O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Como saber se uma franquia é a melhor opção para empreender?

Como saber se uma franquia é a melhor opção para empreender?

Sumário

Empreender em uma franquia tem se tornado cada vez mais popular e atraente no mercado brasileiro. Aqui, você vai aprender dicas estratégicas para lucrar nesse mercado.

Inclusive, o franchising vive um bom momento. O faturamento anual saltou dos R$ 167 bilhões, em 2020, para R$ 240,6 bilhões, em 2023. Logo, investir nesse setor pode ser promissor para quem quer ganhar dinheiro. Porém, quando se pensa em um novo negócio, muitas pessoas querem uma “receita de bolo”.

Ajuda para escolher o ponto de vendas, para trabalhar a marca, para conquistar clientela. Nem todo mundo sabe disso, mas as franquias são mais ou menos essa fórmula “mágica”. Isso porque, você empreende usando a experiência de quem já tem sucesso.

Mas é preciso atenção para ir em busca dessa opção: mesmo que a “receita” venha por escrito, muita gente ainda acaba cometendo erros que comprometem o resultado do “bolo”. Portanto, é preciso saber mais sobre o seu perfil de empreendedor para embarcar nessa jornada. Continue a leitura!

Você tem perfil para ser franqueado?

Mas o que é empreender? É o que você faz na hora que abre um negócio próprio, com passos próprios para a construção de algo, usa suas habilidades e aceita os desafios que aparecerem.

E mesmo quem opta por ter apoio para empreender precisa dispor de características próprias para alavancar seu negócio. Questões como já ter participado, de alguma forma, de atividades comerciais, ou mesmo ter envolvimento no ramo em que a franquia atua ajudam bastante. 

Mas outro detalhe imprescindível é ter capacidade de atuação em gestão, inclusive gestão financeira. Desse modo, na hora de abrir uma empresa, diversas questões irão aparecer. Então, será melhor se já tiverem sido revisadas em um plano de negócios antecipado.

O proprietário da empresa precisa ter conhecimento suficiente para tomar as decisões necessárias. Ou, pelo menos, ter apoio de pessoas ou serviços próximos na hora de definir algumas coisas. Como acontece nas franquias, graças ao suporte que a franqueadora oferece.

Diferença entre ter uma franquia e abrir um negócio do zero

É importante compreender que, quando você se torna um franqueado, também é um empresário. Embora você tenha recebido o modelo de negócio da empresa e todas as instruções para o negócio funcionar bem, ainda é o gestor principal e está no comando de uma unidade.

A maior diferença entre começar um negócio sem ter esse apoio que existe nas franquias é que você terá de experimentar mais, e possivelmente errar mais também.

Ninguém pode dizer se isso é bom ou ruim, só você mesmo. Isso porque, talvez, você já tenha experiência de anos como funcionário em algum tipo específico de empresa.

Ou mesmo tenha conhecimento de mercado para atuar por conta própria no ramo de trabalho que você já atua (como muitos profissionais da área de Tecnologia, Comunicação, entre outras).

Quer dizer: a diferença é que, se você investir em um negócio no qual não tem nenhuma experiência, será bem mais fácil fazê-lo amparado pelo franqueador. A seguir, confira como escolha uma franquia para empreender. Mas antes, entenda quais as vantagens de abrir o seu próprio negócio.

Quais as vantagens de abrir uma franquia?

Abrir uma franquia oferece uma boa oportunidade para empreendedores. A principal vantagem é a redução de riscos, já que o negócio tem uma marca consolidada e um modelo de negócio testado.

Mas, além disso, o suporte contínuo do franqueador simplifica muitos aspectos da gestão da unidade, desde o marketing até o treinamento da equipe.

Outro ponto positivo é a facilidade de acesso a financiamentos, uma vez que muitas instituições financeiras veem as franquias como empreendimentos de menor risco.

Por fim, a rede de franquias proporciona networking valioso, o que permite trocas de experiências entre franqueados. Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

Como escolher uma franquia para empreender?

Existem inúmeros casos de empresas que se tornaram franquias: deram tão certo no seu mercado que organizaram esse formato para expansão dos negócios. Aqui, apresentamos um passo a passo para analisar as opções disponíveis.

Considere que, já tendo identificado seu perfil de empreendedor e percebido que a abertura de uma franquia pode ser um bom caminho, ainda é preciso avaliar a proposta de cada franqueador. Acompanhe!

Se informe!

Busque informações sobre os mais diversos tipos de franquia existentes. Há modelos com baixo investimento, outros com custos bastante elevados para instalação.

Logo, as diferenças entre o tipo de assessoria que você terá também são relevantes, além de ser sempre melhor conseguir conversar com pelo menos um franqueado da marca antes de assinar o seu contrato.

Alinhe seu perfil e potencial de investimento

Todos queremos ganhar muito dinheiro entrando na franquia mais rentável de todas. Mas nem todos temos capacidade para isso: o aporte financeiro inicial muitas vezes está além do que o iniciante consegue arcar.

Sendo assim, é preciso escolher o tipo de negócio que você pensa que pode dar certo com suas habilidades e buscar o investimento necessário para implantação.

Procure por especialistas

Não analise a documentação da franqueadora sozinho! Desse modo, busque apoio de um bom advogado e de um escritório de contabilidade experiente.

Isso porque, há detalhes com os quais você precisa se preocupar que nem sempre estão muito claros. Nesse sentido, faz parte de uma boa empresa aprender desde já a não querer levar o mundo nas costas. A decisão final será sua. Porém, quanto mais seguro desse passo você estiver, melhor.

Franquias baratas para empreender este ano

Várias franquias baratas se destacam como opções atrativas. Com investimentos iniciais modestos, essas franquias oferecem uma porta de entrada para o mundo dos negócios.

Entre as opções disponíveis, encontram-se segmentos diversos, como Alimentação, Serviços e mais. Assim, como dito, é importante considerar a reputação da marca, o suporte oferecido pelo franqueador e o potencial de retorno sobre o investimento.

Ao explorar uma alternativa de franquia para empreender, você pode encontrar a combinação certa de baixo custo e alto potencial de lucro para iniciar sua jornada no mercado. Confira!

[raio_x]

Passo a passo para abrir franquia

Para abrir uma franquia, o primeiro passo é entrar em contato com a marca desejada. Em seguida, analise o negócio e avalie a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Já para garantir a viabilidade financeira, é essencial planejar suas finanças cuidadosamente. Depois, negocie com a franqueadora os termos do contrato.

Por fim, após todos os acordos estarem estabelecidos, chega o momento de investir na franquia escolhida. Seguir este passo a passo ajuda a garantir uma entrada bem-sucedida no mundo das franquias, minimizando riscos e maximizando oportunidades de sucesso.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu como abrir uma franquia para empreender. Ainda, descobriu dicas práticas e opções de marcas para investir. Agora que está por dentro do assunto, comece o seu próprio negócio e ganhe dinheiro.

Artigo produzido pela equipe Contabilizei.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje