O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Turismo e Hotelaria » Franquia home based de turismo dá lucro? Perfil, vantagens, opções para abrir

Franquia home based de turismo dá lucro? Perfil, vantagens, opções para abrir

Sumário

Franquia home based de turismo é uma das modalidades que vem atraindo cada vez mais empresários. Em uma tradução livre, o formato quer dizer “baseado em casa”. Aqui, preparamos o texto a seguir para apresentar os principais benefícios de apostar nesse modelo de negócio.

As informações fornecidas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelaram que o setor de Turismo projetou um faturamento total de R$ 155,87 bilhões durante a alta temporada. Assim, compreendeu o período de novembro de 2023 até fevereiro de 2024.

Desse modo, empreender nesse mercado pode ser interessante para quem quer lucrar. Ainda mais em um formato versátil, também conhecido como home office, exige um investimento baixo quando comparado com os modelos de loja física.

Além disso, se tornou um bom empreendimento para aqueles que não têm capital grande o suficiente para abrir um negócio do zero. Então, pode ser o primeiro passo para você começar a sua empresa. Continue a leitura!

Como funciona uma franquia home based de turismo?

Home based é um modelo de negócio voltado para empreendedores que desejam trabalhar em sua própria casa ou atendendo seus clientes independentemente da sua localização.

Adaptando o seu horário de atendimento às necessidades do consumidor, gera assim, maior afinidade e proximidade entre as partes. Devido a essa facilidade e conforto, esse tipo de franquia acabou atraindo investidores de diferentes perfis. 

Logo, com a demanda maior a cada ano, novas empresas passaram a ofertar o modelo de negócio em seus planos de expansão. Principalmente as voltadas para a prestação de serviço.

Uma delas foi o segmento de Turismo, uma área de atuação em que nem sempre é necessário um espaço físico para atender a demanda. 

Basta que o franqueado divulgue seu trabalho e monte os pacotes de viagens — online e rápido — de acordo com a necessidade dos clientes que aparecerem.

Nesse sentido, você consegue consultar por meio do software ou portal da sua franqueadora, quais os melhores preços para a realização da viagem. Não importa qual seja o tipo dela, se de férias, trabalho, religiosa etc. 

Após a consulta, é possível montar o pacote de acordo com a necessidade financeira do cliente. Além disso, as franquias home based de turismo também oferecem outros serviços ligados ao turismo como seguro, intercâmbio e locação de veículos. 

Mas antes de atuar com essa forma de fazer negócio, é preciso saber se você está preparado ou não para um empreendimento home office. Assim, caso encontre alguma característica que precisa ser aprimorada, será mais fácil de seguir em frente.

Qual o perfil ideal para atuar com franquia home based?

Um bom empreendedor home based precisa ter a ciência de que os clientes não chegaram até ele como um passe de mágica. Isso também vale para as unidades físicas, é claro. Porém, para aqueles que optarem pelo home office, esse entendimento é primordial. 

Diferente das lojas, o franqueado que opta por essa modalidade, não conta com uma fachada de destaque na porta da unidade. 

Dessa forma, precisa trabalhar bem para divulgar o seu negócio, atrair clientes e usar o atendimento personalizado e exclusivo para aumentar a sua divulgação boca a boca.  

Outro ponto que o investidor precisa ter em mente, é que trabalhar de casa não quer dizer ter mais tempo livre. Muito pelo contrário, assim como qualquer empreendimento, a jornada de trabalho será maior que as oito horas em média. Por isso, precisa conseguir se adaptar bem a uma nova rotina. 

Por se tratar de um modelo de negócio onde a comunicação é de suma importância, o franqueado precisa conseguir se expressar bem e ter boas práticas de persuasão. 

Afinal, não será apenas o gestor da unidade, pois você também vai atuar como vendedor. A seguir, confira quais são as melhores opções de franquias do setor de Hotelaria e Turismo para empreender.

Franquias home based de turismo, para lucrar

Explorar franquias home based de turismo pode ser uma estratégia lucrativa para empreendedores que buscam flexibilidade e baixo investimento.

Aqui, separamos uma lista com diversas opções de franquias que oferecem serviços como: agenciamento de viagens, consultoria turística e venda de pacotes personalizados.

Com o crescimento do setor de Turismo, há uma demanda crescente por serviços especializados e personalizados. Investir em uma franquia pode ser uma oportunidade promissora para empreendedores que desejam ingressar nesse mercado em expansão. Acompanhe!

[raio_x_esf]

Como escolher a melhor franquia para investir?

Primeiramente, identifique suas habilidades e interesses, alinhando-os com as opções disponíveis. Em seguida, pesquise o histórico e reputação das franqueadoras, busque por marcas consolidadas e comprovadamente rentáveis.

Na sequência, analise também o suporte oferecido pela franqueadora, inclua treinamento e assistência operacional. Considere a demanda do mercado e o potencial de crescimento da franquia. Além disso, avalie o retorno do investimento e os custos totais envolvidos.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Quais as vantagens de atuar no turismo?

Atuar no setor de Turismo oferece uma série de vantagens atrativas. O setor é reconhecido como um dos mais promissores tanto no Brasil quanto no mundo. Apesar dos desafios como conflitos e tensões políticas, o Turismo continua a prosperar.

Segundo a ABF, em 2023, o segmento de Hotelaria e Turismo registrou um faturamento de R$ 11,5 bilhões, refletindo um crescimento significativo de 16,4% em relação ao ano anterior.

Esses números promissores evidenciam as oportunidades lucrativas, mesmo em meio a adversidades, consolidando-o como uma área de investimento atraente e em constante expansão.

Por que atuar como home based de turismo?

Assim como qualquer tipo de empreendimento, existem os pontos negativos e positivos. Como a adaptação, que pode ser um fator que pode colocar em risco o seu investimento. Ou os ganhos que são menores em comparação com as lojas físicas. 

Porém, existem mais vantagens em ser um home based do que pode imaginar. A seguir, vamos apresentar os principais pontos que farão do seu negócio, um sucesso. Confira!

Capital financeiro menor

Por se tratar de um empreendimento que não tem a necessidade de montar uma loja, o investimento necessário para dar início as atividades é bem inferior. Ou seja, não é preciso se preocupar com aluguel, manutenção, reforma, padrão visual da unidade etc.

Os únicos gastos são referentes a taxa de franquia, obrigatória para começar a usar a marca e o seu know-how. As taxas mensais, royalties e fundo de propaganda são mais acessíveis para essa modalidade.  

Sem a necessidade de funcionários

Em muitos casos, as franqueadoras exigem que o franqueado seja registrado como Microempreendedor Individual (MEI). Nessa categoria, você só pode ter um colaborador caso necessário. 

Mas a maioria dos MEI’s optam por não contar com essa pessoa a mais. Isso reduz os gastos com salários, bonificações etc. Além disso, também se trata de um modelo que não comporta uma demanda muito grande como em unidades físicas. 

Agora, caso o empresário sinta a necessidade de contratar um funcionário nada o impede também. Ainda assim, a rentabilidade do home based será boa para o franqueado. O contrato pode ser via Pessoa Jurídica e o pagamento com base na comissão.  

Mais controle de qualidade

Como é um trabalho quase que individual, fica mais fácil para o empresário seguir e garantir que as boas práticas de atendimento estão sendo seguidas. 

Todas as franqueadoras têm padrões que devem ser cumpridos para que a unidade esteja de acordo com o modelo negócio estruturado há anos por ela. 

Uma loja exige um acompanhamento próximo e treinamentos para todos os novos contratados. Isso demanda tempo e por consequência, dinheiro também. Ao atuar sozinho, isso fica mais fácil de acompanhar. 

Ter uma franquia home based de turismo é a garantia de que você oferecerá o melhor serviço possível, sem a necessidade de ficar observando ou dando ordens para outras pessoas. O que pode gerar desgastes entre as partes. 

Dicas importantes para o franqueado home based

Trabalhar com uma franquia home based de turismo só se tornou possível graças ao acesso a tecnologia, que vem se tornado maior a cada ano. Porém, trabalhar de casa pode causar um certo estranhamento para quem não está acostumado com a nova rotina. 

Preparamos algumas dicas a seguir, para ajudar o empresário interessado nesse modelo de negócio, a alcançar os resultados esperados.  

Seja organizado

Como vimos, investir em uma franquia home based de turismo não quer dizer que você terá menos trabalho. Pelo contrário, nesse modelo o empresário precisa acumular funções, afinal será apenas ele cuidando do empreendimento. 

Por isso, é de suma importância que seja organizado e consiga colocar no papel quais as suas obrigações para que a unidade alcance os lucros estipulados e, por consequência, atinja a rentabilidade prevista pela franqueadora. 

Tenha disciplina

Trabalhar de casa pode gerar muitas distrações. É o sofá que é mais confortável que a cadeira, a cama que está ali perto, a televisão ligada, os familiares circulando etc. Tudo é fator de distração. Por isso, o você precisa ser muito disciplinado. 

O ideal é que faça um quadro com sua rotina e se programe como se estivesse indo trabalhar em um escritório longe de casa, com hora pra chegar e sair. Esse é o primeiro passo para construir uma rotina. 

Separe também os horários e os dias para fazer as visitas aos clientes. A grande vantagem desse modelo é poder ir até o seu consumidor para oferecer o serviço. Mas isso também não pode ser uma coisa sem controle. 

Como apontamos anteriormente, esse formato de franquia exige do profissional atuações em diversas frentes. Não é possível se dedicar há apenas uma e ignorar as demais. 

Atualize-se sobre o ramo

O Turismo é uma das áreas que mais oferecem materiais de estudo. São diversos locais para conhecer e cada um deles, têm histórias espalhadas por museus, monumentos, edifícios entre outros.

Para conseguir vender bem nessa área, é importante que conheça o máximo de informações possíveis. Dessa maneira, será possível instigar o cliente final e convencê-lo a comprar o pacote de viagem. 

Além disso, o setor de Turismo trabalha em diversas frentes. Podem aparecer pessoas interessadas em fazer passeios mais ligados à natureza, outros com algum programa radical, consumidores mais interessados com trajetos religiosos por exemplo. 

Junto com a sua rotina, prepare alguns intervalos para que possa estudar sobre os países e cidades. Descubra fatos curiosos que podem chamar atenção dos clientes e reúna o máximo de dicas que puder dar sobre algumas localidades. 

Analise bem a Circular de Oferta de Franquia

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento gerado pela franqueadora que visa informar aos futuros franqueados como funciona o seu modelo de negócio e quais as exigências para o que a unidade seja aberta.

Dentro da COF é preciso conter informações referentes ao balanço financeiro da marca, seu histórico, dados sobre o mercado, pendências judiciais e descrição de cada modelo de negócio. Ainda, valores, nome e telefone de todos os franqueados dos últimos dois anos etc. 

Com base nesse documento, você consegue enxergar quais as suas obrigações como franqueado da marca e o que pode esperar do empreendimento que pretende abrir. 

Porém, de acordo com a Lei de Franquias, esse documento só pode ser assinado após dez dias a partir da sua entrega. Essa é uma forma de dar tempo e segurança para o investidor decidir se vai ou não entrar no negócio. 

Uma dica extra, é entregar uma via da COF para que um advogado possa analisar e confirmar se as informações procedem. 

Passo a passo para abrir sua franquia

Abrir uma franquia demanda um processo bem estruturado. Primeiramente, entre em contato com a marca desejada e analise o negócio minuciosamente.

Em seguida, planeje suas finanças, considere o investimento necessário. Negocie diretamente com a franqueadora, busque esclarecer todos os detalhes contratuais.

Uma vez feito isso, é hora de investir na franquia e iniciar as operações. Esse passo a passo garante uma abertura de franquia mais organizada e eficiente.

Ao longo do texto, você descobriu que abrir uma franquia home based turismo exige cuidados e um certo conhecimento sobre a área que vai atuar.

Principalmente quando tratamos de uma das área mais ricas de história e que a cada ano atrai milhões de pessoas. Agora que está por dentro do assunto, invista na sua empresa e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje