Franquia de salão de beleza: tudo que você precisa saber e opções

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Franquia de salão de beleza é um formato de negócio que está sempre em alta no franchising. Não à toa, serviços voltados para beleza e estética são sempre muito procurados pelos brasileiros. Quer saber como entrar para esse mercado? Veja neste artigo.

É importante saber que o segmento de beleza e estética faz parte de um ambiente muito promissor e, para as franquias, o cenário não poderia ser diferente.

Desse modo, em 2019, o setor foi um dos que mais cresceu no segundo trimestre, registrando um aumento de 6,6% em comparação com o mesmo período de 2018.

Segundo informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), de forma geral, o segmento faturou mais de R$ 8,8 bilhões e ultrapassou a marca de 26 mil unidades franqueadas voltadas para cuidados pessoais, de beleza e bem-estar.

Assim, outros fatores que representam o potencial do segmento são os dados apresentados pelo Quorum Brasil, empresa especialista em pesquisas de mercado. O levantamento mostrou que 97% das mulheres ouvidas na pesquisa não abrem mão dos cuidados com beleza e bem-estar.

Ao mesmo tempo, a busca dos serviços pelo público masculino não fica para trás, apesar de menor percentual. Ainda de acordo com a Quorum Brasil, 38% dos homens não deixam de investir em cuidados estéticos, percentual que só tende a crescer.

Por isso, investir nesse segmento é uma forma de estar atento às oportunidades do mercado e não perder a chance de se tornar um empreendedor de sucesso no franchising. Para conhecer oportunidades desse mercado, continue a leitura.

Quais os segmentos possíveis além das franquias de salão de beleza?

Pela diversidade de opções existentes no mercado de franquias de beleza e bem-estar, é possível que você encontre um nicho específico para atuar. Ou mesmo escolha estar à frente de uma franquia que seja especialista em um único tipo de atendimento, como os serviços de manicure.

Não se preocupe, o ramo é tão promissor que o Brasil é um dos países que mais consome produtos e serviços voltados à estética e beleza.

Assim, segundos os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o País só fica atrás dos Estados Unidos e da China.

Dessa forma, é possível investir em uma franquia de salão de beleza. Dados apontam a possibilidade de um crescimento para este mercado em 2021, de acordo com a Euromonitor.

Por isso, basta que você escolha a opção que mais estiver dentro das suas perspectivas de investimento. A seguir, você conhece alguns nichos do mercado.

Franquias de esmalteria

Vemos, em um ângulo fechado, as mãos de uma cliente. Ela esta finalizando o serviço de manicure, que está tirando o excesso de esmalte das extremidades das unhas com um palito (imagem ilustrativa). Texto: franquia de salão de beleza.
As esmalterias são sucesso no franchising, com opções de negócios bem atrativas.

Até pouco tempo atrás, era preciso ir até um salão de beleza para realizar serviços voltados para esmaltação e cuticulagem. Porém, há pouco tempo, as esmalterias estão se popularizando no mercado ao oferecer cuidados específicos para as unhas.

Assim, existem opções que são focadas em serviços de esmalteria, mas também oferecem outros cuidados mais rápidos, como para sobrancelha e depilação. Ou seja, é possível facilitar a vida dos clientes que desejam realizar serviços variados, de forma prática e rápida.

Centros de depilação

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Primeiramente, no mercado de franquias de salão de beleza, existem opções de negócios específicos para depilação. Os procedimentos são variados: depilação definitiva, à laser, feita com cera, linha egípcia, entre outros.

Assim, é possível investir em opções mais modernas e também nas mais convencionais, atendendo a todo tipo de público.

Clínicas de emagrecimento

A busca por um corpo mais saudável e bonito reforça o aparecimento das clínicas de emagrecimento no franchising.

Por isso, existem nichos que oferecem um tratamento completo, do atendimento médico aos cuidados estéticos.

Sendo assim, o objetivo dessa variedade de serviços é realizar um acompanhamento dos clientes em todos os sentidos.

Franquias de salões de beleza

Vemos um cabeleireiro finalizando os serviços nos cabelos de uma mulher (não é possível ver seus rostos, ao fundo, em desfoque). No primeiro plano, vemos a parte de trás do seu cabelo.
Os salões de beleza são negócios fortes no franchising e oferecem opções para investimento.

Consideradas as mais tradicionais do meio, as franquias de salão de beleza oferecem em sua cartela serviços mais completos, porém, com foco em cabelo e pele.

Dessa forma, também oferecem serviços de depilação, cuidados de pés e mãos, maquiagem, entre outros.

