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Franquia de serviço x franquia de produto: em qual investir?

Sumário

Na hora de abrir uma franquia, muita gente tem dúvida se deve optar por uma franquia de serviço ou uma franquia de produto. Aqui, você vai conhecer mais sobre cada modelo de negócio para escolher o melhor para o seu perfil empreendedor.

Mas antes, saiba que empreender no Brasil é o sonho de muitas pessoas. Isso porque, de acordo com dados, seis em cada dez brasileiros têm essa vontade. Logo, abrir sua própria franquia é uma das formas mais viáveis de alcançar esse grande objetivo. 

Por outro lado, você sabe como realizar o seu investimento? Nesse conteúdo, vamos lhe explicar as diferenças entre franquia de serviço e franquia de produto.

Ainda, daremos dicas estratégicas para abrir a sua unidade de franquia barata e lucrativa. Assim, encontre o modelo de negócio perfeito para você empreender e lucrar. Continue a leitura!

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Qual a diferença entre franquia de serviço e uma franquia de produto?

A franquia de serviço foca em oferecer soluções práticas e comodidade para o dia a dia das pessoas. Esse modelo inclui negócios como lavanderias, serviços de limpeza, reparos, hotéis, pet shops, entre outros. Aqui, o cliente paga pelo atendimento ou execução de uma tarefa específica, e não pelo consumo de um item físico.

Já a franquia de produto tem como base a venda de itens físicos, como roupas, brinquedos, materiais de construção ou até produtos mais específicos, como equipamentos industriais. O foco está em fornecer algo tangível para o consumidor levar para casa.

Sendo assim, esses dois modelos funcionam de formas bem diferentes. Enquanto a franquia de serviço exige mais atenção na execução do atendimento, a de produto depende de estoque e da logística de entrega. Além disso, os investimentos e retornos variam bastante entre os dois. Vamos voltar a falar desse assunto mais a frente.

Então, para decidir entre uma franquia de serviço ou de produto, é importante considerar seu perfil, recursos disponíveis e o mercado. Qual dessas opções combina mais com você?

Por que devo investir em uma franquia de serviços?

Primeiro, iremos apresentar as franquias de serviços. Se você deseja seguir para esse ramo, é preciso ter habilidades, ou conhecer as pessoas certas para executarem o trabalho. Como falamos de serviços, para executá-los é preciso ter força de trabalho de qualidade. 

Diferente de vender objetos, como um transformador de solda, por exemplo, você carrega o nome de sua franquia, e precisa ter uma padronização de trabalho e um alto desempenho. Porém, por mais que pareça algo bem complexo no começo, existem vários benefícios que fazem com que essa seja uma boa opção. Veja abaixo!

Mercado em ascensão e versatilidade de segmentos

O primeiro ponto positivo que podemos destacar é que o modelo de franquia de serviços vem crescendo cada vez mais.

As pessoas estão se acostumando com a comodidade de sempre terem algo à sua disposição, e estão usando este sistema, dentro do seu cotidiano, para efetuar diversas tarefas. Por exemplo: contratam pessoas para jardinagem, para limpeza, cuidados com a beleza etc.

Com toda essa expansão, também vale destacar a versatilidade de opções que esse segmento apresenta. São diversas categorias, como educação, seguros de saúde, limpeza, conserto, mecânica etc. Enfim, você tem um leque amplo de opções para escolher aquela que você se enquadra melhor. 

Custos mais baixos

Abrir uma franquia de serviço também é mais econômico. Sem a necessidade de estoque, você reduz o investimento inicial e os custos operacionais. Além disso, despesas com mão de obra e sistemas de gestão de mercadorias praticamente desaparecem.

Equipamentos e mobília também são mais simples e baratos em comparação com as necessidades de uma franquia de produtos, tornando o investimento ainda mais acessível. Então, se você busca praticidade, economia e estabilidade, as franquias de serviço são uma boa opção!

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Demanda estável, mesmo em tempos difíceis

Crises econômicas costumam frear o consumo de produtos como roupas e acessórios. Mas os serviços, por outro lado, seguem sendo procurados.

Por exemplo, em momentos de desemprego, muitas pessoas investem em educação e capacitação profissional para melhorar suas chances no mercado. Assim, as franquias de serviços como cursos ou treinamentos podem até crescer quando outras áreas sofrem com a retração.

Sem dor de cabeça com estoque

Quando se trabalha com produtos, é preciso lidar com produção, armazenamento e validade. Isso significa espaço físico ocupado e dinheiro parado, sem contar os riscos de prejuízo por mercadoria encalhada ou vencida.

Já em uma franquia de serviço, nada disso é necessário! Sem estoque para gerenciar, você pode evitar custos extras e complicações que podem comprometer o fluxo de caixa ou até mesmo o sucesso do negócio.

Baixo custo operacional e sazonalidade

Diferente da franquia de produtos, aqui você não precisa de um alto valor de investimento inicial para montar seu estoque, apenas o preço para abrir sua franquia já é o suficiente.

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Além disso, dependendo do seu ramo, é possível executar o trabalho todo remoto, o que pode diminuir ainda mais o custo. Tanto inicial, quanto de manutenção. 

Você ainda conta com a não dependência de datas. Afinal, ao vender produtos, muito se destacam apenas em sazonalidades, como o chocolate na Páscoa. Nesse caso, você não tem essa dependência e pode trabalhar o ano inteiro sempre com uma demanda estável.

E a franquia de produtos, vale a pena investir?

Como falamos acima, a franquia de serviços tem diversos benefícios e vantagens. Mas antes que você descarte completamente a franquia de produtos, fique tranquilo! Isso porque, ela também é uma boa alternativa que deve ser analisada com carinho. Acompanhe!

Qualidade garantida e marca já consolidada

O primeiro ponto que vale a pena destacar em uma franquia de produtos é que você, assim que opta por esse sistema, consegue receber os produtos com uma qualidade já garantida.

Por se tratar de vendas de objetos, a padronização e adaptação é muito mais fácil, sendo um trabalho mais tranquilo de executar. Você não precisa se preocupar se vai executar aquele serviço de limpeza em uma empresa de automação residencial de forma perfeita. Em vez disso, basta comercializar o produto da forma como foi recebido.

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Além disso, geralmente os produtos já estão consolidados no mercado, sendo mais fácil de realizar a divulgação e, consequentemente, atrair o público na inauguração. Muitas pessoas são fãs de uma marca pelos produtos fornecidos. Então, replicá-los no mercado acaba se tornando uma tarefa muito mais simples. 

Boa reputação ajudam nas vendas

Uma grande vantagem das franquias de produtos é que, como explicamos, muitas vezes, as mercadorias já são conhecidas e bem aceitas no mercado.

Isso significa que você não precisa gastar tanto tempo e energia para “construir a fama” da sua loja. Isso porque, os clientes confiam na marca e nos produtos desde o início.

Produtos alinhados com tendências do mercado

Se o produto é de qualidade, tem uma boa marca e está alinhado com as tendências, o seu trabalho como franqueado fica mais simples.

Nesse caso, basta seguir o planejamento estratégico e as orientações do franqueador para aproveitar o sucesso que a marca já conquistou. Com isso, a operação do negócio se torna mais fluida e eficiente, o que pode garantir resultados positivos.

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Esses fatores fazem das franquias de produtos uma boa escolha para quem busca investir com uma base sólida e reconhecimento no mercado!

Garantia de qualidade pronta para o cliente

Nas franquias de produtos, a qualidade já vem comprovada! O franqueador testou e aprovou os itens antes de colocá-los no mercado.

Assim, você não precisa se preocupar tanto em conquistar a confiança do consumidor. Já nas franquias de serviços, a excelência depende diretamente da execução perfeita de cada atendimento. Logo, pode exigir atenção constante para manter a satisfação do cliente.

Menor custo com funcionários e expertise

Na franquia de produtos, um funcionário tem sua função bem alinhada que é a venda. Logo, não é preciso ter muito conhecimento, e nem muitas pessoas.

Dessa forma, é algo que reduz a folha de pagamentos consideravelmente, se comparado a um negócio de serviço. Quer dizer, também é possível trabalhar sozinho nos dois tipos de franquias, mas se for preciso ter funcionários, seu custo será menor.

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Além disso, todas as habilidades e experiências essenciais na franquia de serviços, aqui são “descartadas”. Ninguém precisa ter alguma habilidade especial que não seja divulgar e vender o produto para alcançar o objetivo. Muito mais simples, prático e rápido!

Agora, conheça opções de franquia de serviço e franquia de produto. Abaixo clique no botão e descubra qual marca é ideal para o seu perfil empreendedor.

Tanto franquia de serviço quanto franquia de produto têm prós e contras, e se você quer decidir qual a melhor para investir, basta olhar qual mais se encaixa dentro do seu objetivo profissional.

Ao longo do texto, você aprendeu dicas práticas para lhe ajudar a empreender. Agora que está por dentro do assunto, defina qual negócio mais lhe interessa e dê o primeiro passo para ganhar dinheiro com a sua franquia de sucesso.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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