O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquia de farmácia de manipulação: opções para investir ou converter seu negócio

Franquia de farmácia de manipulação: opções para investir ou converter seu negócio

Sumário

Empreender em uma franquia de farmácia de manipulação é uma oportunidade para ganhar dinheiro em um nicho em crescimento. Aqui, mostraremos algumas vantagens deste tipo de negócio e dicas para investir com segurança.

O setor de farmácias de manipulação teve um faturamento de quase R$ 10 bilhões em 2021. Logo, trata-se de um nicho de mercado em expansão, que se mostra cada vez mais sólido para novos empreendedores.

Do mesmo modo, há uma tendência de remédios manipulados como uma maneira de cuidar da saúde de forma direcionada. Por isso, tem atraído diversos perfis de clientes. Entenda mais sobre o setor neste conteúdo.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS DE FARMÁCIA. Acesse!

Vantagens de abrir uma franquia de farmácia de manipulação

Como dito, uma das vantagens de abrir uma franquia de farmácia de manipulação é o faturamento deste mercado. Porém, existem outros pontos positivos.

Nesse sentido, um ponto que vale a pena destacar é o modelo de franquia, que facilita a implementação do negócio. Ao investir no formato, o empreendedor recebe uma operação pronta.

Assim, não precisa organizar cada etapa de todos os processos internos da rede, receitas, profissionais, fornecedores de insumos, entre outros pontos.

Mas além disso, investe em uma marca reconhecida. Como a franquia atua no mercado há mais tempo, tem um nome que os consumidores confiam. Já a confiança é um dos pilares para este segmento.

O modelo de franquia é tão vantajoso para o empreendedor que não precisa ser farmacêutico para abrir este negócio.

Como a franqueadora dá todos os suportes, até para a parte técnica, não exige este conhecimento do empreendedor.

Do mesmo modo, as franquias de farmácias de manipulação são interessantes por atuarem com uma grande variedade de produtos.

Atualmente há uma grande procura por remédios manipulados, sejam para simples coisas do dia a dia ou doenças.

Por exemplo, manipulados para aliviar o stress ou ansiedade sem ingestão de componentes industrializados. Assim, é um nicho bastante atrativo mesmo para aqueles sem experiência ou formação voltada para o setor.

Cuidados para abrir uma franquia de farmácia

Antes de abrir qualquer negócio é importante tomar alguns cuidados, inclusive quando for uma farmácia de manipulação em franquia.

Primeiramente, o empreendedor deve pesquisar o seu mercado local, entender se há um potencial de ganhos nele. Então, é como plantar uma semente, deve estar em um terreno fértil para florescer.

Nesse sentido, estudar se há concorrentes, quem são e se há um público-alvo em potencial para o seu negócio. Todo este contexto influencia nas suas tomadas de decisões.

Do mesmo modo, analisar as marcas que atuam no setor, conhecer as franquias de farmácia de manipulação e a qualidade dos seus produtos. Pesquise na internet sobre os comentários dos clientes em relação a marca.

Por vender produtos que precisam da confiança dos clientes, é fundamental que a franquia tenha um bom processo de produção. Antes de escolher é essencial ter um cuidado especial para atestar a qualidade dos remédios da rede.

O empreendedor também pode optar por uma franquia de farmácia de manipulação veterinária, segmento em crescimento. Mas deve tomar os cuidados e conhecer bem a rede antes de investir.

Aqui, mostraremos algumas opções de negócios e alguns pontos que deve analisar antes de empreender com a sua unidade.

Lista de franquias de farmácia comuns e de manipulação

Há um aumento do número de franquias de farmácias, pois é um segmento bem amplo, já que seus produtos fazem parte do dia a dia das pessoas.

O empreendedor encontra opções de negócios mais enxutos, mas também farmácias mais completas, com uma grande variedade de itens.

Confira agora algumas das alternativas que separamos para você.

[raio_x]

Como investir em uma franquia de farmácia?

Como dito, um dos pontos para investir em uma franquia de farmácia de manipulação é pesquisar bem sobre a marca.

Mas é fundamental entender como a rede trabalha, seus processos internos e qualidade dos insumos.

Do mesmo modo, na hora de escolher é importante buscar uma franquia que se encaixe na sua capacidade de investimento. Isso porque, os valores a se investir podem variar bastante entre as opções do mercado.

Além disso, se for investir em uma franquia de farmácia de manipulação animal, por exemplo, deve pesquisar bem sua região. Entender se há um público consumidor naquele local e os concorrentes.

O empreendedor também deve procurar por uma franquia que ofereça os suportes necessários para o desenvolvimento do negócio. Nessa hora, saiba dos outros franqueados da rede se há esta ajuda.

Da mesma forma, saiba dos franqueados da rede se a rentabilidade do negócio é próxima do que a franqueadora projeta.

Esses detalhes ajudam no planejamento financeiro do empreendedor. Por isso, são importantes.

Quem pode abrir uma farmácia de manipulação?

Qualquer pessoa pode abrir uma franquia de farmácia de manipulação, mas é importante ter uma afinidade com o setor.

Não é necessário experiência, mas gostar de atuar neste mercado e ter vontade de aprender mais é fundamental.

Além disso, para atuar neste tipo de farmácia ou em uma franquia de farmácia de manipulação veterinária você deve ser organizado.

Isso porque, o negócio demanda planejamento, cuidados com o atendimento e as vendas.

Do mesmo modo, é interessante ser uma pessoa boa de vendas, comunicativa, que possa tirar as dúvidas dos clientes e atender com presteza.

Ter curiosidade sobre o mercado, as novidades, inovações, é um ponto que pode ser um diferencial para o sucesso.

Passo a passo para abrir uma franquia de sucesso

Depois da escolha da franquia, o primeiro passo é entrar em contato com a franqueadora.

Em seguida, demonstrar interesse e ver qual região está disponível para investir. Isso porque, cada unidade costuma ter exclusividade em um local.

Além disso, este primeiro contato serve para as partes se conhecerem melhor. A franqueadora também avalia se você tem o perfil que procura para seus franqueados.

Com as partes em acordo, o empreendedor começa a procurar um ponto comercial para a nova unidade. Mas é comum se valer de estudos feitos pela franqueadora para identificar locais de maior potencial.

Em seguida, o empreendedor paga a taxa de franquia e assina o contrato. Assim, se torna franqueado. Nesta hora começam os treinamentos e um contato maior para conhecer mais detalhes do negócio.

Depois de toda preparação, que inclui a montagem do espaço de atendimento, o franqueado está quase pronto para começar.

Nestes passos finais, há um trabalho mais forte de divulgação para a inauguração. A franqueadora também orienta nestas ações de divulgação e nos primeiros momentos da unidade.

O passo a passo para começar uma franquia costuma ser mais simples, por ter a franqueadora como orientadora e uma operação pronta. Porém, não diminui a necessidade de dedicação do empreendedor.

Enfim, uma franquia de farmácia de manipulação é uma boa opção para investir.

Por último, cabe ao interessado pesquisar bem, se identificar com o negócio e colocar a “mão na massa”. A combinação disso aumenta suas chances de sucesso.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje