Franquia de limpeza de sofá: entenda se é um bom negócio e como investir

Abrir uma franquia de limpeza de sofá pode ser uma boa opção para investir. Inclusive porque, existe uma grande demanda no mercado.
Para se ter uma ideia, o mercado de limpeza profissional, que inclui os cuidados com o sofá, cresce a cada ano.
Segundo pesquisas, o setor movimenta R$ 18 bilhões no Brasil. O Sebrae estima que existem 13 mil empresas do ramo em todo o País.
Hoje, a limpeza de sofás é uma tendência de negócio. Em média, o serviço tem custo de R$ 160,00 ao consumidor. Isso garante um bom ticket médio ao franqueado, que ainda pode aumentar seu faturamento oferecendo outros atendimentos.
A seguir, nós apresentamos tudo o que você precisa saber sobre uma franquia de limpeza de sofá. Continue lendo!
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Por que a limpeza do sofá é importante?
Um dos aspectos que atrai o consumidor às franquias de sofá é a necessidade deste cuidado. Afinal de contas, muita gente passa um tempo relativamente longo no sofá. É importante garantir que ele seja seguro a todos.
Seguro em relação aos ácaros e bactérias que podem se acumular. É essencial higienizar as superfícies para eliminar os microrganismos que podem provocar doenças e alergias.
Especialmente quando o usuário conta com animais de estimação em casa. Esses pets costumam se aconchegar no sofá, e eles mesmos carregam bactérias. Os seus pelos ainda podem agravar uma crise alérgica, tornando a situação ainda mais incômoda.
Tudo isso contribui também para crises de asma e outros problemas respiratórios.
A limpeza “caseira” do sofá não costuma ser suficiente para combater os problemas. Então, os consumidores precisam contratar uma empresa especializada.
É aí que as franquias de limpeza de sofá entram. Especialistas no assunto, elas poderão atender um público que, geralmente, solicita serviços uma vez por semestre. Essa é a periodicidade recomendada para a limpeza mais cuidadosa do sofá.
Vale dizer que essa periodicidade muda por cliente e que as franquias não encontram faturamento apenas neste serviço.
Na verdade, as franquias de limpeza realizam atendimentos variados. Então, os clientes podem solicitar vários deles, e em momentos diferentes. Isso torna o faturamento da franquia recorrente.
Outro ponto importante é que muitos serviços podem ser realizados em um mesmo atendimento.
Por exemplo: em vez de limpar apenas o sofá, que tal também realizar o cuidado com as poltronas da casa?
Esse tipo de ganho vai depender da capacidade comercial do franqueado. O empreendedor precisa conhecer seus serviços e benefícios, e saber vendê-los. A venda agregada dos atendimentos garantirá um ticket médio maior por consumidor.
3 opções de franquia de limpeza de sofá
Agora que você já sabe porque uma franquia de limpeza de sofá chama a atenção, é hora de conhecer opções para investir.
Mas antes, vamos falar um pouco sobre as vantagens do sistema de franquias. Começando pelo modelo de negócio da marca.
Quando adquire uma franquia, o empreendedor recebe todo o planejamento do negócio. Esse planejamento já terá sido testado em outras unidades da marca. Logo, suas chances de erro serão menores.
Esse é um dos principais motivos para uma baixa mortalidade das franquias. Em dois anos, apenas 5% das unidades fecham as portas. Essa porcentagem sobe para 23% no caso de empresas iniciadas do zero.
Outro atrativo importante do franchising é o suporte da franqueadora. A dona da marca passa todo o seu conhecimento ao consumidor, para que ele possa realizar os trabalhos.
Também oferece apoio de marketing, jurídico, comercial e outros. Assim, as ações do franqueado se tornam mais acertadas. Veja outras vantagens das franquias clicando aqui.

Esses são alguns dos benefícios que o empreendedor encontra ao investir em uma franquia de limpeza de sofá. Veja algumas marcas de franquia abaixo!
1. Acquazero
A Acquazero é, na verdade, uma franquia de estética automotiva. Mas ela também realiza serviços residenciais, incluindo a limpeza de sofás e poltronas.
O negócio conta com seis modelos — três home office e três loja física. Nos primeiros, o empreendedor não conta com um espaço comercial para atender os clientes.
De qualquer forma, em todos os modelos, os serviços residenciais são realizados de modo delivery. Ou seja, com o franqueado indo até o cliente.
Veja um pouco sobre a limpeza de sofá Acquazero no vídeo abaixo.
Além da limpeza de sofá, a franquia oferece atendimentos como a impermeabilização de estofados, limpeza de colchão, tapetes, superfícies de couro etc.
No caso da estética automotiva, o principal diferencial da franquia é a limpeza ecológica. Para ela, apenas 300 ml de água são utilizados no cuidado com o carro. Em comparação, outras empresas utilizam até 300 litros de água na limpeza.
Nesse caso, o catálogo da Acquazero também conta com serviços como o polimento do carro, higienização interna, limpeza de ar-condicionado e mais. Contar com a possibilidade de atendimento também dos carros aumenta o potencial de faturamento do franqueado.
- Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
- Prazo de retorno: de 3 a 24 meses
2. Doutor Sofá
A franquia Doutor Sofá tem quase 100 unidades espalhadas pelo Brasil. São três os seus serviços: a limpeza de estofados, impermeabilização de estofados e limpeza de colchões.
Para atuar, o empreendedor recebe uma série de suportes da franqueadora. Entre eles, estão:
- Estudo mercadológico, para verificar se há bom público consumidor na região do franqueado;
- Fornecedores homologados de produtos para a realização dos serviços, o que garante bons preços ao franqueado e a padronização da marca;
- Assessoria no processo de implantação da franquia;
- Treinamento Comercial, de Gestão, Marketing e Operacional;
- Suporte Operacional, de Marketing e de Gestão.
Em 2019, a Doutor Sofá foi listada como uma das melhores franquias no segmento de limpeza de estofados. A condecoração veio da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.
- Investimento inicial total: R$ 26 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
- Prazo de retorno: de 6 a 12 meses
3. SOS Clean
Já a SOS Clean trabalha com uma gama de serviços mais variados. Não apenas para a limpeza dos sofás, mas de outras superfícies. Os atendimentos são os seguintes:
- Limpeza de Cadeiras
- Higienização de Tecidos, Colchões e Estofados
- Limpeza Interna de Aeronaves
- Higiene de Carrinho e Bebê Conforto
- Limpeza interna de Embarcações
- Higienização Nano-UV
- Impermeabilização de Estofados e Tecidos
- Limpeza e Hidratação de Couro
- Limpeza e higienização de tapetes e carpetes
Atuando desde 2014, a franquia de limpeza disponibiliza ao franqueado suportes como treinamento e apoio de marketing.
- Investimento inicial total: R$ 15 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: de 6 a 12 meses
E então, investir em uma franquia de limpeza de sofá é mesmo uma boa opção para você? Ainda na dúvida sobre em qual franquia investir? Acompanhe nosso ebook sobre o assunto! Basta clicar no banner abaixo.

Se preferir, você também pode acompanhar o artigo: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?
Outra dica é contar com uma consultoria gratuita para entender seu perfil empreendedor. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.
*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.