Muita gente se pergunta se franquia é mesmo um bom negócio. A resposta é sim, mas você precisa se planejar.
Uma franquia tem várias vantagens, só que também é um investimento. Ou seja, você precisa estar preparado para arcar com os valores e com o trabalho que ela acarreta.
Com isso em mente, você vai conseguir aproveitar melhor as razões pelas quais franquia é um bom negócio.
Afinal, qual o diferencial do modelo de franquias?
Uma franquia é um modelo de negócio em que você vai abrir uma nova unidade de um negócio que já existe.
Ou seja, você vai trabalhar com uma marca que já está no mercado. Esse é o maior diferencial do modelo: você terá um negócio predefinido e uma marca conhecida para atuar com.
Veja 5 motivos pelos quais franquia é um bom negócio
A seguir, listamos algumas das principais vantagens que chamam a atenção na hora de abrir uma franquia. Veja abaixo.
1. Estrutura do estabelecimento
Se a franquia que você abrir for do tipo loja física, você vai contar com um projeto arquitetônico definido pela franqueadora.
Ou seja, a marca vai avaliar o espaço e vai estabelecer a estrutura do espaço. Assim, o ambiente vai respeitar a identidade visual das outras unidades e vai ter tudo que é necessário para o negócio funcionar.
É uma grande facilidade, pois a franqueadora já sabe tudo que a sua loja precisa. O arquiteto responsável não terá dificuldades.
Também vale dizer que a marca ajuda a encontrar o melhor ponto comercial para abrir seu negócio. Para isso, ela fará um estudo de geomarketing, avaliando a concorrência ao redor, presença do público-alvo na região e mais.
Caso a franquia que você escolher não tenha loja, ela será home office ou home based. Em um modelo home office, você poderá gerenciar seu negócio todo de casa, pela internet.
Já uma opção home based é aquela em que a gestão da franquia é feita em casa, mas o franqueado precisa sair para atender a seus clientes.
A Acquazero, por exemplo, é uma franquia que pode ter atendimento delivery para cuidar dos carros dos clientes. Assim, o franqueado cuida da franquia em casa, mas vai até a casa do consumidor para prestar o serviço.
Nas franquias do tipo home, a franqueadora não prevê a estrutura do estabelecimento. Mas, em geral, será preciso ter acesso a um computador, internet e telefone.
2. Plano de negócio validado
Abrir um negócio do zero requer criar todo um plano de negócio, também do zero. Mas em uma franquia, não, e esse é outro dos motivos por que franquia é um bom negócio.
Na franquia, você vai receber um modelo pronto. Já estão estabelecidos os produtos e serviços, os modos de fazer, de atender, previsões financeiras e mais.
Dessa forma, basta colocar o plano em prática. Isso cria maior segurança para o sucesso do negócio, pois o modelo já terá sido praticado em outras unidades. Então, os erros terão sido corrigidos, e os problemas na sua unidade serão bem menos comuns.
Para se ter uma ideia do quanto isso faz diferença, apenas 5% das franquias fecham as portas em dois anos. Por outro lado, essa porcentagem sobe para 23% dos negócios iniciados por conta própria.
3. Conhecimento de marca
Para comprar com uma marca, o consumidor precisa ser conquistado. Esse é um trabalho difícil, pois ele precisa ter confiança no negócio.
Na franquia, isso já existe. Ao abrir uma unidade, você vai trabalhar com uma marca que atua hoje. Então, as pessoas já conhecem aquele negócio.
E, mesmo que não o conheçam, podem pesquisar sobre eles e verificar boas opiniões de outros clientes.
Até quando a unidade é única na cidade, o usuário consegue entender que existem outras lojas daquele tipo pelo Brasil. Então, compreende que ali, naquele município, o que sua unidade está oferecendo é o mesmo das outras da marca.
Ou seja, é mais simples para o consumidor confiar em uma franquia. Por isso, o processo de conquista e de venda para ele também é facilitado, aumentando o potencial de lucro do negócio.
4. Suporte para o negócio
As franqueadoras oferecem suportes completos para as franquias. Isso quer dizer que, ao abrir a sua, você terá apoio para definir seu ponto comercial, vai ter dicas de marketing, comercial, financeira, suporte jurídico e mais.
Outra coisa importante é que você vai contar com treinamento. Tanto com aulas iniciais, como aquelas de “reciclagem”, para aprender cada dia mais sobre o negócio.
Tudo isso ajuda na prática do negócio. Afinal, se tiver dúvidas, você poderá recorrer à franqueadora e perguntar sobre a melhor forma de prosseguir.
5. Possibilidade de diminuição de custos
Quando compra uma franquia, você passa a fazer parte de uma rede com várias outras unidades. Por isso, seu custo de compra de insumos se torna menor.
Isso já que toda a rede vai fazer as mesmas compras. Quando a quantidade é maior, a marca consegue negociar condições mais atraentes com o consumidor.
Quer saber mais sobre o modelo de franquia? Acompanhe o vídeo que separamos abaixo!
Como arrecadar capital para investir em franquia
Se você quer investir em uma franquia, mas não tem dinheiro, pode conseguir o capital de várias formas.
Uma delas é obter um empréstimo no banco. Algumas instituições têm, inclusive, oportunidades de crédito específicas para abrir um negócio. Vale a pena pesquisar.
Outra alternativa é vender um bem que você já tem. Um carro, por exemplo. Se o veículo é dispensável, a venda dele vai dar a você dinheiro para investir na sua empresa.
Além disso, existe a opção do refinanciamento. Neste caso, você vai dar ao banco um carro, um imóvel ou outro bem como garantia. Em troca, vai receber o empréstimo que deseja e poderá adquirir sua franquia.
No refinanciamento, você vai pagar parcelas mensais e poderá continuar a usar o bem que colocou como garantia. Porém, ele só voltará a ser totalmente seu após o pagamento total das parcelas.
Na hora de comprar uma franquia, a principal dica é se planejar. Tanto em relação ao aspecto financeiro, quanto entendendo bem o que você quer fazer.
Uma franquia só é um bom negócio quando você está preparado para investir nela, e quando trabalha com algo que gosta. Ter interesse no ramo é fundamental para manter o entusiasmo no dia a dia da franquia.
Este artigo foi produzido pela equipe do Juros Baixos.