Uma franquia de sorvete é uma opção para quem deseja investir com segurança e trabalhar com uma marca já consolidada no ramo das sobremesas geladas. Por isso, separamos oportunidades de negócios no setor de sorvetes que você precisa conhecer.
De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Sorvetes (Abis) com a onda de calor que atingiu o Brasil em 2023, as vendas de sorvetes aumentaram significativamente. Desse modo, houve um crescimento de até 300%. Logo, o setor segue literalmente aquecido, ideal para quem quer lucrar.
Já o segmento de franchising é uma boa alternativa para quem deseja empreender, mas busca por formas mais seguras e estruturadas de começar um negócio. E se você tem o desejo de trabalhar com sorvetes, deve saber que montar uma sorveteria por conta própria não é uma tarefa nada fácil.
Nesse sentido, uma boa alternativa de atuação no mercado de sorvetes é encontrar a rede de franquias que corresponde ao seu perfil e que pode trazer bons rendimentos. Sendo assim, separamos algumas informações estratégicas sobre franquias de sorvetes. Acompanhe a leitura!
Como funciona uma franquia de sorvete?
As franquias são formas de investimento em que existe uma parceria entre a marca, ou seja, a franqueadora, e os investidores, conhecidos como franqueados.
Dessa forma, ao se tornar um franqueado, você terá a permissão da empresa para usar a marca, comercializar seus serviços e/ou produtos, além de ter acesso ao sistema de administração e know-how que envolve aquele negócio.
Além disso, o franqueado conta com treinamentos e outros tipos de suporte para desenvolver seu empreendimento de forma adequada.
E com uma franquia de sorvete não seria diferente. Ao investir em uma empresa, você poderá usar a marca, comercializar os diferentes tipos de sorvetes, milkshakes ou açaís disponíveis no catálogo. A franqueadora também auxiliará com o espaço de operações, seja na decoração ou adaptação das lojas e quiosques.
Por outro lado, uma grande vantagem de integrar uma franquia é que você já estará operando com uma marca consolidada no mercado, conhecida pelo público com credibilidade.
Do mesmo modo, você pode contar com um modelo de negócio que já funciona e ter, ainda, a ajuda certa para várias questões como a divulgação da sua unidade.
Desempenho do mercado de sorvetes no Brasil
Para quem deseja investir, entender como anda o mercado e saber quais as chances de sucesso e de bom faturamento são coisas necessárias, não é mesmo?
Então, saiba que trabalhar com sorvetes pode ser bem atrativo, principalmente se considerarmos o desempenho do setor nos últimos anos.
Para se ter uma ideia, o país conta com mais de 10 mil empresas que trabalham com sorvetes, gelatos e suas variações, faturando mais de R$ 13 bilhões por ano.
E o consumo de sorvetes no Brasil se mantém em números estáveis, sendo 2021 o ano com 1.006 litros de sorvetes consumidos e 2022 chegando a 1.026 litros.
Os sorvetes fazem parte do segmento de alimentos, um dos mais rentáveis quando falamos em franquias. Só em 2023, o setor movimentou mais de R$ 60 bilhões em faturamento, segundo a Associação Brasileira de Franchising, ABF.
Logo mais, confira as opções de franquias de sorvetes para abrir. Mas antes, entenda como escolher a melhor opção para investir.
Como escolher a melhor franquia de sorvetes para investir?
Com um mercado tão vasto e cheio de opções, escolher uma franquia de sorvete para investir demanda uma série de preparos.
Isso porque, para realizar um investimento do tipo, você precisa conhecer bem a marca, seu histórico e todos os suportes oferecidos. Assim, será possível ter a tranquilidade de apostar em uma boa empresa.
Quando você se torna um franqueado, além de colocar seu dinheiro naquele negócio, seu trabalho se torna parte frequente da sua vida e, logo, é preciso escolher com cuidado.
Portanto, para que você esteja preparado na hora de escolher uma boa marca de sorvetes, separamos algumas dicas valiosas. Confira!
Analisar bem a COF da marca
Seja em qualquer tipo de franquia que você desejar investir, prestar o máximo de atenção na análise deste documento é algo essencial.
A Circular de Oferta de Franquia, COF, reúne uma série de informações sobre ao negócio, a relação entre empresa e franqueado, além de todas as regras envolvendo a parceria.
É na COF que você irá encontrar todas as informações sobre valores para a abertura de uma unidade, seus direitos e deveres como franqueado, além dos suportes oferecidos pela franqueadora.
Sendo assim, para conhecer melhor o investimento e entender como funcionará a relação com a franqueadora, você deve ler com bastante calma todas as informações do documento.
Pesquisar a opinião dos consumidores
Outra forma muito eficiente de conhecer um negócio é escutar a opinião dos consumidores. Afinal, eles já tiveram alguma experiência com a marca.
Desse modo, se você quer descobrir como as pessoas avaliam o atendimento de uma franquia de sorvete ou mesmo a qualidade dos produtos, pesquise entre esses fregueses.
Além disso, por não ter nenhuma ligação direta com a empresa, eles podem lhe dar um feedback ainda mais imparcial.
Conversar com outros franqueados
Quando você recebe a COF da empresa, além de todas as informações que já mencionamos, você deve encontrar muitas outras, como os contatos de outros franqueados.
Com esses dados, é possível entrar conversar diretamente com essas pessoas e tirar todas as dúvidas sobre como realmente funciona a parceria com a franqueadora.
Sendo assim, você pode ter ainda mais certeza sobre os suportes oferecidos, e se a relação criada é realmente saudável e vantajosa.
Avaliar público da sua região
Por mais bem construído e cheio de vantagens que um negócio seja, você também precisa avaliar o local de atuação e o público presente.
Isso porque, mesmo com uma unidade bem estruturada e atrativa, o público de uma determinada região pode não se identificar com a proposta da sua franquia.
Com isso, todo o seu esforço não terá retorno, já que ele não está sendo direcionado para as pessoas certas. Ou seja, antes de tudo, analise a região onde a franquia estará e se as pessoas ali são clientes em potencial.
Modelos de negócio da franquia de sorvetes
As franquias de sorvetes oferecem diferentes modelos de negócio, cada um atendendo a uma demanda específica. O formato de Quiosque de sorvete é ideal para shoppings e locais com grande fluxo de pessoas, ocupando pouco espaço.
Já a Loja Física proporciona uma experiência mais completa, com um cardápio variado e maior interação com o cliente. Ainda, de acordo com a marca escolhida para empreender, você pode optar por inserir uma máquina de sorvete.
As bikes para eventos são práticas e versáteis, perfeitas para atingir o público em festas e locais abertos. Então, pode ser interessante e versátil para adotar uma máquina de sorvete expresso.
Por fim, o modelo de Delivery vem ganhando força, permitindo abrir uma franquia de sorvete barata com a entrega diretamente ao consumidor, ampliando o alcance e garantindo conveniência.
Melhores opções de franquia de sorvete para abrir
Agora que você já sabe que uma franquia de sorvete pode ser um bom investimento, e entende quais passos tomar na hora de escolher uma franquia para investir, trouxemos algumas opções.
Sendo assim, separamos alternativas de empresas que trabalham com variados tipos de sorvetes, gelatos, milkshakes etc. Acompanhe!
1 – Chiquinho Sorvetes
A Chiquinho Sorvetes é uma marca que está em operação desde a década de 1980, iniciando no franchising em 2010. Atualmente, a franqueadora revela que conta com mais de 750 unidades espalhadas pelo Brasil.
Sendo assim, a empresa oferece vários tipos de sorvetes, milkshakes, açaís e pratos especiais, como tortilhas e petit gateau. Você pode trabalhar com a franquia em Loja ou Quiosque.
- Investimento inicial: a partir de R$ 330 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 65 mil
- Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses
2 – Ice Creamy
A sorveteria Ice Creamy está presente no franchising desde 2014. De acordo com a marca, a rede conta com mais de 80 unidades em 16 estados brasileiros. A empresa trabalha com sorvetes artesanais, combinações, milkshakes, sorvetes com menos açúcar, gorduras e com mais vitaminas.
As unidades podem ser instaladas em lojas de rua ou em shoppings. A empresa garante a produção em fábrica sua própria, além de toda uma logística já desenvolvida e estruturada.
- Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
3 – Icemellow
Outra opção de franquia é a Icemellow, que está no mercado desde 1994, e conta com uma variedade de sorvetes e sobremesas em seu cardápio. A marca também é uma parceira da franquia de sorvetes Kibon.
A Icemellow conta com três tipos de unidade: a versão smart, quiosque e as lojas tradicionais. Além do mix de produtos, a marca trabalha com preços competitivos e promete aos franqueados um modelo de fácil gestão.
- Investimento inicial: não informado
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: até 18 meses
4 – Yoggi
Já a franquia Yoggi trabalha com a produção e comercialização de frozen yogurt sem corantes artificiais, conservantes e aromatizantes.
A empresa tem mais de dez anos de experiência e promete ao franqueado uma linha exclusiva de produtos, suporte e consultoria nos negócios e inovações constantes. Dessa maneira, a marca atua com os modelos de Quiosque e Loja tradicional.
- Investimento inicial: a de R$ 210 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses
5 – Mr. Mix Milk Shake
A Mr. Mix MilkShake é uma rede de franquias especializada em milkshakes, mas que, atualmente, também trabalha com açaí. A empresa está no mercado desde 2006 e oferece variados tipos de sorvetes e sobremesas.
Além disso, o franqueado pode contar com acompanhamento constante, por meio das consultorias de campo, e pode escolher entre as lojas: fábrica de sorvetes ou self-service com atacado (disponível apenas em São Paulo).
- Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: até 12 meses
6 – Sorvete Itália
A Sorvete Itália é uma franquia atuante no Rio de Janeiro, sendo uma das marcas mais conhecidas pelos cariocas. Atualmente, são mais de 29 quiosques e lojas presentes na cidade do Rio.
Assim, a marca trabalha com picolés, sorvetes, tortas e sundaes dos mais variados sabores. Já a franqueadora oferece suporte ao franqueado para a gestão da unidade.
- Investimento inicial: não informado
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
7 – Oggi Sorvetes
Outra franquia presente no mercado é a Oggi Sorvetes, que tem mais de dez anos de atuação e, de acordo com a franqueadora conta com mais de 1 mil lojas em sua rede.
A marca trabalha com várias linhas de produtos com diversos sabores. No geral, são comercializados sorvetes, paletas mexicanas, picolés e açaí.
- Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 65 mil
- Prazo de retorno: não informado
8 – Mil MilkShakes
A Mil MilkShakes foi fundada em 1992, e começou a operar como franquia, em 2005, sendo um negócio familiar, com a proposta de fabricar milkshakes, sorvetes e outras sobremesas geladas.
Nesse sentido, contando com uma fabricação própria da marca, o franqueado poderá administrar um negócio no formato “fast-food”, oferecendo um atendimento prático e rápido aos clientes.
- Investimento inicial: não informado
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
9 – Sorveteriana
A franquia Sorveteriana está no mercado desde 2017, e traz uma proposta diferente para o ramo. Isso porque a marca trabalha com sorvete tailandês, que são vendidos em formatos de rolinho e preparados em uma chapa gelada.
A empresa oferece aos franqueados quatro modelos de negócio, o food-cart, o quiosque, o market e a loja de shopping.
- Investimento inicial: não informado
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
10 – Ice Cream Roll
Outra franquia que trabalha com sorvete tailandês é a Ice Cream Roll. Segundo a marca, há cerca de 85 undades espalhadas pelo Brasil que oferecem diversas combinações de produtos. Seus sorvetes são feitos na frente dos clientes e servidos em formato de rolo, com massa aerada.
Dessa forma, os franqueados podem abrir a unidade em formatos diferentes entre os modelos quiosques e loja, tanto para shoppings, quanto em pontos comerciais na rua.
- Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: até 13 meses
11 – Sorvetes Rochinha
A franquia de Sorvetes Rochinha trabalha com a produção e venda de sorvetes, picolés, e tem mais de 40 anos de história. Além do formato de loja, os franqueados também podem contar com modelos econômicos como os quiosques.
Já a franqueadora reforça o seu modelo de negócio com suporte e pensando de forma sustentável. Desse modo, a marca conta com cerca de 23 unidades.
- Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
Ao longo do conteúdo, você aprendeu como abrir a sua franquia de sorvetes e ainda descobriu opções de marcas para empreender.
Viu como existem muitas alternativas? Agora que está por dentro do assunto, escolha a franquia que mais combina com o seu perfil empreendedor para investir e lucrar.