9 perguntas [E RESPOSTAS] para abrir sua franquia de produtos de estética automotiva

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Lateral de um carro cheia de espuma e uma esponja sendo aplicada. Imagem ilustrativa do texto franquia estética automotiva.
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O mercado de carros é atrativo e uma opção para atuar neste setor é uma franquia de estética automotiva especializada em produtos dos mais variados, como a Zaplus Car.

O setor de serviços automotivos do franchising faturou mais de R$ 6,5 bilhões em 2021, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Não só pelo faturamento, mas também o grande mercado em potencial do setor automotivo é interessante para abrir uma franquia, como mostraremos aqui. Continue a leitura e saiba mais!

1. Por que abrir uma franquia de estética automotiva?

O modelo de franquia é um formato de negócio que tem ganhado adeptos por todo o mundo e no Brasil já é uma realidade em todos os mercados.

A franquia Zaplus Car, assim como as outras, é um formato de negócio onde o empreendedor recebe a permissão para montar uma empresa com uma operação previamente estabelecida.

Nesse sentido, é uma forma bastante vantajosa de empreender, pois o empreendedor não precisa pensar em cada aspecto da estrutura da empresa. Isso porque, ele recebe pronto.

Além disso, esse modelo de negócio conta com produtos ou serviços já testados pelo mercado. Logo, o empreendedor diminui os seus riscos de investir em algo que não terá aceitação.

Da mesma forma, as redes de franquias, como a Zaplus, oferecem ao empreendedor uma série de suporte para a montagem e desenvolvimento do negócio.

Então, ao se tornar um franqueado, o empreendedor conta com treinamento para conhecer a operação e o modo de gerir o negócio, orientação para o trabalho de marketing e o atendimento.

Com a Zaplus Car, o franqueado também recebe auxílio para a escolha do melhor local para instalar a nova unidade. Um lugar que esteja próximo ao público-alvo, e com isso, seja atrativo desde a inauguração.

Do mesmo modo, o franqueado da marca conta com produtos testados, de qualidade, além é claro, de uma grande variedade. Assim, consegue atender aos diferentes perfis de clientes.

Enfim, antes de conferir mais informações sobre a Zaplus Car, assista no vídeo abaixo mais detalhes sobre a franquia.

2. Como está o mercado de estética automotiva?

Investir em uma franquia de estética automotiva é atuar em um mercado que possui uma grande quantidade de consumidores em potencial.

Então, para se ter uma ideia, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindpeças), o Brasil conta com mais de 46 milhões de carros em circulação.

Entre carros novos e usados, o mercado é amplo neste segmento de franquia automotiva, com muitos negócios começando. Por exemplo, tem se tornado comum encontrar um lava rápido em cada esquina.

Além disso, como falamos, de acordo com a ABF, o setor de serviços automotivos faturou mais de R$ 6,5 bilhões durante o ano de 2021. Esse valor é 8,9% maior do que no mesmo período do ano anterior.

Isso mostra que o viés é de crescimento. Por isso, cabe ao empreendedor analisar bem sua capacidade de investimento, sua região de atuação e assim, investir em um negócio inovador.

3. Quanto custa trabalhar com estética automotiva?

Se o mercado é bom, o empreendedor deve analisar as marcas de franquias. A Zaplus é considerada um negócio atrativo de franquia de estética automotiva.

Isso porque, a marca conta com dois modelos de negócios para venda de seus produtos voltados para a limpeza e estética automotiva.

Um deles é o modelo Standard, focado exclusivamente na venda dos produtos da marca. Logo, ela precisa de um espaço médio de 40 a 70 m2.

Nesse sentido, o investimento inicial neste modelo fica a partir de R$ 180.752. O valor inclui uma projeção de gastos com reformas no estabelecimento, capital de giro, estoque inicial, entre outros detalhes.

Além dele a Zaplus tem o modelo Prime. Este formato tem um investimento a partir de R$ 395.752. Essa unidade trabalha com a venda de todos os produtos do catálogo da franquia e ainda, tem uma área para ministrar cursos e workshops.

Na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca, o interessado encontra uma projeção dos custos com cada detalhe da unidade. Logo, esse documento também traz informações detalhadas do negócio, como os suportes oferecidos pela franquia, entre outros aspectos.

Pessoa contando dinheiro em uma mesa com um caderno e notas ao lado. Imagem ilustrativa do texto franquia estética automotiva.
O empreendedor precisa se planejar para investir em uma franquia como a Zaplus.

4. Qual o lucro de uma franquia de produtos de estética automotiva?

Falar sobre o lucro de um negócio não é simples, pois este ganho varia muito de acordo com especificidades do empreendimento.

Portanto, uma franquia de estética automotiva maior pode gerar um lucro na proporção, mas para chegar a esse patamar ela demora um tempo. Do mesmo modo, um lava jato pequeno pode ser bastante lucrativo em menos tempo, mas pode não chegar a um alto patamar.

Na Zaplus o franqueado consegue um faturamento médio mensal de R$ 20 mil, com o retorno do investimento no prazo de 18 a 24 meses. Sendo assim, trata-se de um negócio bem interessante para o setor automotivo.

5. Qual a melhor franquia de produtos de estética automotiva?

A Zaplus Car é uma marca de destaque no cenário do franchising. A rede de franquia tem como grande diferencial a quantidade de produtos disponíveis em suas prateleiras.

Mas além disso, segundo o diretor da Zaplus Car, Rafael Mol, a franquia é um negócio com poucos concorrentes, segmento em ascensão, além de uma baixa complexidade de gestão proporcionada por um sistema 100% on-line. Assim, permite ter mobilidade e dinamismo nas informações.

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Sendo assim, é reconhecida no mercado, e ainda, um negócio voltado para produtos de qualidade. Do mesmo modo, conta com itens voltados para a estética automotiva profissional e também para os motoristas que fazem estes cuidados com o próprio carro.

6. Quem pode abrir uma franquia Zaplus Car?

Para trabalhar com uma franquia de estética automotiva, o franqueado precisa ser uma pessoa que se identifique com o mercado.

Nesse sentido, Rafael Mol explica que essa identificação é um dos primeiros passos para se tornar um franqueado.

Isso porque, de acordo com Mol, o primeiro passo é se identificar com o negócio/segmento, pesquisar os concorrentes locais, buscar informações da franquia que pretende investir e, se possível, visitar a sede.

Mulher com um pano e um borrifador. Imagem ilustrativa do texto franquia estética automotiva.
Diversos perfis de empreendedores podem atuar com a Zaplus.

Além disso, ser um empreendedor que assuma riscos, já que a Zaplus não tem um baixo investimento e exige cuidado como qualquer outro negócio.

Da mesma forma, o empreendedor precisa ser organizado e comunicativo, para conseguir lidar com os clientes de uma forma eficiente.

Enfim, no modelo de franquias é necessário seguir os padrões da marca, e o empreendedor precisa conseguir lidar com essa necessidade.

7. O que tem no catálogo Zaplus Car?

Conforme falamos, um dos diferenciais da Zaplus é o amplo catálogo de produtos. Entre eles, itens para fazer a limpeza a seco dos carros.

Da mesma forma, conta com ceras automotivas, algumas delas feitas de carnaúba, e ainda, produtos para outros serviços, como cristalização e vitrificação de pintura.

Além disso, tem equipamentos que podem ser usados nos serviços prestados em lava jatos comuns, como: flanelas, politriz, entre outros.

Em suas prateleiras existem produtos para pequenos cuidados com o carro, como: hidratação de couro ou de plástico, limpadores de estofados, carpetes e vários outros.

Por fim, é um catálogo que atende a todos os perfis de clientes, sejam eles profissionais ou amadores.

8. Quem a franquia Zaplus Car atende?

Conforme falamos, o amplo catálogo da Zaplus permite atender uma grande variedade de clientes.

Além disso, o franqueado Zaplus se torna um fornecedor das unidades Acquazero da região onde ele atua. Isso faz com que desde o início ele tenha um público consumidor garantido.

Portanto, a Zaplus é a fornecedora homologada dos produtos para todas as unidades dessa franquia. E tem mais, a Acquazero é a maior rede de estética automotiva do mundo com mais de 800 unidades em operação ou em implementação.

Dessa forma, os franqueados da Acquazero são obrigados a comprar com a Zaplus, o que fortalece o negócio para a marca.

Do mesmo modo, o franqueado pode vender para outras empresas, como lava jatos. Ainda, como dito, para motoristas que cuidam do próprio carro na garagem de casa.

O diretor da franquia Zaplus, ainda complementa que esse é um mercado extremamente carente de fornecedores, em um segmento extremamente aquecido.

Pessoa segurando uma flanela e um borrifador. Imagem ilustrativa do texto franquia estética automotiva.
Os clientes da Zaplus vão desde empresas até motoristas que limpam o próprio carro.

9. Que franquia abrir para serviços de estética automotiva?

Se você deseja empreender e prefere trabalhar com estética automotiva, uma oportunidade é a Acquazero, que trabalha diretamente com serviços de limpeza e outros cuidados para o carro.

Como falamos, a marca possui diversas unidades. Dessa maneira, elas estão espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos, México e República Dominicana.

A franquia apresenta um modelo de negócio atrativo, pois conta com seis formatos, sendo três em home based, ou seja, o franqueado leva os serviços da franquia até os clientes.

Além deles possui dois modelos de loja física e um de Desenvolvedor de Área, para o franqueado atuar na captação de novos parceiros.

Da mesma forma, a Acquazero possui um grande catálogo de serviços, incluindo limpeza externa e interna, cuidados especiais para a pintura e para outros itens do carro. Neles está incluída a limpeza ecológica, que limpa o automóvel com apenas 300 ml de água.

O modelo básico da Acquazero possui um investimento inicial a partir de R$ 25,6 mil, valor este que varia de acordo com o modelo de negócio escolhido.

Portanto, é uma franquia de estética automotiva bem completa e que ainda se encaixa em diferentes perfis de empreendedores. Interessante, não é mesmo?

Por último, separamos um conteúdo explicando sobre por qual motivo é interessante investir em franquias mesmo na crise. Acesse e descubra!

*Informações publicadas em MAIO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio

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