O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Serviços e Outros » Franquia de seguradora: invista se quiser faturar

Franquia de seguradora: invista se quiser faturar

Sumário

Apostar em uma franquia de seguradora pode ser uma boa oportunidade de negócio, principalmente para quem tem afinidade com o setor e busca uma opção para empreender. Esse é o seu caso? Se sim, saiba mais aqui.

O segmento de Seguros registrou um faturamento expressivo de R$ 388 bilhões, em 2023, conforme divulgado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Esse valor representa um crescimento significativo de 9% em comparação ao ano anterior, o que demonstra a força do setor.

Um dos motivos que acelerou o crescimento do setor foi que, em tempos de pandemia, as pessoas passaram a pensar mais em se proteger de possíveis riscos. Então, para você que quer empreender nesse mercado, deve entender que não existe franquia de seguradora.

Isso porque, se trata de franquia de corretora de seguros, na qual, você como franqueado, atuará diretamente com soluções de diversas seguradoras. Logo, é justamente sobre essa opção de negócio que vamos destacar no texto. Continue a leitura.

O mercado de seguros no Brasil

O setor de Serviços e Outros Negócios, onde se encontra o nicho de Corretora de Seguros sempre foi promissor. Isso porque, o seu potencial está no aumento progressivo da busca por seguros mais amplos, além do de vida. Por exemplo: automóveis, residencial, patrimonial, acidentes pessoais etc.

De acordo com a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg), o segmento apresenta uma média de crescimento de cerca de 11% ao ano.

Sendo assim, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o setor alcançou faturamento de R$ 34,8 bilhões.

Como funciona uma franquia de seguradora?

Antes de mais nada, é importante lembrar que uma franquia de seguradora na verdade não existe. Isso porque, se trata de uma franquia corretora de seguros. Assim, você irá oferecer aos seus clientes as soluções de várias seguradoras.

Logo, um dos objetivos do seu negócio será assegurar a vida ou os bens materiais com substituição ou reparo de danos de seus segurados.

Dessa forma, o cliente recebe uma contribuição estipulada de acordo com a opção de contrato realizada, que arrecada o valor do seguro contratado para um bem como: veiculo, casa, e até um seguro de vida ou previdência.

Neste caso, ocorrendo  algo que danifique um bem, ou seja necessária a reparação, é realizada uma análise comprobatória que irá ressarcir os valores que seriam gastos com a reparação.

Imagine uma situação simples, por exemplo, você bateu o carro que foi danificado, será acionado o sinistro. Então, sendo comprovado o acidente, os valores do sinistro do veiculo e reparo serão acionados por meio do seguro.

Mas vale lembrar que os valores neste caso são pagos diretamente ao local que irá reparar o veiculo desde que cadastrado pela seguradora acionada, após a liberação do conserto.

Logo mais, conheça qual a melhor opção de franquia de Serviços e Outros Negócios para investir. Mas antes, descubra por qual motivo abrir a sua unidade.

Por que investir em uma franquia de seguros?

O setor de seguros sempre foi atrativo para quem deseja empreender e, principalmente, tem afinidade com o ramo.

Como dito anteriormente, o aumento da compreensão da importância de seguros mais amplos, como residencial, viagem e de carro, demonstram que o setor está sempre em alta. As redes, ao mesmo tempo, apostam em inovações e planos personalizados para conquistar novos clientes.

Além do mais, o ramo de seguros está entre os segmentos do franchising que mais permitem ganhos financeiros atrativos.

Por essas razões, o setor de franquia de corretora de seguros oferece modelos de negócios atrativos, com bons rendimentos. Dessa forma, para ajudar você a compreender melhor o segmento, a seguir, listamos algumas vantagens. Confira!

Segmento em alta

Já mencionamos anteriormente, mas o fato do setor estar sempre em alta, é um dos pontos mais atrativos para quem deseja apostar em uma franquia de seguradora.

Estudos da ABF perceberam evolução em todos os segmentos de franquias, sendo o de Serviços e Outros Negócios se trata de um dos que mais registram desempenho positivo no mercado.

Opções em soluções e serviços

As redes de franquias de seguradoras, ou seja, corretoras de seguros, oferecem oportunidades de seguros e planos personalizados, de acordo com os perfis dos clientes. No mercado, são centenas de soluções. A seguir, você conhece os mais comuns:

  • Seguros para veículos;
  • Seguro residencial;
  • Empresariais;
  • Seguro de vida;
  • Seguro de viagem;
  • De equipamentos.

Assim, diante desse universo de oportunidades de negócios, fica mais fácil atender os clientes, sempre com vastas possibilidades para oferecer. Além do mais, a franquia de seguradora pode atender tanto pessoa física, quanto jurídica.

Público consumidor

As soluções de seguros fazem parte de um mercado que está sempre em alta. Logo, a oportunidade de atendimento ao público é proimissora.

Por exemplo, no caso de seguros de veículos, cerca de 70% da frota circula sem proteção. O número representa oportunidades para quem deseja apostar no setor, com espaço para conquista de novos clientes.

Ao mesmo tempo, os planos de seguro de vida também apresentam muitas oportunidades. Desse modo, as pesquisas mostram que apenas 19% da população brasileira têm seguro de vida.

Portanto,um bom corretor de seguros deve sempre estar de olho nas brechas do mercado e atento para conquistar mais clientes.

Facilidade de operação

Quando o modelo de negócio é direcionado para prestação de serviços, é mais fácil o franqueado gerenciar e operar a unidade.  

Nesse sentido, é possível que o empreendedor que está à frente de uma franquia de seguradora possa trabalhar em home based. Ou seja, o formato de negócio permite que o gerenciamento da unidade possa ser realizado online, via plataforma da franqueadora.

Essa facilidade proporciona baixos valores de investimento e de operação da franquia. O que posiciona as unidades de corretora de seguros no ranking das redes que oferecem opções com valores de investimento mais em conta.

Possibilidade home office

Operando em franquia home office, você faz a divulgação dos seguros para sua rede de contatos, principalmente por meio da internet. Ao mesmo tempo, tanto a negociação, quanto o fechamento de contratos são feitos de forma online ou via telefone.

Assim, o trabalho home office é um dos atrativos desse tipo de negócio, proporciona valores de investimento inicial mais baixos e flexibilização de horário de trabalho.

Parcerias em corretora de seguros

Muitas franquias de seguradoras desenvolvem relações de parcerias fundamentais para o negócio fluir bem.

Dessa forma, para negociação dos planos de seguros, é comum que as grandes seguradoras firmem parcerias com as franquias de corretoras de seguro.

Assim, as franquias são capazes de oferecer valores mais atrativos para os consumidores, o que facilita a venda dos produtos e a fidelização dos clientes.

Maior segurança

Entre as vantagens apresentadas até aqui, todas estão relacionadas a um fator primordial: a segurança do investimento em franquias.

Logo, atuar junto de uma rede de franquias, possibilita que você seja amparado pelo know-how da franqueadora, além de receber treinamentos e suportes para o dia a dia de trabalho. Todas as orientações estão descritas em documentações que regulamentam o investimento.

Então, abrir uma franquia significa iniciar uma nova unidade de uma empresa que já atua no mercado. Portanto, para manter a padronização da marca, a franqueadora oferece ao franqueado treinamentos, consultorias e suportes para operação da unidade. 

A segurança é refletida na baixa taxa de mortalidade das franquias. Desse modo, para se ter uma ideia, 23% das empresas iniciadas do zero fecham as portas antes de completar dois anos de atividade.

Por outro lado, apenas 5% das franquias fecham as portas no mesmo período. As informações são do Sebrae e da ABF.

Melhores franquias de seguros para abrir

Percebeu o quanto esse segmento de franquia de seguradora é interessante para quem deseja se tornar empreendedor? Se você tem um perfil administrativo e afinidade para vendas, essa pode ser uma boa oportunidade.

Mas antes de conhecer as opções para investimento, entenda que as franqueadoras devem entregar aos candidatos a franqueado a Circular de Oferta de Franquia (COF). 

O documento descreve todas as informações sobre a empresa, além de explicitar valores de investimento, direitos e deveres de ambas as partes. Dito isso, a seguur, confira uma lista estratégica de franquias do setor de Serviços e Outros Negócios. Acompanhe!

[raio_x_esf]

Qual a franquia certa para investir?

Escolher a franquia certa é um passo importante para o sucesso empresarial. Inicialmente, identifique seu perfil, interesses e habilidades, alinhe-os com as opções disponíveis. Analise o mercado e estude as tendências para compreender as oportunidades existentes.

Em seguida, avalie a reputação e o histórico de sucesso da franqueadora, garanta a solidez do investimento.

Considere o suporte oferecido, a operação do modelo de negócios e a aderência à sua visão empreendedora. Por fim, ao tomar decisões informadas, você não apenas escolhe a franquia ideal, mas também estabelece as bases para um investimento lucrativo.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia.

Valores de franquia de seguradora 

Os valores de aquisição de uma franquia de seguradora, vão variar de acordo com o modelo de negócio e a marca. Entretanto é importante lembrar que o valor de aquisição do negócio não está resumido apenas no investimento inicial mas em todos os custos envolvidos no negócio.

Por isso, se o seu objetivo é investir nesse tipo de negócio é preciso primeiro avaliar o seu capital financeiro.

Ainda que a sua opção seja uma franquia em home office e os investimentos sejam menores, já que não haverá ponto físico, existem outras taxas que devem ser programadas.

Esses valores devem ser programados antes mesmo que o negócio tenha capacidade de se manter com seus próprios recursos.

Portanto, se preocupar com as taxas que serão cobradas ao longo do franqueamento é necessário. Entre eles estão  a taxa de franquia, capital de giro, taxa de montagem da loja e os custos mensais. A seguir, veja o que significa cada uma delas.

Taxa de Franquia

Uma da principais taxas envolvidas na aquisição de uma franquia de seguradora é a taxa de franquia. Isso porque, define a parceria entre a franqueadora e o franqueado, e permite que o empreendedor possa fazer uso da marca.

Dessa forma, atua com todo o expertise da franquia e passa a representá-la. Assim que confirma o pagamento deve passar pelo processo de treinamento para a execução dos serviços que devem ser feitos de forma idêntica as demais unidades.

Somente assim, com o pagamento da taxa, é que você está apto a passar por todo esse processo de treinamento para executar os trabalhos.

Capital de Giro

Um outro valor que deve ser considerado, principalmente por sua função nas franquias é o capital de giro. Desse modo, visa assegurar ao franqueado o custeio de valores que deverão ser pagos nos primeiros meses de abertura do negócio.

Logo, é uma espécie de reserva de capital, para que não haja imprevistos ou transtornos ao ter que providenciar pagamentos que a principio não serão quitados com o faturamento da unidade.

Esse valor, evita que você precise, por exemplo, pegar empréstimos na hora que o capital for necessário. Havendo esse planejamento será mais fácil cumprir com os compromissos financeiros. Por isso, dentro do sistema de franquias já está previsto.

Montagem da Loja

Se a sua opção de franquia de seguradora for por uma loja física, ou seja, se não for home office, deverá também contar com a estrutura de uma montagem.

Os custos estão relacionados a reformas, placas na fachada, mobiliário, equipamentos de informática e o Projeto Visual do local.

Embora não seja necessária uma estruturação muito ampla, a ambientação e a padronização de placas e perfil interno devem ser feitas para seguir o padrão da marca do qual irá representar.

Abertura da Empresa

Independente de sua opção de modelo de negócio, não hora de fazer a abertura de loja você deverá pensar nos custos. Até porque é preciso fazer o registro da empresa perante os órgãos competentes.

Assim, deverá abrir o seu CNPJ, caso ainda não tenha. Dessa forma será possível realizar as suas transações comerciais com segurança e facilidade.

Taxa de royalties

Essa taxa faz parte dos custos mensais da franquia, cobrados mensalmente. Dependendo da franquia, podem ter valor fixo ou um percentual em cima do faturamento, o que pode variar.

Os royalties correspondem ao direitos de uso da marca, venda de produtos e pelo suporte contínuo da franquia. Diferente da taxa de franquia, que permite o inicio das atividades e é pago apenas uma vez.

Taxa de propaganda

Podemos dizer que esse valor corresponde a um investimento que passa por um rateio entre os franqueados. Isso porque, ela corresponde a toda estrutura oferecida pelo setor de marketing das franqueadoras.

Por meio desse pagamento os franqueados tem o apoio da franqueadora para auxiliar em ações de mídias sociais, recebem o auxílio de estratégias de marketing para impulsionar as marcas da franquia entre outros serviços.

Tudo isso por um valor irrisório se comparado aos custos de investimento em um profissional exclusivo para impulsionar o marketing de uma empresa comum, por exemplo.

Todas essas taxas estarão previstas na aquisição do negócio, antes mesmo de sua formalização. Por isso, você estará amparado pela franqueadora no sentido de conhecê-las.

Perfil ideal para ser um franqueado

O franqueado ideal tem características essenciais que moldam uma parceria bem-sucedida. Primeiramente, sua paixão pelo setor de atuação é importante, porque traz uma conexão genuína com a marca.

Já as habilidades de gestão eficientes e comprometimento com processos estabelecidos são indispensáveis. A capacidade de adaptação e inovação garante a relevância no dinâmico mercado.

Por fim, ao reunir esses atributos, você não apenas constrói umaboa base para o sucesso, mas também contribui ativamente para o crescimento e prosperidade da franquia.

Passo a passo para abrir a sua franquia

Primeiramente, entre em contato com a marca desejada, compreenda sua visão e valores. Em seguida, uma análise minuciosa do modelo de negócios é essencial. Assim, avalie a sua adequação ao seu perfil e mercado local.

Como dito, a verificação da COF oferece transparência nos termos contratuais, enquanto a elaboração de um planejamento financeiro sólido alinha as expectativas.

Por fim, a negociação direta com a franqueadora é a etapa seguinte. Ao decidir investir, você conclui o processo e dá início a uma jornada empreendedora respaldada por uma franquia de sucesso.

No texto, você aprendeu que franquia de seguradora não existe e sim, a franquia corretora de seguros. Ainda, descobriu que nesse mercado será possível atuar com diversas seguradoras e suas soluções.

Aqui, você também, conferiu marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra a sua franquia e lucre.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje