O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Franquia e Franqueado: entenda o que significa cada um

Franquia e Franqueado: entenda o que significa cada um

Sumário

Saber o que é uma franquia, quase todo mundo já sabe. Mas e sua funcionalidade e benefícios? E quais as funções de um franqueado?

Fazer parte de uma empresa que tenha seu nome muito conhecido no mercado e sua marca presente nas mídias digitais é a vontade de muitos empresários que estão procurando comprar uma franquia.

Quando a pretensão é abrir um negócio, existem as duas opções, adquirir uma franquia ou abrir uma empresa com sua marca própria, do zero. 

Escolher abrir um negócio do zero, por exemplo, vai envolver a criação de sua própria identidade. É preciso ter uma boa estratégia de marketing e investir fortemente nela, porque o mercado ainda não conhece seu negócio.

É preciso reunir ótimas ideias e verificar, antes de tudo, qual o segmento do qual sua empresa fará parte.

Já quando o investimento é comprar uma franquia, você vai trabalhar com uma marca já existente no mercado. Então, alguns benefícios já vêm inclusos nela. Alguns deles são: 

  • Marketing já existente;
  • Nome presente diante do mercado de um modo geral;
  • Credibilidade;
  • Nível de satisfação dos clientes já fidelizados;
  • Visão geral do que a empresa representa para sociedade e seus valores. 

Ou seja, abrir uma franquia é não ter que se preocupar em criar desde o início. Você já vai receber um bom planejamento estratégico, sendo preciso apenas executá-lo.

Mas o que é franquia e o que é franqueado?

A franquia é uma empresa já criada, que fornece a pessoas interessadas uma espécie de licença para usar o seu nome. Ou seja, quem abre uma franquia, abre uma nova unidade de uma marca que já está no mercado.

Já o franqueado é uma pessoa que adere a franquia. Para isso, ele faz o pagamento da taxa de franquia à marca. É esse valor que concede a ele o direito de utilizar o modelo de negócio escolhido por ele. 

É preciso se aprofundar no assunto e tirar todas as dúvidas para entender o processo. Assim, você terá mais segurança de investir.

Tudo precisa ser feito de acordo com a lei e mediante os processos jurídicos relacionados.

Empresas que possuem o maior número de franquias abertas

Algumas empresas disponíveis no mercado e que possuem grandes números de franquias abertas são:

  • O Boticário, empresa de cosméticos e perfumaria, com 3.620 unidades;
  • McDonald’s, empresa de fast food, com 2.567 unidades; e
  • Cacau Show, empresa de chocolates, com 2.371 unidades.

Empresas como O Boticário e outras também no segmento de cosméticos, como a Natura, são muito queridas no mercado.

A Natura, por exemplo, é muito reconhecida por ter em seu ambiente de trabalho itens e materiais sustentáveis. Como pote biodegradável, e materiais que não agridem tanto o meio ambiente.

Como escolher uma boa franquia para abrir?

Para abrir uma franquia, você precisa consultar o negócio que mais lhe interessa. Também é preciso ter a ciência dos valores que serão gastos com a abertura de sua empresa.

Por exemplo: se a ideia é “comprar o nome” de uma empresa de materiais para construção, que vendem itens muito usados em obras, como bucha de nylon, é preciso identificar quais são as melhores disponíveis no mercado. Inclusive, a marca que você escolher vai precisar ter credibilidade com seus clientes.

Já se a intenção é investir seu dinheiro em uma empresa que venda utensílios de segurança, como luva de vaqueta, é importante pesquisar o seu poder de venda. Você também vai precisar saber como o marketing dela está presente nas mídias, sejam elas digitais ou não.

Agora que você já sabe as funções de uma franquia e franqueado, escolha o melhor tipo de negócio para você!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje