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Franquia de salão de beleza: tudo que você precisa saber e opções

Sumário

Franquia de salão de beleza é um formato de negócio que está sempre em alta no franchising. Não à toa, serviços voltados para beleza e estética são sempre muito procurados pelos brasileiros. Quer saber como entrar para esse mercado? Veja neste artigo.

Segundo pesquisa, o Brasil ocupa a quarta posição como maior mercado de Beleza no mundo. Assim, pode ser um setor promissor para quem deseja empreender e lucrar com o próprio negócio.

Outros fatores que representam o potencial do segmento estão em dados que mostraram que 97% das mulheres ouvidas na pesquisa não abrem mão dos cuidados com beleza e bem-estar.

Ao mesmo tempo, a busca dos serviços pelo público masculino não fica para trás. Isso porque, 38% dos homens não deixam de investir em cuidados estéticos, percentual que só tende a crescer. Por isso, investir nesse segmento é uma forma de estar atento às oportunidades do mercado. Continue a leitura!

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Vale a pena abrir uma franquia de beleza?

Investir em uma franquia de beleza é uma decisão estratégica, destacando-se pelas inúmeras vantagens do modelo.

Além do suporte da franqueadora e reconhecimento da marca, o setor de Beleza oferece oportunidades crescentes. A constante busca por cuidados estéticos e bem-estar impulsiona a demanda. Desse modo, proporciona um mercado dinâmico e lucrativo para empreendedores.

Com inovações constantes e tendências em ascensão, a franquia de beleza não apenas capitaliza as preferências do consumidor. Nesse sentido, também oferece um caminho promissor para quem busca sucesso em um setor em constante evolução.

Tipos de franquia de beleza para abrir

Pela diversidade de opções existentes no mercado de franquias de beleza e bem-estar, é possível que você encontre um nicho específico para atuar. Ou mesmo escolha estar à frente de uma franquia que seja especialista em um único tipo de atendimento, como os serviços de manicure.

Não se preocupe, o ramo é tão promissor que o Brasil é um dos países que mais consome produtos e serviços voltados à estética e beleza.

Assim, segundos os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o país só fica atrás dos Estados Unidos e da China.

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Por isso, basta que você escolha a opção que mais estiver dentro das suas perspectivas de investimento. A seguir, você conhecerá alguns nichos do mercado. Confira!

Franquias de esmalteria

Até pouco tempo atrás, era preciso ir até um salão de beleza para realizar serviços voltados para esmaltação e cuticulagem. Porém, há pouco tempo, as esmalterias estão se popularizando no mercado ao oferecer cuidados específicos para as unhas.

Assim, existem opções que são focadas em serviços de esmalteria, mas também oferecem outros cuidados mais rápidos, como: sobrancelha e depilação. Ou seja, é possível facilitar a vida dos clientes que desejam realizar serviços variados, de forma prática e rápida.

Centros de depilação

Primeiramente, no mercado de franquias de salão de beleza, existem opções de negócios específicos para depilação. Os procedimentos são variados: depilação definitiva, à laser, feita com cera, linha egípcia, entre outros.

Então, é possível investir em opções mais modernas e também nas mais convencionais, atendendo a todo tipo de público.

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Clínicas de emagrecimento

A busca por um corpo mais saudável e bonito reforça o aparecimento das clínicas de emagrecimento no franchising. Por isso, existem nichos que oferecem um tratamento completo, do atendimento médico aos cuidados estéticos.

Sendo assim, o objetivo dessa variedade de serviços é realizar um acompanhamento dos clientes em todos os sentidos.

Franquias de salões de beleza

Consideradas as mais tradicionais do meio, as franquias de salão de beleza oferecem em sua cartela serviços mais completos. Porém, com foco em cabelo e pele. Desse modo, também oferecem serviços de depilação, cuidados de pés e mãos, maquiagem, entre outros.

Por fim, as franquias de salão de beleza podem apresentar valores de investimento mais elevados, devido ao amplo portfólio de serviços demandar um ponto comercial mais robusto.

Empresas de cosméticos

Mencionamos na introdução do artigo que o Brasil está entre os países que mais consomem produtos de beleza e estética no mundo. Portanto, o mercado de Cosméticos também oferece opções de franquias para investimento.

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Nesse sentido, é possível estar à frente de uma rede de franquias especializada na venda de produtos profissionais para tratamento de cabelos, unhas, pele do rosto e do corpo, entre outros cuidados. Acompanhe!

Design de sobrancelhas

Outro nicho que cresceu muito nos últimos anos foi o de empresas de design de sobrancelhas. O público desse serviço também cresceu na mesma proporção.

Portanto, ao optar por negócios que ofereçam o serviço de design de sobrancelhas, é possível ter uma vantagem competitiva no mercado investindo em um modelo de franquia barata. Principalmente se a franquia oferecer, além do procedimento, outros cuidados para o entorno dos olhos, rosto e cabelos.

Opções de franquias de beleza lucrativas

Agora, apresentaremos uma lista de opções de franquias de beleza conhecidas por sua rentabilidade. Com marcas consolidadas e modelos de negócio eficazes, estas franquias oferecem oportunidades para empreendedores que buscam capitalizar na crescente demanda por serviços e produtos de beleza.

Então, ao considerar essa seleção, você estará preparado para iniciar sua jornada de investimento em um setor dinâmico e promissor. Acompanhe!

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Como escolher a melhor franquia para abrir?

Escolher a melhor franquia para abrir requer uma análise estratégica e cuidadosa. Inicialmente, identificar o segmento que mais se alinha aos seus interesses e habilidades é fundamental.

Depois, avalie a reputação da franqueadora, por meio de pesquisas e análises. Isso porque, proporciona informações valiosas sobre a experiência de outros franqueados.

Além disso, compreender o modelo de negócios, incluindo custos, suporte e projeções financeiras, é importante para uma decisão informada.

Ao visitar unidades franqueadas e interagir com outros empreendedores, você obtém perspectivas práticas. Por fim, seguir esse processo de análise criteriosa, alinha a escolha da melhor franquia aos seus objetivos.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

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Perfil do franqueado do setor de beleza e estética

Até aqui, você viu que o mercado de franquia de salão de beleza é bem atrativo. São amplas as opções de serviços que podem ser oferecidas por você.

Mas, para se tornar um empreendedor desse modelo de negócio, você precisa estar atento a alguns detalhes que podem fazer toda diferença na hora de colocar em prática o seu negócio.

Acompanhe as características básicas, mas bem importantes, que um empreendedor do ramo de franquia de salão de beleza precisa ter:

Gostar de pessoas

Independente do tipo de serviço que a sua franquia oferecer, é importante ter facilidade para lidar com o público. Por isso, entenda se o seu perfil é comunicativo, de fácil relacionamento interpessoal e se vai estar disposto a prestar os melhores atendimentos aos clientes.

Ainda é importante saber que você irá ter contato com diversas personalidades e, para isso, é preciso ter muito jogo de cintura para se relacionar com todas.

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Ter afinidade com a área de beleza

Outra observação que parece óbvia, mas essencial, é gostar do mercado de atuação. Ao se identificar com o setor, você terá mais facilidade para superar os desafios que podem surgir. Assim, minimiza os desgastes à frente da franquia.

Por isso, gostar do que irá oferecer é fundamental, visto que no dia a dia do seu negócio você estará totalmente dedicado às tarefas da sua unidade.

Buscar por conhecimento na área

Primeiramente, o conhecimento é algo que deve estar no seu cotidiano. Logo, estar sempre atualizado com as tendências do mercado e procurar por cursos de aperfeiçoamento são algumas das formas de manter a qualidade dos serviços prestados.

Dessa forma, você vai ajudar muito no desempenho da franquia e também na confiança do cliente.

Vale lembrar que nas franquias você receberá treinamento. Mas mesmo assim, é interessante estar disposto a buscar por novos cursos e capacitações para potencializar a sua atuação na franquia.

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Disponibilidade de ouvir e atender

Saber ouvir é fundamental em qualquer ambiente de trabalho, inclusive em uma franquia de salão de beleza. Compreender o que o seu cliente deseja é meio caminho andado para a realização de um trabalho bem feito.

Ouça, entenda, ofereça e realize. Desse modo, você terá bons resultados na sua atuação. Não fique preso a certeza e faça o que seu cliente deseja com a devida orientação sobre como será o resultado. Mas busque sempre ouvir e se atentar a escolha dele.

7 dicas de como se tornar um empreendedor de sucesso com uma franquia de salão de beleza

Muitos empreendedores quando pensam em franquear acreditam que vão passar o tempo de braços cruzados esperando os resultados do negócio “caírem do céu”.

Engano de quem pensa dessa forma, pois aderir a uma franquia não é ganhar na loteria. Muito pelo contrário. Isso porque, como qualquer investimento, o negócio demanda cautela, dedicação e empenho para colocar em prática todo o potencial de ganhos que o negócio é capaz de alcançar.

Nesse sentido, estar à frente da franquia, além de tudo isso, você precisará ter persistência e força de vontade para cuidar de tudo de forma muito presente. Além de alinhar os procedimentos com o padrão da marca para seguir de modo correto o andamento do negócio.

Para auxiliar você nesse processo, trouxemos algumas dicas que irão reforçar o seu perfil de empreendedor. Confira!

1. Tenha um planejamento inicial

Por mais que as franquias tenham um planejamento predefinido pela rede, você deve se manter atento para continuar seguindo passo a passo desde o início. O compromisso com o planejamento é essencial para o sucesso da sua unidade.

Faça seu controle de estoque de forma coerente e adequada. Evite gastos desnecessários, controle o caixa diariamente, tenha sempre os recursos disponíveis para imprevistos e despesas.

Pense em todas essas questões que irão fortalecer o seu dia a dia à frente do negócio com mais segurança, sem preocupações com gastos inesperados ou falta de controle das despesas. A saúde financeira do seu empreendimento precisa estar sempre em dia.

2. Dedique-se ao negócio integralmente

Ao aderir a um negócio, principalmente uma franquia do ramo de Beleza e Estética, será necessário dedicação exclusiva para alcançar os resultados esperados.

Não somente por isso, mas por todas as outras demandas que serão necessárias, inclusive a maior delas que é a gestão e os cuidados com o seu negócio.

“O olho do dono é que engorda o gado”, lembra do ditado? Então, você deve cuidar pessoalmente do seu negócio, estando ciente de tudo que acontece dentro do estabelecimento.

3. Aprenda com o franqueador

Existe uma grande oportunidade de desempenhar um papel de representante de uma marca que já está apta a dar certo. Portanto, seguir o planejamento definido, repetir os feitos positivos é o papel do empreendedor que aposta em uma franquia de salão de beleza ou de estética em geral.

Portanto, não deixe de aprender com a franquia, faça todos os treinamentos obrigatórios e adicionais para reforçar o aprendizado.

4. Faça a gestão financeira

Determinar as metas e objetivos financeiros do negócio é fundamental para o desempenho do empreendimento. Cumpra suas metas e sempre busque alcançar resultados melhores na medida em que perceber que é viável.

Ter uma projeção de ganhos aproximados é possível. Portanto, trabalhe dentro das previsões e reforce sempre a possibilidade de aumentar.

5. Faça a gestão de pessoas

Um fator muito importante para quem irá realizar a gestão de uma franquia de beleza e estética é a gestão de colaboradores.

Imagine que em um ambiente com muitas pessoas é difícil controlar ruídos e ações inesperadas. Por isso, esteja sempre atento e próximo de seus colaboradores.

Dessa forma, seja um líder que ofereça apoio, mas também exija respeito. O ideal é que todos estejam alinhados com o padrão da rede.

Reforce os procedimentos, incentive o bom trabalho, invista em treinamentos e esteja sempre próximo de todos para que haja uma sintonia no trabalho. Por fim, essas ações são essenciais para demonstrar confiança e autonomia no trabalho de seus colaboradores.

6. Tenha valores alinhados

Por ser uma franquia de estética e beleza, é preciso alinhar os valores dos serviços com o perfil do cliente e da franquia.

Sendo assim, os preços precisam ser compatíveis com o local onde a empresa está instalada, bem como com o público que será atendido pela rede.

7. Mantenha o padrão de qualidade

O sucesso de todo negócio é o seu padrão de qualidade. Logo, representar uma marca que atua com beleza, estética e bem-estar é estar atento à qualidade do que é oferecido na sua franquia. Até porque, o padrão deve ser seguido de acordo com a rede. Dessa maneira, não há como fugir disso.

Não permita que colaboradores percam esse perfil de qualidade, tanto dos serviços, quanto do atendimento. Assim, a fidelização dos clientes que certamente, além da marca, buscam qualidade, está garantida.

Por último, seguindo todas essas dicas, será fácil administrar de forma coerente o seu modelo de franquia de beleza e garantir resultados bastante satisfatórios.

Como investir em uma franquia de salão de beleza?

Agora que você já sabe tudo sobre o mercado de franquia de beleza, já pode se preparar para se tornar um franqueado. O processo é simples e exige apenas atenção na hora da escolha.

Por isso, é preciso escolher bem o tipo de serviço que vai oferecer, entender seu aporte financeiro e planejar as expectativas de atuação. Além disso, é ideal procurar informações e orientações com pessoas que já estejam à frente de uma franquia.

Depois, escolha o modelo que deseja atuar e faça pesquisas na internet para saber mais sobre a franqueadora e o modelo de negócio. Abaixo veja como deve ser feito o passo a passo para se tornar um franqueado da marca escolhida.

Preencha o cadastro

Primeiramente, você precisa entrar em contato com a franqueadora e deixar seus dados por meio de um formulário de cadastro. Preencha com as suas informações, como telefone, nome e e-mail.

Em seguida, franqueadora entrará em contato para saber do seu real interesse no negócio. Assim, seja sincero e deixe claras as expectativas que deseja alcançar.

Converse com a marca

O próximo passo é um bate-papo com um representante da marca. Logo, ocorrerá uma conversa na qual você analisará o negócio e também será analisado.

Ou seja, tudo a fim de compreender o seu interesse em fazer parte de uma franquia de salão de beleza e se está de acordo com os procedimentos do franqueamento.

É nesse momento que a franqueadora apresenta todas as informações importantes sobre o negócio. Por isso, não deixe de tirar todas as suas dúvidas. Essa é a oportunidade.

Leia a Circular de Oferta de Franquia

Se tudo estiver certo, você receberá uma cópia da Circular de Oferta de franquia (COF). Leia o documento com calma: é nele que estão contidas informações detalhadas sobre os valores de investimento, características do negócio, obrigações e direitos de ambas as partes.

Veja se você está de acordo com todas as informações e avalie se o suporte e os valores estão de alinhados com o que você espera.

Não tenha pressa nesse momento. A Lei de Franquias determina que o candidato a franqueado tenha, no mínimo, dez dias para estudar a COF para, enfim, assinar o contrato de franquia.

Pague a taxa de franquia

Após a leitura da COF e a confirmação do investimento, o pagamento da taxa de franquia é de extrema importância. Isso porque, a partir dela que é firmada a transferência do knowhow, além da garantia do direito de uso da marca pelo franqueado.

Essa é a primeira taxa a ser paga a franquia. Vale lembrar que após o pagamento, existem taxas mensais que fazem parte de outros custos relativos à aquisição e operação da unidade.

Assinatura do contrato

Enfim o momento da assinatura do contrato! Aqui, esteja ciente de todas as informações previstas na COF e no contrato de franquia.

Por se tratarem de documentos extensos, é aconselhado realizar o estudo da COF e do contrato com o auxílio de um advogado. Só, então, se estiver de acordo com todas as condições, é que você deve assinar os papéis.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre franquia de salão de beleza. Ainda, descobriu dicas estratégicas e opções de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

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