Franquias para cidades pequenas 20 mil habitantes: veja opções lucrativas

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Franquias para cidades pequenas de 2 mil habitantes? vista paronamica de uma cidade do interior
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As franquias para cidades pequenas de 20 mil habitantes têm se tornado uma ótima opção para os empreendedores que buscam levar produtos ou serviços inovadores para a sua região. Dessa forma, devido ao grande potencial, vêm chamando a atenção de diversos marcas para se expandir nesse território.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 65% dos municípios do País possuem como característica uma população de até 20 mil habitantes. Assim, é possível estimar que são aproximadamente 32 milhões de pessoas vivendo em municípios como Água Branca (AL) e Vargem Alta (ES).

Porém, um dos problemas dessas cidades é a falta de empreendimentos diferenciados. Ainda é muito comum encontrar comércios tradicionais, com poucas inovações e serviços que não apresentam uma novidade.

Com isso, abrir uma franquia nesses locais tem grandes chances de se tornar um bom investimento.

Para isso, preparamos o texto a seguir com uma lista com algumas marcas que vão levar inovação para a sua região. Apresentamos também as vantagens desse modelo de negócio e dicas para abrir o seu empreendimento sem dor de cabeça. Acompanhe a leitura.

8 franquias para cidades pequenas de 20 mil habitantes

As franquias para cidades pequenas de 20 mil habitantes possuem uma grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento para os investidores.

Isso acontece por causa do grande potencial financeiro encontrado nessas regiões. Como citamos anteriormente, regiões que carecem de empreendimentos mais diferenciados.

1. Acquazero

A Acquazero é uma empresa voltada para estética automotiva. Não à toa, foi considerada a maior entre as redes de franquias do segmento segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Muito desse sucesso se deu pelo método inovador e exclusivo de limpeza ecológica desenvolvido pela marca.

Ou seja, com apenas 300 ml de água é possível fazer a limpeza completa de um carro. Trazendo economia e garantias de um veículo realmente limpo para o cliente. Além disso, é possível oferecer outros serviços como polimento, enceramento, higienização de ar-condicionado etc.

Uma das vantagens de fazer parte da Acquazero são seus modelos de negócios que podem ser no formato de loja física ou home office.

Esse último é o mais aconselhável para quem busca franquias para cidades pequenas de 20 mil habitantes. Porém, claro que podem existir situações que lhe permitam algo maior.

Nesse modelo mais simples, o franqueado trabalha indo até o seu cliente. Assim, o empreendedor pode aproveitar da proximidade das pessoas da região para ganhar um público fidelizado e, quem sabe, chegar a outras cidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$22.820 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Por fim, um dos diferenciais da Acquazero é o aplicativo que pode ser utilizado para facilitar a vida do franqueado e também a do cliente.

Com poucos cliques, o cliente pode agendar o serviço desejado e você, como franqueado, consegue organizar sua agenda de trabalho com mais facilidade. Veja mais sobre isso no ebook abaixo.

ebook aplicativa acquazero

2. Quisto Corretora de Seguros

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As pessoas estão cada vez mais inseguras, seja com medo de ter algum bem roubado ou de passar por um problema de saúde e não ter condições financeiras para arcar com os custos.

Para isso, uma das opções de franquias para cidades pequenas de 20 mil habitantes é a Quisto Corretora de Seguros. A rede oferece diversos serviços como seguros de vida, carro, planos de saúde e até soluções financeiras para seus clientes.

São mais de 90 opções para o cliente escolher o que mais agrada ao seu bolso. A marca trabalha com o seu próprio sistema capaz de gerar e comparar aproximadamente 20 tipos de orçamentos.

Assim, o cliente final consegue escolher a opções que mais se encaixa no bolso e contratá-lo, sem dor de cabeça e de maneira rápida.

A Quisto trabalha em dois formatos de franquias, podendo ser loja física ou home office. Na dinâmica home office, é necessário possuir apenas um computador ou outros dispositivo com acesso à internet.

Lembrando que a empresa apresenta uma das melhores políticas de comissionamento, podendo variar entre 10% e 45% dependendo do ativo contratado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Para conhecer um pouco mais sobre a marca e as vantagens de atuar nesse segmento, separamos o infográfico abaixo com os principais números do mercado. Confira porquê a rede pode ser a melhor franquia da lista.

Infográfico: 10 números sobre o mercado de seguros no Brasil.

3. PremiaPão

Sabia que é possível atuar em uma franquia e fazer publicidade em sacos de pão? Esse é o trabalho da franquia PremiaPão, marca que está no mercado desde 2015 e, hoje, possui mais de 15 mil anunciantes. 

Assim, a franquia possui como público-alvo empresas que desejam pagar pelos anúncios em um saco de pão. Com isso, é possível estar presente em uma mídia eficaz, consumida por muitas pessoas diariamente. 

Desse modo, o franqueado pode atuar de casa, prospectando parceiros para o trabalho. Para isso, ele recebe da marca treinamentos, suporte em marketing, plano de carreira, assessoria de imprensa e muito mais. 

Inclusive, a franquia realiza a entrega dos sacos de forma gratuita para padarias exclusivas, contando com embalagens biodegradáveis e com tintas atóxicas. O serviço pode alcançar pequenas e grandes empresas que atuam na região. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 17 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 8 meses 

4. Monitorias

A  franquia Monitorias é uma marca que está no mercado desde 2015 oferecendo serviços no ramo de educação. Assim, os franqueados operam com um modelo de custos reduzidos, visto que tudo funciona pelo sistema online. 

Sendo assim, é possível operar em home office, com aulas particulares e reforços escolares para crianças e adolescentes. A franquia conta com um público amplo, uma vez que pode oferecer serviços para Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. 

Inclusive, a rede de franquias possui uma metodologia exclusiva, focada no aprendizado rápido e intuitivo do aluno. Ainda, para garantir bons resultados, cada aula é pensada com foco nas demandas de cada aluno. 

Desse modo, o franqueado poderá contar com um acompanhamento pré e pós inauguração da unidade. Além disso, a marca se compromete em oferecer materiais e encontros para a capacitação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5.990,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 7 meses

5. Yes Cosmetics

A franquia Yes Cosmetics é uma oportunidade para quem pensa em ingressar no mercado de beleza. Isso porque, a marca trabalha com maquiagens, perfumes, produtos para higiene pessoal e outros cosméticos. 

Dessa forma, os clientes podem encontrar mais 250 opções de produtos. Inclusive, 50% deles têm origem vegana. A Yes Cosmetics é uma marca sustentável que não realiza testes em animais. 

Sendo assim, para quem deseja a oportunidade de trabalhar com a franquia, existem dois modelos de negócio disponíveis: loja tradicional e quiosque. 

A grande vantagem é que as vendas não precisam ser feitas apenas na unidade, pois a marca permite a comercialização por venda direta e e-commerce. 

Ao mesmo tempo, os franqueados recebem treinamentos e consultorias presencialmente e a distância. Assim como suporte para o crescimento da unidade, como com as campanhas de divulgação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

6. Maria Brasileira

A Maria Brasileira é outra empresa voltada para limpeza, mas dessa vez, com foco para residências e locais comerciais. Além disso, é possível contratar serviços como jardinagem, cozinheira, zeladoria e até cuidadora de crianças, idosos ou animais.

Devido ao seu amplo catálogo, a franqueadora aparece com uma das grandes opções do mercado, considerando as diversas possibilidades de atuação que cidades pequenas possuem.

No mercado desde 2013, a Maria Brasileira conta com aproximadamente 180 unidades e já prestou mais de um milhão de serviços desde então.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 15 meses

7. Açaí Beat

Criada no interior em Viçosa, no interior de Minas Gerais, a Açaí Beat tem ganhando destaque no mercado apostando na qualidade de seus produtos e nas receitas desenvolvidas exclusivamente pela marca.

Assim, não demorou muito para a empresa fazer sucesso em sua região e começar a galgar novas unidades.

Além de apostar em um formato único para seus clientes, a Açaí Beat conta com um projeto arquitetônico para suas lojas que também funciona como atrativo para os clientes.

Porém, um dos grandes responsáveis por fazer a marca chegar na casa de 20 unidades franqueadas é a própria fábrica de creme de açaí, o que acaba trazendo um sabor marcante e único.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

8. Monkey

Trazendo um novo conceito e formato de fast-food, a Monkey pode ser o diferencial para você conseguir criar um novo local de encontro em sua cidade.

Com modelos de negócios como restaurante express, massas, burguer, happy hour ou sucos e sobremesas, a marca também possibilita que o empreendedor una todas em um só lugar.

Ou seja, é possível entregar todos os serviços listados acima e ainda transformar a sua unidade em algo atrativo para a população da região. Podemos atribuir o sucesso desse empreendimento ao seu grande mix e ao investimento baseado no custo-benefício.

Além disso, o franqueado conta com consultoria contínua, fornecedores, marketing etc.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 25 meses

Mesmo diante das cinco opções apresentadas acima, separamos um vídeo com outras quatro marcas que podem ajudar você a crescer na sua cidade ou região. Assista!

Quais as vantagens de investir em uma franquia?

Homem de terno com uma escadaria ao fundo (imagem ilustrativa). Texto: franquias para cidades pequenas 20 mil habitantes.
A segurança do investimento é uma das principais vantagens de se tornar franqueado.

As franquias funcionam como um “cópia autorizada” de uma marca que possui relevância e experiência no mercado.

Dessa forma, a franquia permite que um terceiro possa investir em algum dos modelos de negócios disponibilizado pela rede.

Um dos pontos que podemos determinar fundamentais para o desenvolvimento desse tipo de empreendimento está na transmissão do know-how e expertise da franqueadora para o empreendedor. Com isso, ele tem a capacidade de atuar nos mesmos moldes que levaram a marca ao sucesso.

Além disso, grande parte das empresas oferecem suporte para que os empresários possam esclarecer dúvidas e encontrar soluções para melhorar o desempenho da sua unidade.

Junto com essa opção também existem os treinamentos, que são atividades voltadas para o desenvolvimento profissional das partes envolvidas.

Dentro desse aspecto, o franqueado consegue entender o negócio e se preparar para os desafios e problemas que irão aparecer ao longo da jornada. É por causa desses benefícios que as franquias são considerados os modelos de negócios mais seguros do Brasil.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em um período de dois anos, apenas cinco em cada 100 franquias fecham.

Em comparação com quem opta pelo próprio negócio, esse número é quintuplicado, chegando a 25%. Caso aumente a observação para 10 anos, a diferença é ainda mais absurda: 25% das franquias e 75% das empresas convencionais.

Por fim, outro fator que transforma as franquias em um bom investimento é a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Esse documento é responsável por apresentar todas as orientações sobre o negócio, inclusive os valores que serão gastos para tirar o projeto do papel e mantê-lo.

Saiba como abrir uma franquia

Caso tenha gostado da nossa lista com algumas franquias para cidades pequenas de 20 mil habitantes, separamos esse momento para explicar brevemente como iniciar a sua mudança de vida. Mesmo que você tenha se sentido interessado por uma marca, o primeiro passo é levar em consideração o mercado em que ela está encaixada.

Dessa forma, você terá mais prazer para desenvolver o seu empreendimento, mais vontade para enfrentar os desafios e superar os problemas que irão aparecer.

Um dos erros do empresário é investir em um setor que não lhe faz brilhar os olhos. Até o final do texto, vamos mostrar como isso impacta também na escolha da franqueadora por você.

Agora que você achou aquela marca que se encaixa no mercado que tem vontade de trabalhar, o próximo passo é pesquisar sobre a empresa.

Para isso, é preciso levar em consideração o que o público-alvo pensa sobre a marca e como os outros franqueados lidam com a rede. Uma dica é olhar em sites de buscas e redes sociais.

Concluindo essa etapa, chegou a vez de entrar em contato com a franqueadora para demonstrar o seu interesse pelo negócio. Isso deve ser feito no próprio site da marca. Após alguns dias, a rede entrará em contato e irá agendar uma reunião para conhecer melhor o seu perfil.

Sendo aprovado, você receberá a COF e precisará entregá-la assinada após 10 dias do recebimento. Vale lembrar que, devido as regras da Lei de Franquias, caso este prazo não seja respeitado, o contrato é anulado e você perde o investimento.

Assim, caso tenha qualquer dúvida, estude com calma, não tenha pressa e converse com um advogado.

A seguir, separamos um infográfico com todas as etapas para você finalmente ter a sua franquia. Confira!

Infográfico: Passo a passo para adquirir uma franquia.

Qual é o perfil ideal para investir em franquias para cidades pequenas de 20 mil habitantes?

O perfil ideal para quem busca franquias para cidades pequenas de 20 mil habitantes vai variar do tipo de empreendimento que você está disposto a abrir.

Por isso, é necessário levar em consideração diversos pontos. Afinal, você precisa encontrar uma marca que atue em conjunto com a sua aptidão. 

Ou seja, caso tenha problema para lidar com o público, provavelmente uma loja de roupas ou um negócio que exija esse contato direto não seja ideal para você. Além disso, se sente mais conforto ao falar de carros, suas chances de dar certo em um negócio voltado para o ramo alimentício talvez sejam menores.

Todos esses exemplos são para mostrar que é preciso conhecer bem o seu perfil de empreendedor. É importante lembrar que você também será julgado pela marca.

A franqueadora vai analisar se suas aptidões vão de acordo com o que a rede busca no mercado. Nenhuma empresa permite que um empreendedor sem o perfil ideal se torne franqueado.

Como o objetivo das marcas é ter unidades de sucesso, é preciso escolher bem quem fará parte da sua rede de franquias. Imagine você tendo franqueados que não se sentem motivados atuando no setor. Como você irá ganhar área de atuação e ser bem vista pelo público?

Não à toa, o modelo de franquias é um dos mais seguros do Brasil. Por isso, caso queira abrir uma unidade franqueada em sua cidade do interior, busque pesquisar a fundo sobre a marca e pense sempre no que você deseja como empreendedor. Assim, você terá a chance de ser franqueado das maiores redes.

Qual é a melhor franquia para investir em 2021?

Como falado ao longo do texto, a escolha da melhor franquia para investir passa por diversas análises. Entre elas está o perfil do empreendedor.

Ao escolher uma franquia para investir, o empreendedor deve, de preferência, atuar em um ramo que o agrade e/ou que ele tenha conhecimento e experiência.

Da mesma forma, o investidor deve estar atento aos mercados que estão em crescimento ou que são mais consolidados.

O ramo de alimentos costuma ser uma boa opção para investir em franquias para cidades pequenas até 20 mil habitantes.

Este mercado é bem atrativo e, mesmo com as oscilações, costuma ser atrativo para clientes em qualquer região.

Do mesmo modo, o segmento de franquias de casa e construção também tem se mostrado uma boa opção. Segundo dados da ABF, entre 2019 e 2020, o segmento teve um aumento de 8,3% em seu faturamento.

Além disso, ao analisar em qual segmento você deseja investir, busque por franquias com boa reputação, uma vez que essas empresas já possuem um histórico. Isso pode ajudar com o crescimento do seu empreendimento.

Imagem de pequenos quadrados com a imagem de uma casa empilhados um em cima do outro (imagem ilustrativa). Texto: franquias para cidades pequenas 20 mil habitantes.
Conheça várias opções de franquias antes de escolher a sua opção para investir.

Da mesma forma, marcas mais consolidadas chamam atenção em cidades menores, e podem se tornar um atrativo entre a população. Isso porque em algumas cidades interioranas as novidades demoram mais a chegar.

Assim, com estas dicas, você pode se sentir mais confiante antes de escolher a franquia ideal para investir em 2021 e ter sucesso no empreendimento.

Vale a pena abrir uma franquia em uma cidade pequena?

Ao analisar se vale a pena abrir franquias para cidades pequenas até 20 mil habitantes, o empreendedor precisa levar em consideração alguns aspectos.

Primeiro é o aspecto particular. Como falando anteriormente, é preciso ter o perfil de empreendedor para obter êxito na jornada. Isso porque de nada adianta ter mercado e não estar feliz por trabalhar nele.

Da mesma forma, o mercado no qual investir faz muita diferença. Não adianta querer abrir uma franquia de educação para crianças e adolescentes em uma cidade com a maior parte da população mais velha.

Uma franquia para cidade pequena deve se adaptar à realidade da região e da população. Caso haja essa sinergia, a chance de sucesso do negócio será maior.

Nesse sentido, vale a pena abrir uma franquia em uma cidade pequena caso você identifique um nicho de mercado promissor naquela região.

Do mesmo modo, é interessante identificar cidades menores em expansão e que estejam em desenvolvimento constante da renda e de mercado consumidor. Estes locais podem ser uma ótima opção para empreender.

Enfim, se você conseguir identificar carências de mercado em cidades pequenas que se encaixem no seu perfil de empreendimento, bom, esse pode ser o caminho para o sucesso!

Pois, dessa forma, será possível aliar os produtos e serviços que serão oferecidos com a demanda crescente da cidade, a partir de um local promissor para instalar a franquia.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquias para cidades pequenas de 20 mil habitantes? Confira mais sobre no artigo “Franquias de sucesso para cidades pequenas: guia para encontrá-las”.

*Informações publicadas em Janeiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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