É possível abrir franquia como MEI? Saiba tudo que você precisa

Muita gente tem dúvida se é possível abrir uma franquia sendo MEI. A resposta é sim, e você vai entender mais sobre o assunto e como abrir uma franquia como MEI neste conteúdo!
Nos últimos anos, o franchising continua crescendo e, de 2018 para cá, teve aumento de mais de 6,8% no faturamento anual.
De forma resumida, a franquia é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado), para que ele possa replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.
Ou seja, ao abrir uma franquia, você vai iniciar uma nova unidade de um negócio que já atua hoje.
É a Lei de Franquias que determina regras para o sistema de franchising no país. Ela também fala sobre a Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento é importantíssimo e obrigatório para iniciar a relação entre franqueado e franqueadora.
Acesse uma parte específica do artigo
Benefícios de ter uma franquia
Ter uma franquia é uma relação de ganha-ganha. Ou seja, como franqueado ou como franqueador, os benefícios têm uma via de mão dupla.
Para o franqueado, há as vantagens de:
- Abrir um negócio sem ter experiência no setor escolhido;
- Começar com um modelo de negócio já testado e uma marca prestigiada;
- Trocar experiência com parceiros e fornecedores;
- Ter auxílio com a gestão e operação da marca;
- Ter um marketing em cooperação com a rede;
- Suporte técnico com a rede franqueadora;
- Ter indicação de fornecedores e equipamentos para uso etc.
Para o franqueador, os benefícios incluem:
- Expansão rápida com menores investimentos;
- Relacionamentos locais para fortalecer a marca;
- Descentralizar o processo de gestão;
- Potencializar a eficiência da entrega de produtos ou serviços;
- Concentração na produção e desenvolvimento de novidades, e mais.
Você pode conhecer melhor as vantagens e desvantagens do sistema de franchising clicando aqui e acessando o texto completo sobre o assunto.
MEI pode abrir uma franquia?
Segundo a legislação, não existe nenhuma proibição do MEI abrir uma franquia. Porém, seu faturamento anual não deverá ultrapassar R$ 81 mil.
Além disso, é preciso escolher uma marca de franquia que aceite franqueados como MEI. Nem todos os negócios têm essa possibilidade.
Microempresa e franquias
Para faturamento acima do permitido como MEI, existe a possibilidade de abrir uma Microempresa para ter uma franquia ou ser um franqueado.
A microempresa se enquadra no Simples Nacional e tem as seguintes características:
- Rendimento bruto de até R$ 360 mil por ano;
- Contratação máxima de 9 a 19 funcionários, dependendo do segmento da empresa;
- Opção de escolha do regime tributário entre Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real;
- Opção de escolha entre quatro categorias de natureza jurídica: Sociedade Simples, EIRELI, Sociedade Empresária e Empresário Individual;
- Atividade cujo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) não se enquadra como MEI;
- Emissão de notas fiscais para todas as vendas, seja para pessoa física ou jurídica.
Formatos de franquias
Existem diversos formatos de franquias conforme o produto ou serviço ofertado em diversos segmentos. Inclusive, existem várias opções de franquias baratas
, para quem tem pouco dinheiro para investir.1. Lojas físicas
São franquias que precisam de um espaço físico com boa localização para atender o público. O grande diferencial está na oferta com vitrines, por exemplo, e experiência do consumidor em contato com a empresa.
2. Quiosques
Esses espaços, na grande maioria das vezes, estão localizados em locais com grande circulação de pessoas, como shoppings e centro de vendas.
São ótimas opções para expansão em cidades pequenas e financeiramente podem ter um custo menor do que outras opções.
3. Food trucks
Os food trucks (caminhão de comida) passaram a ser adotados por diversos empreendedores do ramo da alimentação.
Têm uma estrutura mais em conta, são fáceis de instalar e podem se deslocar para atender diversas regiões em dias alternados.
4. Containers
Esses são espaços comerciais que demandam custos menores de instalação e manutenção.
A maioria hoje está no segmento de alimentação, atendendo às necessidades de infraestrutura e praticidade ao mesmo tempo.
5. Home based ou home office
As franquias home based são franquias de entrega de serviços e produtos. O formato não tem limitações para a expansão da rede.
São conhecidas como “franquia domésticas” e podem ser gerenciadas dentro da própria casa, desde que se tenha muita disciplina para organizar os atendimentos e entregas.
Encontre a franquia ideal
Existem diversas marcas em que é possível ser um franqueado, com diversos valores de compra e também projeção de faturamento.
Por isso, analise qual o segmento mais interessante nesse momento, para que possa abrir uma empresa MEI e aproveitar dos benefícios de uma franquia já consolidada para uma gestão de negócios a longo prazo e com sustentabilidade.
Se preferir, você também pode contar com uma consultoria gratuita para encontrar o melhor negócio para abrir. Basta acessar: henriquemol.com.br
Artigo produzido pela equipe Contabilizei.