ter um modelo voltado apenas para rua ou somente para lojas de shopping ou então apenas para quiosques.
Sendo assim, o franqueado deve avaliar qual desses modelos de negócio que melhor se encaixa às suas condições financeiras e também ao seu perfil.
Caso nenhum desses modelos seja o que o empreendedor procura, ele poderá buscar por outra marca ou então, em último caso, optar por outra franquia
O mercado de franchising é amplo, com franquias dos mais variados tipos. Não será impossível encontrar uma marca que possa se adequar ao seu desejo e ao modelo de negócio que queira investir.
Assim, cada empreendedor possui um objetivo diferente. Cabe a ele escolher entre os mais variados modelos de franquias existentes no mercado, aquele com o qual ele mais se identifica para que possa fazer o melhor investimento.
Horário de funcionamento

Além dos custos com reforma e aluguel, o empreendedor também deve avaliar o horário de funcionamento do seu novo negócio.
Ao optar entre franquia de rua e franquia em shopping, o horário de funcionamento é algo que diferencia estes dois modelos de negócio.
Os shoppings possuem um horário de trabalho mais rígido e específico, com menor flexibilidade. Assim, por contrato, o franqueado é obrigado a abrir de acordo com o horário do shopping.
Por outro lado, em uma loja de rua, o empreendedor é quem faz o seu horário, porém, ele precisa levar em consideração a movimentação de seus clientes.
Nesse sentido, não é atrativo abrir sua loja em um horário diferente dos outros comerciantes da rua onde ele está localizado.
Assim, é preciso estar disposto a trabalhar e a se adequar aos horários do shopping ou da loja de rua.
Porém, um permite um pouco mais de flexibilidade do que o outro, e isso o empreendedor pode levar em consideração na hora da escolha.
Perfil do empreendedor
Além de avaliar todos estes custos entre os modelos de franquias, o empreendedor não deve se afastar daquilo que ele realmente deseja fazer.
Nesse sentido, analisar o seu próprio perfil, saber que tipo de negócio e lugar se encaixa mais às suas qualidades e objetivos.
Cada empreendedor possui um perfil diferente. Ir de acordo com este perfil torna o trabalho do dia a dia mais fácil, prazeroso e sólido.
Imagine ter que dedicar horas do seu dia, abrir mão do descanso e lazer para trabalhar em algo que não goste.
Por isso, entenda o seu perfil, veja se ele se encaixa em uma franquia de rua ou franquia em shopping. Leve em consideração que os públicos são diferentes, e ás vezes, você consegue lidar melhor com um ou com outro formato.
Enfim, busque por um tipo de negócio com o qual será mais fácil de lidar, levando em conta suas características pessoais.
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Se optar por uma marca, entre em contato com a franqueadora para começar as tratativas para se tornar um franqueado. Mas se ainda está com dúvida, conte com uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe indicar a franquia ideal para o seu perfil. Acesse: henriquemol.com.br.