Assim, as franquias de salão de beleza podem apresentar valores de investimento mais elevados, devido ao amplo portfólio de serviços demandar um ponto comercial mais robusto.

Empresas de cosméticos

Mencionamos na introdução do artigo que o Brasil está entre os países que mais consomem produtos de beleza e estética. Portanto, o mercado de cosméticos também oferece opções de franquias para investimento.

Nesse sentido, é possível estar à frente de uma rede de franquias especializada na venda de produtos profissionais para tratamento de cabelos, unhas, pele do rosto e do corpo, entre outros cuidados.

Design de sobrancelhas

Outro nicho que cresceu muito nos últimos anos foi o de empresas de design de sobrancelhas. O público desse serviço também cresceu na mesma proporção.

Assim, ao optar por negócios que ofereçam o serviço de design de sobrancelhas, é possível ter uma vantagem competitiva no mercado investindo em um modelo de franquia barata.

Principalmente se a franquia oferecer, além do procedimento, outros cuidados para os olhos, rosto e cabelos.

Perfil do franqueado do setor de beleza e estética

Vemos uma mulher sorrindo e alguns funcionários ao fundo. Eles estão em uma espécie de escritório bem despojado, com cores em tons de vermelho e marrom e algumas plantas.
Ainda que não exista necessariamente o certo ou errado, algumas características pessoais farão toda a diferença na hora de abrir uma franquia.

Até aqui, você viu que o mercado de franquia de salão de beleza é bem atrativo. São amplas as opções de serviços que podem ser oferecidas por você.

Mas, para se tornar um empreendedor desse modelo de negócio, você precisa estar atento a alguns detalhes que podem fazer toda diferença na hora de colocar em prática o seu negócio.

Acompanhe as características básicas, mas bem importantes, que um empreendedor do ramo de franquia de salão de beleza precisa ter.

Gostar de pessoas

Vemos duas empresárias à frente de um quadro branco. Elas têm os braços cruzados em frente ao corpo, estão vestidas de maneira elegante e estão sorrindo (imagem ilustrativa). Texto: franquia de salão de beleza.
Gostar de lidar com pessoas, ter uma boa comunicação, disponibilidade e simpatia são fundamentais para empreendedores do segmento de franquias de salão de beleza.

Independente do tipo de serviço que a sua franquia vai oferecer, é importante ter facilidade para lidar com o público.

Por isso, entenda se o seu perfil é comunicativo, de fácil relacionamento interpessoal e se vai estar disposto a prestar os melhores atendimentos aos clientes.

Ainda é importante saber que você irá ter contato com diversas personalidades e, para isso, é preciso ter muito jogo de cintura para se relacionar com todas elas estando à frente de um negócio como este.

Ter afinidade com a área de beleza

Outra observação que parece óbvia, mas essencial, é gostar do mercado de atuação. Se identificando com o setor, você terá mais facilidade para superar os desafios que podem surgir, minimizando os desgastes à frente da franquia.

Por isso, gostar do que irá oferecer é fundamental, visto que no dia a dia do seu negócio você estará totalmente dedicado às tarefas da franquia.

Buscar por conhecimento na área

Primeiramente, o conhecimento é algo que deve estar no seu cotidiano. Por isso, estar sempre atualizado com as tendências do mercado e procurar por cursos de aperfeiçoamento são algumas das formas de manter a qualidade dos serviços prestados.

Dessa forma, você vai ajudar muito no desempenho da franquia e também na confiança do cliente.

Vale lembrar que nas franquias você receberá treinamento. Mas mesmo assim, é interessante estar disposto a buscar por novos cursos e capacitações para potencializar a sua atuação na franquia.

Disponibilidade de ouvir e atender

Saber ouvir é fundamental em qualquer ambiente de trabalho, inclusive em uma franquia de salão de beleza. Compreender o que o seu cliente deseja é meio caminho andado para a realização de um trabalho bem feito.

Ouça, entenda, ofereça e realize. Assim, você terá bons resultados na sua atuação. Não fique preso a certeza e faça o que seu cliente deseja com a devida orientação sobre como será o resultado, mas busque sempre ouvir e se atentar a escolha dele.

7 dicas de como se tornar um empreendedor de sucesso com uma franquia de salão de beleza

Vemos uma mulher em seu escritório. Sorrindo, ela parece analisar alguma coisa em seu tablet. À mesa temos notebook, alguns papéis e um porta-lápis (imagem ilustrativa). Texto: franquia de salão de beleza.
É preciso colocar a mão na massa para um bom andamento do negócio.

Muitos empreendedores quando pensam em franquear acreditam que vão passar o tempo de braços cruzados esperando os resultados do negócio “caírem do céu”.

Engano de quem pensa dessa forma, pois aderir a uma franquia não é ganhar na loteria. Muito pelo contrário, assim como qualquer investimento, o negócio demanda muita cautela, dedicação e empenho para colocar em prática todo o potencial de ganhos que o negócio é capaz de alcançar.

Assim, estando à frente da franquia, além de tudo isso, você precisará ter persistência e força de vontade para cuidar de tudo de forma muito presente, além de alinhar os procedimentos com o padrão da marca para seguir de forma correta o andamento do negócio.

Para auxiliar você nesse processo, trouxemos algumas dicas que irão reforçar o seu perfil de empreendedor.

1. Tenha um planejamento inicial

Por mais que as franquias tenham um planejamento predefinido pela rede, você deve se manter atento para continuar seguindo passo a passo desde o início. O compromisso com o planejamento é essencial para o sucesso da franquia.

Faça seu controle de estoque de forma coerente e adequada. Evite gastos desnecessários, controle o caixa diariamente, tenha sempre os recursos disponíveis para imprevistos e despesas.

Pense em todas essas questões que irão fortalecer o seu dia a dia à frente do negócio com mais segurança, sem preocupações com gastos inesperados ou falta de controle das despesas.

A saúde financeira do seu empreendimento precisa estar sempre em dia.

2. Dedique-se ao negócio integralmente

Ao aderir a um negócio, principalmente uma franquia do ramo de beleza e estética, será necessário dedicação exclusiva para alcançar os resultados esperados.

Não somente por isso, mas por todas as outras demandas que serão necessárias, inclusive a maior delas que é a gestão e os cuidados com o seu negócio.

“O olho do dono é que engorda o gado”, lembra do ditado? Pois bem, você deve cuidar pessoalmente do seu negócio, estando ciente de tudo que acontece dentro do estabelecimento.

3. Aprenda com o franqueador

Vemos uma espaço de atendimento em uma franquia de esmalteria. Temos várias especialistas realizando diferentes procedimentos em diversas clientes ao mesmo tempo (imagem ilustrativa). Texto: franquia salão de beleza.
Realizar o treinamento de toda equipe ajuda a linhar a qualidade dos serviços da franquia.

Estando à frente da franquia, existe uma grande oportunidade de desempenhar um papel de representante de uma marca que já está apta a dar certo.

Portanto, seguir o planejamento definido, repetindo os feitos positivos é o papel do empreendedor que aposta em uma franquia de salão de beleza ou de estética em geral.

Portanto, não deixe de aprender com a franquia, faça todos os treinamentos obrigatórios e adicionais para reforçar o aprendizado.

4. Faça a gestão financeira

Determinar as metas e objetivos financeiros do negócio é fundamental para o desempenho do empreendimento. Cumpra suas metas e sempre busque alcançar resultados melhores na medida em que perceber que é possível.

Ter uma projeção de ganhos aproximados é possível. Portanto, trabalhe dentro das previsões e reforce sempre a possibilidade de aumentar.

5. Faça a gestão de pessoas

Um fator muito importante para quem irá realizar a gestão de uma franquia de beleza e estética é a gestão de colaboradores.

Imagine que em um ambiente com muitas pessoas é difícil controlar ruídos e ações inesperadas. Por isso, esteja sempre atento e próximo de seus colaboradores.

Dessa forma, seja um líder que ofereça apoio, mas também exija respeito. O ideal é que todos estejam alinhados com o padrão da rede.

Reforce os procedimentos, incentive o bom trabalho, invista em treinamentos e esteja sempre próximo de todos para que haja uma sintonia no trabalho. Essas ações são essenciais para demonstrar confiança e autonomia no trabalho de seus colaboradores.

6. Tenha valores alinhados

Por ser uma franquia de estética e beleza, é preciso alinhar os valores dos serviços com o perfil do cliente e da franquia. Os preços precisam ser compatíveis com o local onde a empresa está instalada, bem como com o público que será atendido pela rede.

7. Mantenha o padrão de qualidade

O sucesso de todo negócio é o seu padrão de qualidade. Representar uma marca que atua com beleza, estética e bem-estar é estar atento à qualidade do que é oferecido na sua franquia.

Até porque, o padrão deve ser seguido de acordo com a rede, portanto não há como fugir disso. Não permita que colaboradores fujam desse perfil de qualidade, tanto dos serviços, quanto do atendimento.

Assim, a fidelização dos clientes que certamente, além da marca, buscam pela qualidade, está garantida.

Em suma, seguindo todas essas dicas, será fácil administrar de forma coerente o seu modelo de franquia de beleza e garantir resultados bastante satisfatórios.

Como investir em uma franquia de salão de beleza?

Vemos uma mulher cuja expressão do rosto indica que ela está pensando, ou tendo uma ideia (seu dedo indicador está sob o queixo). Temos algumas setas desenhadas sobre sua cabeça apontando para pontos de interrogação e outra, na cor vermelha, indicado uma ideia (com a figura de uma lâmpada acesa).
O primeiro passo para se tornar um franqueado é entrar em contato com a marca desejada por meio do formulário de contato do site.

Agora que você já sabe tudo sobre o mercado de franquia de beleza, já pode se preparar para se tornar um franqueado. O processo é simples e exige apenas atenção na hora da escolha.

Por isso, é preciso escolher bem o tipo de serviço que vai oferecer, entender seu aporte financeiro e planejar as expectativas de atuação. Além disso, é ideal procurar informações e orientações com pessoas que já estejam à frente de uma franquia.

Depois, escolha o modelo que deseja atuar e faça pesquisas na internet para saber mais sobre a franqueadora e o modelo de negócio. Abaixo veja como deve ser feito o passo a passo para se tornar um franqueado da marca escolhida.

Preencha o cadastro

Primeiramente, você precisa entrar em contato com a franqueadora e deixar seus dados por meio de um formulário de cadastro. Preencha os solicitados dados como telefone, nome e e-mail.

Em seguida, franqueadora entrará em contato para saber do seu real interesse no negócio. Assim, seja sincero e deixe claras as expectativas que deseja alcançar.

Converse com a marca

O próximo passo será um bate-papo com um representante da marca. Será uma conversa em que tanto você estará analisando o negócio, assim como estará sendo analisado.

Ou seja, tudo a fim de compreender o seu interesse em fazer parte de uma franquia de salão de beleza, se está de acordo com os procedimentos do franqueamento.

É nesse momento que a franqueadora apresenta todas as informações importantes sobre o negócio. Por isso, não deixe de tirar todas as suas dúvidas. Essa é a oportunidade.

Leia a Circular de Oferta de Franquia

Se tudo estiver certo, você receberá uma cópia da Circular de Oferta de franquia (COF). Leia o documento com calma: é nele que estão contidas informações detalhadas sobre os valores de investimento, características do negócio, obrigações e direitos de ambas as partes.

Veja se você está de acordo com todas as informações e avalie se o suporte e os valores estão de acordo com o que você espera do negócio.

Não tenha pressa nesse momento. A Lei de Franquias determina que o candidato a franqueado tenha, no mínimo, 10 dias para estudar a COF para, enfim, assinar o contrato de franquia.

Pague a taxa de franquia

Após a leitura da COF e a confirmação do investimento, o pagamento da taxa de franquia é de extrema importância. É a partir dela que é firmada a transferência do knowhow, além da garantia do direito de uso da marca pelo franqueado.

Essa é a primeira taxa a ser paga a franquia. Vale lembrar que após o pagamento da taxa de franquia, existem taxas mensais que fazem parte de outros custos relativos à aquisição e operação da unidade.

Assinatura do contrato

Enfim o momento da assinatura do contrato! Aqui, esteja ciente de todas as informações previstas na COF e no contrato.

Por se tratarem de documentos extensos, é aconselhado realizar o estudo da COF e do contrato com o auxílio de um advogado. Só, então, se estiver de acordo com todas as condições, é que você deve assinar o contrato de franquia.

Opções de franquias de beleza

Preparado para se tornar um empreendedor do ramo de franquia de salão de beleza? Então, chegou o momento de analisar algumas opções de negócios de destaque no franchising. Veja a seguir.

1. Suav

Vemos as mãos e, consequentemente, as unhas de uma cliente que acabara de realizar seu procedimento em uma franquia de salão de beleza.
A Suav é referência em procedimentos de beleza e estética.

Neste texto, falamos sobre o mercado de esmalterias e como as oportunidades de investimento só vem crescendo, lembra? Pois uma opção é a franquia Suav. A rede de franquias oferece uma opção de negócio diferenciado com atendimento express.

Os clientes encontram a especialidade de esmalteria sem hora marcada. Além disso, encontram outros serviços como depilação e sobrancelha.

Essa modalidade de atendimento rápido oferece qualidade em todos os serviços, pois conta com profissionais capacitados. Assim, a esmalteria dispõe de conforto, segurança e comodidade.

Para se tornar um franqueado da marca, o investimento inicial é de R$ 168 mil. Para saber tudo sobre o modelo de investimento da Suav, assista ao vídeo abaixo!

2. Salão Marly

Está em busca de um modelo tradicional franquia de salão de beleza? Então, uma boa opção é a rede de franquias do Salão Marly.

