Uma franquia de sorvete é uma opção para quem deseja investir com segurança e trabalhar com uma marca já consolidada no ramo das sobremesas geladas. Por isso, separamos 11 oportunidades de negócios no setor de sorvetes que você precisa conhecer.
O segmento de franchising é uma boa alternativa para quem deseja empreender, mas busca por formas mais seguras e estruturadas de começar um negócio.
E se você tem o desejo de trabalhar com sorvetes, já deve saber que montar uma sorveteria por conta própria não é uma tarefa nada fácil.
Nesse sentido, uma boa alternativa de atuação no mercado de sorvetes é encontrar a rede de franquias que corresponde ao seu perfil e que pode trazer bons rendimentos.
Sendo assim, separamos algumas informações sobre franquias de sorvetes, além de 11 opções de negócio para você investir. Acompanhe a leitura!
Como funciona uma franquia de sorvete?
As franquias são formas de investimento em que existe uma parceria entre a marca, ou seja, a franqueadora, e os investidores, conhecidos como franqueados.
Dessa forma, ao se tornar um franqueado, você terá a permissão da empresa para utilizar sua marca, comercializar seus serviços e/ou produtos, além de utilizar o sistema de administração e know-how que envolve aquele negócio.
Além disso, o franqueado conta com treinamentos e outros tipos de suporte para desenvolver seu empreendimento de forma adequada.
E com uma franquia de sorvete não seria diferente. Ao investir em uma empresa, você poderá usar a marca, comercializar os diferentes tipos de sorvetes, milkshakes ou açaís disponíveis no catálogo.
A franqueadora também auxiliará com o espaço de operações, seja na decoração ou adaptação das lojas e quiosques.
No entanto, uma grande vantagem de integrar uma franquia é que você já estará operando com uma marca consolidada no mercado, conhecida pelo público e que possui credibilidade.

Do mesmo modo, você pode contar com um modelo de negócio que já funciona e ter, ainda, a ajuda certa para várias questões como a divulgação da sua unidade.
Desempenho do mercado de sorvetes no Brasil
Para quem deseja investir, entender como anda o mercado e saber quais as chances de sucesso e de bom faturamento são coisas necessárias, não é mesmo?
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Pois saiba que trabalhar com sorvetes pode ser bem atrativo, principalmente se considerarmos o desempenho do setor nos últimos anos.
Para se ter uma ideia, o país conta com mais de 10 mil empresas que trabalham com sorvetes, gelatos e suas variações, faturando mais de R$ 13 bilhões por ano.
E o consumo de sorvetes no Brasil se mantém em números estáveis, sendo 2018 o ano com 1.099 litros de sorvetes consumidos e 2019 chegando a 1.107 litros.
Os sorvetes fazem parte do segmento de alimentos, um dos mais rentáveis quando falamos em franquias. Só em 2019, o setor movimentou R$ 48,39 bilhões em faturamento, segundo a Associação Brasileira de Franchising, ABF.
Mas se você deseja ter ainda mais certeza na hora de escolher uma franquia, confira nosso ebook gratuito sobre qual franquia investir.

Como escolher a melhor franquia de sorvetes para investir?
Com um mercado tão vasto e cheio de opções, escolher uma franquia de sorvete para investir demanda uma série de preparos.
Pois para realizar um investimento do tipo, você precisa conhecer bem a marca, seu histórico e todos os suportes oferecidos. Assim, será possível ter a tranquilidade de apostar em uma boa empresa.
Quando você se torna um franqueado, além de colocar seu dinheiro naquele negócio, seu trabalho se torna parte frequente da sua vida e, logo, é preciso escolher com cuidado.
Portanto, para que você esteja preparado na hora de escolher uma boa marca de sorvetes, separamos algumas dicas valiosas.
Analisar bem a COF da marca
Seja em qualquer tipo de franquia que você desejar investir, prestar o máximo de atenção na análise deste documento é algo essencial.
A Circular de Oferta de Franquia, COF, reúne uma série de informações sobre a franquia, a relação entre empresa e franqueado, além de todas as regras envolvendo a parceria.
É na COF que você irá encontrar todas as informações sobre valores para a abertura de uma unidade, seus direitos e deveres como franqueado, além dos suportes oferecidos pela franqueadora.
Sendo assim, para conhecer melhor o investimento e entender como funcionará a relação com a franqueadora, você deve ler com bastante calma todas as informações do documento.
Pesquisar a opinião dos consumidores
Outra forma muito eficiente de conhecer um negócio é escutar a opinião dos consumidores, afinal, eles já tiveram alguma experiência com a marca.
Desse modo, se você quer descobrir como as pessoas avaliam o atendimento de uma franquia de sorvete ou mesmo a qualidade dos produtos, pesquise entre esses fregueses.
Além disso, por não ter nenhuma ligação direta com a empresa, eles podem te dar um feedback ainda mais imparcial.
Conversar com outros franqueados

Quando você recebe a COF da empresa, além de todas as informações que já mencionamos, você deve encontrar muitas outras, como os contatos de outros franqueados.
Com esses dados, é possível entrar em contato direto com essas pessoas e tirar todas as dúvidas sobre como realmente funciona a parceria com a franqueadora.
Sendo assim, você pode ter ainda mais certezas sobre os suportes oferecidos, e se a relação criada é realmente saudável e vantajosa.
Avaliar público da sua região
Por mais bem construído e cheio de vantagens que um negócio seja, você também precisa avaliar o local de atuação e o público presente.
Isso porque, mesmo com uma unidade bem estruturada e atrativa, o público de uma determinada região pode não se identificar com a proposta da sua franquia.
Com isso, todo o seu esforço não terá retorno, já que ele não está sendo direcionado para as pessoas certas. Ou seja, antes de tudo, analise a região onde a franquia estará e se as pessoas ali são clientes em potencial.
Conheça opções de franquia de sorvete para abrir
Agora que você já sabe que uma franquia de sorvete pode ser um bom investimento, e entende quais passos tomar na hora de escolher uma franquia para investir, trouxemos algumas opções.
Ao todo, são 11 empresas que trabalham com variados tipos de sorvetes, gelatos, milkshakes etc. Continue a leitura e descubra mais.
1 – Chiquinho Sorvetes
A Chiquinho Sorvetes é uma marca que está em operação desde a década de 1980, iniciando no franchising em 2010. Atualmente, ela conta com mais de 500 unidades espalhadas pelo Brasil.
Sendo assim, a empresa oferece vários tipos de sorvetes, milkshakes, açaís e pratos especiais, como tortilhas e petit gateau. Você pode trabalhar com a franquia em loja ou quiosque.
- Investimento: de R$ 280 mil a R$ 380 mil
- Faturamento médio mensal: de R$ 45 mil a R$ 64 mil
- Prazo de retorno: 24 a 36 meses
Para conhecer melhor a franquia Chiquinho Sorvetes, assista ao vídeo que separamos a seguir.
2 – Ice Creamy
A sorveteria Ice Creamy está presente no franchising desde 2014. A rede de franquias conta com mais de 80 unidades em 22 estados brasileiros. A empresa trabalha com sorvetes artesanais, combinações, milkshakes, sorvetes com menos açúcar, gorduras e com mais vitaminas.
As unidades podem ser instaladas em lojas de rua ou em shoppings. A empresa garante a produção em fábrica própria, além de toda uma logística já desenvolvida e estruturada.
- Investimento: de R$ 120 mil a R$ 250 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
- Prazo de retorno: 20 a 36 meses
3 – Icemellow
Outra opção de franquia é a Icemellow, que está no mercado desde 1994, e conta com uma variedade de sorvetes e sobremesas em seu cardápio. A marca também é uma parceira da franquia de sorvetes Kibon.
A Icemellow conta com três tipos de unidade: a versão smart, quiosque e as lojas tradicionais. Além do mix de produtos, a marca trabalha com preços competitivos e promete aos franqueados um modelo de fácil gestão.
- Investimento: de R$ 79 mil
- Faturamento médio mensal: de R$ 40 mil a R$ 100 mil
- Prazo de retorno: 12 a 24 meses
4 – Yoggi
Já a franquia Yoggi trabalha com a produção e comercialização de frozen yougurt sem corantes artificiais, conservantes e aromatizantes.
A empresa possui mais de 10 anos de experiência e promete ao franqueado uma linha exclusiva de produtos, suporte e consultoria nos negócios e inovações constantes. Dessa maneira, a marca atua com os modelos de quiosque e loja tradicional.
- Investimento: de R$ 210 mil a R$ 350 mil
- Faturamento médio mensal: Não informado
- Prazo de retorno: 24 a 26 meses
5 – Mr. Mix MilkShake
A Mr. Mix MilkShake é uma rede de franquias especializada em milkshakes, mas que, atualmente, também trabalha com açaí. A empresa está no mercado desde 2006 e oferece variados tipos de sorvetes e sobremesas.
Além disso, o franqueado pode contar com acompanhamento constante, por meio das consultorias de campo, e pode escolher entre lojas tradicionais ou quiosques.
- Investimento: a partir de R$ 159 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
- Prazo de retorno: 18 a 22 meses
6 – Sorvete Itália

A Sorvete Itália é uma franquia atuante no Rio de Janeiro, sendo uma das marcas mais conhecidas pelos cariocas. Atualmente, são mais de 29 quiosques e lojas presentes na cidade do Rio.
Assim, a marca trabalha com picolés, sorvetes, tortas e sundaes dos mais variados sabores.
- Investimento: de R$ 140 mil a R$ 370 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 75 mil
- Prazo de retorno: 24 a 36 meses
7 – Oggi Sorvetes
Outra franquia presente no mercado é a Oggi Sorvetes, que possui mais de 10 anos de atuação e conta com mais de 450 lojas em sua rede.
A marca trabalha com 12 linhas de produtos com mais de 90 sabores. No geral, são comercializados sorvetes, paletas mexicanas, picolés e açaí.
- Investimento: a partir de R$ 60 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
- Prazo de retorno: 10 a 18 meses
8 – Mil MilkShakes
A Mil MilkShakes foi fundada em 1992, e começou a operar como franquia, em 2005, sendo um negócio familiar, com a proposta de fabricar milkshakes, sorvetes e outras sobremesas geladas.
Nesse sentido, contando com uma fabricação própria, o franqueado poderá administrar um negócio no formato “fast-food”, oferecendo um atendimento prático e rápido aos clientes.
- Investimento: R$ 142 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 51 mil
- Prazo de retorno: 1 a 24 meses
9 – Sorveteriana
A franquia Sorveteriana está no mercado desde 2017, e traz uma proposta diferente para o ramo. Isso porque a marca trabalha com sorvete tailandês, que são vendidos em formatos de rolinho e preparados em uma chapa gelada.
A empresa oferece aos franqueados quatro modelos de negócio, o food-cart, o quiosque, o market e a loja de shopping.
- Investimento: de R$ 29,9 mil a R$ 89,5 mil
- Faturamento médio mensal: de R$ 30 mil a R$ 70 mil
- Prazo de retorno: 6 a 12 meses
10 – Ice Cream Roll

Outra franquia que trabalha com sorvete tailandês é a Ice Cream Roll. A marca oferece mais de 800 combinações de produtos. Seus sorvetes são feitos na frente dos clientes e servidos em formato de rolo, com massa aerada.
Dessa forma, os franqueados podem abrir a unidade em dois formatos diferentes: os quiosques e os modelos de loja, tanto para shoppings, quanto em pontos comerciais na rua.
- Investimento: de R$ 49 mil a R$ 140 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
- Prazo de retorno: 11 a 16 meses
11 – Sorvetes Rochinha
A franquia de Sorvetes Rochinha trabalha com a produção e venda de sorvetes, picolés, e possui mais de 37 anos de história. Além do formato de loja, os franqueados também podem contar com modelos econômicos como os quiosques.
- Investimento: de R$ 110 mil a R$ 380 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
- Prazo de retorno: 18 a 48 meses
Viu como existem muitas opções de franquia de sorvete? Você também pode conferir nosso conteúdo com Franquias de Açaí 2021: 20 opções lucrativas.