Franquia de esmalteria: quanto custa investir? Quais as vantagens?

Por
em
moça fazendo unha
Advertisement

Pesquisando quanto custa uma franquia de esmalteria? Então, é possível que você esteja considerando seriamente abrir um negócio do tipo, não é mesmo?

A boa notícia é que o preço de franquias de esmalteria podem ser muito variados. Isso já que as marcas cobram diferentes taxas, além de trabalharem de modos diversos.

Então, na hora de escolher o empreendimento ideal, será importante conhecer essas taxas. Se você souber para o quê elas servem, poderá fazer uma avaliação mais cuidadosa de cada empresa. 

É importante ter a certeza de que todo o cobrado faz sentido e vale a pena em relação aos benefícios trazidos pela marca.

Este texto foi produzido exatamente com esse objetivo: explicar a você os custos de uma franquia de esmalteria. Depois de acompanhá-lo, terá mais facilidade para avaliar as várias opções de franquia de unhas disponíveis no mercado.

Saiba quanto custa uma franquia esmalteria 

Ao iniciar uma franquia de esmalteria, o empreendedor pode oferecer uma série de cuidados com as unhas. Como a cutilagem, unha em gel, pintura das unhas, lixamento etc. 

Além disso, muitas marcas trabalham com serviços extras, como a depilação ou design de sobrancelhas. Isso pode aumentar o faturamento médio do franqueado, já que um mesmo cliente pode realizar diferentes atendimentos.

Tudo isso influencia diretamente o custo de investimento inicial em um negócio. Uma franquia mais diversa, por exemplo, pode demandar um pouco mais.

Mas também existem outros aspectos. Começando pelo tamanho da loja escolhida para a montagem da unidade. Assim como a região do país, os insumos e equipamentos necessários e outros.

Sem contar que as franqueadoras cobram taxas diversas — e muitas podem nem cobrá-las.

Mais uma vez, isso reforça que o custo de uma franquia de esmalteria pode ser muito diferente entre uma marca e outra. Ainda assim, existem alguns valores muito comuns associados à uma unidade. Listamos todos eles abaixo.

Reforma e preparação da loja

Dificilmente o espaço escolhido para montar sua esmalteria já terá toda a estrutura necessária. Então, será preciso reformá-la, atendendo ao projeto de loja da franqueadora.

Para isso, a franquia oferecerá uma série de especificações sobre o espaço e estrutura necessária. Dessa forma, a execução do projeto será mais simples e vai atender à padronização da rede.

Em todo o caso, costuma ser necessário fazer adaptações no projeto, devido ao espaço. Então, o franqueado precisará contar com o auxílio de um arquiteto.

Normalmente, as marcas contam com o trabalho deste profissional. Porém, sua consultoria ao franqueado costuma ser feita “à parte”, quando necessário. 

Pensando nisso, vale a pena consultar a franqueadora sobre o assunto durante a negociação da unidade. Assim, seu planejamento financeiro será mais acertado.

É comum que, na estimativa para reforma, as franqueadoras considerem:

  • A mão de obra necessária;
  • Materiais de construção;
  • Materiais elétricos;
  • Letreiros;
  • Projeto Arquitetônico.

Mobiliário

Advertisement

Os mobiliários necessários para uma esmalteria geralmente incluem cadeiras para as clientes, cadeiras para as manicures e prateleiras para esmaltes. Os demais variam conforme o modelo da franquia.

Imagem de uma moça fazendo unha. Imagem ilustrativa texto franquia esmalteria quanto custa.
Materiais de trabalho da franquia de esmalteria precisam ser repostos frequentemente.

Treinamentos

Uma das principais vantagens de investir em uma franquia é contar com o know how da franqueadora. Ou seja, com o conhecimento que a empresa já acumulou sobre o mercado e o modelo de negócio.

Para garantir que os franqueados recebam todo esse know how, as franqueadoras oferecem treinamentos. Normalmente, os primeiros deles têm custo embutido na Taxa de Franquia. Especialmente porque eles costumam ser on-line.

No entanto, as franquias de esmalteria também costumam precisar de treinamento presencial. Não para ensinar os profissionais, já que o franqueado precisa contratar especialistas na tarefa. O treinamento funciona para apresentar as técnicas da franquia.

