Abrir uma franquia em Salvador (BA), pode ser um grande passo para quem busca mudar de vida e transformar a sua carreira profissional. Então, para saber mais sobre o empreendimento na capital baiana, preparamos o texto a seguir com um levantamento dos benefícios de entrar nesse negócio.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), revelou que em 2023, o setor de franquias faturou R$ 240,6 bilhões. Dessa forma, investir nesse no mercado pode ser uma boa opção para quem quer ganhar dinheiro. Salvador é a principal cidade do Nordeste e uma das mais populosas do país.
Não à toa, atrai diversos empreendimentos para os seus arredores. Vale lembrar que as franquias são negócios que visam autorizar um empresário terceiro a explorar comercialmente uma determinada marca.
Dessa forma, podemos considerar esse modelo como semi-independente. Além das facilidades de apostar em franquias em Salvador, o Governo da Bahia tem atraído diversos investidores e trabalhado para ampliar a atuação de empresas no estado. Continue a leitura!
Vantagens de abrir uma franquia em Salvador
Devido a esse movimento do governo estadual baiano, a prefeitura da Salvador tem trabalhado para apoiar cada vez mais seus empresários. Dessa forma, em 2020 foi lançado o Guia de Apoio ao Empreendedor para ajudar os micro e pequenos negócios a se reerguer ou começar.
Com base nesse material, é possível ter acesso a uma quantidade de introduções que visam apresentar diversas estratégias compatíveis com as novas expectativas sobre os segmentos em geral. Principalmente, pensando que diversas áreas apenas tendem a mudar a forma de atuação.
Todo o conteúdo foi produzido em uma parceria envolvendo diversas instituições como: Sebrae, Fecomércio, Federação das Indústrias, Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador, Associação Comercial da Bahia, Financiadora de Estudos e Projeto (Finep) e Banco do Nordeste.
Entre as partes que são abordadas neste guia, você irá encontrar como lidar com boas práticas relacionada ao marketing digital, vendas, estoque, logística, inovação e cenários possíveis. Também é possível conhecer algumas medidas que estão sendo feitas pelos governos federal, estadual e municipal.
Mas para que você tenha acesso ao conteúdo, pode acessar o site do Guia do Empreendedor e fazer o download dos materiais, lembrando que cada setor tem a sua própria analise. Graças a essa iniciativa, você poderá ter acesso a informações, vídeos, ferramentas que irão auxiliar na gestão da sua franquia.
Por mais que ser um franqueado tenha a obrigação de seguir diversos padrões, a parte de gestão e administração da sua unidade é de sua responsabilidade exclusiva. A forma como irá gastar o dinheiro adquirido, a troca de funcionários e outras coisas será sempre com base na sua decisão.
O que torna Salvador um bom lugar para empreender?
Tendo como base o guia e as ações do estado para atrair mais empreendedores, abrir uma franquia em Salvador é o começo para a sua mudança de vida.
Porém, ainda precisamos conhecer um pouco mais sobre a cidade e descobrir outros aspectos interessantes que farão você ver a vantagem de investir numa franquia em Salvador. A cidade tem quase três milhões de habitantes, se tornando o maior do Nordeste, terceiro no Brasil e o oitavo da América Latina.
Dessa forma, se torna um grande atrativo para que empresas possam crescer e se desenvolver. Principalmente quando se fala do setor terciário, responsável pela comercialização de produtos e serviços ao consumidor final.
Assim, Salvador se torna uma bela porta de entrada para empresas que buscam se expandir para essa região do Brasil. Sem contar no movimento turístico da cidade, uma das maiores do país.
De acordo com dados, a capital baiana é a 5º cidade mais visitada por turistas no Brasil. Para se ter uma ideia, apenas durante o verão de 2019, mais de R$ 6 bilhões foram movimentados no estado, tendo Salvador como a principal. Esses números foram apresentados pela Secretaria de Turismo do Estado.
Além disso, a idade média das empresas é superior a sete anos, uma das maiores do país. Dessa forma, se levarmos em consideração os dados apresentados pelo Sebrae sobre a taxa de mortalidade das empresas abertas do zero no Brasil, a expectativa é considerada boa.
Por fim, precisamos destacar que Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) de Salvador é um dos mais altos do país, registrando valor médio de 0,759 e sendo puxado pelos números relacionados a renda per capita. A seguir, confira quais são as melhores opções de franquias baratas para abrir em Salvador.
Franquias baratas em Salvador para investir
Agora que você conhece todas as etapas para abrir uma franquia em Salvador, chegou o momento de conhecer algumas das marcas disponíveis no mercado.
Mais uma vez, é importante destacar que o mais importante nesse momento é escolher pela aquela opção que oferecer o melhor custo-benefício.
Franquias são empreendimentos de mão dupla, onde o sucesso de um está ligado diretamente ao sucesso do outro. Assim, você deve sempre observar qual terá mais condições de entregar um trabalho legal para você, mesmo sendo mais cara ou barata que outra.
Lembrando que todas as condições que listamos ao longo do texto também devem estar presentes, como o alinhamento com as tendências de cada setor. Por causa disso, separamos diversas franquias em diferentes meios para ajudar você a conseguir fazer parte da melhor rede possível.
Na lista a seguir, iremos trazer algumas das melhores franquias para se investir no momento. São marcas reconhecidas e com histórico de sucesso, pontos que farão diferença na hora da tomada de decisão. Confira!
Como escolher a melhor franquia para abrir?
Escolher a melhor franquia para abrir demanda análise criteriosa. Inicialmente, pesquise setores em ascensão no mercado. Em seguida, leve em conta suas habilidades e interesses pessoais para encontrar uma franquia alinhada.
Na sequência, avalie o suporte oferecido pela franqueadora, inclua treinamento e assistência operacional. Considere também o retorno sobre o investimento e os custos envolvidos no empreendimento.
Além disso, verifique a reputação da marca e converse com outros franqueados para obter informações valiosas. Ao seguir esses passos, você estará mais preparado para escolher uma franquia que atenda às suas expectativas e objetivos empresariais.
Qual o perfil ideal para se tornar um franqueado?
Abrir uma franquia em Salvador tende a ser ainda mais vantajoso que algumas regiões. Embora tenha essa idade média, é muito importante para que se mantenha dentro do que é esperado de um empresário.
Principalmente no tipo de negócio que está prestes a abrir. Antes de tomar qualquer decisão é preciso conhecer o seu perfil.
Existem diversas características para levar em consideração na hora de determinar qual tipo de empreendedor você é. Atualmente, o Sebrae trabalha com pelo menos quatro principais perfis.
Você também pode encontrar outras análises fazendo uma pesquisa ou testes que irão ajudar a determinar os seus pontos forte e fracos. Antes de apresentar quais são os tipos é importante saber que não existe um que é melhor que o outro.
Essa é uma questão que tem mais a ver com a sua personalidade e qual tipo de empreendimento mais combina com você. Por fim, facilita a sua jornada como empresário e traça um rumo mais fácil para o sucesso do negócio.
Tipos de perfis de empreendedor
Dentro da análise realizada pelo Sebrae, podemos identificar o empreendedor independente, que é uma pessoa boa em negociação e em deixar seus clientes satisfeitos. Porém, o principal ponto fraco é não ser tão bom quando se trata de planejamento estratégico.
Em seguida, encontramos o empreendedor inovador que gosta de pensar além do seu horizonte e busca maneiras de deixar os processos mais simples e para isso. Logo, acaba se tornando muito questionador. Em contrapartida, pode perder muito tempo por causa da sua mente inquieta.
O considerado provedor é aquele empresário que decidiu empreender por necessidade devido a baixa renda. Por causa disso, sabe da necessidade de se capacitar para estar à frente de um negócio. Sendo considerado o mais batalhador de todos os perfis.
Por fim, temos o visionário que tem boa visão do mercado e descobre as oportunidades disponíveis. Esse tipo de empreendedor também está sempre atrás das informações e é autoconfiante, muito por ter como base outras experiências ao longo da sua vida.
Veja algumas dicas para conseguir abrir uma franquia em Salvador
Agora que você conhece as vantagens de abrir uma franquia em Salvador e as oportunidades que o município oferece, é preciso escolher as melhores franqueadoras para lhe ajudar a mudar de vida. Para isso, é muito importante que consiga seguir alguns passos.
É com base nisso que você terá condições de optar pelas empresas que mais condizem com o seu perfil. Por mais que saiba como você tende a trabalhar com base na analise que mostramos acima, você precisa agora alinhar as informações com as franqueadoras.
Como as franquias são negócio que exigem um acompanhamento e padronização próximo, é fundamental que tenha um “casamento” perfeito com ela.
Serão anos de relação e qualquer ponto desalinhado pode se tornar um martírio para o empresário. Dessa forma, é necessário o cuidado antes de dar qualquer passo.
O primeiro ponto, antes de levantarmos as dicas sem enrolação, é encontrar o segmento que você tenha o mínimo de conhecimento, experiência ou vontade de aprender.
Não olhe apenas para o retorno financeiro, pois para chegar até o ponto que deseja será necessário trabalhar mais que oito horas por dia.
Empreender significa estar o tempo inteiro por conta da empresa, agora imagine a tristeza que será fazer isso sem paixão. Acordar todas as manhãs será muito mais difícil. Por isso, preze por aquilo que gosta. Conhecendo esse ponto, chegou a hora de dar sequência na abertura da sua franquia.
Faça um levantamento financeiro
O primeiro passo é conseguir fazer um planejamento financeiro adequado para se tornar dono de uma franquia. Essa prática precisa ser feita em qualquer tipo de negócio que for abrir, mesmo os próprios. É graças a ela que saberá o poder de compra do seu dinheiro.
A principal dica nessas horas é conseguir fazer um levantamento da sua capacidade financeira. Ou seja, mapear o caminho que a sua renda fixa e variável faz até ser eliminada da conta. Para isso, você pode começar conhecendo os gastos que podem ser considerados “bobos” e eliminá-los.
Por mais que pareça algo muito simples, só essa atividade já trará grandes benefícios para você. Seguindo essa linha, você também pode negociar valores mais acessíveis com as operadoras de televisão e telefone, além das provedoras de internet. Essas empresas sempre possuem condições mais atrativas e adequadas para sua nova realidade.
Outra questão que você precisa correr atrás para conseguir montar o seu planejamento financeiro é quitar todas as dívidas, caso tenha. Lembre que o credor não irá poupar esforços para chegar a um acordo benéfico para os dois lados, afinal quer receber o que é dele.
Seguindo essas pequenas dicas você poderá ter uma maior noção do seu dinheiro. Como consequência, na hora de investir na sua franquia em Salvador, terá maiores condições de arcar com o valor todo.
Caso queira uma ajuda, também pode procurar um financiamento. Com a prática adquirida de controle das contas, isso não ficará complicado para você.
Conheça o mercado
Com a ideia mais esclarecida do seu poder financeiro e sabendo a área que deseja entrar, chegou a hora de estudar um pouco mais a fundo o mercado. Nesse momento, diferente da primeira dica, você deve observar quais as tendências do segmento que está querendo investir.
Nesse caso, é preciso fazer um estudo muito delicado para conseguir encontrar os pontos que o público-alvo do negócio tende a ir.
Por exemplo, no setor Alimentício temos muitas pessoas aderindo a prática do veganismo ou vegetarianismo. Já empresas que lidam com prestação de serviço, precisam oferecer algo sustentável para conseguir ter bons resultados.
Tudo isso é facilmente identificado com essa busca minuciosa. Após isso, você precisará trabalhar com as empresas que estão disponíveis para você abrir a sua franquia em Salvador e que estão alinhadas com essas perspectivas do mercado para o futuro. Para se tornar um empresário, você também precisa pensar no futuro do seu negócio.
Assim, não é possível apenas contar com os seus ganhos atuais se a tendência do mercado é fazer uma mudança diferente do que existe hoje. Uma dica importante é observar bem quais as marcas que trabalham melhor nesse quesito e aparentam estar mais preparadas para as mudanças.
Nesse estudo, você pode analisar os serviços e produtos oferecidos. Dessa forma, o seu leque de opções dará uma reduzida e facilitará o trabalho para escolher a melhor marca. Dando o primeiro passo para o sucesso do seu negócio.
Não esqueça também de fazer uma busca sobre as tendências que envolvem os consumidores de Salvador.
Por mais que exista estudos apontando o que pode acontecer no Brasil como um todo, as populações possuem pensamentos, costumes e tradições diferentes.
Pesquise sobre as marcas
Conhecendo o mercado e onde você precisa atuar para ter uma franquia em Salvador de sucesso, é importante que passe para uma pesquisa mais detalhada sobre como as marcas trabalham.
Vamos lembrar que as franquias são empreendimentos que precisam ter uma boa reputação com o público para que vala a pena investir.
Assim, você pode começar a sua busca pela reputação da empresa em suas redes sociais. Essa ferramenta é uma das mais importantes para as franquias conseguirem se comunicar com o público com mais efetividade. Dessa forma, também pode conter diversas reclamações sobre o produto ou serviço oferecido.
Portanto, a dica é ficar bem atento no teor dessas críticas, como a empresa lida com isso e se existem clientes defendendo a franqueadora. Caso não sinta confiança já nesta etapa, talvez seja melhor cortar essa opção.
Em seguida, você pode fazer uma pesquisa no Google sobre a empresa. Observe se há matérias sobre ela, visite o site da marca e, principalmente, confira se há críticas no “Reclame Aqui”.
No caso das franquias, você poderá encontrar insatisfação de outros franqueados com a empresa. Dependendo do volume, o negócio não será uma boa.
Por fim, caso ainda tenha uma lista grande com opções de franquias, faça anotações com os pontos fortes e fracos de cada uma que você reparou.
Estabeleça os seus critérios de eliminação e corte novamente mais algumas marcas. A partir do próximo passo é muito importante que você tenha uma lista bem pequena.
Entre em contato com a franqueadora
No momento que você conhecer o site da franqueadora, poderá reparar que contam com um pequeno formulário para preencher caso queira se tornar um franqueado.
Dessa forma, para conseguir dar continuidade no processo é preciso enviá-lo para a marca. Só assim saberá que você tem interesse em ser um franqueado.
Após demonstrar a sua vontade, a empresa irá entrar em contato com você para conhecer mais sobre o seu perfil. Lembrando que é muito importante que toda essa busca também esteja alinhada ao seu tipo de empreendedor que descobriu anteriormente no texto.
Essa etapa é muito importante para que a franquia possa identificar as vantagens de tê-lo como membro da rede e encontrar o modelo de negócio que combine mais com a sua personalidade.
Diversos fatores são levados em consideração como a sua capacidade de investimento, experiência, objetivos de curto e longo prazo, projeções etc.
Caso você opte por abrir uma franquia em Salvador com auxílio de um sócio, ele também deverá ser entrevistado. Esse é um processo simples que em poucas conversas pode ser definido.
Aproveite também para esclarecer todas as dúvidas que teve ao longo da sua pesquisa. Não deixe nada passar em branco, pois pode ser prejudicial no futuro.
Na sequência, se aprovado, você receberá o documento conhecido como Circular de Oferta de Franquia. Será graças a ele que você terá uma noção ainda maior sobre o negócio e estará a um passo de se tornar franqueado.
Estude a Circular de Oferta de Franquia (COF)
Para que você possa se tornar um franqueado é preciso estudar com cuidado cada detalhe que aparecer na COF. Nesse documento haverá diversos tópicos que precisam ser analisados para que nada fique escondido de você sobre a franqueadora.
Para se ter uma ideia do que deve estar presente no documento, será possível encontrar o histórico da marca. Ainda, as taxas referentes ao investimento, regras que precisam ser seguidas, tipo de treinamentos oferecidos, suportes, áreas de atuação disponíveis, equipe de franqueados, dados sobre o mercado etc.
Para que você não sofra pressão das franqueadoras na hora de fechar o negócio, estude a Lei de Franquias. Dessa forma, a COF precisa ser entregue pelo menos dez dias antes da assinatura do contrato. Caso não obedeça o prazo, o negócio irá perder a validade.
Assim, estude com bastante cuidado cada tópico e, caso queira, contrate um advogado para ajudar você a esclarecer algumas dúvidas.
Esse profissional também será muito importante no decorrer do processo de abertura da franquia em Salvador. Todo cuidado é necessário na hora de conseguir escolher a melhor marca.
Por causa da densidade de informações que você terá acesso, evite pegar muitas COFs. Lembre-se que esse é o último passo antes de se tornar um franqueado e, depois da sua decisão final, qualquer tentativa de rescisão de contrato pode acarretar na perda do investimento.
Dessa forma, podemos ver a importância de encontrar o empreendimento mais correto e adequado para a gente.
Ao longo do texto, você aprendeu que vale a pena abrir uma franquia em Salvador. Ainda, descobriu opções de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, invista na sua empresa e ganhe dinheiro.