Pensando em investir na área da beleza? Então, abrir uma franquia de unhas pode ser uma ótima opção! Com o mercado consumidor cada vez maior, este negócio pode ser lucrativo e fácil de trabalhar.
Uma franquia de unhas pode oferecer diferentes serviços ao seu usuário. Começando, é claro, pela esmaltação e cutilagem, que costumam ser os tratamentos mais comuns.
Além desses, espaços para o cuidado com as unhas também podem higienizar e lixar, hidratar, aplicar diferentes “tipos de unha” (em gel, fibra de vidro etc.) e tratamentos como a blindagem de unha.
Ainda é muito comum que as franquias ofereçam serviços de spa para os pés. Ou seja, um momento de relaxamento durante o período em que as unhas estiverem sendo cuidadas.
Mas é preciso avaliar bem mais do que os serviços prestados na hora de escolher uma franquia de unhas. Afinal, abrir uma franquia garante mais chance de sucesso, mas vários fatores contribuem, ou não para o retorno financeiro.
Neste texto, vamos te apresentar tudo o que você precisa sobre o assunto. Também listamos algumas sugestões, para facilitar sua pesquisa e início do seu negócio. Continue lendo!
O que é uma franquia?
Abrir uma franquia significa “copiar” o modelo de negócio de uma empresa que já existe. Confuso? Imagine o McDonald’s. A empresa tem várias unidades pelo mundo, mas elas não pertencem ao mesmo dono.
Na verdade, vários empreendedores se interessaram pelo modelo de negócio da McDonald’s. Então, adquiriram uma franquia da marca, o que deu a eles o modelo de negócio completo da empresa.
Ou seja, seu modo de fazer, projeto visual, marketing, padrões para o atendimento e mais. Tudo para que o negócio ofereça o que o consumidor já espera da McDonald’s, independentemente de onde a unidade esteja instalada.
Por que investir em uma franquia de unhas?
A expectativa dos clientes sobre uma marca é uma das principais vantagens de uma franquia. Se já sabe o que esperar de uma empresa, eles têm mais facilidade em comprar com ela, mesmo que a unidade seja nova.
Além disso, ter o plano de negócio da franquia em mãos facilita, e muito, a vida do empreendedor. Basta que ele coloque o planejamento em prática corretamente, com ações comerciais e de marketing adequadas.
Como o plano já foi testado e corrigido em outras unidades, sua eficácia é muito maior do que iniciar um negócio do zero e buscar resultados.
Mas esses não são os únicos atrativos de uma franquia de unhas. Na verdade, somado aos benefícios de uma franquia, há as vantagens do setor de unhas e beleza.

Para se ter uma ideia, o Brasil é o segundo país que mais consome esmaltes do mundo! A informação é da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abipehc).
Este setor também não para de inovar. A cada estação, surgem tendências de cores e decoração para as unhas. Assim como novas tecnologias para o tratamento delas. O resultado é que o público-alvo das esmalterias costuma ser constante.
Mas se engana quem acredita que o atendimento de uma franquia de unhas atrai apenas as mulheres. Mesmo que elas ainda sejam o maior público consumidor, a presença dos homens no salão de beleza é cada vez maior
.Aliás, não apenas para o cuidado com as unhas, mas com toda a beleza. Apenas de 2012 a 2017, as vendas de produtos masculinos para cuidado pessoal subiram de de R$ 11,6 bilhões para R$ 19,8 bilhões. Um aumento de 70% no Brasil em apenas 5 anos.
Quanto custa investir no negócio?
Como citado, uma das principais vantagens de abrir uma franquia é que ela já possui todo um plano de negócio preestabelecido. E isso inclui um planejamento financeiro, que estima quanto o empreendedor vai gastar e o quanto vai lucrar.
Dito isso, é importante destacar que o custo do investimento em uma franquia de unhas varia muito. Esta variação vai de acordo com a região do país, a marca de franquia desejada, o tamanho do espaço escolhido e mais.
Para facilitar o seu investimento, as franqueadoras costumam oferecer assessoria completa. Especialmente em relação à escolha do ponto, já que os demais aspectos normalmente possuem maior constância entre as unidades.
Na hora de escolher o melhor ponto comercial, a empresa vai avaliar o custo da sua compra ou aluguel em relação ao retorno do investimento. Além, é claro, de considerar a boa localização do espaço, pois ela precisará atrair facilmente os clientes.
Com essa estimativa feita, será mais simples se decidir pelo melhor modelo de negócio da franquia escolhida. Geralmente, uma mesma marca tem dois ou mais modelos, para atender a diferentes perfis de empreendedor.
Entre as franquias de esmalteria presentes no mercado, o custo médio do investimento total costuma ser de até R$ 200 mil.
Para os investidores que não possuem todos os valores em mãos, as franqueadoras oferecem consultoria sobre a melhor forma de obter o capital. Seja com a ajuda de um sócio, seja obtendo um empréstimo ou financiamento.
Como escolher a melhor franquia de unhas?
Como explicado, escolher a melhor franquia de unha é algo que requer atenção e pesquisa. Apenas analisando uma série de fatores você será capaz de fazer a escolha mais acertada.
Veja, abaixo, o infográfico que preparamos com as etapas necessárias para a sua escolha de franquia!
Analise seus interesses
No mercado, existem diferentes modelos de franquia. Inclusive aquelas que oferecem apenas cuidados para as unhas.
Mas é sempre bom aumentar o seu leque de opções. Assim, você não dependerá de um único tipo de atendimento para obter lucro na sua unidade.
Pensando nisso, avalie bem os seus interesses. Você poderá optar, por exemplo, por uma franquia de unhas e sobrancelhas. Com um design de sobrancelhas cuidadoso e realizado por profissionais, a franquia tende a atender a diversos clientes em um único dia. Afinal, este é um serviço rápido.
Algumas marcas também trabalham com depilação, além das unhas. No mercado de beleza e estética, depilação é o terceiro serviço mais realizado pelos usuários (correspondendo a 34,2%). Ele fica atrás apenas do cuidado com as unhas (46,8% dos entrevistados pelo SPC Brasil), seguido por hidratação capilar (35,7%).
As franquias de unhas ainda podem contar com os três serviços, ou ainda outros atendimentos para a beleza. Considerar todas as opções de serviços é importante para garantir que seu ticket médio seja alto e constante.
Compare a franquia com negócio próprio
Nós já te apresentamos os benefícios de abrir uma franquia, mas talvez você ainda tenha algumas dúvidas. Se for este o caso, sugerimos que você compare a opção com abrir um negócio próprio
.Iniciar uma empresa do zero requer muito mais trabalho e cuidado. Afinal, você cometerá erros, e terá que corrigi-los até ver o negócio deslanchar. Algo diferente do que acontece na franquia, já que ela tem um modelo preestabelecido e já testado.
Avalie a sua capacidade de investimento
Quanto você tem hoje para abrir sua franquia? Essa informação é essencial para o seu planejamento. Será preciso buscar por um sócio? Ou, quem sabe, adquirir um financiamento?
O aspecto financeiro é um dos mais importantes em qualquer empresa. Mantê-lo na linha desde o início do negócio será essencial para garantir a saúde e lucro da companhia.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Pesquise as marcas franqueadas
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem cerca de 100 marcas no ramo de beleza e estética no Brasil. Isso considerando apenas as microfranquias, que têm investimento mais baixo.
Então, na hora de escolher a melhor franquia, é importante que você pesquise bem. Não significa que você deve conhecer todas as marcas, mas será necessário avaliar algumas, e com cuidado.
Pesquise sobre a franqueadora escolhida
Com a franquia decidida, se aprofunde ainda mais na sua pesquisa sobre ela. É essencial conhecer cada passo de uma unidade, as previsões de investimento e lucro e os serviços oferecidos.
Sem contar as regras da franqueadora. Para o sucesso de uma franquia, é preciso estar de acordo com as normas estabelecidas pela empresa. São elas que definem o necessário para a padronização das unidades.
Entre em contato com a franqueadora
Se você pretende abrir uma unidade de franquia, precisa dizer isso à marca franqueadora. As empresas deixam disponível um formulário de cadastramento em seu site. Com esse cadastro, ela avaliará o perfil do candidato e entrará em contato.
Avalie a Circular de Oferta de Franquia (COF)
A COF é um dos documentos mais importantes na relação entre franqueado e franqueador. É ele que apresenta todas as informações sobre a franquia, da sua história ao passo a passo do dia a dia da operação.
Por isso, é essencial ler a COF com cuidado. Conhecendo todos os aspectos citados, você poderá tirar suas dúvidas e conhecer as regras que terá que obedecer.
Vire cliente da marca
Visitar uma unidade da franquia vai permitir que você entenda melhor o cotidiano e atendimento do negócio. Será que os serviços e modo de fazer agradam os clientes?
Converse com franqueados
Como os atuais franqueados da marca veem o desempenho da franquia? Eles estão satisfeitos com o suporte oferecido pela franqueadora? Quais percalços eles enfrentaram?
Ao conversar com alguém que já investiu, você terá um panorama mais detalhado sobre o modelo de negócio.
Geralmente, a própria franqueadora indica franqueados para uma conversa com o candidato. Mas você também pode tentar contato com outros, para ampliar seu leque de perspectivas.
Assine o contrato de franquia

É o contrato de franquia que vai estabelecer a parceria entre franqueador e franqueado. Será preciso assinar todas as suas páginas e registrar o compromisso em cartório.
Quite a taxa de franquia e outros valores
A taxa de franquia é o primeiro valor a ser pago ao adquirir a franquia. Por meio dela, a parceria será acertada, e o empreendedor poderá começar a utilizar da marca e expertise da franquia.
Fora a taxa de franquia, será preciso arcar com alguns custos mensais. Os valores variam por franqueadora, então é preciso ler bem a COF da empresa. O documento vai listar tudo o que você precisa saber.
Escolha o ponto comercial
Grande parte das franqueadoras auxilia na pesquisa e escolha do ponto comercial da franquia de unhas. Para isso, elas fazem um estudo de geomarketing. O estudo permite verificar se há a presença do público-alvo ideal da marca na região e outros aspectos.
Abra a sua empresa
Não importa qual seu modelo de negócio: será preciso registrar a empresa. Assim que tiver um CNPJ registrado, a sua unidades estará oficialmente aberta perante os órgãos oficiais.
Inaugure a sua unidade
Vale muito a pena fazer um grande evento de inauguração para a sua franquia. Isso vai chamar a atenção dos consumidores e mostrar que um novo espaço para beleza está disponível para atendê-los.
Franquias de unhas e de beleza para investir
Se você leu este texto até aqui, já sabe que são muitas as vantagens de investir em uma franquia de unhas. Sabe também que é preciso tomar alguns cuidados para fazer a melhor escolha.
Agora, que tal conhecer algumas marcas para investir? Veja abaixo!
Na hora de escolher investir em qualquer uma das marcas, primeiramente se torne cliente dela. É sempre importante se identificar com os serviços oferecidos, para que o seu interesse no negócio se mantenha ao longo do tempo.
Agora, se você dúvidas se é mesmo o melhor momento para abrir um negócio, você pode acompanhar o artigo: Franquia é boa opção para crise econômica no Brasil?
Se prefere contar com consultoria para escolher o melhor negócio, basta acessar: henriquemol.com.br. O aconselhamento é gratuito.