O marketing de conteúdo é uma estratégia de baixo custo e que ajuda a atrair empreendedores para sua franquia.
Empreender é algo que exige conhecimento. Caso contrário, as chances de a empresa fechar nos primeiros anos é grande.
Uma das opções para quem não possui muito conhecimento no mundo dos negócios é optar pela franquia. Ela traz algumas vantagens para quem está começando.
No caso da franquia, o franqueado pode contar com uma equipe especializada que presta suporte completo.
Além disso, ele receberá algumas informações prontas, com estudos de mercado já realizados e ações de marketing.
É claro que, seguindo o padrão da empresa, o franqueado poderá fazer suas ações. Entretanto, fica muito mais fácil quando alguém ajuda no fortalecimento da sua marca.
Se você é uma franqueadora, já sabe de tudo isso, não é mesmo? Mas você sabia que a estratégia de marketing de conteúdo pode ter ótimos resultados para atrair franqueados para sua rede?
Veja algumas ações que são possíveis para atrair empreendedores para sua franquia com o marketing de conteúdo.
Como atrair empreendedores com marketing de conteúdo na franquia?
O marketing de conteúdo é uma estratégia cada vez mais comum para as empresas. Ela consiste em produzir materiais relevantes para atrair interessados nos assuntos trabalhados.
Então, pode ser uma ótima alternativa para atrair novos empreendedores para seu negócio. Veja a seguir.
Conheça quem é o seu público
Entender quem são as pessoas que vão investir no seu negócio ajudará a direcionar o conteúdo que será produzido.
Por exemplo: se são jovens, a empresa precisará ter uma linguagem mais descontraída; se forem “intelectuais”, o tom das peças deve ser outro. Quanto mais souber, mais assertivo será o conteúdo.
Faça um planejamento
As ações de marketing precisam ser planejadas. Nada de sair fazendo o que acha que pode dar certo. É necessário apostar em um calendário editorial, estabelecer temas, locais de publicação e divulgação, e outros.
Ao investir em conteúdo próprio, seu negócio precisará trabalhar todas essas informações.
Faça campanhas regionalizadas
Mesmo conhecendo o público que você pretende atingir, podem existir diferenças de um lugar para outro. Entre o Sul e Nordeste, por exemplo, existe uma diferença regional cultural, então podem ser necessárias adaptações.
Se a franquia de alimentação anuncia que trabalha com “macaxeira” no Nordeste, será facilmente entendida. Porém, se optar pelo nome “aipim” ou “mandioca” nessa região, pode não ser bem compreendida.
Essa é uma diferença regional que pode parecer “boba”, mas faz toda a diferença. Portanto, é necessário ter esse cuidado.
No caso das franquias que possuem lojas em todo o país, a franqueadora deve conhecer essas regionalidades. Quando uma campanha for feita, ela poderá ter diferentes versões, uma para cada local.
Use o marketing de conteúdo
É bastante comum que se tenha um blog da marca ou um canal no YouTube. Esses são usados para fazer marketing de conteúdo.
A intenção é apresentar informações para o empreendedor, a fim de que ele conheça a marca e resolva investir nela.
Vamos a um exemplo de marketing de conteúdo. Um site que vende seguros pode criar artigos para sanar as principais dúvidas dos clientes. Dessa forma, eles ficam informados sobre diferentes assuntos, como melhores seguradoras de carro, o que é franquia e outros. Quando precisam contratar o produto, recorrem a ele.
É claro que, para atrair empreendedores para sua franquia com o marketing de conteúdo, é preciso respeitar uma jornada. Ela passa pela atração, conversão, relacionamento e venda. Isso quer dizer que não basta criar conteúdo, ele precisa ter um objetivo até que gere o fechamento da compra.
Trabalhe diferentes canais para divulgar o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo tem um grande poder quando o assunto é atrair clientes. Mas, para isso, ele precisa ser divulgado.
Portanto, também é necessário estar presente no universo digital. Tenha perfis nas principais redes sociais, para que possa se comunicar com o público e divulgar os conteúdos.
Fez um vídeo novo e publicou-o no YouTube? Divulgue isso no Facebook e Instagram para que as pessoas possam visualizar.
Essa divulgação poderá atrair mais gente para o conteúdo que a franqueadora gerou. Então, seu negócio poderá convencer as pessoas a abrirem uma franquia da sua marca.
As vantagens do marketing de conteúdo para franquia
O marketing de conteúdo tem a vantagem de ter baixo custo e, quando bem executado, traz excelentes resultados.
Ele é de fácil divulgação e pode ser trabalhado de diferentes maneiras, o que permite atingir um público mais amplo.
Quando se trata da franqueadora, há a vantagem de que seu negócio terá uma equipe especializada no assunto. Afinal, você também precisará oferecer suporte de marketing aos franqueados, então precisará de profissionais para atuar.
Com o marketing de conteúdo bem-executado, você conseguirá atrair empreendedores interessados na sua franquia. E o melhor: vai atrair empreendedores que combinem com o perfil da sua marca, uma vez que os conteúdos serão produzidos para determinada persona.
Por: Jeniffer Elaina, do site SeguroAuto.org.