Será mesmo que franquia é um bom negócio? Entenda finalmente aqui

Por
em
Imagem de uma empresária falando ao telefone sentada em uma mesa de escritório em casa. Imagem ilustrativa texto franquia é um bom negócio.
Advertisement

O empreendedor que analisa bem, acaba chegando à conclusão de que franquia é um bom negócio. Seja por conta da segurança ou pelo faturamento, além de outros pontos positivos que mostraremos a seguir.

Mesmo com grandes  problemas na Economia em 2020, o franchising faturou mais de R$ 167 bilhões no ano segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com isso, o setor se mostrou sólido mesmo diante das turbulências causadas pelo novo coronavírus.

Mas se isso ainda não te convenceu, separamos aqui alguns motivos para você acreditar que franquia é um bom negócio e que vale a pena investir.

Entenda por que franquia é um bom negócio

modelo de franquias é interessante por diversos fatores. Por isso tem chamado a atenção dos empreendedores por todo o mundo.

Muitos buscam um negócio com um investimento inicial menor, ou ainda, um empreendimento em que é possível saber antes o quanto terá de investir. Outros buscam um suporte por conta da inexperiência no mercado.

São diversos motivos que levam a investir no franchising, e aqui separamos alguns detalhes para você entender por que franquia é um bom negócio.

Modelo de negócio mais seguro

A franquia é um modelo mais seguro, pois o franqueado conta com diversos tipos de suportes e assistências que só existem neste formato de negócio.

Nesse sentido, se ele começar uma empresa sem experiência, pode se atrapalhar em várias etapas. Pode vir a investir em produtos ou serviços sem aceitação no mercado ou aplicar muito dinheiro na estrutura.

Da mesma forma, o empreendedor pode vir a ter problemas com as questões financeiras ao se planejar de forma equivocada.

Por este motivo, a taxa de mortalidade das empresas comuns nos primeiros dois anos passa dos 20% segundo o Sebrae.

Ao contrário do que acontece com os modelos de franquias, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as unidades franqueadas possuem uma mortalidade de apenas 5% nos dois primeiros anos presente no mercado.

Imagem de uma empresária falando ao telefone e anotando algo em um papel. Imagem ilustrativa texto franquia é um bom negócio.
O empreendedor pode se sentir mais seguro ao investir em uma franquia.

Esta segurança vem da orientação da franqueadora, que ajuda o franqueado a não se perder durante o processo, não permitindo que o mesmo faça movimentos errados. Ainda, ter uma marca reconhecida no mercado faz toda a diferença para o negócio.

Com uma franquia, você terá respaldo exatamente onde empresas convencionais não costumam ter: planejamento, sistema testado e aprovado por consumidores, treinamentos, além do suporte de gestores.

Modo de fazer preestabelecido

Advertisement

Uma das vantagens deste tipo de negócio é ter uma estrutura preestabelecida, com um know-how desenvolvido pela franqueadora.

Dessa forma, o empreendedor sabe o que fazer, sabe como montar o negócio, como realizar um bom atendimento aos clientes, sabe como é feita a produção dos produtos, entre outros detalhes.

Quando se inicia um negócio do zero, o empreendedor não sabe bem como realizar as etapas essenciais. Por isso, até que a empresa consiga ter o reconhecimento no mercado pode demorar um bom tempo.

Assim, o modelo de franquia é como pegar um negócio quase pronto, onde o franqueado deve seguir as orientações da franqueadora.

Nesse sentido, ao comprar uma franquia, ele recebe um projeto preestabelecido, com detalhes importantes do negócio presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Neste documento a franqueadora fornece informações relacionadas ao trabalho do franqueado no dia a dia e como ele irá executar suas atividades.

Da mesma forma, sabe o que terá de comprar, os maquinários, os investimentos em reformas, os custos fixos e variáveis para o funcionamento da unidade.

Por exemplo, em uma franquia de sanduíches, o franqueado recebe uma receita e aprende junto à franqueadora como produzir este alimento.

Isso também acontece com relação aos serviços, onde o “modo de fazer” é repassado pra todos os franqueados, para que cada unidade da franquia siga este padrão preestabelecido.

Suportes para o franqueado

Imagem de uma mulher usando um notebook no colo. Imagem ilustrativa texto franquia é um bom negócio.
Muitos dos suporte e treinamentos da franqueadora são feitos online.

Ao ingressar em um negócio de franquias, o empresário iniciante muitas vezes não possui nenhuma experiência em gestão.

Um suporte de qualidade inclui programas de treinamento e ações de propaganda e marketing. Em muitos casos, envolve assistência jurídica e financeira, o que é um grande auxílio aos franqueados que dão os seus primeiros passos no mundo do franchising.

Nesse sentido, o suporte oferecido pela franqueadora é fundamental para o sucesso da marca.

Assim, é a partir disso que as unidades consolidam a transferência de know how e amadurecem na operação.

Sendo assim, o primeiro aspecto a ser considerado é a questão do treinamento para as franquias. Com um treinamento adequado, fica mais fácil para o franqueado assimilar o know-how da franquia.

É importante entender que o treinamento não se resume à capacitação inicial antes do início das operações.

Este processo deve ser constante, até porque mudam-se as fórmulas e etapas internas do negócio para se adaptar ao mercado e aos clientes, além da evolução natural que acontece com o empreendimento.

Ainda, para que o franqueado não fique desamparado no momento de trocar funcionários, ou se adaptar à sua região de atuação.

Por fim, quem inicia um negócio do zero não conta com a grande maioria destes suportes, por isso uma franquia é um bom negócio.

Reconhecimento da marca pelo consumidor

Toda vez que vamos ao shopping, por exemplo, nos deparamos com várias lojas reconhecidas, cujas marcas fazem parte do cotidiano dos consumidores.

A grande maioria delas está no franchising, e este modelo de negócio promove um círculo virtuoso de crescimento para a marca.

Nesse sentido, cada unidade que faz sucesso, vende bem, fortalece a marca junto ao seu público consumidor. E cada unidade que bem sucedida, também atrai a atenção de novos empreendedores.

Com a entrada de novos franqueados, a marca se expande, chega a regiões que antes não atuava. Dessa forma, ela passa a ser reconhecida por um novo público. E assim acontece ao longo do tempo.

Imagem de duas mulheres conversando e olhando para um computador. Imagem ilustrativa texto franquia é um bom negócio.
A marca da franquia por si só ajuda muito ao empreendedor na captação de clientes.

A franquia é um bom negócio pois este reconhecimento facilita o trabalho inicial do empreendedor. Com uma empresa sem renome, fica mais difícil na captação de clientes, pois os consumidores tendem a ser conservadores.

Dessa forma, é comum o público busca empresas que já conhece, com as quais estão habituados. Por isso, mesmo antes de inaugurar a sua unidade ela já chama a atenção na região.

Economia de escala

Um ponto importante que o empreendedor que investe em franquia conta é a economia de escala. É uma forma de diminuir custos e com isso, melhorar a lucratividade do negócio.

Nesse sentido, como a franquia trabalha com os mesmos produtos em todas as suas unidades, ela consegue barganhar junto aos fornecedores melhores condições, seja de preço, entrega ou forma de pagamento.

Por exemplo, se você chegar ao fornecedor querendo comprar 100kg de presunto ele lhe fará um preço. Quando chega para comprar 1 tonelada, este valor pode mudar diante de uma boa negociação.

Ainda, se for para comprar 10 toneladas, a negociação fica ainda melhor, pois o fabricante ganha uma venda robusta de uma única vez, e isso diminui os seus custos, e esta economia pode ser repassada para o preço.

Assim, o modelo de franquia proporciona este tipo de negociação por conta do tamanho da rede, e isso pode se refletir positivamente no bolso do franqueado.

Enfim, franquia é bom negócio por conta destes e de outros detalhes. Não fica difícil entender o porquê este formato tem sido tão procurado pelos empreendedores mundo a fora.

Ficou interessado em franquias? Veja no link abaixo diversas opções de franquias baratas disponíveis no mercado para você investir.

Caso escolha uma das marcas, entre em contato com a franqueadora. Mas se ainda tem dúvidas sobre onde investir, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe orientar neste escolha da franquia. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement