Franquia é o investimento seguro que dizem? Entenda finalmente aqui

Neste artigo você vai ver

Advertisement

A franquia é o investimento seguro para os empreendedores que desejam ter o próprio negócio. Este modelo tem muitas vantagens que fazem a diferença no seu sucesso. Aqui, explicaremos mais sobre este formato para que você conheça melhor.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o setor de franquias faturou R$ 240,6 bilhões. Sendo assim, investir nesse no mercado pode ser uma boa opção para quem quer ganhar dinheiro.

Além disso, o formato de franquia tem alguns pontos que fazem dele um investimento seguro para o empreendedor. Não que seja infalível, mas dá uma base sólida para o desenvolvimento do negócio.

Advertisement
Advertisement

Porém, é essencial que se conheça bem o modelo de franquias antes de investir, para poder saber encolher e avaliar cada aspecto do negócio. Então, quer entender melhor como funciona? Fique com a gente!

Franquia é o investimento mais seguro ou não?

Franquia é o investimento mais seguro que o empreendedor pode fazer. Este negócio é sua melhor opção para iniciar uma empresa e ter um alto faturamento com o tempo.

Um ponto diferencial que dá segurança ao empreendedor é a taxa de mortalidade das franquias. De acordo com a ABF, esta taxa é de apenas 5% em até dois anos após a abertura da unidade. Ou seja, cinco em cada 100 franquias fecham em até 24 meses depois da abertura.

Este índice é muito inferior ao de fechamento de empresas comuns que chegam até 23%, segundo dados do Sebrae. Esta mortalidade é menor por conta de algumas peculiaridades que diferenciam este formato em relação a iniciar um negócio do zero, como explicaremos agora. Continue a leitura!

Modelo predefinido

A franquia é um investimento seguro, pois tem um modelo predefinido, ou seja, já está montado, com um modo de operação pronto.

Nesse sentido, você investe em uma empresa que já atua no mercado, iniciando uma unidade de uma rede igual as outras que trabalham em outros lugares. Logo, é como abrir um negócio “clone” de outro.

Quando se inicia um negócio comum, o empreendedor precisa pensar em cada detalhe da empresa, sua estrutura, o que vai vender, forma de atendimento, entre outros. Nas franquias isso tudo vem pronto.

A franqueadora, que estruturou o negócio, permite ao empreendedor usar todo o know-how, ou seja, a forma de fazer da empresa. Logo, o plano de negócio vem pronto para que o empreendedor apenas o implemente.

Sendo assim, é como receber um mapa indicando, por onde deve ir para chegar a seu destino, que neste caso é um negócio bem-sucedido.

Em outras palavras, como a franqueadora tem experiência e está no mercado há tempos, consegue mostrar a você a melhor forma de fazer algo. Isso diminui os seus riscos e por este motivo que a franquia é o investimento seguro.

Questões financeiras já calculadas

Outro ponto que traz segurança para o empreendedor que investe em franquia é a possibilidade de saber de antemão quanto terá que investir. A franqueadora apresenta estas questões financeiras já calculadas.

A franqueadora sabe o que é necessário para começar uma unidade e apresenta aos interessados uma projeção destes custos. Por exemplo, tem a taxa de franquia, prováveis gastos com maquinário, com abertura de empresa, eventual estoque, entre outros.

Advertisement

Isso evita que você comece um negócio sem saber quanto terá que gastar, o que é algo perigoso. Nesse sentido, corre o risco de iniciar a montagem da sua unidade e não ter capital para terminar.

O franqueado é informado sobre o custo total para começar a franquia e baseando-se neste valor pode optar por esta ou aquela marca. Então, trata-se de um fator que traz menos risco e permite um melhor planejamento e organização.

Do mesmo modo, com sua experiência de atuação, as redes de franquias também conseguem apresentar ao empreendedor uma projeção de faturamento.

Sabendo de todas essas informações em relação ao investimento, o empreendedor se sente mais seguro para começar um negócio.

Atividades foram testadas

Além da franquia ter uma estrutura previamente estabelecida, também existe em sua operação um produto ou serviço que foi testado e aprovado pelo público.

Dessa forma, ao iniciar o seu negócio você não arrisca tentar vender algo e não conseguir atrair os consumidores. Isso porque, o público já conhece os itens da franquia e é uma grande vantagem para o seu negócio.

Por exemplo, se vai trabalhar com a venda de pizzas, a franquia apresenta receitas que foram testadas ao longo do tempo. Muitas delas tendo se alterado para se adaptar melhor ao paladar dos clientes.

Do mesmo modo, a forma de atendimento é padronizada de maneira básica, organizada para ser mais eficiente e lucrativa. Logo, evita que um empreendedor de primeira viagem quebre a cabeça e se sinta inseguro ao atuar.

A franqueadora também investiu nos estudos e parcerias para que os produtos ou serviços da rede fossem o melhor possível. Não é um trabalho que acontece da noite para o dia e isso dá mais segurança para investir sem medo.

O franqueador já testou diversas formas de realizar os processos internos da empresa ao longo do tempo. Assim, sendo capaz de identificar quais são os mais vantajosos e lucrativos. Todo esse conhecimento é passado ao franqueado.

Advertisement

Suportes da franqueadora

O suporte ao franqueado é todo serviço que a franqueadora promete cumprir. Por exemplo: auxiliar na localização do ponto comercial, realizar treinamentos, fornecer consultoria de campo, entre outros.

Na verdade, não existe um padrão de suporte ao franqueado estabelecido. Em média, cada marca franqueadora tem modelos de operação distintos.

Mas todas as franqueadoras oferecem algo que seja o suficiente para que o franqueado possa aprender sobre o negócio e se desenvolver.

As maneiras mais comuns para este suporte oferecido é por meio de treinamentos, sejam online ou presenciais, bem como visitas às unidades modelos. Além disso, o franqueado conta com manuais que possam ajudar em demandas do dia a dia.

Por fim, a franqueadora orienta para o trabalho de marketing e de gestão, o que diminui as suas chances de errar. Enfim, isso mostra que a franquia é o investimento seguro a se fazer.

Advertisement
Advertisement

Pesquisas mercadológicas

Pesquisa mercadológica pode ser definida como um instrumento usado pelas empresas para buscar compreender melhor o mercado em que se está inserido. Assim, podem elaborar ações que corresponderão a necessidade e demanda dele.

A franquia é o investimento seguro, porque o franqueado recebe um negócio que já passou pela fase de pesquisa, se consolidando no mercado.

Nesse sentido, este estudo mostra para a franqueadora a forma mais eficiente de conquistar o mercado. Com os resultados, a marca consegue oferecer ao empreendedor um negócio direcionado para uma melhor atuação.

Descontos com fornecedores

Como a franquia tem várias unidades, consegue ter uma economia de escala. Ou seja, fazer melhores propostas para os fornecedores e assim ter descontos.

Por exemplo, se uma única empresa compra 100 produtos, o fornecedor faz um preço. Se chegar para comprar 10 mil, o valor será outro, pois o poder de barganha aumenta.

Nesse sentido, a franquia consegue ter os custos menores por conta de suas compras maiores, o que é algo que resulta no aumento da lucratividade para o franqueado.

Marca reconhecida

Um ponto que faz uma diferença positiva para a franquia é ter uma marca reconhecida. O franqueado começa um negócio que antes de existir já chama a atenção dos consumidores.

Um negócio do zero demanda tempo para que a empresa seja conhecida. Já a franquia passou por este processo, com um trabalho de marketing e atuação de suas unidades.

A própria expansão da marca em várias unidades faz com que fique cada vez mais conhecida pelo público. Portanto, como cada uma dessas unidades tem o padrão da franquia, o cliente se sente seguro, pois sabe o que vai encontrar.

Dessa forma, este e todos os fatores sobre os quais falamos mostram que a franquia é o investimento seguro. Assim, o empreendedor acaba investindo com mais certeza de que esta é a sua escolha certa.

Franquias de sucesso para você abrir

As franquias oferecem uma maneira acessível e comprovada de entrar no mundo empresarial. Com uma variedade de opções disponíveis, escolher a franquia certa pode ser importante para o sucesso do seu empreendimento.

Neste guia, apresentaremos uma lista selecionada de franquias de sucesso para você considerar. De restaurantes a serviços de limpeza, há uma franquia para cada perfil de investidor.

Analisaremos os setores em ascensão e as marcas mais promissoras. Prepare-se para explorar oportunidades empolgantes e dar o primeiro passo rumo ao seu próprio negócio de sucesso. Acompanhe!

...Carregando..

Logo mais, confira qual o perfil ideal do franqueado. Mas antes, descubra qual é a melhor franquia para investir e lucrar.

Qual é a melhor franquia para investir?

Escolher a melhor franquia para investir é importante para o sucesso do seu negócio. Mas antes de tomar uma decisão, é essencial realizar uma pesquisa abrangente. Considere seu interesse pessoal e habilidades, bem como o mercado local.

Depois, analise o histórico da franquia, inclua sua reputação e desempenho financeiro. Avalie o suporte oferecido pela franqueadora, por exemplo: treinamento e assistência operacional. Além disso, leve em conta o investimento inicial e as taxas contínuas.

Ao ponderar esses fatores, você estará melhor equipado para escolher a franquia que melhor se adapta às suas necessidades e objetivos de negócios.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Perfil ideal para ter franquia

Para ter sucesso com uma franquia, é essencial ter o perfil certo. Empreendedores com habilidades de gestão e liderança são ideais. Além disso, é importante ter paixão pelo setor em que a franquia opera. Conhecimento prévio do mercado também é vantajoso.

Ainda, a flexibilidade e capacidade de adaptação são qualidades essenciais. Ser disciplinado e seguir as diretrizes da franqueadora é fundamental.

Por fim, ter habilidades de comunicação e relacionamento é valioso para lidar com clientes e equipe. Ou seja, o perfil ideal para ter uma franquia combina competências empresariais, paixão pelo setor e capacidade de seguir diretrizes com disciplina e flexibilidade.

Como funciona o investimento em uma franquia?

Investir em uma franquia é um processo estruturado que requer atenção aos detalhes. Primeiramente, entre em contato com a marca desejada e analise o negócio cuidadosamente.

Em seguida, avalie a Circular de Oferta de Franquia (COF) para entender os termos e condições. Planeje suas finanças minuciosamente para garantir que tenha os recursos necessários.

Depois, negocie os termos do contrato com a franqueadora e, uma vez acordado, esteja pronto para fazer o investimento na franquia. Seguindo esse passo a passo, você estará no caminho certo para abrir sua própria franquia de forma sólida e bem-sucedida.

Ao longo do texto, você aprendeu que franquia é o investimento seguro. Ainda, descobriu dicas estratégicas e opções de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Advertisement

Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS