Para lucrar! Franquia fitness de alimentação (melhores reveladas!)

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Imagem de uma mulher com roupa de ginástica cortando uma fruta em uma cozinha. Imagem ilustrativa texto franquia fitness alimentação.
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Um dos setores quem tem chamado a atenção dos empreendedores é o de franquia fitness de alimentação. Com a pandemia, o consumo destes produtos teve crescimento e por isso, é uma boa oportunidade para investir, como mostraremos a seguir.

Segundo um estudo do Consumer Insights realizada em 2021, no início da pandemia, 33% dos brasileiros disseram ter aumentado o consumo de legumes, verduras e hortaliças, e 67% planejavam manter o novo hábito no futuro.

Assim, aliando o crescimento do setor com modelos de negócios variados, é um mercado em potencial para o empreendedor ficar de olho.

9 opções de franquia fitness de alimentação para abrir

Com o aumento da expectativa de vida, é crescente o número de pessoas que buscam alcançar uma longevidade saudável.

Nesse sentido, há duas principais ações que começaram a fazer parte da vida daqueles que estão preocupados com a saúde: a prática de exercícios físicos e a alimentação fitness.

Para a alimentação fitness, o empreendedor encontra diversas franquias, com formatos mais robustos ou então mais simples e enxutos.

Dessa forma, separamos aqui algumas marcas de franquia fitness de alimentação para você conhecer um pouco mais. Confira!

1. Cream Berry

Este segmento de Alimentação conta com bons negócios e um deles é a franquia Cream Berry, especializada em venda de açaí.

É um nicho que encontra cada vez mais adeptos, pois o açaí possui grande quantidade de nutrientes e é um alimento bastante saudável.

Por isso, o empreendedor pode optar por investir em uma açaiteria como a Cream Berry. A rede está em expansão pelo Brasil, e foi destaque no site de Empreendedor.com, especializado em empreendedorismo.

Além disso, a Cream Berry possui três modelos de negócios, e um deles possui um diferencial, o atendimento por self-service.

Este é um importante atrativo, pois os clientes podem escolher os acompanhamentos do creme de açaí, e com isso, ter à disposição uma série de combinações de sabores.

Imagem de uma tigela de creme de açaí com rutas ao redor. Imagem ilustrativa texto franquia fitness alimentação.
O açaí é um alimento que caiu no gosto dos praticantes de atividade física ao longo dos anos.

Além disso, a franquia possui uma receita exclusiva do açaí, e um amplo cardápio de acompanhamentos, desde chocolates a cremes de frutas dos mais variados.

Ademais, o franqueado recebe treinamento para conhecer a operação do negócio, padrão de atendimento, armazenamento, entre outros detalhes.

Do mesmo modo, a franqueadora orienta para as ações de marketing e para a gestão administrativa do negócio.

Esses suportes são um diferencial para o desenvolvimento do negócio, principalmente para empreendedores sem experiência neste mercado.

Ainda, a franqueadora conta também com materiais que auxiliam o empreendedor a entender as melhores formas de atendimento, como cativar o cliente, entre outros detalhes que fazem parte do dia a dia de um negócio.

Assim, o franqueado está em constante crescimento, se tornando cada vez mais preparado para lidar com o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

2. Boali

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A Boali é uma franquia fitness de alimentação que possui mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil, presente em 14 estados.

A franquia trabalha com um grande mix de produtos no modelo fast casual, ou seja, comidas saudáveis de rápido preparo e consumo.

Por fim, a Boali trabalha em um formado de loja física, onde é criado um ambiente atrativo para os consumidores, seguindo uma padronização da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 220 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 36 meses

3. Sucão

A franquia Sucão nasceu na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, e é uma empresa especializada em sucos, saladas e lanches saudáveis dos mais diversos.

A rede possui atualmente mais de 30 unidades espalhadas por quatro estados do Brasil. Ainda, possui quatro modelos de negócios para  os investidores que buscam uma marca consolidada no segmento de franquias de Alimentação.

Imagem de um como de suco de laranja. Imagem ilustrativa texto franquia fitness alimentação.
Os sucos naturais fazem parte do dia a dia de quem busca uma alimentação saudável.

Por exemplo, a Sucão possui modelo de franquia para loja de shopping, loja de rua, container e quiosque, com diferentes valores de investimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

4. Mr. Fit

O mercado de comidas saudáveis é altamente lucrativo, e a franquia Mr. Fit é uma das opções de negócios baratos neste setor.

A franquia trabalha com um amplo cardápio, oferecendo alimentação de baixa caloria, que é um tipo de alimentação de tem se tornado cada vez mais atrativa para os consumidores.

Assim, o franqueado consegue atender a paladares diferentes, e com isso, aumentar o seu leque de clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 2 mil a R$ 250 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 36 meses

5. Nutty Bavarian

Não só de pratos tradicionais vide uma franquia fitness de alimentação. Especializada em castanhas preparadas de diferentes maneiras, a Nutty Bavarian também é uma opção neste mercado.

As castanhas são um alimento rico em certos nutrientes, e fazem parte da alimentação de muitas pessoas que buscam comidas saudáveis.

Nesse sentido, a franquia conta com cardápio variados, e dois modelos de negócios, um em quiosque comum e o outro de quiosque parede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

6. Vida Leve

A alimentação saudável, como vegetarianos e veganos, abriu espaço para quem deseja ter o negócio próprio e quer aproveitar o crescimento do setor.

Nesse sentido, o empreendedor pode optar pela franquia Vida Leve. A rede oferece produtos naturais selecionados a granel, suplementos e produtos orgânicos, entre outros.

Atualmente a rede conta com 40 franquias espalhadas pelo Brasil, e seu modelo de negócio é voltado para vendas em lojas de ruas, de centros comerciais, academias e shoppings.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses
Imagem de diversos legumes. Imagem ilustrativa texto franquia fitness alimentação.
O empreendedor deve ficar atento pois o mercado de produtos orgânicos é bem atrativo.

7.  Balanceado

A franquia Balanceado é uma rede de pratos fitness em que as receitas são validadas por nutricionistas antes de serem incorporadas ao mix.

Nesse sentido,além do cálculo das calorias, são destacadas as principais propriedades nutricionais para que as pessoas possam combinar sua refeição de acordo com suas necessidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 480 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
  • Prazo de retorno: 20 meses

8. Empório Döll

Uma franquia fitness de alimentação bem atrativa é a Empório Doll. A rede oferece um mix de produtos como alimentos naturais, orgânicos, diet, fitoterápicos, entre outros.

A marca, que nasceu na cidade de Florianópolis, possui seis unidades em operação pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 260 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

9. Brasil Nutri Shop

Bem conhecida neste mercado fitness, a franquia Brasil Nutri Shop trabalha com um amplo catálogo de suplementos alimentares.

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A rede oferece produtos para emagrecimento, ganho de massa, reequilíbrio nutricional do corpo, entre outras necessidades.

Por fim, oferece um modelo enxuto em home office, onde o franqueado realiza as vendas pelo site da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Vale a pena abrir uma franquia fitness de alimentação?

Mostramos apenas algumas das franquias de alimentação saudável que estão disponíveis no amplo mercado de franchising nacional.

Não é a toa que tantas marcas atuam neste segmento, pois ele é bem interessante para empreender. Primeiro, por contar com um público cada vez maior, e ainda, variados nichos de mercado.

Nesse sentido, conta com modelos de franquias para atuar com fast food saudável, alimentos fitness com preços acessíveis, comidas para pessoas com restrições, entre outras diversas possibilidades.

Além disso, o consumo de alimentos saudáveis, que já vinha ganhando força entre os brasileiros, foi acelerado pela pandemia.

Em 2020, as vendas desses produtos (que incluem de produtos sem glúten ou com menor teor de sódio a orgânicos certificados) atingiram R$ 100 bilhões no País, segundo a Euromonitor Internacional.

Imagem de um prato com legumes e cogumelos. Imagem ilustrativa texto franquia fitness alimentação.
A busca por uma alimentação saudável abrir um grande mercado para empreender.

Essa mudança de comportamento do brasileiro aconteceu por estar a mais tempo em casa e assim, ter experimentado novas possibilidades. Por isso, é um mercado que cabe uma atenção maior dos empreendedores para o curto prazo.

Considerando que o padrão de vida atual muitas vezes exige uma rotina corrida, as pessoas buscam se alimentar de maneira saudável. Mas querem fazer isso de forma prática, por não terem tempo para preparar o alimento ao longo do dia.

Esses fatores, somado aos números desse mercado de alimentação que também são bem positivos, têm impulsionado bastante o mercado de comida fitness.

Enfim, vale a pena investir uma franquia fitness de alimentação também por ser um modelo de negócio preestabelecido.

Dessa forma, o empreendedor conta com um caminho a seguir e ainda corre menos riscos ao iniciar seu próprio negócio.

Outros nichos no mercado fitness para investir

Além das franquias fitness de alimentação, o empreendedor que se identifica com este mercado conta também com outras possibilidades para investir.

Este setor tem movimentado cada vez mais dinheiro, devido a uma busca cada vez maior das pessoas por serviços de academias, acessórios, roupas, entre outros.

Nesse sentido, o Brasil é o segundo em números de academias de acordo com a IHRSA, associação internacional representante do mercado fitness no mundo.

Apesar do Brasil movimentar mais de R$ 2 bilhões por ano segundo o IHRSA Global Report 2020, ainda há muito espaço para crescimento.

Dessa forma, estima-se que 47% da população não pratica o mínimo de atividades físicas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde – 150 minutos por semana.

Outro nicho neste mercado é o de suplementos, que tem apresentado um crescimento sólido nos últimos anos, em consequência do aumento da procura pelas academias.

Quando analisamos dados de 2010 a 2019 por exemplo, vemos um crescimento de 15% anual nesse setor, em média, segundo a Brasnutri.

Na esteira deste movimento, é possível investir em uma gama de serviços e produtos relacionados ao mercado fitness. Assim como alimentos, o empreendedor pode apresentar um negócio de roupas de ginástica.

Imagem de pesos de academia. Imagem ilustrativa texto franquia fitness alimentação.
Além de franquias de alimentação, é possível também investir em academia e outros serviços voltados para o público fitness.

Para isso, contar com um grande mix de produtos pode ser uma boa solução para conseguir atrair um amplo leque de perfis de clientes, e assim, ter sucesso.

Enfim, a tendência é de continuar neste crescimento do setor de produtos e serviços fitness e por isso, este é um segmento ao qual o empreendedor deve estar atento.

Perfil do franqueado fitness

O mercado de produtos e serviços fitness não é um setor que exige grande experiência do empreendedor, mas é importante primeiramente que ele se identifique com este segmento.

Nesse sentido, o empreendedor deve ser uma pessoa atenta às novidades deste mercado, e ainda, estar disposto a aprender os detalhe que envolvem este negócio.

Seria interessante para o empreendedor que ele já tivesse algum tipo de contato com o mercado. Seja por ser um frequentador de academia ou por se interessar por informações ligados a este segmento.

Além disso, existem redes de franquias que exigem que o franqueado tenha disponibilidade para dedicação exclusiva. Dessa forma, empreendedores que buscam uma renda extra podem não ser o ideal.

Porém, franquias com baixo investimento e modelos mais enxutos permitem que o franqueado trabalhe de casa, com franquias fitness de alimentação congelada, por exemplo.

Outro ponto que o perfil do franqueado exige é que ele esteja disposto a seguir o padrão da franquia. Empreendedores que desejam implementar muita inovação em seu negócio podem se frustrar com este formato de negócio.

Por conta disso, cabe ao empreendedor estar atento a Circular de Oferta de Franquia (COF) das marcas e analisar como é o negócio e o dia a dia de trabalho.

A COF é um importante documento que informa detalhes do modelo da franquia como custos, suportes da franqueadora, o trabalho que será feito pelo franqueado, entre outras informações úteis.

Enfim, neste conteúdo apresentamos apenas algumas marcas de franquia fitness de alimentação. Por isso, separamos algumas dicas de como selecionar o negócio ideal para você no artigo “O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?”

*Informações publicadas em JANEIRO/2022. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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