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Franquia para cidade pequena: vantagens de empreender no interior

Sumário

Você já parou para pensar nas vantagens de abrir uma franquia para cidade pequena? Saiba que existem muitos pontos positivos que facilitam o sucesso do negócio e aqui vamos lhe mostrar quais são e como empreender.

Mas antes de mais nada, é preciso ter em mente que as cidades pequenas podem, sim, ser bons lugares para investir. De acordo com uma pesquisa, o consumo nas cidades do interior representou 54,4% do total brasileiro, em 2019.

Logo, começar um negócio próprio em uma cidade pequena pode parecer algo desafiador. Por isso, iremos lhe mostrar como existem várias vantagens ao empreender nesses locais. Os resultados podem ser ainda mais atrativos quando você abre uma franquia.

Isso se deve porque as redes de franquias se apresentam como modelos de negócio testados no mercado. Essa característica e os suportes oferecidos pela franqueadora aumentam o potencial de sucesso da empresa. Ou seja, podem ser bons negócios para cidades pequenas. Continue a leitura!

O que são cidades pequenas? 

Podem ser classificadas como cidades pequenas aqueles centros com até 100 mil habitantes. E quando falamos no mercado de franchising, as cidades com menos de 500 mil habitantes se destacam em relação ao número de unidades. 

Em 2016, cerca de 48,2% das marcas já estavam presentes em municípios menores, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Logo, em locais como esse também é possível encontrar público consumidor ideal para uma franquia

Portanto, tenha em mente que ao procurar por franquias para empreender em cidades pequenas, mesmo com números menores de habitantes, há boas chances de sucesso.

Por que apostar em cidades pequenas? 

Como foi possível notar, as cidades pequenas têm um número menor de habitantes, mas se engana quem pensa que isso é um impedimento para ter lucros significativos. Isso porque, o consumo em cidades pequenas teve um crescimento positivo nos últimos anos. 

De acordo com uma consultoria, entre 2015 e 2020, as cidades menores tiveram uma alta de 23% no consumo. Muito superior aos 15% alcançados pelas 50 maiores cidades do país. 

Logo, é possível notar que o poder de consumo não está limitado apenas aos grandes centros urbanos. E claro, se levarmos em consideração que a concorrência nesses locais é menor, isso aumenta as suas chances de ter um bom desempenho. 

Logo mais, conheça quais são as melhores opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas. Mas antes, descubra as vantagens de abrir um negócio.

Vantagens de abrir um negócio em cidades pequenas

São vários os benefícios! Portanto, conhecer esses atrativos vai ajudar você a decidir quais os melhores negócios para cidades pequenas.

Mas primeiro, entenda: será que é mesmo sua hora de empreender? Essa é uma decisão importante e precisa ser tomada com cuidado. A seguir, acompanhe algumas dicas que irão esclarecer essa e outras dúvidas!

Custos reduzidos do negócio

Os custos de uma empresa em cidades do interior são menores se comparados com as redes instaladas em capitais e regiões metropolitanas. A economia inclui o valor do aluguel, da água, conta de luz, mão de obra e outros.

Isso significa que você gastará menos para iniciar o negócio e operá-lo. Algo interessante, inclusive, porque sua média de faturamento poderá ser maior. Afinal, as despesas fixas da empresa serão mais baixas.

Claro que isso vai depender de uma série de fatores. Como o nicho de mercado escolhido para atuar, a aceitação do público consumidor, concorrência, dedicação ao negócio e outros.

Portanto, para ter mais segurança no seu processo, siga um bom plano de negócio e adapte-o sempre que for necessário. Por fim, dê atenção especial ao planejamento financeiro da empresa. Ele deve guiar você por todo o caminho necessário para manter as contas do negócio no azul.

Concorrência menor

Os negócios em municípios pequenos costumam encontrar menos competidores comparados as grandes cidades. Claro que alguns setores podem estar saturados na sua região — em cidades pequenas são comuns, por exemplo, padarias e mercearias.

Mas sabendo escolher o ramo no qual você quer investir, pode ser mais simples desenvolver o negócio. Para isso, lembre-se de pesquisar a concorrência com cuidado.

Sua empresa precisará ter diferenciais, ou os consumidores podem preferir fazer negócio com quem eles já estão acostumados.

Esse é até um tópico abordado no curso “Franquias: Guia prático para iniciantes”. Acesse para ampliar seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso.

Relacionamento mais próximo com os clientes

Se você é de uma cidade pequena, ou conhece uma, sabe que as pessoas se conhecem. Alguém é sempre “filho de fulano, que casou com ciclano e é primo de beltrano”, certo?

Esse fato mostra que as pessoas nessas regiões estão dispostas a ter relações mais estreitas. Por isso, a proximidade do seu negócio com as pessoas será importante para torná-las clientes fiéis.

Segundo pesquisas, manter um cliente custa de cinco a sete vezes menos do que conquistar um novo. Isso é exatamente o que seu negócio deseja.

Além disso, ter um relacionamento próximo com os clientes faz com que eles indiquem a sua empresa com mais facilidade. O marketing boca a boca é parte importante na conquista de consumidores. Especialmente em cidades pequenas.

Pouca rotatividade de funcionários

Em cidades pequenas, o relacionamento com os funcionários também é mais próximo. Desse modo, é provável que ele trabalhe com você por anos.

Além disso, a pouca rotatividade na empresa traz uma série de benefícios. Seja com menos custos devido ao encerramento de contratos, conhecimento dos trabalhadores sobre os processos da empresa e a eficácia do trabalho de cada um.

Qualidade de vida

Cidades do interior não costumam ter trânsito pesado e nem poluição do ar. Geralmente, os locais também são mais próximos, o que requer menos tempo para chegar até a sua empresa.

Portanto, fatores assim aumentam a qualidade de vida do empreendedor e funcionários. Afinal, sobra mais tempo para o lazer e ficar com a família. Já o estresse no dia a dia tende a ser menor.

Exclusividade territorial na franquia para cidade pequena

Se sua opção for por abrir uma franquia para cidade pequena, você provavelmente contará com exclusividade territorial. Ou seja, a garantia que nenhuma outra unidade da marca será aberta em sua região.

Dessa forma, você não terá que competir com alguém que oferece exatamente o mesmo que você. Algo interessante para atrair e fidelizar clientes.

Modelo de negócio da franquia

Como citamos acima, ao abrir uma franquia para cidade pequena, você recebe o plano do negócio. Ou seja, todo o planejamento de como atuar com a marca, oferecer os produtos ou serviços padronizados pela franquia.

O plano de negócio de uma franquia já foi testado em outras unidades. Isso significa que ele já terá sido corrigido e que hoje as chances de sucesso serão bem maiores. Os resultados de uma franquia são mais rápidos do que abrir um negócio do zero.

Aliás, o modelo de franquia também influencia na mortalidade dos empresas. A cada 100 franquias, apenas cinco fecham antes de completar dois anos de operação. Já para empresas iniciadas do zero, essa proporção é de 23 negócios a cada 100.

Em outras palavras, as franquias são negócios mais seguros e com maiores chances de sucesso. Mas é preciso saber escolher uma boa franquia para investir.

Documentações garantem a segurança da franquia

A franquia ideal é aquela que, primeiro, atua no setor pelo qual você se interessa e tem maior afinidade. Portanto, é preciso que você goste do trabalho que vai realizar. Assim, será mais simples manter seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro na empresa.

Então, é essencial que a marca apresente uma COF completa. A Circular de Oferta de Franquia é um documento que traz todas as informações sobre a marca.

Ao mesmo tempo, existe uma legislação que regulamenta todo o processo: a Lei de Franquias. Esta Lei determina algumas informações básicas que precisam aparecer no documento.

Se a marca que você se interessou deixa algum dado de fora, ela pode não ser tão confiável. Afinal, por qual motivo omitir informações?

Por isso, lembre-se de pesquisar o que os consumidores acham da franqueadora. É importante que as opiniões sobre o negócio sejam, em sua maioria, boas. Assim, quando novos consumidores pesquisarem sobre a empresa, eles serão atraídos para a unidade.

Melhores opções de franquia para cidade pequena

Agora que você já sabe as vantagens de abrir um negócio no interior, é hora de conhecer as melhores franquias para cidades pequenas que podem ter um bom faturamento.

Isso porque, alguns segmentos de negócio têm bons resultados em pequenos municípios, como os ramos de Alimentação, Educação, Limpeza, Beleza e Saúde.

Abaixo, apresentamos franquias baratas e lucrativas destes e outros setores. Analise bem as opções e converse com as franqueadoras. Juntos, vocês poderão avaliar se a empresa é mesmo uma boa opção para a sua localidade. Confira!

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Como escolher o melhor negócio lucrativo para cidade pequena?

O primeiro passo é preparar uma pesquisa de mercado e até mesmo de geomarketing para descobrir se aquele negócio pode ter sucesso na cidade escolhida.

Mesmo que você invista em uma marca bem conceituada, é preciso saber se o público local irá aceitá-la, ou seja, se existe demanda para aquele tipo de produto ou serviço. É interessante ter essas informações de antemão.

Desse modo, é recomendado fazer uma pesquisa na região antes de dar continuidade ao processo de contratação da franquia.

Outro ponto que deve ser observado é se o tipo de franquia, e o seu segmento, realmente combinam com o seu perfil empreendedor.

Por mais que você esteja em busca de um negócio lucrativo, é preciso ter em mente que, ao se tornar um franqueado, tal atividade será parte constante da sua vida. Logo, é preciso trabalhar com algo que você goste e se identifica.

Já imaginou passar boas horas do seu dia administrando um negócio, resolvendo todos os tipos de problema, se você não gosta do que faz? Muito frustrante, não é mesmo?

Por isso, ao decidir investir em uma franquia, escolha alguma que realmente faça sentido para você como profissional. Afinal, você não só investirá o seu dinheiro, como também seu tempo e dedicação.

Então, estude todos os detalhes e faça pesquisas rigorosas para realizar seu investimento com o máximo de segurança.

Perfil do franqueado de sucesso com franquia para cidade pequena

De maneira geral, o ideal é que o franqueado seja capaz de se dedicar a todos os treinamentos necessários para aprender a conduzir o negócio. Ou seja, uma pessoa disposta a aprender todos os métodos praticados pela marca.

Além disso, o franqueado também precisa se dedicar à organização e administração do negócio, tomando todos os cuidados com a parte financeira e funcional da unidade.

Mas um fator muito importante que deve ser levado em consideração em uma franquia para cidade pequena, é a capacidade de relacionamento com os clientes.

Isso acontece, pois em cidades menores a população tende a ter um comportamento, em geral, mais estreito e amigável. Ou seja, pautado em conversas diárias, algo que, na correria dos grandes centros urbanos, nem sempre é possível.

Sendo assim, aproveite essa característica local e crie um relacionamento próximo com os clientes. Isso pode ser algo fundamental para que sua franquia se desenvolva.

Da mesma forma, o franqueado precisa ter paciência e estar financeiramente pronto para enfrentar possíveis resistências. Isso porque, em cidades menores, uma nova marca pode despertar certa insegurança no público em um primeiro momento.

É por isso que, até se estabelecer e obter o retorno esperado, é essencial se planejar financeiramente, ter paciência e a persistência para conquistar o público aos poucos.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu como abrir uma franquia para cidade pequena. Ainda, descobriu opções de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, invista no seu negócio e ganhe dinheiro.

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