A franquia é o investimento seguro para os empreendedores que desejam ter o próprio negócio. Este modelo tem muitas vantagens que fazem a diferença no seu sucesso. Explicaremos mais sobre este formato para que você conheça melhor.
Um ponto que mostra que abrir uma franquia é atrativo é o seu mercado. O setor tem tido altas sucessivas depois da pandemia. Só no segundo trimestre de 2022, o faturamento teve um aumento
Além disso, o formato de franquia tem alguns pontos que fazem dele um investimento seguro para o empreendedor. Não que seja infalível, mas dá uma base mais sólida para o desenvolvimento do negócio.
Porém, é essencial que se conheça bem o modelo de franquias antes de investir, para que possa saber encolher e avaliar cada aspecto do negócio. Então, quer entender melhor como ele funciona? Fique com a gente!
Franquia é o investimento mais seguro ou não?
Sim. Franquia é o investimento mais seguro que o empreendedor pode fazer. Este negócio é sua melhor opção para iniciar uma empresa e ter um alto faturamento com o tempo.
Um ponto diferencial que dá segurança ao empreendedor é a taxa de mortalidade das franquias. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esta taxa é de apenas 5% em até dois anos após a abertura. Ou seja, cinco em cada 100 franquias fecham em até 24 meses depois da abertura.
Este índice é muito inferior ao de fechamento de empresas comuns que chegam até 23%, segundo dados do Sebrae. Esta mortalidade é menor por conta de algumas peculiaridades que diferenciam este formato em relação a iniciar um negócio do zero, como explicaremos agora. Continue a leitura!
Modelo predefinido
A franquia é um investimento seguro, pois tem um modelo predefinid o, ou seja, já está montado, tem um modo de operação pronto.
Nesse sentido, o empreendedor investe em uma empresa que já atua no mercado, iniciando uma unidade de uma rede igual as outras que atuam em outros lugares. Logo, é como abrir um negócio “clone” de outro.
Quando se inicia um negócio comum, o empreendedor precisa pensar em cada detalhe da empresa, sua estrutura, o que vai vender, forma de atendimento, entre outros. Nas franquias isso tudo vem pronto.
A franqueadora, que estruturou o negócio, permite ao empreendedor usar todo o know-how, ou seja, a forma de fazer da empresa. Logo, o plano de negócio vem pronto para que o empreendedor apenas o implemente.
Sendo assim, é como receber um mapa indicando por onde deve ir para chegar a seu destino, que neste caso é um negócio bem-sucedido.
Em outras palavras, como a franqueadora tem experiência e atua no mercado há tempos, consegue mostrar a você a melhor forma de fazer algo. Isso diminui os seus riscos e por este motivo que a franquia é o investimento seguro.
Questões financeiras já calculadas
Outro ponto que traz segurança para o empreendedor que investe em franquia é a possibilidade de saber de antemão quanto terá que investir. A franqueadora apresenta estas questões financeiras já calculadas.
A franqueadora sabe o que é necessário para começar uma unidade e apresenta aos interessados uma projeção destes custos. Por exemplo, tem a taxa de franquia, prováveis gastos com maquinário, com abertura de empresa, eventual estoque, entre outros.
Isso evita que o empreendedor comece um negócio sem saber quanto terá que gastar, o que é algo perigoso. Nesse sentido, corre o risco de iniciar esta montagem e não ter capital para terminar.
O franqueado é informado sobre o custo total para começar a franquia e baseando-se neste valor pode optar por esta ou aquela marca. Então, trata-se de um fator que traz menos risco e permite um melhor planejamento e organização.
Do mesmo modo, com sua experiência de atuação, as redes de franquias também conseguem apresentar ao empreendedor uma projeção de faturamento.
Sabendo de todas essas informações em relação ao investimento, o empreendedor se sente mais seguro para começar um negócio.
Atividades foram testadas
Além da franquia ter uma estrutura previamente estabelecida, também tem em sua operação um produto ou serviço que foi testado e aprovado pelo público.
Dessa forma, ao iniciar o seu negócio você não corre o risco de tentar vender algo e não conseguir atrair os consumidores. Isso porque, o público já conhece os itens da franquia e é uma grande vantagem para o seu negócio.
Por exemplo, se vai trabalhar com a venda de pizzas, a franquia apresenta receitas que foram testadas ao longo do tempo. Muitas delas tendo se alterado para se adaptar melhor ao paladar dos clientes.
Do mesmo modo, a forma de atendimento é padronizada de maneira básica, organizada para ser mais eficiente e lucrativa. Então, evita que um empreendedor de primeira viagem quebre a cabeça e se sinta inseguro na forma de atuar.
A franqueadora também investiu nos estudos e parcerias para que os produtos ou serviços da rede fossem o melhor possível. Não é um trabalho que acontece da noite para o dia e isso dá mais segurança para investir sem medo.
O franqueador já testou diversas formas de realizar os processos internos da empresa ao longo do tempo, sendo capaz de identificar quais são os mais vantajosos e lucrativos. Todo esse conhecimento é passado ao franqueado.
Suportes da franqueadora
O suporte ao franqueado é todo serviço que a franqueadora promete cumprir. Por exemplo: auxiliar na localização do ponto comercial, realizar treinamentos, fornecer consultoria de campo, entre outros.
Na verdade, não existe um padrão de suporte ao franqueado estabelecido. Em média, cada marca franqueadora tem modelos de operação distintos.
Mas todas as franqueadoras oferecem algo que seja o suficiente para que o franqueado possa aprender sobre o negócio e se desenvolver.
As maneiras mais comuns para este suporte oferecido é por meio de treinamentos, sejam online ou presenciais, bem como visitas às unidades modelos. Além disso, o franqueado conta com manuais que possam ajudar em demandas do dia a dia.
Por fim, a franqueadora orienta para o trabalho de marketing e de gestão, o que diminui as chances do franqueado errar. Enfim, isso mostra que a franquia é o investimento seguro a se fazer.
Pesquisas mercadológicas
Pesquisa mercadológica pode ser definida como um instrumento usado pelas empresas para buscar compreender melhor o mercado em que se está inserido. Assim, podem elaborar ações que corresponderão a necessidade e demanda dele.
A franquia é o investimento seguro, porque o franqueado recebe um negócio que já passou pela fase de pesquisar, se consolidando no mercado.
Nesse sentido, este estudo mostra para a franqueadora a forma mais eficiente de conquistar o mercado. Com os resultados, a marca consegue oferecer ao empreendedor um negócio direcionado para uma melhor atuação.
Descontos com fornecedores
Como a franquia tem várias unidades, consegue ter uma economia de escala. Ou seja, fazer melhores propostas para os fornecedores e assim ter descontos.
Por exemplo, se uma única empresa compra 100 produtos, o fornecedor faz um preço. Se chegar para comprar 10 mil, o valor será outro, pois o poder de barganha aumenta.
Nesse sentido, a franquia consegue ter os custos menores por conta de suas compras maiores, o que é algo que resulta no aumento da lucratividade para o franqueado.
Marca reconhecida
Um ponto que faz uma diferença positiva para a franquia é ter uma marca reconhecida. O franqueado começa um negócio que antes de existir já chama a atenção dos consumidores.
Um negócio do zero demanda tempo para que a empresa seja conhecida. Já a franquia passou por este processo, com um trabalho de marketing e atuação de suas unidades.
A própria expansão da marca em várias unidades faz com que fique cada vez mais conhecida pelo público. Portanto, como cada uma dessas unidades tem o padrão da franquia, o cliente se sente seguro, pois sabe o que vai encontrar.
Dessa forma, este e todos os fatores sobre os quais falamos mostram que a franquia é o investimento seguro. Assim, o empreendedor acaba investindo com mais certeza de que esta é a sua escolha certa.