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Para lucrar! Franquia fitness de alimentação (melhores reveladas!)

Sumário

Um dos setores quem tem chamado a atenção dos empreendedores é o de franquia fitness de alimentação. Com a pandemia, o consumo destes produtos teve crescimento e por isso, é uma boa oportunidade para investir, como mostraremos a seguir.

Segundo um estudo do Consumer Insights realizada em 2021, no início da pandemia, 33% dos brasileiros disseram ter aumentado o consumo de legumes, verduras e hortaliças, e 67% planejavam manter o novo hábito no futuro.

Assim, aliando o crescimento do setor com modelos de negócios variados, é um mercado em potencial para o empreendedor ficar de olho.

Opções de franquia fitness de alimentação para abrir

Com o aumento da expectativa de vida, é crescente o número de pessoas que buscam alcançar uma longevidade saudável.

Nesse sentido, há duas principais ações que começaram a fazer parte da vida daqueles que estão preocupados com a saúde: a prática de exercícios físicos e a alimentação fitness.

Para a alimentação fitness, o empreendedor encontra diversas franquias, com formatos mais robustos ou então mais simples e enxutos.

Dessa forma, separamos aqui algumas marcas de franquia fitness de alimentação para você conhecer um pouco mais. Confira!

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Vale a pena abrir uma franquia fitness de alimentação?

Mostramos apenas algumas das franquias de alimentação saudável que estão disponíveis no amplo mercado de franchising nacional.

Não é a toa que tantas marcas atuam neste segmento, pois ele é bem interessante para empreender. Primeiro, por contar com um público cada vez maior, e ainda, variados nichos de mercado.

Nesse sentido, conta com modelos de franquias para atuar com fast food saudável, alimentos fitness com preços acessíveis, comidas para pessoas com restrições, entre outras diversas possibilidades.

Além disso, o consumo de alimentos saudáveis, que já vinha ganhando força entre os brasileiros, foi acelerado pela pandemia.

Em 2020, as vendas desses produtos (que incluem de produtos sem glúten ou com menor teor de sódio a orgânicos certificados) atingiram R$ 100 bilhões no País, segundo a Euromonitor Internacional.

Imagem de um prato com legumes e cogumelos. Imagem ilustrativa texto franquia fitness alimentação.
A busca por uma alimentação saudável abrir um grande mercado para empreender.

Essa mudança de comportamento do brasileiro aconteceu por estar a mais tempo em casa e assim, ter experimentado novas possibilidades. Por isso, é um mercado que cabe uma atenção maior dos empreendedores para o curto prazo.

Considerando que o padrão de vida atual muitas vezes exige uma rotina corrida, as pessoas buscam se alimentar de maneira saudável. Mas querem fazer isso de forma prática, por não terem tempo para preparar o alimento ao longo do dia.

Esses fatores, somado aos números desse mercado de alimentação que também são bem positivos, têm impulsionado bastante o mercado de comida fitness.

Enfim, vale a pena investir uma franquia fitness de alimentação também por ser um modelo de negócio preestabelecido.

Dessa forma, o empreendedor conta com um caminho a seguir e ainda corre menos riscos ao iniciar seu próprio negócio.

Outros nichos no mercado fitness para investir

Além das franquias fitness de alimentação, o empreendedor que se identifica com este mercado conta também com outras possibilidades para investir.

Este setor tem movimentado cada vez mais dinheiro, devido a uma busca cada vez maior das pessoas por serviços de academias, acessórios, roupas, entre outros.

Nesse sentido, o Brasil é o segundo em números de academias de acordo com a IHRSA, associação internacional representante do mercado fitness no mundo.

Apesar do Brasil movimentar mais de R$ 2 bilhões por ano segundo o IHRSA Global Report 2020, ainda há muito espaço para crescimento.

Dessa forma, estima-se que 47% da população não pratica o mínimo de atividades físicas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde – 150 minutos por semana.

Outro nicho neste mercado é o de suplementos, que tem apresentado um crescimento sólido nos últimos anos, em consequência do aumento da procura pelas academias.

Quando analisamos dados de 2010 a 2019 por exemplo, vemos um crescimento de 15% anual nesse setor, em média, segundo a Brasnutri.

Na esteira deste movimento, é possível investir em uma gama de serviços e produtos relacionados ao mercado fitness. Assim como alimentos, o empreendedor pode apresentar um negócio de roupas de ginástica.

Imagem de pesos de academia. Imagem ilustrativa texto franquia fitness alimentação.
Além de franquias de alimentação, é possível também investir em academia e outros serviços voltados para o público fitness.

Para isso, contar com um grande mix de produtos pode ser uma boa solução para conseguir atrair um amplo leque de perfis de clientes, e assim, ter sucesso.

Enfim, a tendência é de continuar neste crescimento do setor de produtos e serviços fitness e por isso, este é um segmento ao qual o empreendedor deve estar atento.

Perfil do franqueado fitness

O mercado de produtos e serviços fitness não é um setor que exige grande experiência do empreendedor, mas é importante primeiramente que ele se identifique com este segmento.

Nesse sentido, o empreendedor deve ser uma pessoa atenta às novidades deste mercado, e ainda, estar disposto a aprender os detalhe que envolvem este negócio.

Seria interessante para o empreendedor que ele já tivesse algum tipo de contato com o mercado. Seja por ser um frequentador de academia ou por se interessar por informações ligados a este segmento.

Além disso, existem redes de franquias que exigem que o franqueado tenha disponibilidade para dedicação exclusiva. Dessa forma, empreendedores que buscam uma renda extra podem não ser o ideal.

Porém, franquias com baixo investimento e modelos mais enxutos permitem que o franqueado trabalhe de casa, com franquias fitness de alimentação congelada, por exemplo.

Outro ponto que o perfil do franqueado exige é que ele esteja disposto a seguir o padrão da franquia. Empreendedores que desejam implementar muita inovação em seu negócio podem se frustrar com este formato de negócio.

Por conta disso, cabe ao empreendedor estar atento a Circular de Oferta de Franquia (COF) das marcas e analisar como é o negócio e o dia a dia de trabalho.

A COF é um importante documento que informa detalhes do modelo da franquia como custos, suportes da franqueadora, o trabalho que será feito pelo franqueado, entre outras informações úteis.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Enfim, neste conteúdo apresentamos apenas algumas marcas de franquia fitness de alimentação. Por isso, separamos algumas dicas de como selecionar o negócio ideal para você no artigo “O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?”

*Informações publicadas em JANEIRO/2022. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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