Dessa forma, todo o trabalho realizado na unidade pode ser padronizado. A padronização é essencial para garantir que o consumidor encontre os mesmos serviços sempre que visitar a franquia.

Na hora dessa capacitação, um técnico da franqueadora visitará a nova unidade. Assim, ele poderá prestar o treinamento a toda a equipe, no local em que ele será executado.

Para isso, o franqueado pode ter que arcar com custos como a alimentação, transporte e estadia do técnico. Mas isso vai de acordo com a franquia de esmalteria adquirida.

Todas essas informações vão aparecer na Circular de Oferta de Franquia (COF) do negócio. Esse documento é responsável por trazer todas as informações da franquia. Desde o seu histórico até os investimentos necessários.

Vale a pena avaliar especialmente esses custos com treinamentos. Dessa forma, você poderá planejar os gastos, que não costumam ser altos, mas que serão necessários.

Sistema gestão

Para garantir que a franquia de esmalteria se saia bem, o franqueado vai contar com um sistema de gestão empresarial. Esse software para o computador ajudará a registrar seu estoque, ganhos e custos da loja.

Com esse controle, o empreendedor tem maior facilidade em perceber seus lucros e perdas. Principalmente: consegue perceber se suas metas foram ou não alcançadas em determinado período.

Esse tipo de sistema costuma ter um custo, único ou mensal. Tudo vai depender, de novo, da franquia adquirida.

Vale dizer que, com o sistema padronizado, a franqueadora também pode oferecer assessoria e sugerir novas ações para atração de clientes.

Insumos e ferramentas de trabalho

São várias as ferramentas e insumos necessários para atuar em uma franquia desse tipo. Como alicates, esmaltes, lixas de unha e máquinas para unha em gel. Assim como um equipamento autoclave, para a esterilização dos alicates e outros itens.

Sem contar que você também pode precisar de outros itens, caso ofereça atendimentos além da esmalteria. Como de secadores de cabelo, caso também trabalhe com esmalteria; cera depilatória, para a depilação; pinças para o design de sobrancelhas etc.

Tudo isso vai influenciar em quanto custa uma franquia de esmalteria. É importante ter atenção à lista de itens indicada pela franqueadora.

Taxa de Franquia

A Taxa de Franquia é o valor que estabelece a parceria entre franqueadora e franqueado. Por meio dele e do contrato, o empreendedor se compromete a abrir uma unidade da franquia e seguir sua padronização de serviços e produtos.

Como citado antes, essa taxa também dá ao franqueado acesso aos primeiros treinamentos da marca. Assim, mesmo antes de iniciar sua unidade, o investidor pode começar sua capacitação on-line para o negócio.

Como todos os custos citados até aqui, a Taxa de Franquia varia conforme a marca da franquia. Ela é o primeiro valor pago pela franquia, então deve ser uma parte importante do seu planejamento financeiro.

Capital de Giro

Enquanto isso, o capital de giro é o valor necessário para manter sua franquia funcionando. Ele funciona para a aquisição de estoque, para pagar tributos, salários e realizar reformas pequenas, quando necessário.

Contar com esse capital disponível é importante para garantir que a empresa continuará funcionando enquanto não “se paga” sozinha. Até porque, costumam ser precisos alguns meses até que a esmalteria atinja um bom equilíbrio financeiro.

As franqueadoras costumam indicar o capital de giro necessário logo em sua COF. Assim, mesmo que o valor não seja de uso imediato, o empreendedor poderá garanti-lo antes de iniciar a unidade.

Aliás, esse é um ponto muito importante: o capital de giro deve ficar disponível logo de cara, pois você não sabe quando vai precisar dele. 

Adquirir um empréstimo para o capital sempre que ele for necessário pode provocar atrasos e problemas. E se o banco não aprovar os valores emergenciais?

Assim, tenha a certeza de garantir seu capital de giro desde o começo do negócio. Vale a pena avaliar a possibilidade de financiamento para a franquia, se for o caso. Você pode avaliar as vantagens da opção com o consultor da franquia que adquirir.

Royalties

Os royalties de uma franquia são uma despesa periódica do negócio. Normalmente, eles são cobrados de forma mensal pela franqueadora, mas isso pode variar conforme a franquia de esmalteria escolhida.

A taxa de franquia dá ao franqueado a autorização de utilizar a marca da franquia. Já os royalties mantém essa autorização. Seu custo pode ter um valor fixo ou percentual.

Taxa de marketing

Outra das taxas associadas a uma franquia é a de marketing. Por meio dela, o franqueado garante suporte para ações de publicidade e propaganda para a sua unidade.

A valor costuma garantir, por exemplo, acesso a conteúdo para a publicação nas redes sociais da franquia. Assim, a empresa pode ser divulgada no Facebook e Instagram, mas sem fugir da padronização da rede.

Essa padronização da comunicação é importante porque facilita o reconhecimento pelo consumidor. Algo importante especialmente no mundo digital, em que o volume de conteúdo diverso é grande.

O auxílio de marketing da franqueadora também pode oferecer materiais gráficos, como banners e panfletos. Sem contar a assessoria de imprensa e o auxílio para anúncios on-line.

Converse com a sua franqueadora. Assim, você saberá exatamente com o quê pode contar para divulgar a sua franquia.

Muitas das taxas citadas até aqui podem não ser cobradas pela franqueadora que você escolher. Até porque, algumas delas não oferecem auxílio como o de marketing. 

Então, é preciso ter bastante atenção ao que é cobrado e garantido por cada marca. Não se esqueça de avaliar as franquias individualmente, para ter a certeza do que te espera nela.

Quer conhecer outras despesas associadas ao dia a dia de um negócio? Acompanhe nosso ebook sobre o assunto! Basta clicar no banner a seguir.

ebook todos os custos de uma franquia

Como abrir uma franquia de esmalteria?

Como dissemos antes, saber quanto custa uma franquia de esmalteria é essencial. Apenas conhecendo cada valor associado ao negócio você poderá realmente planejá-lo. 

Mas, além dessa avaliação, é importante seguir outras passos para adquirir uma boa franquia. Até porque, são várias as opções de esmalteria no mercado. Você precisa conhecer as alternativas para saber qual combina melhor com seu perfil.

Escolha a franquia

A primeira etapa para abrir uma franquia é escolher uma ou algumas marcas para conhecer melhor. Do contrário, você ficará muito tempo indeciso sobre qual unidade abrir.

Pensando nisso, você precisará verificar algumas informações básicas sobre a franquia. Como a sua proposta de atendimento e o valor total estimado para investimento. Com esses dados, será possível limitar sua busca e escolher a que melhor se encaixa no seu perfil.

Mostre interesse na franquia

Para receber mais informações sobre cada marca, será preciso informar à franqueadora o seu interesse nela. Isso pode ser feito pelo site da marca.

No site de cada franquia, há disponível um formulário para cadastro. Geralmente, são solicitadas informações básicas, como seu nome e e-mail.

Pergunte quanto custa a franquia de esmalteria

A franqueadora vai logo entrar em contato para conversar sobre a franquia. Então, juntos, vocês poderão definir se aquela marca é mesmo a mais interessante para você.

Durante essa conversa, pergunte a empresa quanto custa a franquia de esmalteria. Questione sobre as taxas que apresentamos aqui e os custos de cada uma.

Você também pode verificar se há taxas extras e quando elas são pagas. Anote cada informação, para avaliá-las conforme o seu planejamento financeiro inicial.

Tudo isso é importante para o empreendedor verificar se precisa ou não de um empréstimo, financiamento, ou se seria interessante encontrar um sócio.

Pesquise sobre a marca

Com as conversas em andamento, será preciso pesquisar sobre a marcar na internet. O que outros franqueados dizem sobre ela? Os consumidores gostam dos serviços oferecidos pela franquia de esmalteria?

Uma marca com a aprovação dos franqueados, muito provavelmente, dá alto lucro. Também oferece o suporte adequado aos empreendedores, como proposto em sua COF.

Ao mesmo tempo, os usuários precisam gostar do atendimento. Por que eles visitariam a sua loja, se não confiam na marca de franquia? Uma rede com má reputação vai certamente prejudicar o seu negócio.

Leia bem a Circular de Oferta de Franquia

Como citamos várias vezes, a COF é um documento importantíssimo. Ele deve ser lido várias e várias vezes, pois traz todas as informações sobre o negócio que você pretende investir. Assim, você saberá quanto custa a franquia de esmalteria.

Vale a pena, inclusive, pedir o auxílio de um advogado. Com conhecimento legal, o especialista poderá verificar a confiabilidade e vantagens da marca de franquia.

Tire todas as dúvidas

Até abrir sua unidade, você conversará várias vezes com a franqueadora. Use essas oportunidades para tirar todas as dúvidas sobre o negócio.

É essencial conhecer cadas aspecto da franquia. Seus benefícios, dificuldades, custos, como funciona sua operação etc. Apenas assim você se sentirá realmente seguro para atuar.

Acompanhe outros passos importantes para adquirir uma franquia acessando este link.

Por que abrir uma franquia de unhas?

Sem dúvida, existem várias vantagens de abrir um negócio de esmalteria. Mas três delas merecem atenção especial: seu público-alvo, setor e o know how da marca.

Amplo público-alvo

Começando pelo público-alvo. O número de pessoas interessadas em visitar uma esmalteria é enorme, pois o atendimento desses espaços é variado. Ele pode oferecer serviços para homens e mulheres, independentemente da idade.

Além disso, as franquias proporcionam cuidados simples ou mais elaborados. A diversidade de atendimentos pode garantir maior frequência do indivíduo na loja.

Sem contar que as esmalterias podem oferecer serviços associados, como a depilação ou escovaria. Os usuários podem realizar vários atendimentos em um único dia! Isso aumenta consideravelmente o ticket médio por consumidor.

Setor em alta

O mercado de beleza cresce cerca de 10% ao ano. Segundo a Abihpec, a esmalteria é um dos negócios mais inovadores desse setor, e não para de oferecer novos atendimentos. Isso chama muito a atenção dos consumidores. A Abihpec é a  Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Nesse sentido, segundo o Sebrae, o Brasil é o segundo maior consumidor de esmaltes do mundo. O País fica atrás apenas dos Estados Unidos. 

Know how da marca

O know how da franquia garante muito mais chances de sucesso ao negócio. Isso porque, como explicado antes, o know how é todo o conhecimento que a marca acumulou sobre o negócio, o mercado e os seus consumidores.

Quando adquire uma franquia, o empreendedor recebe todo esse conhecimento. Então, ele precisa apenas executar o plano de negócio da marca, segundo o know how apresentado.

Como resultado, ele tem mais facilidade de se inserir no mercado e atrair consumidores. Sem contar que um franqueado erra menos, pois conta com todo o planejamento citado.

Para se ter uma ideia, apenas 5% das franquias fecham as portas antes de dois anos de operação. Nas empresas iniciadas do zero, esse percentual sobe 23%, pois o negócio não tem um modelo preestabelecido. Cometendo erros e acertos contínuos, as chances da empresa nova fechar são maiores.

Para saber outros motivos para investir em uma franquia de esmalteria, acesse nosso texto sobre o assunto. Basta acessar o link.

Enfim, agora que você já sabe quanto custa uma franquia de esmalteria, pode planejar melhor seu investimento. Com um plano financeiro cuidadoso, as chances de sucesso da sua unidade serão muito maiores.

Na busca pelo melhor planejamento, não se esqueça de contar com um especialistas em finanças. Um contabilista pode te indicar, por exemplo, as despesas mensais de um negócio e te auxiliar na análise dos custos da franquia escolhida.

Por fim, uma das franquias de esmalteria no mercado é a Suav, especializada nestes serviços, bem como escovação, depilação, entre outros. A rede oferece um modelo atrativo para os empreendedores, e diversos suportes para o desenvolvimento do negócio.

Para conhecer algumas opções de franquia para investir, acompanhe o conteúdo: Franquia de unhas: melhores marcas.

Agora, se você ainda tem dúvida sobre abrir seu negócio, pode continuar sua leitura no artigo: Franquia é boa opção para crise econômica no Brasil?

Outra dica é contar com uma consultoria gratuita para conhecer seu perfil empreendedor e entender qual o melhor negócio para abrir. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement