A franquia O Boticário é uma das redes mais pesquisadas pelos empreendedores brasileiros, e essa busca não é por acaso! O Boticário é a maior rede de franquias do Brasil e, com quase 40 anos de atuação no mercado, segue investindo em melhorias de processos e serviços.
Inserida no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, a trajetória de resultados da marca impressiona. Atualmente, a franquia O Boticário conta com mais de 3,8 mil unidades franqueadas, presentes em todo o território nacional e, também, em outros países.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF)
A franquia O Boticário também é líder em número em unidades em quatro, das cinco regiões brasileiras. Ficou impressionado? Neste conteúdo, contamos a você os detalhes do investimento em uma franquia da rede. Continue a leitura.
Conheça as vantagens de ser um franqueado Boticário
A marca O Boticário foi criada na cidade de Curitiba, capital do Paraná, no ano de 1977 por Miguel Krigsner. O empresário atuava, também, como farmacêutico. A vivência à frente de uma farmácia de manipulação permitiu que Miguel notasse os comportamentos de consumo das mulheres à época.
Assim, Miguel começou a manipular cremes faciais, o que foi um sucesso entre as clientes. Ao longo da trajetória à frente da farmácia de manipulação, o empresário começou a ampliar as criações de cosméticos: colônias, perfumes, itens de cosméticos em geral.
Surge, então, o conceito do O Boticário que conhecemos hoje. Desde a década de 1980, a rede investe em expansão por franquias.
Como dito na apresentação da franquia, ela é líder no segmento de atuação no franchising. Mas, existe uma outra informação: a marca é, também, líder mundial no mercado de cosméticos e perfumaria.
Para conseguir destaque nacional e internacional, a rede não economiza esforços para solidificar a parceria com os franqueados. Quer saber mais sobre a história de fundação e como Miguel se tornou referência no setor de cosméticos e perfumaria?
Assista o vídeo a seguir! Sabia que Silvio Santos, (sim, o comunicador e apresentador mais famoso do Brasil) tem participação na história?
Lucro da franquias O Boticário
Primeiramente, antes de apresentarmos qual o lucro da franquia O Boticário, precisamos entender melhor os valores que envolvem a abertura do negócio. Será por meio dessa quantia, que teremos maior capacidade para avaliar as vantagens financeiras desse empreendimento.
Os valores a seguir são indicados para formatos de loja que apresentam, em média, estrutura de 40 metros quadrados e pelo menos um quadro com seis funcionários a disposição.
- Investimento total: a partir de R$ 500 mil
- Prazo de retorno: entre 18 a 36 meses
Além do formato de franquia de loja, O Boticário também trabalha com modelo de franquia de quiosque. As dimensões mínimas são de quatro metros quadrados e exige um número menor de colaboradores, variando entre dois ou três.
Por se tratar de um formato de negócio robusto, que deve ser instalado em ponto comercial de rua ou em shoppings centers, os valores de investimento não são dos mais baixos.
Com base nos números do modelo apresentado, o futuro franqueado pode prever um faturamento médio de R$ 70 mil. Dessa forma, a lucratividade fica entre 8% e 10% desse valor. Ou seja, a unidade tem a capacidade de entregar praticamente quase R$ 7 mil reais para o franqueado, eliminando todos os gastos.
Como é o suporte da franqueadora?
O empresário que decidir apostar na franquia do Boticário, pode se preparar para receber um suporte de qualidade da empresa. A Associação Brasileira de Franchising , já premiou a marca em várias oportunidades com o Selo de Excelência. O que mostra solidez da empresa diante do mercado.
Vale destacar que o suporte é fundamental para qualquer empresário ou rede de franquias. É graças a ela que ambas as partes poderão se manter ligadas para alcançar os resultados esperados. Essa ajuda começa ainda na escolha do ponto comercial, na primeira seleção dos funcionários e na elaboração do design da loja.
Lembrando que assim como todas as franquias do mercado, O Boticário também possui sua identidade visual. Alterá-la sem a permissão da marca, pode gerar até o cancelamento do contrato e a perda de todo o investimento feito.
Sem um bom suporte, dificilmente uma franqueadora conseguiria chegar no patamar que a Boticário alcançou. Durante todos os dias, o franqueado poderá acionar o auxílio para resolver problemas.
Além disso, caso sua unidade seja vista como um exemplo, a Boticário irá lhe entrevistar para saber suas ações e repassar para outros franqueados da rede. Criando assim, uma rede cada vez mais sólida, com boas chances de crescimento e um mercado em alta para investir.
Outro ponto que é importante destacar com relação ao suporte, é que ele também aparece no formato de treinamentos. Essas atividades visam apresentar para o novo franqueado as regras e padrões que a marca adota no mercado.
Comparação: Boticário X outras franquias de cosméticos
É importante você saber que não é porque O Boticário é a maior rede de franquias do país, que esse é o empreendimento certo para você.
Isso porque, no momento de escolha de uma marca para investir, uma das questões que mais contam para o sucesso do investimento é a sua identificação com o negócio.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Dessa forma, você precisa avaliar bem questões que vão além do retorno financeiro que o investimento pode lhe proporcionar. Vimos a importância, por exemplo, do suporte para o desenvolvimento de uma unidade. Pesquise a percepção do público e avalie as marcas concorrentes.
Portanto, é essencial que você busque por redes e modelos de franquia que coincidam com os seus objetivos pessoais e profissionais. É também importante que você acredite nos produtos e/ou serviços que são vendidos aos clientes, o que torna o dia a dia de trabalho muito mais satisfatório.
O segmento de Beleza é um dos mais promissores do franchising brasileiro. A variedade de redes, formatos de franquias e produtos oferecidos aos clientes são atrativos bem interessantes para quem busca uma franquia para investir.
Saiba se sua região comporta uma unidade
É muito comum que grandes empresas trabalhem com um limite para permitir que uma unidade seja inaugurada. Geralmente é considerado o número mínimo de habitantes para que não aconteça nenhum risco de falência e o negócio seja realmente rentável, considerando os gastos e a rentabilidade.
Porém, no caso do Boticário esse não é um problema. O que acontece e é preciso ficar atento é com relação a outra unidade que já esteja aberta na região que você deseja. Com isso, resultando numa concorrência desnecessária entre as partes e trazendo prejuízo para ambos os franqueados.
Esse é um cuidado que é apresentando antes mesmo da assinatura do contrato, quando a própria marca avalia as condições para se tornar um franqueado. Essas regras são apresentadas como se fosse um limite de área.
Já para os locais que forem aceitos, o empresário agora precisa pensar em outros pontos como visibilidades, localização, acessibilidade e estrutura da sua loja. São diversos pontos importantes para que o empreendimento possa oferecer as condições mínimas de atratividade aos clientes.
Antes de apontar se sua região é realmente boa para o negócio, a Boticário irá ajudar os futuros franqueados a entender a demanda do local e os pontos estratégicos que podem ser aproveitados.
Desafios de ser um franqueado O Boticário
A franquia O Boticário encontrou maior solidez no universo do franchising ao apostar em um perfil de empreendedores: os multi franqueados. Esses franqueados gerenciam mais de uma unidade de negócio da marca, o que proporciona maior segurança à franqueadora.
Ao contar com empreendedores que gerenciam um grande número de unidades, há um acúmulo de conhecimentos e experiência nas mãos dos multi franqueados.
Ao mesmo tempo, esses empreendedores conseguem se tornar especialistas nesse modelo de negócio, desenvolvendo processos muito mais certeiros para operação e gerenciamento das unidades. Assim, o índice de mortalidade de novas franquias costuma ser ainda mais baixo.
Por isso, a rede costuma proporcionar oportunidades de expansão apenas para quem já atua como franqueado O Boticário.
Para quem ainda não é multi franqueado da rede, mas deseja apostar em um modelo de negócio, a franqueadora faz algumas exigências.
É imprescindível ter experiência no ramo de cosméticos e perfumaria, além de já ter atuado por, pelo menos, 12 meses no mercado de varejo. É indicado que o franqueado tenha experiência em gestão comercial e formação em administração.
Todos os franqueados precisam seguir regras e padronizações estabelecidas pela marca, conforme consta na Circular de Oferta de Franquia (COF) e no contrato de franquia. Ambas documentações devem estar de acordo com a Lei de Franquias.
Reunião com a franqueadora: o que você deve saber
Ao entrar em contato com a franquia O Boticário, o franqueado deverá passar por uma breve reunião para que a empresa possa conhecê-lo. Afinal, durante todo o processo de pesquisa, você provavelmente foi atrás de informações que confirmassem que esse é realmente um bom negócio.
Acontece, que essa certeza também precisa ser sentida pela marca. Ela não pode aceitar qualquer tipo de empresário em sua rede. É necessário encontrar os pontos em comum que ela busca no mercado e suas vantagens. Não existe um número mínimo de reuniões que podem acontecer ou não, tudo irá depender do tempo necessário para a avaliação.
Mas não se preocupe, não existe nenhum tipo de problema nessas reuniões e elas são bem tranquilas. Importante destacar que caso tenha algum sócio na empreitada, ele também precisa ser avaliado pela franqueadora.
Não tenha medo também, essa conversa também serve para que você possa esclarecer suas principais dúvidas e ter a certeza que esse é o empreendimento perfeito para o seu perfil. Não existe o certo ou errado sobre o que se fazer, não é uma entrevista de emprego.
Fique tranquilo, responda e converse com o representante comercial sem pressão e não se cobre muito. Caso o negócio não seja aprovado é porque o seu perfil para o que eles buscam não se encaixa. Nenhuma franqueadora séria irá aceitar um empresário apenas para fazer dinheiro, é a sua marca que está em jogo.
Sabendo do caminho, confira agora alguns pontos que será apresentados nessa primeira reunião com a franqueadora.
Faturamento nos 3 primeiros meses

Certamente os primeiros três meses da operação da sua unidade não serão altos como o esperado, isso acontece devido aos primeiros gastos com relação a estruturação. Lembre-se que não é apenas chegar e começar a trabalhar, outras questões precisam ser consideradas.
Como a compra dos equipamentos, dos materiais e produtos. Além disso, esse é o tempo necessário para que conheça o seu público e comece a fazer os pedidos de acordo com a saída. Poupando espaço e dinheiro no seu estoque. Importante ficar atento também ao número de vendas.
Não é porque você está com uma grande marca por trás, que logo no primeiro mês terá um alto faturamento. As pessoas da sua região precisam conhecer melhor e se acostumar com o novo empreendimento. Assim, é aconselhável que o franqueado fique atento ao seu faturamento no começo das operações.
Precisamos considerar as peculiaridades de cada local e o que as pessoas estão buscando. Esse é mais um motivo para que o Boticário avalie com cuidado a região em que você espera empreender.
Outro ponto com relação aos primeiros meses é o capital de giro exigido pela franqueadora. Como seus resultados ainda não serão suficientes para manter o empreendimento de pé, ela sugere que você tenha o valor necessário para manter a unidade sozinha antes de fechar o contrato.
Dessa forma, ela garante que você terá as condições de manter a unidade de pé e rendendo os resultados de acordo com o que é esperado.
Compras mínimas mensais
Assim como quase todas as empresas de varejo, para que o negócio possa continuar se desenvolvendo com tranquilidade, O Boticário exige que sejam feitas comprar mínimas mensais pelo franqueado. Ou seja, isso acaba exigindo que você tenha um bom controle de estoque para que não fique no prejuízo com o passar dos meses.
É muito importante ficar atento a essas questões, uma vez que produto parado significa dinheiro perdido. Nos primeiros meses fique atento aqueles perfumes que mais saem e comece a fazer pedidos com relação a sua anotação. Desde o começo essa analise precisa ser feita e considerada.
De nada adianta seguir o pedir padrão se não há uma boa demanda, com o passar do tempo, além do dinheiro parado e gerando prejuízo, você não terá espaço para colocar os produtos que realmente são importantes para o seu negócio. O estoque é uma peça fundamental para que o seu negócio não vá a falência.
Estude com cuidado, avalie suas condições e se estruture para que não corra riscos desnecessários.
Tempo para entrega de Mercadorias
Os pedidos feitos precisam ser levados em consideração o tempo até a chegada das mercadorias na sua unidade. Dessa forma, é preciso considerar que problemas podem acontecer ao longo do processo. Essas situações são comuns quando falamos de empreendimentos com grandes pedidos.
A dica nesse processo de conhecimento da marca, é descobrir o tempo necessário entre a solicitação e entrega. Tendo esse tempo em mente, basta fazer um bom planejamento para que não fique sem produtos na sua unidade. Deixar para a última hora é algo totalmente equivocado e cometido por muitos empresários.
Além disso, atrasos podem ocorrer devido a problemas com logística por exemplo. Mas em todo caso, questione o Boticário sobre a resolução dessa pendência, qual o seu direito e as recomendações que eles oferecem caso aconteça algum atraso na entrega das mercadorias.
O mais importante durante todo esse processo é conhecer cada detalhe do empreendimento. Não deixe para depois ou arrisque muito, pois lá na frente, depois que estiver com o contrato fechado, as coisas não serão tão fáceis para voltar atrás. Não deixe nada para depois e avalie todas as questões com segurança.
Como são realizadas as vendas
As vendas pelo franqueado do Boticário acontecem apenas presencialmente, a marca não permite a atuação via site. O que pode acontecer e é aconselhável, é criar um perfil nas redes sociais e divulgar seus produtos por ela, seguindo as regras de identidade visual da franqueadora.
Porém, todas as vendas só podem acontecer na loja. Ou seja, o cliente pode até fazer uma reserva via algum perfil nas mídias sociais, porém a retirada e o pagamento deve ser feito presencialmente. Caso você esteja buscando um empreendimento que permita o franqueado uma atuação on-line, talvez o Boticário não seja o mais recomendável.
Suporte oferecido pelo Boticário
A franqueadora oferece todo o suporte necessário para que o franqueado tenha a melhor experiência possível ao longo da vigência do contrato. Para isso, são oferecidos treinamentos que irão permitir que o empresário conheça a essência da marca. Ao longo do processo de entrevista, esclareça todas as atividades que serão feitas.
Por exemplo, o Boticário ajuda na seleção dos seus primeiros funcionários e oferece treinamento completo para todos eles. Ao longo da sua jornada, com a saída do seu quadro, os novos também terão acesso a essas atividades. Caso aconteça alguma atualização, todos passaram por um novo treinamento.
Além disso, existe o suporte para auxiliar nas questões como atraso nas entregas, vendas, ajudas com a gestão, desenvolvimento de estratégias etc.
Prazo Contratual
O prazo contratual para quem busca empreender numa franquia O Boticário chega a cinco anos. Durante esse tempo, você terá acesso a todas as condições possíveis para que o seu negócio tenha sucesso e possa ser uma referência no mercado. Ao final desse prazo, é permitido a renovação, vale destacar que essa parceria pode durar vários anos.
Caso não queira manter o seu vínculo com a franqueadora, é necessário aguardar pelo menos dois anos antes de voltar para o segmento de perfumaria. Esta cláusula é oferecida no contrato e evita que você possa se tornar um concorrente direto da empresa logo após a sua saída.
Revenda da Franquia

A revenda da franquia O Boticário é permitida para aqueles franqueados que não se sentem bem com o negócio ou que, devido a algum problema, precisam deixar o empreendimento de lado. Isso é autorizado por lei e cabe a franqueadora esclarecer todos os processos necessários para que a transferência possa acontecer.
Converse com a franqueadora para descobrir os pontos e esclareça todas as suas dúvidas. Mesmo diante da desistência, a cláusula para evitar que se torne um concorrente é mantida.
Lucro por produto
Por fim, um passo muito importante para quem deseja se tornar um franqueado é descobrir o lucro que terá a cada venda realizada. o Boticário sugere uma média de preço para que você possa ofertar os produtos na região. Assim, cabe a você identificar o melhor valor e garantir que os resultados estão chegando.
Esse processo é fundamental no desenvolvimento de qualquer empreendimento. Esclareça todas as suas dúvidas antes de fechar um negócio. Não deixe nada para depois e mantenha sua cabeça longe das dúvidas, principalmente durante a entrevista com a franqueadora.
Assim, ao apostar em uma franquia O Boticário, o empreendedor recebe todo o know how da marca, além de treinamentos específicos para gerenciar as unidades e suporte constante da franqueadora.
Todas essas vantagens fazem jus ao alto valor investido, além do franqueado atuar junto de uma marca reconhecida nacionalmente.
Essa facilidade garante ao empreendedor que dificuldades com divulgação dos produtos não serão realizada no cotidiano da franquia.
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*Informações publicadas em Novembro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.