Considerada uma das maiores redes de salão de beleza do ramo, o Salão Marly está no mercado há mais de 50 anos. Assim, a rede oferece uma ampla cartela de serviços como cabelo, maquiagem, cuidados com a pele e unhas.

Para investir na rede é necessário um aporte inicial de R$ 280 mil.

3. Garagem Barba e Cabelo

Os homens, assim como as mulheres, estão bem atentos aos cuidados estéticos. Assim, cada vez mais, eles saem em busca de procedimentos para cuidados do cabelo, barba e da pele.

Pensando nisso, a Garagem Barba e Cabelo oferece serviços especializados para a beleza do homem. Com o conceito de barbearia contemporânea, oferece serviços que atendam um público que deseja mais que os cuidados com a barba, cabelo e bigode.

A tendência do momento é oferecer um local de cuidados com a beleza e, ao mesmo tempo, de lazer. As franquias possibilitam que o cliente possa bater um papo e tomar uma cerveja enquanto cuida da beleza.

Para se tornar um franqueado da marca é preciso investir um valor inicial de R$ 225 mil.

4. Giolaser

A franquia Giolaser oferece diversos serviços de tratamento de estética para homens e mulheres. Alguns destes tratamento são peelings que utilizam das técnica mais modernas.

Outros serviços oferecidos pelas unidades da Giolaser são limpeza de pele, microagulhamento e preenchimento facial.

Do mesmo modo, a franquia oferta depilação a laser e tratamentos corporais voltados para emagrecimento, bem como para modelamento e redução da flacidez.

Vemos as pernas depiladas de uma mulher.
As franquias de depilação estão em alta no setor de beleza.

A franquia oferece um modelo Full, que utiliza uma loja com cerca de 80 m2 com um investimento inicial de R$ 480 mil. Seu faturamento médio gira em torno de R$ 100 mil por mês, com retorno do capital investido levando de 18 a 36 meses.

5. Barbearia Vip

Fundada para atender exclusivamente o público masculino em Florianópolis, a Barbearia Vip oferece diversos serviços de estética para o homem.

A empresa, fundada em 1998, entrou para o segmento do franchising em 2014 e, atualmente, conta com 32 unidades espalhadas pelo Brasil e em Portugal.

O investimento inicial para abrir uma unidade da Barbearia Vip varia de R$ 135 mil a R$ 235 mil, dependendo do tamanho da loja, sua localização, e outros detalhes. O prazo de retorno varia de um a dois anos para que o empreendedor consiga o capital investido de volta.

6. Belle.club

A franquia Belle.club surge no mundo do franchising oferece um serviço diferente do comum para salões de beleza. A marca conta com assinaturas para os clientes que passam a ter acesso a vários serviços pagando um valor mensal.

São três modelos de assinatura, cada qual com uma quantidade determinada de serviços para os clientes.

A rede possui quatro unidades no estado de São Paulo, e para cada unidade, o futuro franqueado deve investir cerca de R$ 200 mil, bem como o prazo de retorno do capital varia entre 18 e 24 meses.

7. Depyl Action

A Depyl ACtion é uma franquia que oferece serviços de depilação para homens e mulheres, além de pigmentação e design de sobrancelhas e esfoliação.

A empresa, fundada há mais de 30 anos, atua há 23 no mercado de franchising, com mais de 110 unidades espalhadas no Brasil e no Mundo.

Assim, seu modelo de franquia exige um investimento inicial a partir de R$ 340 mil, para uma loja de 80 m2 . O faturamento médio gira em torno de R$ 100 mil e a taxa de retorno do investimento leva de 24 a 48 meses para ocorrer.

8. Sóbrancelhas

A franquia Sóbrancelhas trabalha com serviços de design, coloração, micropigmentação de sobrancelhas, entre outros serviços.

Assim, a marca oferece cinco modelos de negócios, sendo o mais barato a nanofranquia, sem espaço físico e sem funcionário, com investimento inicial de R$ 7.881.

Do mesmo modo, o mais caro é o modelo Premium, com investimento inicial de R$ 280 mil, voltado para cidades com mais de 100 mil habitantes, ofertando todos os serviços da marca.

A lucratividade de uma unidade gira entre 20% a 40%, e o prazo de retorno do capital investido fica por volta de 24 meses de atuação.

Viu como é amplo esse mercado de franquia de salão de beleza? Gostou das dicas e opções que trouxemos nesse conteúdo? Quer saber mais sobre o segmento e compreender porque você deve investir nesse setor? Então leia mais no artigo: “11 razões para você investir em uma franquia de beleza“.

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*Informações publicadas em Fevereiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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