Dicas de como trabalhar com franquia pela internet

Por
em
moça trabalhando com notebook em casa imagem ilustrativa franquia pela internet
Advertisement

Os tempos de crise são bons para pensar fora da caixa, fato que levou o mercado de franquia pela internet a um grande crescimento.

De acordo com relatórios da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor teve um crescimento de 11% no primeiro trimestre de 2021.

Sendo assim, trabalhar exclusivamente pela internet é uma realidade cada vez mais comum. O sistema de franquias é uma boa porta de entrada para esse novo mundo.

Fizemos esse texto para você que quer trabalhar nesse meio, mas ainda está em dúvida.

Portanto, leia e conheça o conceito de franquia, as vantagens desse sistema de trabalho e dicas para se sair bem.

Definindo o que é franquia

O sistema de franquia é um modelo de negócio onde uma marca concede seus direitos de uso para um investidor.

Advertisement

Na prática, isso quer dizer que o franqueado paga para usar todos os elementos de uma marca, incluindo, por exemplo:

  • Marca;
  • Infraestrutura;
  • Patente;
  • Método de produção;
  • Direito de distribuição.

As redes de fast food são exemplos muito claros de franquias. Assim como a grande maioria das lojas presentes em shopping centers.

O aspecto mais importante desse sistema é a padronização de processos e produtos.

Sendo assim, se uma fabricante de meias para ciclistas começa um franqueamento com lojas do ramo, as lojas precisam repetir exatamente o fluxo produtivo do franqueador.

Como uma franquia funciona?

O sistema de franchising se baseia na relação entre o franqueador e o franqueado.

O franqueador é quem dá suporte para o franqueado, ou seja, mostra os métodos de produção esperados e ensina sobre a gestão do negócio.

Essas informações podem ser passadas por meio de manuais, treinamentos presenciais ou até mesmo a distância. 

O foco é que o franqueado conheça a fundo os princípios, a estrutura e o modelo de negócio da marca em questão.

O franqueado é o responsável pelo investimento e pelo trabalho nas lojas. Como a empresa franqueadora concede o uso de imagem e disponibiliza todo o processo de produção, ela geralmente cobra royalties mensais de acordo com o faturamento da franquia.

Sendo assim, uma franquia onde alugar máquinas de bebidas quentes, por exemplo, precisa pagar uma taxa pelo uso da marca todo mês.

Franquia online: vantagens de abrir uma

Até agora nós falamos sobre franquias no geral, mas nesse tópico, vamos focar nas vantagens de ter uma franquia no meio virtual. Visto que a internet é uma grande facilitadora de atividades e processos.

É possível trabalhar em vários ramos usando a web, desde instalação de câmeras alarme até serviços ligados à alimentação. Veja abaixo.

Baixo investimento

Começar uma franquia na internet não demanda grandes investimentos. Em primeiro lugar, não é preciso encontrar um espaço comercial para trabalhar.

O trabalho pode ser feito direto da casa do empreendedor, e dessa vantagem decorrem várias outras.

A equipe no início vai ser pequena, então não haverá uma folha de pagamento extensa. Muitas vezes, é possível trabalhar sozinho.

Quem trabalha em regime de home office não tem que arcar com despesas extras. A conta de água da sua casa é a conta de água da empresa.

Além disso, é perfeitamente possível realizar seu trabalho usando poucos equipamentos. Com um bom computador e acesso à internet já há muito o que fazer.

Jornada flexível

Advertisement

Trabalhar em casa também é vantajoso do ponto de vista da jornada de trabalho. Não existe necessidade de se locomover para outro lugar, então você pode trabalhar nos horários que forem mais convenientes.

Isso não quer dizer não ter uma rotina regrada. Continua sendo importante cultivar uma jornada de trabalho. Mas, no caso de uma franquia pela internet, é possível variar os horários quando for necessário.

Afinal, todos têm que corresponder a outros compromissos fora do trabalho.

O vendedor de equipamentos cozinha industrial com baixo preço, por exemplo, precisa se dedicar à família e ao lazer.

Mais qualidade de vida

Sem a necessidade de se locomover para trabalhar, você também não precisa enfrentar horas estressantes de trânsito.

Em casa, é mais fácil alternar o ofício com o lazer. Então, essa é uma vantagem muitas vezes determinante para muitas pessoas.

Sendo assim, sem mais desculpas para adiar a atividade física. Depois do fim do expediente, você pode, por exemplo, pesquisar o preço de uma aula de funcional em SP (ou onde você estiver) e se organizar para conciliar todos os compromissos.

Suporte da franqueadora

Começar um empreendimento do zero é muito difícil. No entanto, em uma franquia, você já vai iniciar com todo o suporte da empresa franqueadora.

Cometer erros tendo todas as informações a seu dispor é bem mais difícil.

Além disso, as marcas também oferecem suporte comercial e jurídico. Sendo assim, as chances de sucesso alargam consideravelmente.

Variedade de negócios

É possível ter franquias de uma infinidade de setores, desde uma empresa de síndico profissional em Fortaleza até lanchonete.

O que você precisa fazer é pesquisar a fundo e encontrar a oportunidade que mais te atrai.

A pesquisa é de extrema importância para que você faça um investimento consistente e tenha retorno no futuro.

Dicas para ser bem sucedido neste ramo

Ter noção de como funciona e quais são as vantagens do sistema de franquia são pontos fundamentais na hora de optar por ele.

Ainda assim, trabalhar com internet precisa de certos conhecimentos e cuidados.

Portanto, acompanhe a seguir algumas dicas para ter sucesso com uma franquia na internet.

Invista em divulgação

Um ponto de destaque para qualquer negócio virtual é investir em métodos de divulgação efetivos.

Isso envolve marketing de conteúdo, campanhas de anúncio e e-mail marketing.

O ideal é escolher as redes sociais e os formatos que mais combinam com seu empreendimento de venda de galpão de lona e produzir conteúdos relevantes.

A longo prazo, sua marca vai chegar em cada vez mais pessoas e os negócios irão fluir. Na franquia, algo atrativo é que você terá suporte de marketing vindo da franqueadora.

Sendo assim, ao trabalhar com uma das melhores corretoras de seguro auto, por exemplo, você vai conseguir atrair seus potenciais clientes mais facilmente.

Saiba qual franquia buscar

Cada tipo de negócio requer um perfil de profissional específico. A Associação Brasileira de Franchising separa o mercado de franquias em onze grupos diferentes.

Portanto, esse ramo abre espaço para muitos perfis distintos. É preciso ter clareza quanto às características desejadas, como o nível de experiência, os objetivos e a afinidade em relação ao negócio.

Promova eventos virtuais

Aproveite as possibilidades que redes sociais como Facebook e Instagram oferecem e faça eventos virtuais.

Promova palestras, rodas de conversa e entrevistas para manter seus clientes informados e aprimorar sua relevância no mercado.

Vale a pena conversar com a franqueadora sobre essa estratégia e usar as dicas que ela apresentar.

Pense no call to action

O Call To Action (ou CTA) é uma frase que serve para incentivar um cliente em potencial a adquirir seu produto.

O Call To Action deve ser uma frase imperativa, mas não invasiva. É importante que ela seja feita em voz ativa e esteja bem destacada na página.

Também deve vir acompanhado de uma oferta interessante, como conteúdos gratuitos e exclusivos.

Use CTAs em suas publicações na internet, como nas redes sociais! Isso vai atrair o seu cliente mais facilmente.

Faça campanhas de anúncio

Outra função muito útil que está presente em certas redes sociais são as ferramentas de programação de anúncios.

Plataformas como Twitter e Google Ads são muito importantes para aprimorar o posicionamento das empresas na web. Com a sua franquia, não é diferente.

Escolha as redes sociais mais convenientes para você e invista em anúncios para elas. Confira o que a franqueadora indica para o modelo de negócio, pois ela já terá experiência com o negócio.

Existe uma grande variedade de segmentações e formatos. Por meio de anúncios, uma marca pode alcançar perfis específicos e maximizar seus resultados com um investimento relativamente barato.

Agora você conhece as informações básicas sobre como trabalhar com franquias pela internet.

Ressaltando que a tendência é começar modestamente, e com o tempo, conquistar cada vez mais sucesso.

Sendo assim, organize sua rotina, preveja todos os investimentos necessários, tenha metas a curto e longo prazo, e ofereça um atendimento de qualidade para seus clientes.

Ficou interessado e quer abrir sua franquia home office? Então, está hora de conhecer opções de negócio! Basta clicar no botão abaixo.


Artigo produzido pela equipe Business Connection.

Advertisement